Preço de SELIMAX em Fairfield/SP: R$ 75,32

SELIMAX

LIBBS

Atualizado em 09/12/2014

SELIMAX
Antibiótico

 

Nome Genérico de Selimax

Azitromicina
 

 - COMPOSIÇÃO:
comprimidos revestidos de 500 mg de azitromicina e frascos com suspensão de 600 e 900 de azitromicina , eqüivalendo a 40 mg/mL de azitromicina base.
Caixas com 2 ou 3 comprimidos revestidos. Frascos com 600 e 900mg de pó para suspensão.

 

Informações Técnicas de Selimax

Azitromicina é um azalídeo, derivado dos macrolídeos. A azitromicina tem demonstrado ser ativa "in vitro" contra uma grande variedade de patógenos incluindo Haemophilus influenzae, Streptococcus pyogenes, Chlamydia trachomatis, Neisseria gonorrhoeae, Borrelia burgodorfei, Bordetella pertussis, Legionella pneumophila, Mycoplasma pneumoniae, Helicobacter sp e Haemophilus ducreyi. O mecanismo de ação da azitromicina é idêntico ao da eritromicina, inibindo a síntese protéica através da ligação da sub-unidade ribossomal 50 S dos microorganismos susceptíveis. A síntese de ácido nucleico não é afetada.
Após administração oral em humanos, a azitromicina é amplamente distribuída pelo organismo.  
A biodisponibilidade é de aproximadamente 37%.  A azitromicina concentra-se nos fagócitos1 e fibroblastos2.  A taxa de ligação proteica é variável com a concentração (entre 0,02 e 0,05 mcg/mL).  Biotransformação  hepática3.  A concentração plasmática máxima entre 2,5 a 3,2 horas em pacientes jovens e entre 3,8 a 4,4 horas em pacientes idosos.
A excreção é 50% biliar e 4% renal4 na forma inalterada.  A meia-vida plasmática está entre 11 a 14 horas (8 e 24 horas após dose única); a meia-vida tecidual está entre 2 a 4 dias.
 

Indicações de Selimax

Infecções5, causadas por organismos sensíveis, do trato respiratório inferior (bronquite, pneumonia6); do trato respiratório superior (sinusite7 e faringite8/amigdalite/tonsilite e otite média9), da pele10 e tecidos moles e nas infecções5 gastroduodenais, causadas por H. pylori, em associação com inibidor da bomba de protons. Nas doenças sexualmente transmissíveis no homem e na mulher, como infecções5 genitais não complicadas por Chlamydia trachomatis e por Neisseria gonorrhoeae.

 - Contra-indicaçõesHipersensibilidade à azitromicina e outros macrolídeos.

 

Precauções de Selimax

Geral: raramente relatadas reações alérgicas sérias incluindo angioedema11 e anafilaxia12.
Assim como qualquer antibiótico, é essencial a constante observação para os sinais13 de crescimento de organismos não sensíveis incluindo fungos.
Na insuficiência renal14 leve ("clearance" de creatinina15 > 40 mL / min) não é necessário ajuste da dose da droga.
Na insuficiência hepática16 de grau leve (classe A) à moderado (classe B), não há evidência de alteração na farmacocinética sérica de azitromicina. Assim o ajuste da dose não é recomendado. Como a principal via de excreção de azitromicina é o fígado17, deve ser utilizada com cautela em pacientes com disfunção hepática3 significante.
Não há dados a respeito da possibilidade de uma interação entre ergô e azitromicina,  entretanto, devido a possibilidade teórica de ergotismo, azitromicina diidratada e derivados do ergô não devem ser coadministrados.
Uso na gravidez18 e lactação19:
Estudos reprodutivos em animais demonstraram que a azitromicina atravessa a placenta, mas não revelaram evidência de danos ao feto20. A segurança do uso de azitromicina diidratada na gravidez18 e lactação19 não foi ainda bem estabelecida, portanto a droga deve ser utilizada nestes pacientes somente quando alternativas adequadas não estiverem disponíveis.
Uso geriátrico:
A azitromicina poderá ser usada por pacientes acima de 65 anos de idade desde que observadas as precauções ao produto.
 

Interações Medicamentosas de Selimax

Não há evidência de qualquer interação farmacocinética da coadministração em voluntários sadios com a teofilina, carbamazepina, metilprednisolona e  cimetidina.Warfarina: azitromicina e warfarina podem ser coadministradas, mas monitorização rotineira do tempo de protrombina21 deverá ser realizada.
Ergô: a possibilidade teórica de ergotismo contra-indica o uso concomitante de azitromicina com derivados do ergô. (vide item Precauções).
Ciclosporina: se for necessária coadministração, os níveis de ciclosporina devem ser monitorados e a dose ser ajustada de acordo.
Digoxina: não têm sido relatadas interações medicamentosas na coadministração de azitromicina e glicosídeos cardiotônicos.  Para alguns antibióticos macrolídeos tem sido reportado que os mesmos podem prejudicar o metabolismo22 da digoxina (no intestino) em alguns pacientes.  Em pacientes que estejam recebendo azitromicina e digoxina concomitantemente a possibilidade de aumento dos níveis de digoxina deve ser considerado.
Antiácidos23: a administração concomitante reduziu em até 30% da azitromicina. Portanto não devem ser administrados simultaneamente.
Zidovudina: em pacientes HIV24 positivos tratados com zidovudina, que receberam 1 g semanal de azitromicina durante 5 semanas, não foram observados efeitos estatisticamente significantes nos parâmetros farmacocinéticos de zidovudina e de metabólito25 glicuronídeo com redução do tempo para alcançar a concentração máxima, quando comparados os níveis dos primeiros e últimos dias.

 - Reações  adversas
A azitromicina é bem tolerada, com baixa incidência26 de reações adversas, de leve a moderada intensidade.
Reações Ocasionais :Distúrbios gastrintestinais: diarréia27, fezes amolecidas, desconforto abdominal (dor / cólica), náusea28, vômito29 e flatulência.
Elevações reversíveis nas transaminases hepáticas30 foram observadas com uma freqüência similar à das penicilinas e de outros macrolídeos comparativos utilizados nos estudos clínicos.
Episódios transitórios de leve redução nas contagens de neutrófilos31, embora uma relação causal com a azitromicina não tenha sido estabelecida.
Reações raras : reações alérgicas (dispnéia32; inchaço33 da face34, boca35, pescoço36, mãos37 e pés; exantema38), anafilaxia12, tontura39, cefaléia40 (vide precauções).
 

Posologia de Selimax

Deve ser administrada em dose única diária.
Crianças com 15-45Kg de peso :doses diárias de 10 mg/Kg de peso, administradas em dose única diária, durante 3 dias.  Acima dos 45 Kg de peso : doses iguais às dos adultos.
Adultos (incluindo pacientes idosos) :
Para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis causadas por Chlamydia trachomatis ou Neisseria gonorroheae sensíveis, azitromicina diidratada deve ser administrada em dose oral única de 1 g.
Para todas as outras indicações deve ser administrada em dose única diária de 500 mg durante 3 dias, com uma dose total de 1,5 g.

 - CONDUTA NA SUPERDOSAGEM
Não há dados até o momento com relação a superdosagem; lavagem gástrica41 e medidas de suporte em geral são indicadas quando necessárias.


 Venda Sob Prescrição Médica

SELIMAX - Laboratório

LIBBS
Rua Raul Pompéia, 1103
São Paulo/SP - CEP: 05025-011
Tel: (11 3)676-0655
Fax: (11 )864-6150
Email: libbs@libbs.com.br
Site: http://www.libbs.com.br/
08000-135044

Ver outros medicamentos do laboratório "LIBBS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Fagócitos:
2 Fibroblastos: Células do tecido conjuntivo que secretam uma matriz extracelular rica em colágeno e outras macromoléculas.
3 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
4 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
5 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Pneumonia: Inflamação do parênquima pulmonar. Sua causa mais freqüente é a infecção bacteriana, apesar de que pode ser produzida por outros microorganismos. Manifesta-se por febre, tosse, expectoração e dor torácica. Em pacientes idosos ou imunodeprimidos pode ser uma doença fatal.
7 Sinusite: Infecção aguda ou crônica dos seios paranasais. Podem complicar o curso normal de um resfriado comum, acompanhando-se de febre e dor retro-ocular.
8 Faringite: Inflamação da mucosa faríngea em geral de causa bacteriana ou viral. Caracteriza-se por dor, dificuldade para engolir e vermelhidão da mucosa, acompanhada de exsudatos ou não.
9 Otite média: Infecção na orelha média.
10 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
11 Angioedema: Caracteriza-se por áreas circunscritas de edema indolor e não-pruriginoso decorrente de aumento da permeabilidade vascular. Os locais mais acometidos são a cabeça e o pescoço, incluindo os lábios, assoalho da boca, língua e laringe, mas o edema pode acometer qualquer parte do corpo. Nos casos mais avançados, o angioedema pode causar obstrução das vias aéreas. A complicação mais grave é o inchaço na garganta (edema de glote).
12 Anafilaxia: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
13 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
14 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
15 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
16 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
17 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
18 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
19 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
20 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
21 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
22 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
23 Antiácidos: É uma substância que neutraliza o excesso de ácido, contrariando o seu efeito. É uma base que aumenta os valores de pH de uma solução ácida.
24 HIV: Abreviatura em inglês do vírus da imunodeficiência humana. É o agente causador da AIDS.
25 Metabólito: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
26 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
27 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
28 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
29 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
30 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
31 Neutrófilos: Leucócitos granulares que apresentam um núcleo composto de três a cinco lóbulos conectados por filamenos delgados de cromatina. O citoplasma contém grânulos finos e inconspícuos que coram-se com corantes neutros.
32 Dispnéia: Falta de ar ou dificuldade para respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente está associada a alguma doença cardíaca ou pulmonar.
33 Inchaço: Inchação, edema.
34 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
35 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
36 Pescoço:
37 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
38 Exantema: Alteração difusa da coloração cutânea, caracterizada por eritema, com elevação das camadas mais superficiais da pele (pápulas), vesículas, etc. Pode ser produzido por uma infecção geralmente viral (rubéola, varicela, sarampo), por alergias a medicamentos, etc.
39 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
40 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
41 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.