TERRAMICINA Solucao Intramuscular

PFIZER

Atualizado em 09/12/2014

Solução Intramuscular

Identificação do Produto da Terramicina Solucao Intramuscular

Nome: Terramicina®

Nome genérico: Oxitetraciclina/Lidocaína

Nome comercial em outros países: Terramycin®

Formas Farmacêuticas e Apresentações da Terramicina Solucao Intramuscular

Terramicina® Solução Intramuscular 100 mg: embalagens com 5 ampolas de 2 ml.


USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 8 ANOS

Composição da Terramicina Solucao Intramuscular

. Terramicina® solução intramuscular 100 mg: cada ml contém 50 mg de oxitetraciclina e 20 mg de lidocaína.

. Excipientes: cloreto de magnésio hexaidratado, formaldeido sulfoxilato de sódio, monoetanolamina, propilenoglicol e água para injeção1.

Informações ao Paciente da Terramicina Solucao Intramuscular

O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15 e 30° C), ao abrigo da luz.

O prazo de validade está indicado na embalagem externa do produto. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

A duração do tratamento varia de acordo com o tipo de infecção2. Portanto a terapêutica3 não deve ser interrompida demasiadamente cedo, logo após a obtenção da resposta inicial.

Caso ocorra gravidez4 na vigência do tratamento ou após o seu término, avisar o médico responsável pelo tratamento.

Terramicina® Intramuscular (oxitetraciclina/lidocaína) não deve ser administrada a crianças menores de 8 anos.

As seguintes reações adversas poderão ocorrer: dor local, náusea5, diarréia6, vômito7, edemas8, eritemas9, urticária10, fotossensibilidade e anorexia11.

Avisar o médico responsável pelo tratamento caso tais reações ocorram.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE12.

Informações Técnicas da Terramicina Solucao Intramuscular

Descrição da Terramicina Solucao Intramuscular

A oxitetraciclina é um produto do metabolismo13 dos streptomyces rimosus, sendo um membro da família de antibióticos das tetraciclinas.

Ações da Terramicina Solucao Intramuscular

A oxitetraciclina é primariamente bacteriostática, acreditando-se que seu efeito antimicrobiano seja devido a inibição da síntese protéica. A oxitetraciclina é ativa contra um grande número de microorganismos gram-negativos e gram-positivos. Os componentes da classe das tetraciclinas possuem espectro antimicrobiano muito similar, sendo comum a existência da resistência cruzada entre eles.

A oxitetraciclina liga-se às proteínas14 plasmáticas em 10 a 40%; entre 40 e 70% é excretada inalterada na urina15 via filtração glomerular. A meia-vida sérica é de 6 a 10 horas em pacientes com função renal16 normal.

A oxitetraciclina difunde-se prontamente através da placenta à circulação17 fetal; também atinge o líquido pleural e, sob certas circunstâncias, o liquor18.

Acredita-se que a oxitetraciclina está bem concentrada no sistema hepático e excretada na bile19, de modo que aparece tanto nas fezes como na urina15 sob forma biologicamente ativa.

Indicações da Terramicina Solucao Intramuscular

Terramicina® Solução Intramuscular (oxitetraciclina/lidocaína) é indicada no tratamento de infecções20 sensíveis à oxitetraciclina, quando os testes bacteriológicos indicarem suscetibilidade apropriada.

Contra-Indicações da Terramicina Solucao Intramuscular

Este medicamento é contra-indicado para pessoas hipersensíveis a qualquer uma das tetraciclinas.

A oxitetraciclina é contra-indicada na gravidez4.

Se a droga for usada durante a gestação, ou se a paciente engravidar quando em tratamento com a droga, a mesma deverá ser alertada quanto aos riscos potenciais para o feto21.

Os resultados de estudos em animais indicam que as tetraciclinas atravessam a placenta, apresentam-se nos tecidos fetais, podendo revelar efeitos tóxicos no desenvolvimento do feto21 (comumente relacionados a retardo no desenvolvimento do esqueleto22). Detectou-se evidência de embriotoxicidade em animais tratados com tetraciclinas no início da gravidez4.

                         

Advertências da Terramicina Solucao Intramuscular

Caso haja insuficiência renal23, mesmo as doses usuais (oral ou parenteral) podem conduzir ao acúmulo excessivo do medicamento no organismo, levando a possível toxicidade24 hepática25. Em tais circunstâncias, doses totais menores que as habituais são indicadas e, caso o tratamento seja prolongado, são aconselháveis determinações dos níveis séricos do medicamento.

Fotossensibilidade, manifestada por reação de queimadura solar exagerada, foi observada em alguns indivíduos que receberam tetraciclinas. Pessoas que comumente se expõem diretamente à luz solar ou à ultravioleta devem ser alertadas quanto a esta possível reação.

Ação antianabólica das tetraciclinas pode causar aumento do nitrogênio uréico sérico. Embora isto não represente um problema quando a função renal16 for normal, nos pacientes com insuficiência renal23 significante, níveis séricos mais altos de tetraciclina podem conduzir à uremia26, hiperfosfatemia e acidose27.

Caso o médico considere que o tratamento intensivo possa superar os possíveis riscos (principalmente durante a gravidez4 ou indivíduos com suspeita ou confirmação de insuficiência renal23 ou hepática25) é aconselhável realizar testes de função renal16 e hepática25 antes e durante a terapia. As concentrações séricas das tetraciclinas devem também ser monitorizadas.

A solução intramuscular pré-constituída de Terramicina® (oxitetraciclina/lidocaína) contém formaldeído sulfoxilato de sódio o qual através de oxidação pode formar um sulfito que possivelmente pode resultar em/ou agravar reações anafilactóides.

USO EM RECÉM-NASCIDOS, PRIMEIRA INFÂNCIA E CRIANÇAS

O uso de tetraciclinas durante o desenvolvimento dos dentes (metade final de gravidez4, primeira infância e até os 8 anos) pode provocar coloração permanente dos dentes (amarelo-cinza-castanho). Esta reação indesejável é mais frequente com o uso a longo prazo, mas também tem sido observada após repetidos tratamentos de curta duração.

Hipoplasia28 do esmalte29 dos dentes também foi descrita. As tetraciclinas, portanto, não devem ser empregadas neste grupo etário, a não ser que outros medicamentos não se mostrem eficazes ou sejam contra-indicados. Todas as tetraciclinas formam um complexo estável com cálcio em todo tecido ósseo30 em formação. Uma redução na velocidade de crescimento da fíbula31 foi evidenciada em prematuros que tomaram tetraciclina oral em doses de 25 mg/kg a cada 6 horas. Está reação mostrou-se reversível ao se interromper o medicamento.

                         

Precauções da Terramicina Solucao Intramuscular

Assim como com outros antibióticos, a oxitetraciclina pode provocar super-crescimento de microorganismos resistentes, incluindo fungos. Caso ocorra superinfecção32 deve-se interromper o antibiótico e efetuar o tratamento adequado.

Em caso de doenças venéreas, havendo a suspeita de sífilis33, aconselha-se realizar exame de campo escuro antes do início do tratamento, e executar sorologia mensalmente durante no mínimo 4 meses.

Em tratamentos prolongados devem ser realizadas avaliações laboratoriais periódicas dos sistemas orgânicos incluindo hematopoiético, renal16 e hepático.

Todas as infecções20 causadas pelos estreptococos beta-hemolíticos do grupo A devem ser tratadas pelo prazo mínimo de 10 dias.

USO EM LACTANTES34

As tetraciclinas são excretadas no leite materno. Devido ao seu potencial de causar reações adversas sérias em lactentes35, a oxitetraciclina somente deve ser usada quando na opinião do médico os potenciais benefícios suplantarem os riscos potenciais para a criança.

Interações Medicamentosas da Terramicina Solucao Intramuscular

Em virtude das tetraciclinas demonstrarem deprimir a atividade protombínica do plasma36, pacientes que estiverem tomando anticoagulantes37 poderão necessitar de uma redução na dosagem dos mesmos.

Uma vez que os antibióticos bacteriostáticos38 podem interferir com a ação bactericida da penicilina, aconselha-se evitar o uso concomitante de tetraciclinas e penicilinas. O uso concomitante de tetraciclinas e metoxiflurano pode resultar em toxicidade24 renal16 fatal.

Reações Adversas da Terramicina Solucao Intramuscular

As reações adversas mais frequentemente observadas após terapia com Terramicina® Solução Intramuscular (oxitetraciclina/lidocaína) foram dor no local da injeção1 (menos de 7% dos pacientes) e eritema39 (menos de 3% dos pacientes). A aplicação intramuscular deve ser profunda, com muito cuidado para não causar dano ao nervo ciático40 e deve-se ainda atentar para não injetar o medicamento intravascularmente.

Gastrintestinais: anorexia11, náusea5, vômito7, diarréia6, glossite41, disfagia42, enterocolite e lesões43 inflamatórias (com superinfecção32 por monília) na região anogenital. Estas reações têm sido causadas tanto pela administração oral quanto pela parenteral das tetraciclinas.

Pele44: erupções eritematosas45 e maculopapulares; dermatite46 esfoliativa tem sido raramente relatada; fotossensibilidade.

Toxicidade24 renal16: foi relatado aumento no nitrogênio uréico sérico que aparentemente é fenômeno dose-relacionado (vide Advertências).

Reações de hipersensibilidade: urticária10, edema angioneurótico47, anafilaxia48, púrpura49 anafilactóide, pericardite50 e exacerbação do lúpus51 eritematoso52 sistêmico53.

Fontanelas54 abauladas na primeira infância e hipertensão55 intracraniana benígna em adultos foram relatadas em pacientes recebendo doses terapêuticas maciças. Estas reações desapareceram rapidamente com a descontinuação da droga.

Sangue56: anemia hemolítica57, trombocitopenia58, neutropenia59 e eosinofilia60 foram relatadas.

Posologia da Terramicina Solucao Intramuscular

Terramicina® Solução Intramuscular (oxitetraciclina/lidocaína) pode ser usada no início do tratamento, quando se desejar segurança de níveis terapêuticos estáveis, ou em pacientes onde não se pode usar a via oral, por disfagia42, náusea5, intolerância gastrintestinal, perda da consciência, falta de cooperação, feridas traumáticas ou cirurgia do aparelho gastrointestinal ou obstrução intestinal.

A administração intramuscular de oxitetraciclina produz níveis sangüíneos menores quando comparada com a administração oral nas doses recomendadas.

Os pacientes que estejam recebendo oxitetraciclina intramuscular assim que possível devem passar para administração oral.

Adultos

Para infecções20 de natureza leve a moderada devem ser administrados 200 ou 300 mg diariamente, em doses iguais de 100 mg a cada 8 ou 12 horas ou em uma dose única diária de 250 mg. Em infecções20 severas devem ser administrados 300 a 500 mg diários, em doses iguais de 100 mg a cada 6 a 8 horas ou em dose de 250 mg a cada 12 horas.

Crianças acima de 8 anos de idade


Terramicina® Solução Intramuscular (oxitetraciclina/lidocaína) deve ser administrada em doses de 15 a 25 mg/kg/dia de peso corporal, não podendo exceder a dose máxima de adulto. A dose deve ser dividida e administrada a cada 8 a 12 horas.

Cuidados de Administração

Como outras apresentações intramusculares. a Terramicina® solução intramuscular (oxitetraciclina/lidocaína) deve ser administrada profundamente em região de grande musculatura, tal como o quadrante superior externo da região glútea61, ou parte lateral da coxa62. Deve-se cuidar para não injetar em um nervo importante. Para evitar lesão63 do nervo radial64, não se deve injetar o medicamento nos terços médio e inferior do braço. Deve-se usar agulha estéril sem material depositado externamente. Depois de inserida a agulha, recomenda-se aspirar a seringa65 antes da injeção1 para evitar a administração intravenosa acidental. Aconselha-se alternar os locais de injeções para cada tratamento subseqüente.

TERRAMICINA Solucao Intramuscular - Laboratório

PFIZER
Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, 1555
Guarulhos/SP - CEP: 07112-070
Tel: 0800-16-7575
Site: http://www.pfizer.com.br
CNPJ n° 46.070.868/0001-69

Ver outros medicamentos do laboratório "PFIZER"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
2 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
6 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
7 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Edemas: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
9 Eritemas: Vermelhidões da pele, difusas ou salpicadas, que desaparecem à pressão.
10 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
11 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
12 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
13 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
14 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
15 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
16 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
17 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
18 Líquor: Líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor ou fluido cérebro espinhal, é definido como um fluido corporal estéril, incolor, encontrado no espaço subaracnoideo no cérebro e na medula espinhal (entre as meninges aracnoide e pia-máter). Caracteriza-se por ser uma solução salina pura, com baixo teor de proteínas e células, atuando como um amortecedor para o córtex cerebral e a medula espinhal. Possui também a função de fornecer nutrientes para o tecido nervoso e remover resíduos metabólicos do mesmo. É sintetizado pelos plexos coroidais, epitélio ventricular e espaço subaracnoideo em uma taxa de aproximadamente 20 mL/hora. Em recém-nascidos, este líquido é encontrado em um volume que varia entre 10 a 60 mL, enquanto que no adulto fica entre 100 a 150 mL.
19 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
20 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
21 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
22 Esqueleto:
23 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
24 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
25 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
26 Uremia: Doença causada pelo armazenamento de uréia no organismo devido ao mal funcionamento renal. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, perda de apetite, fraqueza e confusão mental.
27 Acidose: Desequilíbrio do meio interno caracterizado por uma maior concentração de íons hidrogênio no organismo. Pode ser produzida pelo ganho de substâncias ácidas ou perda de substâncias alcalinas (básicas).
28 Hipoplasia: Desenvolvimento defeituoso ou incompleto de tecido ou órgão, geralmente por diminuição do número de células, sendo menos grave que a aplasia.
29 Esmalte: Camada rígida, delgada e translúcida, de substância calcificada que reveste e protege a dentina da coroa do dente. É a substância mais dura do corpo e é quase que completamente composta de sais de cálcio. Ao microscópio, é composta de bastões delgados (prismas do esmalte) mantidos conectados por uma substância cimentante, e apresenta-se revestido por uma bainha de esmalte. (Tradução livre do original
30 Tecido Ósseo: TECIDO CONJUNTIVO especializado, principal constituinte do ESQUELETO. O componente celular básico (principle) do osso é constituído por OSTEOBLASTOS, OSTEÓCITOS e OSTEOCLASTOS, enquanto COLÁGENOS FIBRILARES e cristais de hidroxiapatita formam a MATRIZ ÓSSEA.
31 Fíbula: Osso da perna, lateral à tíbia (e menor que esta). Proporcionalmente a seu comprimento, é o mais delgado dos ossos longos. Sinônimos: Perônio
32 Superinfecção: Geralmente ocorre quando os antibióticos alteram o equilíbrio do organismo, permitindo o crescimento de agentes oportunistas, como os enterococos. A superinfecção pode ser muito difícil de tratar, porque é necessário optar por antibióticos eficazes contra todos os agentes que podem causá-la.
33 Sífilis: Doença transmitida pelo contato sexual, causada por uma bactéria de forma espiralada chamada Treponema pallidum. Produz diferentes sintomas de acordo com a etapa da doença. Primeiro surge uma úlcera na zona de contato com inflamação dos gânglios linfáticos regionais. Após um período a lesão inicial cura-se espontaneamente e aparecem lesões secundárias (rash cutâneo, goma sifilítica, etc.). Em suas fases tardias pode causar transtorno neurológico sério e irreversível, que felizmente após o advento do tratamento com antibióticos tem se tornado de ocorrência rara. Pode ser causa de infertilidade e abortos espontâneos repetidos.
34 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
35 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
36 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
37 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
38 Antibióticos bacteriostáticos: Impedem o crescimento das bactérias, detendo sua multiplicação. Mas não eliminam as bactérias, não as matam.
39 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
40 Nervo ciático: Nervo ciático ou nervo isquiático é o principal nervo dos membros inferiores. É o maior nervo do organismo. Ele é responsável em grande parte pela inervação sensitiva, motora e das articulações dos membros inferiores.
41 Glossite: Inflamação da mucosa que reveste a língua, produzida por infecção viral, radiação, carências nutricionais, etc.
42 Disfagia: Sensação consciente da passagem dos alimentos através do esôfago. Pode estar associado a doenças motoras, inflamatórias ou tumorais deste órgão.
43 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
44 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
45 Eritematosas: Relativas a ou próprias de eritema. Que apresentam eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
46 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
47 Edema angioneurótico: Ataques recidivantes de edema transitório que aparecem subitamente em áreas da pele, membranas mucosas e ocasionalmente nas vísceras, geralmente associadas com dermatografismo, urticária, eritema e púrpura.
48 Anafilaxia: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
49 Púrpura: Lesão hemorrágica de cor vinhosa, que não desaparece à pressão, com diâmetro superior a um centímetro.
50 Pericardite: Inflamação da membrana que recobre externamente o coração e os vasos sanguíneos que saem dele. Os sintomas dependem da velocidade e grau de lesão que produz. Variam desde dor torácica, febre, até o tamponamento cardíaco, que é uma emergência médica potencialmente fatal.
51 Lúpus: 1. É uma inflamação crônica da pele, caracterizada por ulcerações ou manchas, conforme o tipo específico. 2. Doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Nesta patologia, a defesa imunológica do indivíduo se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico. Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especializados no assunto.
52 Eritematoso: Relativo a ou próprio de eritema. Que apresenta eritema. Eritema é uma vermelhidão da pele, devido à vasodilatação dos capilares cutâneos.
53 Sistêmico: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
54 Fontanelas: Na anatomia geral, são espaços membranosos entre os ossos do crânio que ainda não se encontram ossificados quando do nascimento do bebê; fontículos ou moleiras. Na anatomia zoológica, são depressões rasas e pálidas da cabeça de certos cupins; fenestras.
55 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
56 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
57 Anemia hemolítica: Doença hereditária que faz com que os glóbulos vermelhos do sangue se desintegrem no interior dos veios sangüíneos (hemólise intravascular) ou em outro lugar do organismo (hemólise extravascular). Pode ter várias causas e ser congênita ou adquirida. O tratamento depende da causa.
58 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
59 Neutropenia: Queda no número de neutrófilos no sangue abaixo de 1000 por milímetro cúbico. Esta é a cifra considerada mínima para manter um sistema imunológico funcionando adequadamente contra os agentes infecciosos mais freqüentes. Quando uma pessoa neutropênica apresenta febre, constitui-se uma situação de “emergência infecciosa”.
60 Eosinofilia: Propriedade de se corar facilmente pela eosina. Em patologia, é o aumento anormal de eosinófilos no sangue, característico de alergias e infestações por parasitas. Em patologia, é o acúmulo de eosinófilos em um tecido ou exsudato.
61 Região Glútea:
62 Coxa: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
63 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
64 Nervo Radial: Um importante nervo da extremidade superior. Em humanos, as fibras do nervo radial se originam nas regiões cervical inferior e torácica superior da medula espinhal (geralmente entre C5 e T1), percorrem seu trajeto via fascículo posterior do plexo braquial, e fornecem inervação motora para os músculos extensores do braço e fibras sensitivas cutâneas para as regiões extensoras do braço e mão.
65 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.