NERISONA Creme/Pomada

SCHERING

Atualizado em 09/12/2014

Composição da Nerisona Creme/Pomada

1 g de qualquer uma das duas formasfarmacêuticas de Nerisona contém: valerato de diflucortolona 1 mg (0,1%).

Posologia e Administração da Nerisona Creme/Pomada

como regra geral, qualquer que seja a forma farmacêutica escolhida: creme ou pomada, inicia-se o tratamento aplicando o preparado em camada fina 2 a 3 vezes ao dia, segundo a gravidade do caso. Iniciada a melhora clínica, basta em geral uma só aplicação ao dia. Em lactentes1 e crianças menores de 4 anos, o tratamento não deve prolongar-se por mais de 3 semanas, especialmente nas zonas cobertas por fraldas. Os cremes, por sua elevada proporção de água e mínimo conteúdo gorduroso, estão particularmente indicados nos processos úmidos e estados evolutivos agudos, assim como nas afecções2 localizadas em partes descobertas, ou em zonas pilosas do corpo. Se durante o tratamento prolongado com o creme a pele3 tornar-se extremamente seca, deve-se continuar oportunamente o tratamento com a pomada. A pomada por sua equilibrada proporção de gordura4 e água, encontra indicações na maior parte das afecções2 dermatológicas sensíveis a tratamento tópico5 com corticóides. Em caso de uso de curativo oclusivo, recomenda-se mantê-lo por um período não superior a 24 horas. Se o tratamento oclusivo for prolongado, aconselha-se a troca de curativo a cada 12 horas. Caso sobrevenha infecção6, o curativo adesivo deve ser eliminado.

Precauções da Nerisona Creme/Pomada

de modo geral, não se deve empregar corticosteróides tópicos durante o primeiro trimestre de gravidez7. Evitar principalmente o uso por períodos prolongados e em áreas extensas. Para dermatoses infectadas deve-se introduzir terapêutica8 adicional específica. Quando o produto for aplicado na região facial, evitar o contato com os olhos9. Não deve ser utilizado na presença de rosácea ou dermatite10 perioral. No tratamento de eczema11 de estase12 não aplicar sobre regiões ulceradas.

Reações Adversas da Nerisona Creme/Pomada

quando aplicado em áreas extensas e/ou por períodos prolongados, principalmente em caso de curativos oclusivos, podem ocorrer sintomas13 locais concomitantes, como atrofia14 cutânea15, telangiectasias16, estrias, manifestações acneiformes, dermatite10 perioral, hipertricose17 e efeitos sistêmicos18 por absorção do corticosteróide. Podem ocorrer, em casos raros, reações alérgicas cutâneas19. Os efeitos colaterais20, como redução da função adrenocortical em casos de aplicação durante as últimas semanas de gravidez7, não podem ser excluídos em recém-nascidos quando o produto é empregado extensivamente ou por tempo prolongado durante o período de gestação ou lactação21.

Contra-Indicações da Nerisona Creme/Pomada

processos tuberculosos ou luéticos na região a ser tratada; afecções2 viróticas (p. ex.: vacínia, varíola, varicela22).

Indicações da Nerisona Creme/Pomada

todas as afecções2 cutâneas19 que respondem à corticoterapia tópica, como dermatite10 de contato; eczema11 de contato; eczema11 profissional; eczema11 vulgar; eczema11 numular; eczema11 degenerativo23; eczema11 seborréico; eczema11 disidrótico; eczema11 relacionado com transtornos varicosos (não aplicar diretamente sobre a úlcera24 da perna); eczema11 anal; eczema11 das crianças, neurodermites (eczema11 endógeno, dermatite10 atópica); psoríase25; líquen rubro plano e verrucoso; lúpus26 eritematoso27 discóide crônico28; queimaduras de 1º grau, eritema29 solar; picadas de insetos.

Apresentação da Nerisona Creme/Pomada

Nerisona Creme e Pomada são apresentados em bisnagas com 15 g.


NERISONA Creme/Pomada - Laboratório

SCHERING
Rua Cancioneiro de Évora, 255/339/383
São Paulo/SP - CEP: 04708-010
Tel: 0800-7021241
Site: http://www.schering.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "SCHERING"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
2 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
5 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
6 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
9 Olhos:
10 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
11 Eczema: Afecção alérgica da pele, ela pode ser aguda ou crônica, caracterizada por uma reação inflamatória com formação de vesículas, desenvolvimento de escamas e prurido.
12 Estase: 1. Estagnação do sangue ou da linfa. 2. Incapacidade de agir; estado de impotência.
13 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
14 Atrofia: 1. Em biologia, é a falta de desenvolvimento de corpo, órgão, tecido ou membro. 2. Em patologia, é a diminuição de peso e volume de órgão, tecido ou membro por nutrição insuficiente das células ou imobilização. 3. No sentido figurado, é uma debilitação ou perda de alguma faculdade mental ou de um dos sentidos, por exemplo, da memória em idosos.
15 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
16 Telangiectasias: Dilatações permanentes da parede de um pequeno vaso sanguíneo localizado na derme.
17 Hipertricose: É a transformação de pêlos velus (de textura fina e distribuídos em todo o corpo) em pêlos terminais (mais grossos e escuros). Não é causada por um aumento na produção de androgênios, podendo ser congênita ou adquirida. A hipertricose adquirida pode ser ocasionada por ingestão de medicamentos, algumas doenças metabólicas, como hipotireoidismo e porfirias, ou doenças nutricionais, como anorexia, desnutrição ou síndromes de má absorção.
18 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
19 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
20 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
21 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
22 Varicela: Doença viral freqüente na infância e caracterizada pela presença de febre e comprometimento do estado geral juntamente com a aparição característica de lesões que têm vários estágios. Primeiro são pequenas manchas avermelhadas, a seguir formam-se pequenas bolhas que finalmente rompem-se deixando uma crosta. É contagiosa, mas normalmente não traz maiores conseqüências à criança. As bolhas e suas crostas, se não sofrerem infecção secundária, não deixam cicatriz.
23 Degenerativo: Relativo a ou que provoca degeneração.
24 Úlcera: Ferida superficial em tecido cutâneo ou mucoso que pode ocorrer em diversas partes do organismo. Uma afta é, por exemplo, uma úlcera na boca. A úlcera péptica ocorre no estômago ou no duodeno (mais freqüente). Pessoas que sofrem de estresse são mais susceptíveis a úlcera.
25 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
26 Lúpus: 1. É uma inflamação crônica da pele, caracterizada por ulcerações ou manchas, conforme o tipo específico. 2. Doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Nesta patologia, a defesa imunológica do indivíduo se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especializados no assunto.
27 Eritematoso: Relativo a ou próprio de eritema. Que apresenta eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
28 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
29 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.