Biofortônico

ABBOTT

Atualizado em 06/08/2019

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

BIOFORTÔNICO®
sulfato ferroso heptaidratado + cloridrato de piridoxina + nicotinamida 
SOLUÇÃO ORAL

APRESENTAÇÃO

Solução oral
Embalagem contendo 01 frasco de 500 mL

USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO

Cada 1 mL da solução oral contém:

 

%IDR
Adultos

%IDR
Crianças (7 a 10 anos)

sulfato ferroso heptaidratado

9,95 mg*

428

444

nicotinamida

0,66 mg

124

110

cloridrato de piridoxina

0,33 mg

623

540

veículo q.s.p.

1 mL

 

veículo: ácido cítrico, metilparabeno, propilparabeno, sacarina1 sódica, ciclamato de sódio, aroma de canela, aroma de noz moscada, corante caramelo, água purificada.
*correspondente a 2,0 mg/mL de ferro elementar

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Biofortônico® é um suplemento vitamínico e mineral indicado como auxiliar no tratamento nas anemias carências.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Biofortônico® é destinado ao tratamento de anemias ferroprivas, além de ser estimulante do apetite, estimulante vitamínico e cerebral.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

O uso deste medicamento é contraindicado para pacientes2 com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Biofortônico® é contraindicado para o tratamento de outros tipos de anemia3 não causados por deficiência de ferro. Este medicamento é contraindicado a pacientes com doenças gastrintestinais extensas e hemoglobinopatias4.

Não há contraindicações relativas a faixas etárias.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Não existem relatos de interações de Biofortônico® com outras substâncias.

Pacientes que estejam utilizando medicamentos contendo sais de ferro podem ter resultados dos seguintes exames clínicos alterados: teste de ortoluidina, concentração de bilirrubina5 sérica, teste de glicose6 oxidada e concentrações de cálcio sérico.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco:

Não existem restrições ao uso de Biofortônico® em pacientes idosos e crianças.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Conservar o medicamento em sua embalagem original, proteger da luz, em temperatura ambiente entre 15 e 30ºC. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas

Biofortônico® apresenta-se como solução oral de coloração marrom e de odor característico, isenta de partículas estranhas.
Antes de usar observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Tomar antes das principais refeições (almoço e jantar). Biofortônico® deve ser utilizado de acordo com a idade do paciente.

  • Adultos: 1 colher de sopa (15 mL), duas vezes ao dia (30 mL).
  • Crianças entre 7 e 10 anos: 1 colher de sobremesa (10 mL), duas vezes ao dia (20 mL).
  • Crianças abaixo de 6 anos: Nesta faixa etária, o medicamento deve ser administrado conforme orientação médica.

Siga corretamente o modo de usar. Em casos de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas7, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso haja esquecimento de alguma dose, seguir o tratamento conforme as dosagens recomendadas.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

A reação adversa mais frequente com o uso do medicamento é o escurecimento das fezes, devido à presença de ferro não absorvido fato este inofensivo à saúde8 do paciente.

Pacientes que estejam utilizando medicamento à base de sais de ferro podem apresentar diarreia9 como efeito colateral10. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Em casos de superdosagem (ingestão do medicamento em excesso) procure atendimento médico imediatamente. Em ambiente hospitalar, caso haja ausência de experiência com superdosagem do medicamento, realizar os procedimentos gerais de lavagem gástrica11 e tratamento geral de suporte.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas7 procure orientação médica.
 

Registro MS: 1.1717.0067
Responsável Técnico: Dra. Anna K. F. Andrade - CRF/MG 20.792

PharmaScience Indústria Farmacêutica Eireli
Rua Texaco, nº 640 - Jardim Piemonte
CEP: 32.689-322 – Betim - MG
CNPJ: 25.773.037/0001-83
INDÚSTRIA BRASILEIRA


SAC 0800 037 5000

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
2 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
3 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
4 Hemoglobinopatias: Doenças genéticas que resultam de uma alteração na estrutura das cadeias de globinas em uma molécula de hemoglobina. As hemoglobinopatias mais comuns são as doenças falciformes e a talassemia.
5 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
6 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
7 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
8 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
9 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
10 Efeito colateral: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
11 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.