SIRBEN

UNIAO QUIMICA

Atualizado em 09/12/2014

Mebendazol

Formas Farmacêuticas e Apresentações de Sirben

Comprimido - caixa com 6 unidades Suspensão - frasco com 30 ml

USO PEDIÁTRICO E ADULTO

Composições de Sirben

Cada comprimido contém:

Mebendazol ............ 100mg
                                           Excipientes : carbonato de cálcio, amido
                                           de milho, estereato de magnésio, lauril
                                           sulfato de sódio.

Cada 5 ml de suspensão contém:

Mebendazol ............. 100mg
                                        Veículo : sorbitol1 a 70%, ácido cítrico anidro,
                                        carboximetilcelulose sódica, citrato de sódio,
                                        leticina de soja, vanilina, silicato de alumínio e
                                        magnésio, álcool etílico 96º GL, metilparasept,
                                        propilparasept, aroma de morango, corante
                                        FD & C red nº 40, sacarina2 sódica, glicerina,
                                        água deionizada.

Informações ao Paciente de Sirben

                   Conserve o produto bem fechado e protegido do calor e umidade. Prazo de validade: 05 (cinco) anos a partir da data de fabricação impressa na embalagem. Não use qualquer medicamento após o vencimento do prazo de validade.
Informe seu médico a ocorrência de uma gravidez3 durante o tratamento.
Siga corretamente as indicações de seu médico. Não desaparecendo os sintomas4 ou no caso de aparecimento de reações diferentes ou desagradáveis consulte seu médico.


TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

NÃO TOME MEDICAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE5.

Precauções de Higiene de Sirben

                   Proceder a exames coprológicos antes e depois do tratamento. Evitar andar descalço. Manter as unhas6 limpas e aparadas. Lavar as mãos7 antes das refeições. Só beber água fervida ou filtrada. Não comer carne mal cozida. Lavar com água fervida ou filtrada as verduras e frutas. Conservar os alimentos e a água em depósitos fechados. Ferver as roupas íntimas. Manter limpas as instalações sanitárias.

Informações Técnicas de Sirben

                   O mebendazol é um vermicida que pode ser letal para a maioria dos ovos dos helmintos8. O produto age através do bloqueio seletivo e irreversível da captação de glicose9 nos helmintos8 adultos sensíveis na luz do intestino e em suas larvas, nos tecidos. Tem metabolismo10 hepático e sua eliminação se dá por via fecal (95%) ou urinária. A absorção reduzida (5 a 10%) no trato gastrintestinal pode aumentar quando se ingere com alimentos.

Indicações de Sirben

                   Sirben está indicado no tratamento de helmintíases intestinais causadas por: Trichuris trichiura, Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Necator americanus, Ancylostoma duodenale, Taenia solium, Taenia saginata, Echinococcus granulosus, Echinococcus multilocularis, seja de forma isolada ou em associação.

Contra-Indicações de Sirben

                   MEBENDAZOL ESTÁ CONTRA-INDICADO PARA MULHERES GRÁVIDAS E EM PACIENTES COM CONHECIDA HIPERSENSIBILIDADE À DROGA.

Precauções de Sirben

                   GRAVIDEZMEBENDAZOL TEM MOSTRADO ATIVIDADE TERATOGÊNICA11 E EMBRIOTÓXICA EM RATAS GRÁVIDAS EM DOSES TÃO BAIXAS QUANTO 10 MG/KG, PORTANTO, ESTÁ CONTRA-INDICADO DURANTE A GRAVIDEZ3.

LACTAÇÃO12
MEBENDAZOL É EXCRETADO NO LEITE MATERNO.DEVE-SE INSTITUIR UM MÉTODO ALTERNATIVO DE ALIMENTAÇÃO AOS BÊBES DE MULHERES EM FASE DE AMAMENTAÇÃO13.

USO PEDIÁTRICO
NÃO EXISTEM, ATÉ O MOMENTO, DADOS SUFICIENTES QUE COMPROVEM A SEGURANÇA DO USO DO MEBENDAZOL EM CRIANÇAS ABAIXO DE 2 ANOS DE IDADE. ASSIM, EM CRIANÇAS NESTA FAIXA DE IDADE A RELAÇÃO RISCO/BENEFÍCIO DEVE SER CRITERIOSAMENTE AVALIADA.

Reações Adversas de Sirben

                   REAÇÕES ADVERSAS OCASIONAIS INCLUEM DOR ABDOMINAL , DIARRÉIAS TRANSITÓRIAS, TONTURAS14, FEBRE15, DOR DE CABEÇA16, NÁUSEAS17 OU VÔMITOS18, "RASH19" CUTÂNEO20 OU PRURIDO21.

Interações Medicamentosas de Sirben

                   A carbamazepina diminui as concentrações plasmáticas do mebendazol.

Posologia de Sirben

Helmintíases
Adultos e crianças: 100 mg pela manhã e à noite por 3 dias seguidos para a maioria das infestações. Se não se obtiver cura com esta dose deverá ser repetido o esquema três semanas mais tarde.

Enterobíases
Dose única de 100 mg durante 1 dia é suficiente na maioria dos casos. Se necessário repetir o tratamento com intervalo de uma semana.

Teníases
A dose de 300 mg, 3 vezes ao dia, durante 3 dias, tem proporcionado bons índices de cura. Com 200 mg, 2 vezes ao dia, durante 4 dias, também se tem conseguido uma significativa taxa de cura.


OBS: Dose única de 100 mg durante 1 dia é suficiente na maioria dos casos.
Se necessário repetir o tratamento com intervalo de uma semana.

SIRBEN - Laboratório

UNIAO QUIMICA
Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 90
Embu-Guaçu/SP - CEP: 06900-000
Tel: SAC 0800 11 1559

Ver outros medicamentos do laboratório "UNIAO QUIMICA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
2 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
6 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
7 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
8 Helmintos: Designação comum a diversas espécies de vermes endoparasitas, pertencentes aos filos dos platelmintos, asquelmintos e outros de afinidade taxonômica incerta; verme.
9 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
10 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
11 Teratogênica: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
12 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
13 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
14 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
15 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
16 Cabeça:
17 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
18 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
19 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
20 Cutâneo: Que diz respeito à pele, à cútis.
21 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.