DESOBESI-M (Atenção, este medicamento foi retirado do mercado pela Anvisa em 04/10/2011).

ACHÈ

Atualizado em 08/12/2014
DESOBESI-M®
Cloridrato de femproporex
CÁPSULAS
O abuso deste medicamento pode causar dependência.
USO ADULTO
USO ORAL

Apresentação de Desobesi-M

Caixa com 30 cápsulas

Composição de Desobesi-M

Cada cápsula contém:Cloridrato de femproporex ..............25 mg
Excipientes: talco, estearato de magnésio, amido, dióxido de silício, goma laca decerada, óleo de rícino e sacarose.

Informações ao Paciente de Desobesi-M

DESOBESI-M® deve ser mantido em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C), ao abrigo da luz e umidade, em sua embalagem original, para uma boa conservação.
Prazo de validade: 24 meses após a data de fabricação impressa na embalagem.
Ao adquirir um medicamento confira sempre o prazo de validade na embalagem externa do produto. Não tome nem utilize medicamentos cujo prazo de validade esteja vencido. Pode ser perigoso para sua saúde1.
Ao iniciar o tratamento com DESOBESI-M®, informe seu médico sobre as seguintes situações:
- seu histórico médico, ou seja: doenças que tem ou teve e tratamentos que segue (remédios que toma, dietas, etc.);
- ocorrência de gravidez2, antes do início ou durante o tratamento, pois o medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez2;
- alergias que sofre, especialmente relativas ao emprego de medicamentos.
Os horários de administração do medicamento, assim como a dose a ser utilizada, devem ser rigorosamente seguidos. Caso ocorra alguma emergência3, informe seu médico sobre o seu histórico clínico e os tratamentos que segue, inclusive o tratamento com DESOBESI-M®.
No início do tratamento podem ocorrer fraqueza, cansaço e leve sonolência; no entanto estes sintomas4 podem ser originados pela dieta imposta.
Informe ao médico caso ocorram reações desagradáveis com o uso do produto.
Atenção diabéticos: contém açúcar5.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE1.

Informações Técnicas de Desobesi-M

DESOBESI-M® tem como princípio ativo o femproporex, um agente simpatomimético com ação similar à dexanfetamina.Devido à sua ação anorexígena tem sido utilizado como adjuvante no tratamento da obesidade6.
Causa depressão do apetite e diminuição da acuidade pelo sabor e odor, o que leva a uma redução da ingestão de alimentos.
Ocasiona aumento da atividade física, o que também contribui para a perda de peso. O sítio de ação é, provavelmente, o centro hipotalâmico lateral.

Farmacocinética de Desobesi-M

Após administração oral, DESOBESI-M® é metabolizado à anfetamina. É amplamente absorvido pelo trato gastrintestinal e é distribuído a todos os tecidos, encontrando-se maiores concentrações ao nível do SNC7. A via de excreção é a urinária. A eliminação é pH dependente, sendo aumentada na urina8 ácida.

Indicações de Desobesi-M

DESOBESI-M® é indicado como anorexígeno9 no tratamento da obesidade6.

Contra-Indicações de Desobesi-M

DESOBESI-M® É CONTRA-INDICADO A PACIENTES COM DISTÚRBIOS CARDIOVASCULARES, INCLUINDO HIPERTENSÃO10 MODERADA A SEVERA E EM PACIENTES COM HIPERTIREOIDISMO11, GLAUCOMA12 E ALTERAÇÕES EXTRAPIRAMIDAIS.É CONTRA-INDICADO A MULHERES GRÁVIDAS E EM PERÍODO DE AMAMENTAÇÃO13, PACIENTES COM DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS, EPILEPSIA14 E ALCOOLISMO CRÔNICO15.

Reações Adversas de Desobesi-M

Sistema Nervoso Central16: vertigem17, tremor, irritabilidade, reflexos hiperativos, fraqueza, tensão, insônia, confusão, ansiedade e dor de cabeça18.
Sistema cardiovascular19: calafrios20, palidez ou rubor das faces, palpitação21, arritmia22 cardíaca, dor anginal, hipertensão10 ou hipotensão23 e colapso24 circulatório.
Trato gastrintestinal: boca25 seca, gosto metálico na boca25, náusea26, vômito27, diarréia28 e câimbras29 abdominais.
Sistema endócrino30: alteração da libido31.
O uso crônico15 pode causar dependência psíquica e tolerância.

Precauções de Desobesi-M

Não deve ser administrado a pacientes com história de abuso de drogas, a gestantes e a mulheres em período de amamentação13.Deve ser administrado com cautela a pacientes com hipertensão10 leve, disfunção renal32 e personalidade instável.
Atenção diabéticos: contém açúcar5.
Pacientes diabéticos devem ser monitorizados periodicamente.
A retirada do medicamento deve ser gradual quando o uso é prolongado e com altas doses.

Interações Medicamentosas de Desobesi-M

Lítio e alfametiltirosina podem antagonizar os efeitos do DESOBESI-M®.

Posologia de Desobesi-M

Tomar uma cápsula por dia, às 10 horas da manhã, ou a critério médico.

Superdosagem de Desobesi-M

Em caso de superdosagem deve-se administrar cloreto de amônio, a fim de que ocorra acidificação da urina8 e aumente a excreção do medicamento.
MS - 1.0573.0343
Farmacêutico Responsável: Dr. Wilson R.
Farias CRF-SP nº 9555
Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Via Dutra, km 222,2 - Guarulhos - SP
CNPJ 60.659.463/0001-91
Indústria Brasileira
Número de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagem externa.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. O ABUSO DESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA.
CAC Central de Atendimento a clientes
0800 701 6900
cac@ache.com.br <mailto:cac@ache.com.br>

DESOBESI-M (Atenção, este medicamento foi retirado do mercado pela Anvisa em 04/10/2011). - Laboratório

ACHÈ
RODOVIA PRES DUTRA KM 222, 2
GUARULHOS/SP - CEP: 07034-904
Tel: 11 6440-8418
Email: ache@ache.com.br
Site: http://www.ache.com.br

Ver outros medicamentos do laboratório "ACHÈ"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Emergência: 1. Ato ou efeito de emergir. 2. Situação grave, perigosa, momento crítico ou fortuito. 3. Setor de uma instituição hospitalar onde são atendidos pacientes que requerem tratamento imediato; pronto-socorro. 4. Eclosão. 5. Qualquer excrescência especializada ou parcial em um ramo ou outro órgão, formada por tecido epidérmico (ou da camada cortical) e um ou mais estratos de tecido subepidérmico, e que pode originar nectários, acúleos, etc. ou não se desenvolver em um órgão definido.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
6 Obesidade: Condição em que há acúmulo de gorduras no organismo além do normal, mais severo que o sobrepeso. O índice de massa corporal é igual ou maior que 30.
7 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
8 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
9 Anorexígeno: Que ou o que provoca anorexia (diz-se de substância ou droga), ou seja, que ou o que produz falta ou perda de apetite.
10 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
11 Hipertireoidismo: Doença caracterizada por um aumento anormal da atividade dos hormônios tireoidianos. Pode ser produzido pela administração externa de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo iatrogênico) ou pelo aumento de uma produção destes nas glândulas tireóideas. Seus sintomas, entre outros, são taquicardia, tremores finos, perda de peso, hiperatividade, exoftalmia.
12 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
13 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
14 Epilepsia: Alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Quando restritos, a crise será chamada crise epiléptica parcial; quando envolverem os dois hemisférios cerebrais, será uma crise epiléptica generalizada. O paciente pode ter distorções de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e até perder a consciência - neste caso é chamada de crise complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Existem outros tipos de crises epilépticas.
15 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
16 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
17 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
18 Cabeça:
19 Sistema cardiovascular: O sistema cardiovascular ou sistema circulatório sanguíneo é formado por um circuito fechado de tubos (artérias, veias e capilares) dentro dos quais circula o sangue e por um órgão central, o coração, que atua como bomba. Ele move o sangue através dos vasos sanguíneos e distribui substâncias por todo o organismo.
20 Calafrios: 1. Conjunto de pequenas contrações da pele e dos músculos cutâneos ao longo do corpo, muitas vezes com tremores fortes e palidez, que acompanham uma sensação de frio provocada por baixa temperatura, má condição orgânica ou ainda por medo, horror, nojo, etc. 2. Sensação de frio e tremores fortes, às vezes com bater de dentes, que precedem ou acompanham acessos de febre.
21 Palpitação: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
22 Arritmia: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
23 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
24 Colapso: 1. Em patologia, é um estado semelhante ao choque, caracterizado por prostração extrema, grande perda de líquido, acompanhado geralmente de insuficiência cardíaca. 2. Em medicina, é o achatamento conjunto das paredes de uma estrutura. 3. No sentido figurado, é uma diminuição súbita de eficiência, de poder. Derrocada, desmoronamento, ruína. 4. Em botânica, é a perda da turgescência de tecido vegetal.
25 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
26 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
27 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
28 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
29 Câimbras: Contrações involuntárias, espasmódicas e dolorosas de um ou mais músculos.
30 Sistema Endócrino: Sistema de glândulas que liberam sua secreção (hormônios) diretamente no sistema circulatório. Em adição às GLÂNDULAS ENDÓCRINAS, o SISTEMA CROMAFIM e os SISTEMAS NEUROSSECRETORES estão inclusos.
31 Libido: Desejo. Procura instintiva do prazer sexual.
32 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.