DEXAFENICOL

ALLERGAN

Atualizado em 08/12/2014

Composição de Dexafenicol

colírio1: dexametasona 1 mg, cloranfenicol 5 mg;veículo q.s.p. 1 ml. Veículo basicamente constituído de ácido bórico, borato de sódio, polissorbato 80, tiomersal e edetato dissódico. Pomada oftálmica: dexametasona 0,5 mg, cloranfenicol 5 mg; excipiente q.s.p. 1 g. Excipiente basicamente constituído de polissorbato 80, vaselina sólida, vaselina líquida, lanolina, edetato dissódico, álcool cetílico, metilparabeno e cera microcristalina.

Posologia e Administração de Dexafenicol

colírio1: instilar 1 a 2 gotas no saco conjuntival, 3 vezes por dia, reduzindo-se gradativamente a dosagem com a melhora da inflamação2 ocular, conforme orientação do médico. Pomada: aplicar uma pequena quantidade no saco conjuntival inferior, 3 vezes por dia, reduzindo-se gradativamente a dosagem com a melhora da inflamação2 ocular, conforme orientação médica. Para maior comodidade, o colírio1 poderá ser utilizado durante o dia, e a pomada à noite, ao deitar-se. A administração deve ser feita sob estrita orientação médica.

Precauções de Dexafenicol

em tratamentos prolongados é aconselhável o controle freqüente da pressão intra-ocular e exame biomicroscópico da córnea3 e cristalino4. O produto pode mascarar infecções5 por microorganismos não sensíveis ao cloranfenicol. Usar com precaução durante a gravidez6 e no período de amamentação7. Em uso prolongado recomenda-se controle do hemograma. Raros casos de hipoplasia8 medular, inclusive anemia9 aplástica, foram relatados após o uso de cloranfenicol.

Reações Adversas de Dexafenicol

o uso prolongado pode resultar em glaucoma10, formação de cataratas ou infecções5 secundárias por bactérias não sensíveis ou fungos. Discrasias sangüíneas11. A pomada oftálmica pode retardar a cicatrização de feridas corneanas.

Contra-Indicações de Dexafenicol

hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Infecções5 por Herpes simples (ceratite dendrítica), vacínia, varicela12 e outras doenças virais da córnea3 e conjuntiva13. Afecções14 micóticas e tuberculosas das estruturas oculares. Glaucoma10. Doenças com adelgaçamento da córnea3 e esclera15.

Indicações de Dexafenicol

nos processos agudos inflamatórios, alérgicos e infecciosos do segmento anterior do olho16, quando em presença de germes sensíveis ao cloranfenicol.

Apresentação de Dexafenicol

colírio1: frasco plástico conta-gotas, hermeticamente fechado e estéril, com 5 ml. Pomada oftálmica: bisnaga contendo 3,5 g.


DEXAFENICOL - Laboratório

ALLERGAN
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1855
São Paulo/SP - CEP: 04548-005
Tel: (11) 829-4575
Site: http://www.allergan.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "ALLERGAN"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Colírio: Preparação farmacológica líquida na qual se encontram dissolvidas diferentes drogas que atuam na conjuntiva ocular.
2 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
3 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
4 Cristalino: 1. Lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada pelo movimento dos músculos ciliares, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. Isso se chama de acomodação do olho à distância do objeto. 2. Diz-se do grupo de cristais cujos eixos cristalográficos são iguais nas suas relações angulares gerais constantes 3. Diz-se de rocha constituída quase que totalmente por cristais ou fragmentos de cristais 4. Diz-se do que permite que passem os raios de luz e em consequência que se veja através dele; transparente. 5. Límpido, claro como o cristal.
5 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
8 Hipoplasia: Desenvolvimento defeituoso ou incompleto de tecido ou órgão, geralmente por diminuição do número de células, sendo menos grave que a aplasia.
9 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
10 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
11 Discrasias sangüíneas: Qualquer alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
12 Varicela: Doença viral freqüente na infância e caracterizada pela presença de febre e comprometimento do estado geral juntamente com a aparição característica de lesões que têm vários estágios. Primeiro são pequenas manchas avermelhadas, a seguir formam-se pequenas bolhas que finalmente rompem-se deixando uma crosta. É contagiosa, mas normalmente não traz maiores conseqüências à criança. As bolhas e suas crostas, se não sofrerem infecção secundária, não deixam cicatriz.
13 Conjuntiva: Membrana mucosa que reveste a superfície posterior das pálpebras e a superfície pericorneal anterior do globo ocular.
14 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
15 Esclera: Túnica fibrosa, branca e opaca, mais externa do globo ocular, revestindo-o inteiramente com exceção do segmento revestido anteriormente pela córnea. É essencialmente avascular, porém contém aberturas para a passagem de vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. Recebe os tendões de inserção dos músculos extraoculares e no nível da junção esclerocorneal contém o seio venoso da esclera. Sinônimos: Esclerótica
16 Segmento Anterior do Olho: O terço frontal do globo ocular que inclui as estruturas entre a superfície frontal da córnea e a frente do CORPO VÍTREO.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.