CEFABRINA

NEO QUIMICA

Atualizado em 03/06/2015

Cefabrina
paracetamol

Formas Farmacêuticas e Apresentações da Cefabrina

Comprimido 500 mg: Embalagem com 100 comprimidos.Comprimido 750 mg: Embalagens com 100 e 500* comprimidos.
Solução oral gotas 200 mg/mL: Embalagens com 1 e 50* frascos contendo 10mL cada.
*Embalagem Hospitalar

USO ADULTO E PEDIÁTRICO
COMPOSIÇÕES

Cada comprimido contém:
paracetamol....................750 mg
excipientes q.s.p....................1 comprimido
(celulose microcristalina, dióxido de silício, amido de milho, crospovidona NF, gelatina e estearato de magnésio).

Cada comprimido contém:
paracetamol....................500 mg
excipientes q.s.p....................1 comprimido
(celulose microcristalina, manitol oral, amido de milho, methocel, polivinilpirrolidona, estearato de magnésio, dióxido de silício, carboximetilcelulose, glicolato amido sódico).

Cada mL da solução oral gotas contém:
paracetamol....................200 mg
veículo q.s.p....................1 mL
(polietilenoglicol, propilenoglicol, sacarina1 sódica, ciclamato de sódio, benzoato de sódio, essência de laranja, corante amarelo de TARTRAZINA (FDC nº 05), águapurificada, álcool etílico 96°GL e metabissulfito de sódio).

Informações ao Paciente da Cefabrina

A Cefabrina tem ação analgésica e antipirética. Conservar em temperatura ambiente (15°a 30°C). Proteger da luz e umidade.
Prazo de validade: VIDE CARTUCHO. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
"Informe seu médico a ocorrência de gravidez2 na vigência do tratamento ou após o seu término". "Informe seu médico se está amamentando''.
"Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento".
"Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico."
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: urticária3 e vemelhidão na pele4. Reações adversas graves são bastantes raras, como lesão5 no fígado6 (principalmente em doses muito elevadas), alterações no sangue7, reação alérgica8 na laringe9 ou nos brônquios10. Cefabrina gotas contém o corante amarelo de TARTRAZINA (FDC nº5) que pode causar reações de natureza alérgica, entre asquais asma11 brônquica

''TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS''.
A ingestão de alimentos conjuntamente à administração de Cefabrina retarda sua absorção e eficácia. Em casos de ingestão acidental de dose excessiva ou suspeita de que isto tenha ocorrido, procure imediatamente um serviço médico de emergência12.

"NÃO USE OUTRO PRODUTO QUE CONTENHA PARACETAMOL".
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando antes do início ou durante o tratamento.

"NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE13".

Informações Técnicas da Cefabrina

O paracetamol, também conhecido como acetaminofeno, é o analgésico14-antipirético15 de eleição para os pacientes alérgicos ao ácido acetilsalicílico ou com antecedentes de úlcera péptica16. Sua ação sobre as dores se faz sentir cerca de 30 minutos após a administração e se prolonga por 4 a 6 horas. O paracetamol é um derivado do aminofenol, metabólito17 da acetanilida e da fenacetina, sua eficácia é equivalente à do ácido acetilsalicílico, mas não possui propriedades antiinflamatórias. Julga-se que sua ação decorre da inibição da síntese de prostaglandinas18 no Sistema Nervoso Central19 (SNC20), e também pelo bloqueio dos impulsos dolorosos a nível periférico. É pronta e quase completamente absorvida pelo trato gastrintestinal; atinge níveis plasmáticos máximos em cerca de 50 a 60 minutos; não se liga significativamente às proteínas21 séricas nas doses terapêuticas; o volume aparente de distribuição é de cerca de 1L/Kg; meia-vida de 1 a 2,5 horas, sendo que a ação dura de 4 a 6 horas; sofre biotransformação no fígado6, onde pequena proporção é biotransformada a derivados hidroxilados e desacetilados; o metabólito17 hidroxilado é tido como o responsável pela hepatotoxicidade22; é eliminado na urina23, principalmente na forma de conjugados glicuronídeos e sulfatos.

Indicações da Cefabrina

Como analgésico14 e antipirético15.

Contra-Indicações da Cefabrina

CEFABRINA ESTÁ CONTRA-INDICADA NOS PACIENTES COM ANTECEDENTES DE HIPERSENSIBILIDADE A ESTE FÁRMACO24 OU AOS OUTROS COMPONENTES DA FÓRMULA.

Precauções da Cefabrina

Cefabrina deve ser administrada com cautela em pacientes mal nutridos ou alcoolistas crônicos (principalmente nestes), pois pode causar hepatotoxicidade22 grave, mesmo quando utilizado em doses terapêuticas. Ocorrendo reação de hipersensibilidade à Cefabrina, a administração do medicamento deve ser suspensa e o médico avisado. Embora o medicamento possa ser utilizado durante a gravidez2, seu uso deve ser feito por período curto e sob orientação médica.O intervalo entre as doses deve ser ajustado em pacientes com insuficiência renal25.

"NÃO USE OUTRO PRODUTO QUE CONTENHA PARACETAMOL".

Interações Medicamentosas da Cefabrina

A administração de Cefabrina com alimentos retarda sua absorção e eficácia.Doses repetidas de Cefabrina podem aumentar as concentrações do cloranfenicol e o efeito anticoagulante26 dos cumarínicos, quando administrados juntos com a Cefabrina. A hepatotoxicidade22 potencial da Cefabrina pode ser aumentada pela administração concomitante de barbitúricos, carbamazepina, hidantoína, rifampicina e sulfimpirazona, bem como a ingestão crônica e excessiva de bebidas alcóolicas. Tais reações são decorrentes da indução do sistema microssomal hepático por esses fármacos.

Reações Adversas da Cefabrina

Podem ocorrer reações de hipersensibilidade, sendo descritos casos de erupções cutâneas27, urticária3, eritema28 pigmentar fixo, angioedema29 e choque anafilático30. Lesões31 eritematosas32 na pele4 e febre33, assim como hipoglicemia34 e icterícia35, ocorrem raramente. Embora em uma incidência36 extremamente rara, há relatos de êxito letal devido a fenômenos hepatotóxicos provocados pela Cefabrina. Em pessoas com comprometimento metabólico ou mais suscetíveis, pode ocorrer acidúria piroglutâmica. Podem ocorrer, raramente, discrasias sangüíneas37 como: anemia hemolítica38, leucopenia39, agranulocitose40, trombocitopenia41 e pancitopenia42. Cefabrina gotas contém o corante amarelo de TARTRAZINA (FDC nº5) que pode causar
reações de natureza alérgica, entre as quais asma11 brônquica

Alterações em Exames Clínicos e Laboratoriais da Cefabrina

A Cefabrina pode interferir na determinação da glicemia43 feita através de testes em fitas reagentes, diminuindo em até 20% os valores médios de glicose44. Os resultados do teste de função pancreática utilizando a bentiromida ficam invalidados com o uso da Cefabrina simultaneamente ao procedimento do teste. A Cefabrina deve ser descontinuada 3 dias antes da realização do exame. Na determinação do ácido úrico sérico, a Cefabrina pode produzir valores falsamente aumentados, quando for utilizado o método do tungstato. Pode produzir valores falsamente positivos na determinação qualitativa do ácido hidroxiindolacético, quando utilizado o reagente nitrozonaftol.

Posologia da Cefabrina

Adultos e crianças acima de 12 anos:
Cefabrina 500mg: 1 a 2 comprimidos 3 a 4 vezes ao dia (dose máxima: 8 comprimidos, em doses divididas, durante 24 horas). Cefabrina 750mg: 1 comprimido 3 a 4 vezes ao dia ou a critério médico (dose máxima: 5 comprimidos, em doses divididas, durante 24 horas). Cefabrina gotas: 50 a 75 gotas da solução oral, 3 a 4 vezes ao dia (não exceder mais do que o total de 5 administrações nas 24 horas).

Crianças:
1 gota45 por kg de peso por dose até o limite máximo de 35 gotas por dose, 4 a 5 vezes por dia, com intervalos de 4 a 6 horas entre as doses, não devendo ultrapassar 5 administrações em 24 horas.
Por exemplo: uma criança com 10 kg de peso, deve tomar 10 gotas, 4 a 5 vezes ao dia (de 6 em 6 horas ou de 5 em 5 horas). Em pacientes com insuficiência renal25 importante (depuração de creatinina46 inferior a 10 mL/min) o intervalo entre as doses deve ser no mínimo de 8 horas.

Superdose da Cefabrina

Os sinais47 e sintomas48 iniciais que se seguem à ingestão da dose maciça, possivelmente hepatotóxica, de Cefabrina são: náuseas49, vômitos50, sudorese51 intensa e mal-estar.

Tratamento: O estômago52 deve ser imediatamente esvaziado, seja por lavagem gástrica53 ou por indução ao vômito54 com xarope de ipeca. Os níveis plasmáticos de paracetamol devem ser determinados e as provas de função hepática55 devem ser realizadas e repetidas a cada 24 horas até sua normalização. Independentemente da dose maciça ingerida, administrar imediatamente oantídoto considerado eficaz, a acetilcisteína56 a 20%, desde que não tenham decorrido mais de 16 horas da ingestão. A acetilcisteína56 deve ser administrada por via oral, na dose de ataque de 140 mg/kg de peso, seguida, a cada 4 horas, por uma dose de manutenção de 70mg/kg de peso, até um máximo de 17 doses, conforme a evolução do caso. A acetilcisteína56 a 20% deve ser administrada após diluição a 5% em água, suco ou refrigerante, preparado no momento da administração. O paciente deve ser acompanhado ainda
com medidas gerais de suporte, incluindo manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico57, correção da hipoglicemia34, administração de vitamina58 K (quando necessário) e outras.

Pacientes Idosos da Cefabrina

O uso em pacientes idosos (acima de 60 anos) requer prescrição e acompanhamento médico.


CEFABRINA - Laboratório

NEO QUIMICA
Rua VPR 1, Quadra 2-A, Mód. 4
Anápolis/GO - CEP: 75133600
Tel: (62 )316-1055
Fax: (62 )316-1022

Ver outros medicamentos do laboratório "NEO QUIMICA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
6 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
7 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
8 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
9 Laringe: É um órgão fibromuscular, situado entre a traqueia e a base da língua que permite a passagem de ar para a traquéia. Consiste em uma série de cartilagens, como a tiroide, a cricóide e a epiglote e três pares de cartilagens: aritnoide, corniculada e cuneiforme, todas elas revestidas de membrana mucosa que são movidas pelos músculos da laringe. As dobras da membrana mucosa dão origem às pregas vocais.
10 Brônquios: A maior passagem que leva ar aos pulmões originando-se na bifurcação terminal da traquéia. Sinônimos: Bronquíolos
11 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
12 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
13 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
14 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
15 Antipirético: Medicamento que reduz a febre, diminuindo a temperatura corporal que está acima do normal. Entretanto, ele não vai afetar a temperatura normal do corpo se uma pessoa que não tiver febre o ingerir. Os antipiréticos fazem com que o hipotálamo “ignore“ um aumento de temperatura induzido por interleucina. O corpo então irá trabalhar para baixar a temperatura e o resultado é a redução da febre.
16 Úlcera péptica: Lesão na mucosa do esôfago, estômago ou duodeno. Também chamada de úlcera gástrica ou duodenal. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100% dos casos. Os principais sintomas são: dor, má digestão, enjôo, queimação (azia), sensação de estômago vazio.
17 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
18 Prostaglandinas: É qualquer uma das várias moléculas estruturalmente relacionadas, lipossolúveis, derivadas do ácido araquidônico. Ela tem função reguladora de diversas vias metabólicas.
19 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
20 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
21 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
22 Hepatotoxicidade: É um dano no fígado causado por substâncias químicas chamadas hepatotoxinas.
23 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
24 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
25 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
26 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
27 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
28 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
29 Angioedema: Caracteriza-se por áreas circunscritas de edema indolor e não-pruriginoso decorrente de aumento da permeabilidade vascular. Os locais mais acometidos são a cabeça e o pescoço, incluindo os lábios, assoalho da boca, língua e laringe, mas o edema pode acometer qualquer parte do corpo. Nos casos mais avançados, o angioedema pode causar obstrução das vias aéreas. A complicação mais grave é o inchaço na garganta (edema de glote).
30 Choque anafilático: Reação alérgica grave, caracterizada pela diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios gerais da circulação, acompanhado ou não de edema de glote. Necessita de tratamento urgente. Pode surgir por exposição aos mais diversos alérgenos.
31 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
32 Eritematosas: Relativas a ou próprias de eritema. Que apresentam eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
33 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
34 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
35 Icterícia: Coloração amarelada da pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo. Existem dois tipos de icterícia que têm etiologias e sintomas distintos: icterícia por acumulação de bilirrubina conjugada ou direta e icterícia por acumulação de bilirrubina não conjugada ou indireta.
36 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
37 Discrasias sangüíneas: Qualquer alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
38 Anemia hemolítica: Doença hereditária que faz com que os glóbulos vermelhos do sangue se desintegrem no interior dos veios sangüíneos (hemólise intravascular) ou em outro lugar do organismo (hemólise extravascular). Pode ter várias causas e ser congênita ou adquirida. O tratamento depende da causa.
39 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
40 Agranulocitose: Doença causada pela falta ou número insuficiente de leucócitos granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), que se manifesta como ulcerações na garganta e outras mucosas, seguidas por infecções graves.
41 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
42 Pancitopenia: É a diminuição global de elementos celulares do sangue (glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas).
43 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
44 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
45 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
46 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
47 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
48 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
49 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
50 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
51 Sudorese: Suor excessivo
52 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
53 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
54 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
55 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
56 Acetilcisteína: Derivado N-acetil da cisteína. É usado como um agente mucolítico para reduzir a viscosidade das secreções mucosas.
57 Hidroeletrolítico: Aproximadamente 60% do peso de um adulto são representados por líquido (água e eletrólitos). O líquido corporal localiza-se em dois compartimentos, o espaço intracelular (dentro das células) e o espaço extracelular (fora das células). Os eletrólitos nos líquidos corporais são substâncias químicas ativas. Eles são cátions, que carregam cargas positivas, e ânions, que transportam cargas negativas. Os principais cátions são os íons sódio, potássio, cálcio, magnésio e hidrogênio. Os principais ânions são os íons cloreto, bicarbonato, fosfato e sulfato.
58 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.