SULFATO DE ATROPINA

Laboratórios Sintofarma S.A.

Atualizado em 09/12/2014

Composição do Sulfato de Atropina

CADA AMPOLA DE 1 ML CONTEM: SULFATO DE ATROPINA 0,25 MG OU 0,5 MG E AGUA PARA INJECAO1 Q.S.P. 1 ML.

Posologia e Administração do Sulfato de Atropina

A POSOLOGIA DEVE SER ESTABELECIDA A CRITERIO MEDICO. A INJECAO1 INTRAVENOSA PODE SER FEITA LENTAMENTE.

Precauções do Sulfato de Atropina

PODE OCORRER SONOLENCIA, TONTURA2 E VISAO3 DISTORCIDA; OS PACIENTES DEVEM SER ALERTADOS PARA REDOBRAR OS CUIDADOS AO DIRIGIR OU AO EXECUTAREM ATIVIDADES POTENCIALMENTE PERIGOSAS. NAO SE RECOMENDA O USO NA PRESENCA DE DIARREIA4 QUE PODE SER O SINAL5 INICIAL DE UMA OBSTRUCAO INTESTINAL INCOMPLETA. RECOMENDA-SE A MONITORIZACAO DA PRESSAO OCULAR EM TRATAMENTOS PROLONGADOS.

Reações Adversas do Sulfato de Atropina

PODEM OCORRER REACOES GASTRINTESTINAIS (NAUSEA6, VOMITO7, AZIA8, CONSTIPACAO9); CARDIOVASCULARES (PALPITACAO10, BRADICARDIA11, TAQUICARDIA12); DE HIPERSENSIBILIDADE; OCULARES (MIDRIASE13, FOTOFOBIA14, VISAO3 DISTORCIDA); NO SNC15 (CEFALEIA16, SONOLENCIA, FADIGA17, NERVOSISMO, CONFUSAO MENTAL); RETENCAO URINARIA18; IMPOTENCIA19; CONGESTAO NASAL; SUPRESSAO DA LACTACAO20, DIMINUICAO DE SUDORESE21.

Contra-Indicações do Sulfato de Atropina

E CONTRA-INDICADO EM PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE AOS MEDICAMENTOS ANTICOLINERGICOS; ASMA22; GLAUCOMA23 OU TENDENCIA AO GLAUCOMA23; ADESAO ENTRE A IRIS24 E O CRISTALINO25; TAQUICARDIA12; INSTABILIDADE CARDIOVASCULAR EM HEMORRAGIA26 AGUDA, ISQUEMIA27 DO MIOCARDIO28; ENFERMIDADES OBSTRUTIVAS GASTRINTESTINAIS E GENITURINARIAS; ILEO PARALITICO29; ATONIA INTESTINAL EM PACIENTES GERIATRICOS OU DEBILITADOS; COLITE30 ULCERATIVA SEVERA; MEGACOLON31 TOXICO ASSOCIADO A COLITE30 ULCERATIVA; ENFERMIDADES HEPATICAS32 E RENAIS SEVERAS; MIASTENIA33 GRAVE.

Indicações do Sulfato de Atropina

E INDICADO COMO COADJUVANTE34 NO TRATAMENTO DE ULCERA PEPTICA35, DOENCAS ESPASTICAS DO TRATO GASTRINTESTINAL E BILIAR; NO TRATAMENTO DA HIPERMOTILIDADE DO APARELHO GENITURINARIO. OUTRAS INDICACOES: COMO MEDICACAO PRE-ANESTESICA PARA REDUZIR A SALIVACAO E A SECRECAO DO TRATO RESPIRATORIO E PARA BLOQUEAR O REFLEXO INIBITORIO VAGAL NO CORACAO36 DURANTE A INDUCAO DA ANESTESIA37 E INTUBACAO; NO TRATAMENTO DE ARRITMIAS38 OU BRADICARDIA11 SINUSAL SEVERA E SINCOPE39 DEVIDO A HIPERATIVIDADE DO REFLEXO SINO-CAROTIDEO; NO CONTROLE DO BLOQUEIO CARDIACO40 ATRIOVENTRICULAR DECORRENTE DE UM AUMENTO DA ATIVIDADE VAGAL; COMO COADJUVANTE34 EM RADIOGRAFIAS GASTRINTESTINAIS; NO TRATAMENTO DE PARKINSONISMO; NA PROFILAXIA E TRATAMENTO DE INTOXICACOES POR INIBIDORES DA COLINESTERASE.

Apresentação do Sulfato de Atropina

CAIXA COM 100 AMPOLAS DE 1 ML.

SULFATO DE ATROPINA - Laboratório

Laboratórios Sintofarma S.A.
Rua Sergipe, 120
São Paulo/SP - CEP: 01243-000
Tel: (11) 257-9844
Fax: (011 )257-6914

Ver outros medicamentos do laboratório "Laboratórios Sintofarma S.A."

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
2 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
3 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
4 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
5 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
6 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
7 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Azia: Pirose. Sensação de dor epigástrica semelhante a uma queimadura, geralmente acompanhada de regurgitação de suco gástrico para dentro do esôfago.
9 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
10 Palpitação: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
11 Bradicardia: Diminuição da freqüência cardíaca a menos de 60 batimentos por minuto. Pode estar associada a distúrbios da condução cardíaca, ao efeito de alguns medicamentos ou a causas fisiológicas (bradicardia do desportista).
12 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
13 Midríase: Dilatação da pupila. Ela pode ser fisiológica, patológica ou terapêutica.
14 Fotofobia: Dor ocular ou cefaléia produzida perante estímulos visuais. É um sintoma freqüente na meningite, hemorragia subaracnóidea, enxaqueca, etc.
15 SNC: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
16 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
17 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
18 Retenção urinária: É um problema de esvaziamento da bexiga causado por diferentes condições. Normalmente, o ato miccional pode ser iniciado voluntariamente e a bexiga se esvazia por completo. Retenção urinária é a retenção anormal de urina na bexiga.
19 Impotência: Incapacidade para ter ou manter a ereção para atividades sexuais. Também chamada de disfunção erétil.
20 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
21 Sudorese: Suor excessivo
22 Asma: Doença das vias aéreas inferiores (brônquios), caracterizada por uma diminuição aguda do calibre bronquial em resposta a um estímulo ambiental. Isto produz obstrução e dificuldade respiratória que pode ser revertida de forma espontânea ou com tratamento médico.
23 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
24 Íris: Membrana arredondada, retrátil, diversamente pigmentada, com um orifício central, a pupila, que se situa na parte anterior do olho, por trás da córnea e à frente do cristalino. A íris é a estrutura que dá a cor ao olho. Ela controla a abertura da pupila, regulando a quantidade de luz que entra no olho.
25 Cristalino: 1. Lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada pelo movimento dos músculos ciliares, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. Isso se chama de acomodação do olho à distância do objeto. 2. Diz-se do grupo de cristais cujos eixos cristalográficos são iguais nas suas relações angulares gerais constantes 3. Diz-se de rocha constituída quase que totalmente por cristais ou fragmentos de cristais 4. Diz-se do que permite que passem os raios de luz e em consequência que se veja através dele; transparente. 5. Límpido, claro como o cristal.
26 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
27 Isquemia: Insuficiência absoluta ou relativa de aporte sanguíneo a um ou vários tecidos. Suas manifestações dependem do tecido comprometido, sendo a mais frequente a isquemia cardíaca, capaz de produzir infartos, isquemia cerebral, produtora de acidentes vasculares cerebrais, etc.
28 Miocárdio: Tecido muscular do CORAÇÃO. Composto de células musculares estriadas e involuntárias (MIÓCITOS CARDÍACOS) conectadas, que formam a bomba contrátil geradora do fluxo sangüíneo. Sinônimos: Músculo Cardíaco; Músculo do Coração
29 Íleo paralítico: O íleo adinâmico, também denominado íleo paralítico, reflexo, por inibição ou pós-operatório, é definido como uma atonia reflexa gastrintestinal, onde o conteúdo não é propelido através do lúmen, devido à parada da atividade peristáltica, sem uma causa mecânica. É distúrbio comum do pós-operatório podendo-se afirmar que ocorre após toda cirurgia abdominal, como resposta “fisiológica“ à intervenção, variando somente sua intensidade, afetando todo o aparelho digestivo ou parte dele.
30 Colite: Inflamação da porção terminal do cólon (intestino grosso). Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).
31 Megacólon: Dilatação anormal do intestino grosso, produzida por defeitos congênitos (megacólon congênito ou doença de Hischprung) ou adquiridos (megacólon tóxico, hipotireoidismo, doença de Chagas, etc.) Associa-se à constipação persistente e episódios de obstrução intestinal.
32 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
33 Miastenia: Perda das forças musculares ocasionada por doenças musculares inflamatórias. Por ex. Miastenia Gravis. A debilidade pode predominar em diferentes grupos musculares segundo o tipo de afecção (debilidade nos músculos extrínsecos do olho, da pelve, ou dos ombros, etc.).
34 Coadjuvante: Que ou o que coadjuva, auxilia ou concorre para um objetivo comum.
35 Úlcera péptica: Lesão na mucosa do esôfago, estômago ou duodeno. Também chamada de úlcera gástrica ou duodenal. Pode ser provocada por excesso de ácido clorídrico produzido pelo próprio estômago ou por medicamentos como antiinflamatórios ou aspirina. É uma doença infecciosa, causada pela bactéria Helicobacter pylori em quase 100% dos casos. Os principais sintomas são: dor, má digestão, enjôo, queimação (azia), sensação de estômago vazio.
36 Coração: Órgão muscular oco localizado no tórax, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Em um adulto, tem o tamanho aproximado de um punho fechado e pesa cerca de 400 gramas. O papel do coração é enviar sangue rico em oxigênio a todas as células do nosso organismo.
37 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
38 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
39 Síncope: Perda breve e repentina da consciência, geralmente com rápida recuperação. Comum em pessoas idosas. Suas causas são múltiplas: doença cerebrovascular, convulsões, arritmias, doença cardíaca, embolia pulmonar, hipertensão pulmonar, hipoglicemia, intoxicações, hipotensão postural, síncope situacional ou vasopressora, infecções, causas psicogênicas e desconhecidas.
40 Bloqueio cardíaco: Transtorno da condução do impulso elétrico no tecido cardíaco especializado, manifestado por uma diminuição variável da freqüência dos batimentos cardíacos.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.