Hypotears Plus / Hypotears Plus DU

NOVARTIS

Atualizado em 08/12/2014

CIBA Vision

Hypotears* Plus / Hypotears Plus* DU

Polividona
Lágrima artificial estéril

Forma Farmacêutica e Apresentação de Hypotears Plus / Hypotears Plus Du

HYPOTEARS Plus : Colírio1 estéril. Frasco conta-gotas contendo 10 ml de solução estéril. HYPOTEARS Plus DU: Colírio1 estéril. Embalagem contendo 20 frascos de dose individual com 0,4 ml de solução estéril cada.
USO ADULTO E/OU PEDIÁTRICO

Composição de Hypotears Plus / Hypotears Plus Du

HYPOTEARS Plus : Cada ml contém: Polividona 50mg (massa molecular média 29000); Conservante (cloreto de benzalcônio); Veículo (ácido bórico, cloreto de sódio, lactato2 de sódio, cloreto de potássio, cloreto de cálcio, cloreto de magnésio e água para injeção3) q.s.p. 1 ml.
HYPOTEARS Plus DU: Cada ml contém: Polividona 50mg (massa molecular média 29000); Veículo (ácido bórico, cloreto de sódio, lactato2 de sódio, cloreto de potássio, cloreto de cálcio, cloreto de magnésio e água para injeção3) q.s.p. 1 ml. Não contém conservante.

Informação ao Paciente de Hypotears Plus / Hypotears Plus Du

Não utilize o medicamento após o prazo de validade indicado na embalagem externa do produto. Observe as instruções para conservação e armazenamento indicadas na embalagem. O produto é utilizado como substituto do líquido lacrimal em casos de secura ocular e/ou produção insuficiente de lágrimas.
Informe seu médico se estiver grávida ou amamentando.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

HYPOTEARS Plus é bem tolerado, porém ocasionalmente tem sido relatado, logo após a aplicação do produto, a ocorrência de sensação passageira de queimação e/ou visão4 turva.
O paciente não deve utilizar lentes de contato durante a aplicação do produto e as mesmas devem ser recolocadas no mínimo 30 minutos após a aplicação.
página 1 Modelo de texto de bula
Antes do início do tratamento o paciente deve informar ao médico se estiver utilizando outro medicamento. Em caso de tratamento simultâneo com outra medicação, também instilada nos olhos5, deve ser observado um intervalo de 5 minutos entre as aplicações dos produtos e o HYPOTEARS Plus deve ser o último produto aplicado.
HYPOTEARS Plus DU o conteúdo de cada frasco dosador é suficiente para uma aplicação do produto em cada olho6. Jogar fora o frasco vazio ou o restante do frasco imediatamente após cada aplicação; não reutilizar ou guardar os frascos para qualquer outra finalidade.
HYPOTEARS Plus DU é bem tolerado, porém ocasionalmente tem sido relatado, logo após a aplicação do produto, a ocorrência de sensação passageira de queimação e/ou visão4 turva.
Antes do início do tratamento, o paciente deve informar ao médico se estiver utilizando outro medicamento. Em caso de tratamento simultâneo com outra medicação, também instilada nos olhos5, deve ser observado um intervalo de 5 minutos entre as aplicações dos produtos e o HYPOTEARS Plus DU deve ser o último produto aplicado.

NÃO UTILIZE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE7.

Informação Técnica de Hypotears Plus / Hypotears Plus Du

Propriedades de Hypotears Plus / Hypotears Plus Du

O colírio1 HYPOTEARS Plus é uma solução aquosa límpida, praticamente incolor administrada na forma de gotas. O colírio1 HYPOTEARS Plus DU é uma solução aquosa límpida, praticamente incolor e sem conservante administrada na forma de gotas
Após aplicação tópica o colírio1 HYPOTEARS Plus e/ou HYPOTEARS Plus DU espalha-se rapidamente sobre a conjuntiva8 e a córnea9, formando uma película protetora e lubrificante.
O colírio1 HYPOTEARS Plus e/ou HYPOTEARS Plus DU contém polividona como composto ativo e também os eletrólitos10 magnésio, potássio e sódio, sendo assim muito similar à lágrima natural.

Farmacocinética de Hypotears Plus / Hypotears Plus Du

Após administração oral, a polividona com massa molecular de 12.600 é rapidamente excretada através da urina11 - a maior parte após 11 horas.
Após administração I.V., a retenção a longo prazo no organismo pode ser evitada, reduzindo-se a fração da polividona com peso molecular acima de 250.000. É improvável que ocorra penetração através da córnea9 devido ao tamanho da molécula da polividona.

Indicações de Hypotears Plus / Hypotears Plus Du

HYPOTEARS Plus e/ou HYPOTEARS Plus DU é indicado para o tratamento sintomático12 das síndromes de secura ocular incluindo queratoconjuntivite seca página 2 Modelo de texto de bula
(keratoconjunctivitis sicca). Substituto do líquido lacrimal em caso de película lacrimal instável ou umidificação insuficiente da superfície do olho6.
HYPOTEARS Plus DU também é indicado como lubrificante para lentes de contato duras e gelatinosas.

Contra-Indicações de Hypotears Plus / Hypotears Plus Du


Conhecida hipersensibilidade a algum dos componentes do produto.

Advertências e Precauções Para Uso de Hypotears Plus / Hypotears Plus Du

Cuidados: pacientes que apresentarem a visão4 embaçada após aplicação do colírio1 HYPOTEARS Plus e/ou HYPOTEARS Plus DU não devem dirigir ou lidar com máquinas até que sua visão4 esteja normalizada.

Informação aos usuários de lentes de contato: Não devem ser utilizadas lentes de contato durante a aplicação do HYPOTEARS Plus. Após instilação, deve haver um intervalo de pelo menos 30 minutos antes da recolocação das lentes.

Gravidez13 e Lactação14
Não há evidências referentes a segurança do uso de HYPOTEARS Plus e/ou HYPOTEARS Plus DU durante a gravidez13 e lactação14 em humanos e portanto, o produto somente deve ser utilizado nesses casos a critério e supervisão médica.

Interações Medicamentosas de Hypotears Plus / Hypotears Plus Du

Em caso de algum tratamento ocular adicional local (por ex. terapia de glaucoma15), deve haver um intervalo de aplicação de no mínimo 5 minutos entre as duas medicações. HYPOTEARS Plus e/ou HYPOTEARS Plus DU deve ser sempre a última medicação a ser instilada.

Reações Adversas de Hypotears Plus / Hypotears Plus Du

Ocasionalmente sensação leve e passageira de ardor16 e muito raramente reações de irritação e hipersensibilidade. Nota: HYPOTEARS Plus e/ou HYPOTEARS Plus DU podem temporariamente influenciar a acuidade visual17. Deste modo, pacientes que dirijam veículos ou operem máquinas devem ser alertados quanto a esse tipo de reação.

Posologia de Hypotears Plus / Hypotears Plus Du

HYPOTEARS Plus:
Instilar no saco conjuntival 1 gota18 4 vezes ao dia, ou a critério médico, dependendo da gravidade do caso.
Enquanto o frasco estiver lacrado, HYPOTEARS Plus pode ser usado até o término da data de validade impressa na embalagem. Feche o frasco imediatamente após o uso. Não utilize o medicamento por mais de 1 mês após a abertura do frasco.

HYPOTEARS Plus DU:
Instilar no saco conjuntival 1 gota18 4 vezes ao dia, ou a critério médico, dependendo da gravidade do caso. O volume dos frascos de dose individual é suficiente para uma aplicação no olho6 esquerdo e direito.
Nota: Em caso de utilização de HYPOTEARS Plus DU para umidificação de lentes de contato, coloque 1 gota18 do produto na lente antes de sua inserção no olho6.
Descartar o frasco do produto imediatamente após sua utilização. O conteúdo não utilizado dos frascos abertos não pode ser guardado para posterior utilização.
Informação adicional: O conteúdo dos frascos de dose individual permanece estéril até que seja aberto o frasco. O conteúdo do frasco deve ser utilizado imediatamente após sua abertura. O conteúdo de cada frasco, antes de sua abertura, pode ser utilizado até a data de validade indicada na embalagem.

"ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É UM NOVO MEDICAMENTO E, EMBORA AS PESQUISAS REALIZADAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRER REAÇÕES ADVERSAS IMPREVISÍVEIS AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS, EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÕES ADVERSAS, O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO."

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Reg. MS- 1.3119.0006
Lote, data de fabricação e de validade: vide cartucho
Resp. Téc. Farm.: Dr.ª. Erica Maluf - CRF-SP nº 19.664
* = marca da Novartis AG, Basiléia - Suíça.
Produto Importado da Suíça.
Distribuído por:
Ciba Vision Ltda.
Av. Ibirama, 518
Taboão da Serra/SP.
CGC: 00820.120/0002-16

Hypotears Plus / Hypotears Plus DU - Laboratório

NOVARTIS
Av. Prof. Vicente Rao, 90 - Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04706-900
Tel: 55 (011) 532-7122
Fax: 55 (011) 532-7942
Site: http://www.novartis.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "NOVARTIS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Colírio: Preparação farmacológica líquida na qual se encontram dissolvidas diferentes drogas que atuam na conjuntiva ocular.
2 Lactato: Sal ou éster do ácido láctico ou ânion dele derivado.
3 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
4 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
5 Olhos:
6 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
8 Conjuntiva: Membrana mucosa que reveste a superfície posterior das pálpebras e a superfície pericorneal anterior do globo ocular.
9 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
10 Eletrólitos: Em eletricidade, é um condutor elétrico de natureza líquida ou sólida, no qual cargas são transportadas por meio de íons. Em química, é uma substância que dissolvida em água se torna condutora de corrente elétrica.
11 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
12 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
13 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
14 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
15 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
16 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
17 Acuidade visual: Grau de aptidão do olho para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos.
18 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.