ATURGYL Adulto e Infantil

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda

Atualizado em 03/06/2015

           ATURGYL
Fenoxazolina

           

Forma Farmacêutica e Apresentações de Aturgyl Adulto e Infantil

Solução nasal. Embalagens com frasco gotejador de 10ml (adulto) e de 10ml (infantil).
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição:

Cada 10ml de solução nasal para uso infantil contém:

. cloridrato de fenoxazolina ..................    0,005g    
. veículo q.s.p. ....................    10ml    

           
Cada 10ml de solução nasal para uso adulto contém:

. cloridrato de fenoxazolina ..................    0,01g    
. veículo q.s.p. ....................    10ml    

           
Veículo: metilparabeno, propilparabeno, cloreto de sódio, água destilada.


Informação ao Paciente de Aturgyl Adulto e Infantil


Aturgyl é um descongestionante nasal de uso tópico1.

Conservar o produto ao abrigo da luz, umidade e calor excessivo (temperatura < 25oC).

O prazo de validade do produto é de 18 meses, a contar da data de sua fabricação.

NÃO USE MEDICAMENTOS COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO.

Caso ocorra gravidez2 durante ou logo após o tratamento com
Aturgyl, suspenda a medicação e comunique imediatamente ao seu médico.

O uso de Aturgyl é contra-indicado para pacientes3 com glaucoma4 de ângulo fechado.

O uso de Aturgyl adulto não é recomendado em crianças menores de 6 anos. Uso de ATURGYL infantil em crianças com menos de 2 anos de idade: somente quando indicado pelo médico.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interromper o tratamento sem o conhecimento do  seu médico.

Informe ao médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como secura nasal, dor de cabeça5, insônia e palpitação6.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Informe ao seu médico se estiver fazendo uso de outros medicamentos.

NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE7.


Informações Técnicas de Aturgyl Adulto e Infantil

Aturgyl contém como princípio ativo o cloridrato de fenoxazolina, quimicamente o cloridrato de isopropil-2'-fenoximetil-2-imidazolina, um simpaticomimético com ação vasoconstritora na mucosa8 rinofaríngea. Esta ação é rápida e particularmente prolongada, persistindo, em média, durante 7 horas. Métodos de pesquisa objetiva, rinometria indireta e rinorreometria, podem demonstrar que, na coriza9 aguda, a duração do efeito atinge 7-9 horas, sem ocorrência de vasodilatação secundária.

A técnica clássica do íleo10 isolado de cobaia permite evidenciar que Aturgyl manifesta uma ação da mesma ordem que os anti-histamínicos comumente utilizados em terapêutica11.

Ainda que secundária, a ação anestésica local de Aturgyl é considerada como uma importante propriedade, por atenuar a sensação de prurido12 nasal, freqüentemente associada às rinites.

Aturgyl não modifica a função autodepuradora da mucosa8 nasal, não comprometendo, dessa forma, a drenagem13 das secreções nasais e sinusais, normais ou patológicas.

Indicações de Aturgyl Adulto e Infantil


Aturgyl é indicado no tratamento de corizas agudas ou subagudas; rinites crônicas vasomotoras, rinites sazonais; rinopatias alérgicas, sinusites agudas, subagudas e crônicas. É indicado também na prevenção dos barotraumatismos auriculares e sinusais, e nas cirurgias rinológicas.

Contra-Indicações de Aturgyl Adulto e Infantil

ATURGYL É CONTRA-INDICADO PARA PACIENTES3 PORTADORES DE GLAUCOMA4 DE ÂNGULO FECHADO.

- PRECAUÇÕES:

Da mesma forma que os demais imidazolínicos, o uso de Aturgyl adulto não é recomendado em crianças menores de 3 anos.

Aturgyl não deve ser usado por tempo prolongado, devido ao risco do efeito rebote e de rinite14 iatrogênica15.

Devido à presença de um simpaticomimético, o produto deve ser usado com cautela nos casos de hipertensão16, afecções17 cardíacas e hipertireoidismo18.

Interações medicamentosas:

Aturgyl não deve ser usado em associação aos IMAO19, devido ao risco de crises hipertensivas.

Reações Adversas de Aturgyl Adulto e Infantil

AS SEGUINTES REAÇÕES ADVERSAS FORAM ASSOCIADAS AO USO DE FENOXAZOLINA:

           .    LOCAL: SENSAÇÃO DE SECURA NASAL.
.    SISTÊMICAS: CEFALÉIA20, INSÔNIA, PALPITAÇÃO6.    

AS REAÇÕES SISTÊMICAS PODEM SURGIR EM CASOS DE UTILIZAÇÃO PROLONGADA.

SOBRETUDO EM RECÉM-NASCIDOS, INFANTES E IDOSOS, EXISTE A POSSIBILIDADE DOS EFEITOS SISTÊMICOS21 APARECEREM DEVIDO À RÁPIDA PENETRAÇÃO DA DROGA PELA MUCOSA8 INFLAMADA E POR UMA ABSORÇÃO DIGESTIVA.

Posologia de Aturgyl Adulto e Infantil

.    Crianças entre 2 e 5 anos (5mg/10ml):
Em média, 2 a 4 instilações diárias, a critério médico.

.    Adultos e crianças acima de 6 anos (10mg/10ml):
Em média, 2 a 4 instilações diárias de 2 gotas.

A critério médico, Aturgyl poderá ser administrado em aerosóis com corticosteróides e/ou antibióticos, insuflações tubárias e injeções transtimpânicas ou sinusais. Nos aerosóis, é aconselhável a utilização de 2ml do produto para cada 10ml de solução.

Superdosagem de Aturgyl Adulto e Infantil

Os vasoconstritores potentes, como a fenoxazolina, podem provocar em crianças, devido à  passagem sistêmica: hipotermia22, sudação23, perda de consciência, coma24 ou depressão respiratória. Nestes casos, a conduta de urgência25 é a liberação das vias respiratórias: intubação, respiração artificial26 e hospitalização em centro especializado.


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.

ATURGYL Adulto e Infantil - Laboratório

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Rua Conde Domingos Papais, 413
Suzano/SP - CEP: 08613-010
Site: http://www.sanofi-aventis.com.br
C.N.P.J. 02.685.377/0008-23 - Indústria Brasileira

Ou

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Av Brasil, 22.155- Rio de Janeiro - RJ
CNPJ 02.685.377/0019-86 - Indústria Brasileira
Atendimento ao Consumidor 0800-703-0014
www.sanofi-aventis.com.br

Ver outros medicamentos do laboratório "Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
4 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
5 Cabeça:
6 Palpitação: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
7 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
8 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
9 Coriza: Inflamação da mucosa das fossas nasais; rinite, defluxo.
10 Íleo: A porção distal and mais estreita do INTESTINO DELGADO, entre o JEJUNO e a VALVA ILEOCECAL do INTESTINO GROSSO. Sinônimos: Ileum
11 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
12 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
13 Drenagem: Saída ou retirada de material líquido (sangue, pus, soro), de forma espontânea ou através de um tubo colocado no interior da cavidade afetada (dreno).
14 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
15 Iatrogênica: Relativo à ou próprio da iatrogenia, que significa geração de atos ou pensamentos a partir da prática médica. É frequentemente empregado para designar os erros da conduta médica.
16 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
17 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
18 Hipertireoidismo: Doença caracterizada por um aumento anormal da atividade dos hormônios tireoidianos. Pode ser produzido pela administração externa de hormônios tireoidianos (hipertireoidismo iatrogênico) ou pelo aumento de uma produção destes nas glândulas tireóideas. Seus sintomas, entre outros, são taquicardia, tremores finos, perda de peso, hiperatividade, exoftalmia.
19 IMAO: Tipo de antidepressivo que inibe a enzima monoaminoxidase (ou MAO), hoje usado geralmente como droga de terceira linha para a depressão devido às restrições dietéticas e ao uso de certos medicamentos que seu uso impõe. Deve ser considerada droga de primeira escolha no tratamento da depressão atípica (com sensibilidade à rejeição) ou agente útil no distúrbio do pânico e na depressão refratária. Pode causar hipotensão ortostática e efeitos simpaticomiméticos tais como taquicardia, suores e tremores. Náusea, insônia (associada à intensa sonolência à tarde) e disfunção sexual são comuns. Os efeitos sobre o sistema nervoso central incluem agitação e psicoses tóxicas. O término da terapia com inibidores da MAO pode estar associado à ansiedade, agitação, desaceleração cognitiva e dor de cabeça, por isso sua retirada deve ser muito gradual e orientada por um médico psiquiatra.
20 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
21 Sistêmicos: 1. Relativo a sistema ou a sistemática. 2. Relativo à visão conspectiva, estrutural de um sistema; que se refere ou segue um sistema em seu conjunto. 3. Disposto de modo ordenado, metódico, coerente. 4. Em medicina, é o que envolve o organismo como um todo ou em grande parte.
22 Hipotermia: Diminuição da temperatura corporal abaixo de 35ºC.Pode ser produzida por choque, infecção grave ou em estados de congelamento.
23 Sudação: 1. Ato ou efeito de suar. 2. Em medicina, é o ato de suar ou fazer suar para um fim terapêutico.
24 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
25 Urgência: 1. Necessidade que requer solução imediata; pressa. 2. Situação crítica ou muito grave que tem prioridade sobre outras; emergência.
26 Respiração artificial: Tipo de apoio à função respiratória que utiliza um instrumento eletromecânico (respirador artificial), capaz de insuflar de forma cíclica volumes pré-determinados de ar com alta concentração de oxigênio através dos brônquios.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.