MEBENDAZOL

NEO QUIMICA

Atualizado em 09/12/2014

Composição de Mebendazol

cada comprimido contém: mebendazol 100 mg.Excipientes: amido, sacarina1 sódica, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, estearato de magnésio. Cada colher das de chá da suspensão (5 ml) contém: mebendazol 100 mg. Excipientes: carboximetilcelulose, silicato de alumínio e magnésio, parabenos, sacarina1 sódica, ciclamato de sódio, álcool etílico, silicone antiespumante, essência, água purificada.

Posologia e Administração de Mebendazol

suspensão: crianças menores de 2 anos: a critério médico. Crianças de 2 a 5 anos: 1/2 colher das de chá (2,5 ml), 2 vezes ao dia durante 3 dias. Crianças de 5 a 10 anos: 1 colher das de chá (5 ml), 2 vezes ao dia durante 3 dias. Comprimidos: crianças de 5 a 10 anos: 1 comprimido, 2 vezes ao dia durante 3 dias. Crianças de 11 a 15 anos: 1 comprimido, 3 vezes ao dia durante 3 dias. Adultos: 2 comprimidos por vez, 2 vezes ao dia durante 3 dias.

Precauções de Mebendazol

ainda não existem estudos que asseguram o uso de Mebendazol em crianças menores de 2 anos de idade, portanto, recomenda-se antes da prescrição uma avaliação dos fatores risco/benefício. Idosos (acima de 65 anos) só devem fazer uso do medicamento sob prescrição médica. - Interações medicamentosas: o uso concomitante de cimetidina pode inibir o metabolismo2 do Mebendazol no fígado3, causando um aumento da concentração plasmática do medicamento; nestes casos, para ajuste da posologia, recomenda-se a dosagem da concentração plasmática.

Reações Adversas de Mebendazol

Mebendazol é em geral muito bem tolerado. Em casos de infestação4 maciça, com grande eliminação de vermes, podem ocorrer dor abdominal e diarréia5 transitórias. Foram relatados raros casos de reações alérgicas (urticária6 e angioedema7).

Contra-Indicações de Mebendazol

mulheres grávidas ou em fase de amamentação8 e indivíduos portadores de hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula.

Indicações de Mebendazol

anti-helmíntico9 especialmente destinado ao tratamento das infestações isoladas ou mistas, causadas por: Ascaris lumbricoides, Trichiuris trichura, Enterobius vermiculares, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, Taenia solium e saginata.

Apresentação de Mebendazol

caixa com 1 envelope com 6 comprimidos e frasco de vidro âmbar com 30 ml de suspensão oral.


MEBENDAZOL - Laboratório

NEO QUIMICA
Rua VPR 1, Quadra 2-A, Mód. 4
Anápolis/GO - CEP: 75133600
Tel: (62 )316-1055
Fax: (62 )316-1022

Ver outros medicamentos do laboratório "NEO QUIMICA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
2 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
3 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
4 Infestação: Infecção produzida por parasitas. Exemplos de infestações são sarna (escabiose), pediculose (piolhos), infecção por parasitas intestinais, etc.
5 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
6 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
7 Angioedema: Caracteriza-se por áreas circunscritas de edema indolor e não-pruriginoso decorrente de aumento da permeabilidade vascular. Os locais mais acometidos são a cabeça e o pescoço, incluindo os lábios, assoalho da boca, língua e laringe, mas o edema pode acometer qualquer parte do corpo. Nos casos mais avançados, o angioedema pode causar obstrução das vias aéreas. A complicação mais grave é o inchaço na garganta (edema de glote).
8 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
9 Anti-helmíntico: Diz-se da substância ou produto que combate vermes.
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre MEBENDAZOL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.