METOTREXATO

ASTA MEDICA ONCOLOGIA

Atualizado em 09/12/2014

Composição do Metotrexato

cada ml da solução injetável contém:metotrexato 25 mg, veículo q.s.p. 1 ml. Veículo: cloreto de sódio, hidróxido de sódio, água para injetáveis.

Precauções do Metotrexato

o citostático1 metotrexato somente pode ser

Contra-Indicações do Metotrexato

Metotrexato não deve ser usado em pacientes psoriáticas grávidas e lactantes2 ou em pacientes mal nutridos. Metotrexato também é contra-indicado em pacientes psoriáticos com desordens renais ou hepáticas3 graves, hipoplasia4 de medula óssea5, leucopenia6, trombocitopenia7, anemia8, em casos de abuso do álcool, hipersensibilidade ao metotrexato e toxicidade9 pulmonar causada pelo metotrexato. - Uso na gravidez10 e lactação11: observou-se que o metotrexato é fetotóxico em humanos. Aborto, mortalidade12 do feto13 e anomalias congênitas14 ocorreram em mulheres recebendo metotrexato, especialmente nos três primeiros meses de gravidez10. Pacientes em idade fértil devem ser aconselhadas a tomar precauções para não engravidar. Pacientes grávidas não devem receber metotrexato, a menos que haja evidências médicas apropriadas de que os benefícios esperados para a mãe sobrepujem os riscos considerados para o feto13. Pacientes psoriáticas grávidas não devem receber metotrexato. Não se deve amamentar durante a terapia com metotrexato devido a sérias reações adversas potenciais em crianças em amamentação15.

Indicações do Metotrexato

quimioterapia16 antineoplásica. Metotrexato é indicado no tratamento de coriocarcinoma gestacional, corioadenoma destruens e mola hidatiforme17. Metotrexato é indicado como terapêutica18 paliativa de leucemia19 linfocítica aguda e no tratamento e profilaxia de leucemia19 meníngea20. Os melhores resultados têm sido observados no tratamento paliativo21 de leucemias linfoblásticas (stem-cell) agudas em crianças, em combinação com outras drogas anticâncer. Metotrexato pode ser usado na indução de remissão, mas é mais comumente utilizado na manutenção de remissões. O metotrexato pode ser usado sozinho ou em combinação com outros agentes anticâncer no tratamento de câncer22 de mama23, câncer22 epidermóide de cabeça24 e pescoço25 e câncer22 de pulmão26, particularmente de células27 escamosas e de pequenas células27. Metotrexato também é eficaz no tratamento de estágios avançados de linfossarcoma, particularmente em crianças, de osteossarcoma e em casos graves de micose28 fungóide. Quimioterapia16 antipsoriática. Devido aos riscos com o uso de metotrexato ele só está indicado no controle sintomático29 de psoríase30 severa e incapacitante que não responde adequadamente a outras formas de tratamento, mas somente quando o diagnóstico31 tiver sido estabelecido por biópsia32 e/ou após exame dermatológico.


METOTREXATO - Laboratório

ASTA MEDICA ONCOLOGIA
Rua Santo Antônio, 184 - 19º And
São Paulo/SP - CEP: 01314-900
Tel: 55 (011) 233-6800
Fax: 55 (011) 606-4549
Site: http://www.astamedica.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "ASTA MEDICA ONCOLOGIA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Citostático: Diz-se de substância que inibe o crescimento ou a reprodução das células.
2 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
3 Hepáticas: Relativas a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
4 Hipoplasia: Desenvolvimento defeituoso ou incompleto de tecido ou órgão, geralmente por diminuição do número de células, sendo menos grave que a aplasia.
5 Medula Óssea: Tecido mole que preenche as cavidades dos ossos. A medula óssea apresenta-se de dois tipos, amarela e vermelha. A medula amarela é encontrada em cavidades grandes de ossos grandes e consiste em sua grande maioria de células adiposas e umas poucas células sangüíneas primitivas. A medula vermelha é um tecido hematopoiético e é o sítio de produção de eritrócitos e leucócitos granulares. A medula óssea é constituída de um rede, em forma de treliça, de tecido conjuntivo, contendo fibras ramificadas e preenchida por células medulares.
6 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
7 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
8 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
9 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
12 Mortalidade: A taxa de mortalidade ou coeficiente de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos, geralmente para cada mil habitantes em uma dada região, em um determinado período de tempo.
13 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
14 Congênitas: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
15 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
16 Quimioterapia: Método que utiliza compostos químicos, chamados quimioterápicos, no tratamento de doenças causadas por agentes biológicos. Quando aplicada ao câncer, a quimioterapia é chamada de quimioterapia antineoplásica ou quimioterapia antiblástica.
17 Mola hidatiforme: Tumor benigno que se desenvolve a partir de tecido placentário em fases precoces de uma gravidez em que o embrião não se desenvolve normalmente. Causada por uma degenerescência das vilosidades coriônicas (projeções minúsculas, semelhantes a dedos, existentes na placenta). A causa é desconhecida.
18 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
19 Leucemia: Doença maligna caracterizada pela proliferação anormal de elementos celulares que originam os glóbulos brancos (leucócitos). Como resultado, produz-se a substituição do tecido normal por células cancerosas, com conseqüente diminuição da capacidade imunológica, anemia, distúrbios da função plaquetária, etc.
20 Meníngea: Relativa ou própria da meninge.
21 Paliativo: 1. Que ou o que tem a qualidade de acalmar, de abrandar temporariamente um mal (diz-se de medicamento ou tratamento); anódino. 2. Que serve para atenuar um mal ou protelar uma crise (diz-se de meio, iniciativa etc.).
22 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
23 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
24 Cabeça:
25 Pescoço:
26 Pulmão: Cada um dos órgãos pareados que ocupam a cavidade torácica que tem como função a oxigenação do sangue.
27 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
28 Micose: Infecção produzida por fungos. Pode ser superficial, quando afeta apenas pele, mucosas e seus anexos, ou profunda, quando acomete órgãos profundos como pulmões, intestinos, etc.
29 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
30 Psoríase: Doença imunológica caracterizada por lesões avermelhadas com descamação aumentada da pele dos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas juntamente com alterações das unhas (unhas em dedal). Evolui através do tempo com melhoras e pioras, podendo afetar também diferentes articulações.
31 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
32 Biópsia: 1. Retirada de material celular ou de um fragmento de tecido de um ser vivo para determinação de um diagnóstico. 2. Exame histológico e histoquímico. 3. Por metonímia, é o próprio material retirado para exame.

Tem alguma dúvida sobre METOTREXATO?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.