BENZAC AC

Galderma

Atualizado em 03/06/2015

Composição de Benzac Ac

cada g contém peróxido de benzoíla 25 mg(2,5%), 50 mg (5%) e 100 mg (10%), copolímero de acrilatos/glicerina em uma base aquosa gel.

Posologia e Administração de Benzac Ac

antes de cada aplicação, lavar o local com água e sabonete neutro. Fazer uma ou duas aplicações diárias nas áreas acnéicas.

Precauções de Benzac Ac

gerais: exclusivamente para uso externo. Se ocorrer irritação da pele1, interromper o uso e instituir terapêutica2 apropriada. O produto poderá ser usado novamente, com menor freqüência, após o desaparecimento da irritação. O produto não deve ser usado na região dos olhos3, lábios e mucosas4. Se eventualmente ocorrer o contato, lavar rapidamente com água. Carcinogênese, mutagênese, diminuição da fertilidade: existem dados que sugerem que o peróxido de benzoíla apresenta um potencial carcinogênico em uma linhagem de camundongos. Desconhece-se, no entanto, a significância clínica desses dados em humanos. Não se demonstrou que o peróxido de benzoíla seja mutagênico (Ames Test) e não há estudos sobre a diminuição da fertilidade com uso do produto. Uso na gravidez5: a segurança do uso de Benzac AC durante a gravidez5 não foi avaliada. O uso do produto na vigência desta condição deverá ser avaliado pelo médico assistente. Uso em mães lactantes6: não se sabe se a droga e excretada no leite humano; portanto, deve-se considerar a decisão de interromper a amamentação7 temporariamente durante a utilização de Benzac AC. Uso pediátrico: a segurança e a eficácia do uso em crianças não foram determinadas.

Reações Adversas de Benzac Ac

dermatite8 alérgica de contato e ressecamento têm sido relatados com o uso tópico9 do peróxido de benzoíla. - Superdosagem: nos casos de descamação10, vermelhidao ou edema11, o uso de Benzac AC deve ser interrompido. Para acelerar a resolução dos efeitos adversos, compressas frias podem ser usadas. Após o desaparecimento dos sinais12 e sintomas13, se a reação tiver sido devida ao uso excessivo e não a alergenicidade, deve-se reduzir a dose do produto.

Contra-Indicações de Benzac Ac

pacientes com história de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Indicações de Benzac Ac

adulto: Benzac AC 2,5, 5 e 10 são indicados para o tratamento do acne14 vulgaris. - Benzac AC 2,5, 5 e 10 (peróxido de benzoíla gel) são preparações de base aquosa, contendo peróxido de benzoíla, para uso no tratamento tópico9 do acne14 vulgaris. O peróxido de benzoíla é um agente oxidante, com propriedades antibacterianas, classificado como ceratolítico.

Apresentação de Benzac Ac

Benzac AC 2,5, 5 e 10 gel são apresentados em bisnagas plásticas de 60 g.


BENZAC AC - Laboratório

Galderma
Av. Guido Caloi, 1935 - Bl. C
São Paulo/SP - CEP: 05802-140
Tel: (11 5)515-0288
Fax: (11 5)515-0546
Site: http://www.galderma.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "Galderma"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
3 Olhos:
4 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
5 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
6 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
7 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
8 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
9 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
10 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.
11 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
12 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
13 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
14 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.