LOPID Parke Davis 600 mg e 900 mg

PFIZER

Atualizado em 09/12/2014

Composição de Lopid Parke Davis

cada comprimido revestido contém: genfibrozila600 mg e 900 mg.

Posologia e Administração de Lopid Parke Davis

a dose diária recomendada é de 900-1200 mg, não devendo ultrapassar 1500 mg/dia. A dose de 1200 mg pode ser dividida em 2 tomadas diárias, 30 minutos antes do desjejum e do jantar. A dose diária pode ser reduzida a 1 comprimido de 900 mg, após ser obtido um resultado satisfatório quanto ao quadro lipídico. - Superdosagem: tem sido relatada superdosagem com Lopid. Em um dos casos de dose excessiva acidental, quando uma criança ingeriu 9 gramas de genfibrozila, sintomas1 não específicos de náusea2 e vômitos3 foram reportados. O paciente recuperou-se totalmente. Caso ocorra superdosagem, torna-se necessária a instituição de tratamento sintomático4 e de apoio.

Precauções de Lopid Parke Davis

os níveis lipídicos devem ser determinados mais que uma vez, a fim de verificar se estão realmente anormais. Antes de instituir tratamento com Lopid, devem ser feitas todas as tentativas para controlar os lipídios séricos com dieta apropriada, exercício e perda de peso em casos de pacientes obesos, bem como controlar outros problemas médicos, tais como, diabetes mellitus5 ou hipotireoidismo6, que podem contribuir para os níveis lipídicos anormais. Testes laboratoriais: têm sido relatados raramente, com a administração de genfibrozila, valores elevados de testes da função hepática7 como transaminases hepáticas8 AST (SGOT) e ALT (SGPT), aumento da fosfatase alcalina9, DHL, creatina quinase (CK) e bilirrubina10. Estes são usualmente reversíveis quando a genfibrozila é descontinuada, portanto estudos periódicos da função hepática7 são recomendados e o tratamento com genfibrozila deve ser descontinuado se persistirem anormalidades. Ocasionalmente podem ser observadas leves diminuições de hemoglobina11, hematócrito12 e de células13 brancas no início do tratamento, embora estes níveis se estabilizem durante a administração em longo prazo. Raramente foram reportadas anemia14 severa, leucopenia15, trombocitopenia16, eosinofilia17 e hipoplasia18 da medula óssea19. Portanto, a determinação hematológica periódica durante os primeiros 12 meses de administração de genfibrozila é recomendada. - Interações medicamentosas: deve-se ter cautela ao administrar anticoagulantes20 juntamente com a genfibrozila. A dosagem de anticoagulante21 deve ser reduzida para manter o tempo de protrombina22 no nível desejado, a fim de prevenir complicações hemorrágicas23. São aconselháveis determinações frequentes do tempo de protrombina22, até ficar definitivamente estabelecido que os níveis estão estabilizados. Foram relatados casos de miosite severa e mioglobinúria (rabdomiólise24) quando Lopid e lovastatina (ou outros inibidores da HMG-CoA redutase) foram empregados concomitantemente. Pode resultar uma redução da biodisponibilidade da genfibrozila quando administrada simultaneamente com drogas sob a forma de grânulos de resina, tais como, colestipol. Recomenda-se que as duas drogas sejam administradas com um intervalo igual ou maior que duas horas.

Contra-Indicações de Lopid Parke Davis

pacientes com disfunção hepática7 ou renal25 grave e afecção26 biliar preexistente. A hipersensibilidade ao principio ativo também constitui contra-indicação para seu uso. Advertências: Lopid pode aumentar a excreção do colesterol27 na bile28, aumentando o potencial para a formação de cálculos biliares. Se houver suspeita de colelitíase29, a vesícula biliar30 deve ser examinada. O tratamento com Lopid deve ser descontinuado se forem encontrados cálculos biliares. Foram relatados casos de miosite grave, com elevação acentuada dos níveis de creatina quinase e mioglobinúria (rabdomiólise24) quando Lopid e lovastatina forem empregados concomitantemente. Na maioria dos pacientes que apresentaram resposta lipídica insatisfatória quando esses fármacos foram usados isoladamente, o possível benefício do tratamento concomitante com lovastatina (ou outros inibidores da HGM-CoA redutase) e genfibrozila não supera os riscos de miopatia31 severa, rabdomiólise24 e insuficiência renal32 grave. O uso concomitante com anticoagulantes20 deve ser feito com cautela. A dosagem do anticoagulante21 deve ser reduzida para manter os níveis desejados do tempo de protrombina22. É recomendada determinação frequente do tempo de protrombina22 até que o nível da protrombina22 esteja estabilizado. Carcinogênese, mutagênese e diminuição da fertilidade: não há estudos controlados em humanos. - Gestação e lactação33: não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. A administração de Lopid em mulheres grávidas deve ser reservada àquelas pacientes nas quais os benefícios superam claramente os riscos para a paciente ou para o feto34. A segurança em lactantes35 não está estabelecida. Não se sabe se genfibrozila é excretada no leite materno. Uma vez que muitas drogas são excretadas no leite humano, a paciente deve descontinuar a amamentação36 antes de iniciar o tratamento com Lopid. - Uso pediátrico: a segurança e eficácia não estão estabelecidas em crianças.

Indicações de Lopid Parke Davis

prevenção primária da doença coronariana37 e infarto do miocárdio38 em pacientes com hipercolesterolemia39, dislipidemia mista e hipertrigliceridemia, classificação de Fredrickson tipos IIa, IIb e IV, respectivamente. Tratamento de outras dislipidemias, tais como: Fredrickson tipos III e V; associada com diabetes40; associada com xantomatose. Tratamento para pacientes41 adultos com níveis séricos elevados de triglicerídeos (hiperlipidemia42 tipos IV e V) que apresentem risco de pancreatite43 e que não respondam adequadamente a um determinado esforço dietético para controlá-los. Lopid é indicado quando medidas não medicamentosas, como exercício físico, perda de peso, dieta específica e redução de ingestão de álcool falharem. Outros distúrbios clínicos como hipotireoidismo6 e diabetes40 devem ser controlados tanto quanto possível. Durante o tratamento com Lopid devem ser realizadas determinações periódicas dos lipídios plasmáticos. Se a resposta lipídica do paciente mostrar-se inadequada após três meses, a droga deve ser descontinuada ou ser instituído tratamento coadjuvante44.

Apresentação de Lopid Parke Davis

comprimidos revestidos de 600 mg em blister de 24. Comprimidos revestidos de 900 mg em blister de 12.


LOPID Parke Davis 600 mg e 900 mg - Laboratório

PFIZER
Av. Presidente Tancredo de Almeida Neves, 1555
Guarulhos/SP - CEP: 07112-070
Tel: 0800-16-7575
Site: http://www.pfizer.com.br
CNPJ n° 46.070.868/0001-69

Ver outros medicamentos do laboratório "PFIZER"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
3 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
4 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
5 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
6 Hipotireoidismo: Distúrbio caracterizado por uma diminuição da atividade ou concentração dos hormônios tireoidianos. Manifesta-se por engrossamento da voz, aumento de peso, diminuição da atividade, depressão.
7 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
8 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
9 Fosfatase alcalina: É uma hidrolase, ou seja, uma enzima que possui capacidade de retirar grupos de fosfato de uma distinta gama de moléculas, tais como nucleotídeos, proteínas e alcaloides. Ela é sintetizada por diferentes órgãos e tecidos, como, por exemplo, os ossos, fígado e placenta.
10 Bilirrubina: Pigmento amarelo que é produto da degradação da hemoglobina. Quando aumenta no sangue, acima de seus valores normais, pode produzir uma coloração amarelada da pele e mucosas, denominada icterícia. Pode estar aumentado no sangue devido a aumento da produção do mesmo (excesso de degradação de hemoglobina) ou por dificuldade de escoamento normal (por exemplo, cálculos biliares, hepatite).
11 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
12 Hematócrito: Exame de laboratório que expressa a concentração de glóbulos vermelhos no sangue.
13 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
14 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
15 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
16 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
17 Eosinofilia: Propriedade de se corar facilmente pela eosina. Em patologia, é o aumento anormal de eosinófilos no sangue, característico de alergias e infestações por parasitas. Em patologia, é o acúmulo de eosinófilos em um tecido ou exsudato.
18 Hipoplasia: Desenvolvimento defeituoso ou incompleto de tecido ou órgão, geralmente por diminuição do número de células, sendo menos grave que a aplasia.
19 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
20 Anticoagulantes: Substâncias ou medicamentos que evitam a coagulação, especialmente do sangue.
21 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
22 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
23 Hemorrágicas: Relativo à hemorragia, ou seja, ao escoamento de sangue para fora dos vasos sanguíneos.
24 Rabdomiólise: Síndrome caracterizada por destruição muscular, com liberação de conteúdo intracelular na circulação sanguínea. Atualmente, a rabdomiólise é considerada quando há dano secundário em algum órgão associado ao aumento das enzimas musculares. A gravidade da doença é variável, indo de casos de elevações assintomáticas de enzimas musculares até situações ameaçadoras à vida, com insuficiência renal aguda ou distúrbios hidroeletrolíticos. As causas da rabdomiólise podem ser classificadas em quatro grandes grupos: trauma ou lesão muscular direta, excesso de atividade muscular, defeitos enzimáticos hereditários ou outras condições clínicas.
25 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
26 Afecção: Qualquer alteração patológica do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
27 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
28 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
29 Colelitíase: Formação de cálculos no interior da vesícula biliar.
30 Vesícula Biliar: Reservatório para armazenar secreção da BILE. Através do DUCTO CÍSTICO, a vesícula libera para o DUODENO ácidos biliares em alta concentração (e de maneira controlada), que degradam os lipídeos da dieta.
31 Miopatia: Qualquer afecção das fibras musculares, especialmente dos músculos esqueléticos.
32 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
33 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
34 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
35 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
36 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
37 Doença coronariana: Doença do coração causada por estreitamento das artérias que fornecem sangue ao coração. Se o fluxo é cortado, o resultado é um ataque cardíaco.
38 Infarto do miocárdio: Interrupção do suprimento sangüíneo para o coração por estreitamento dos vasos ou bloqueio do fluxo. Também conhecido por ataque cardíaco.
39 Hipercolesterolemia: Aumento dos níveis de colesterol do sangue. Está associada a uma maior predisposição ao desenvolvimento de aterosclerose.
40 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
41 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
42 Hiperlipidemia: Condição em que os níveis de gorduras e colesterol estão mais altos que o normal.
43 Pancreatite: Inflamação do pâncreas. A pancreatite aguda pode ser produzida por cálculos biliares, alcoolismo, drogas, etc. Pode ser uma doença grave e fatal. Os primeiros sintomas consistem em dor abdominal, vômitos e distensão abdominal.
44 Coadjuvante: Que ou o que coadjuva, auxilia ou concorre para um objetivo comum.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.