PREGNYL

ORGANON

Atualizado em 09/12/2014

PREGNYL
Gonadotrofina coriônica humana1
Solução injetável
- Forma farmacêutica e apresentações:
Pregnyl 1500 UI/1 ml

Embalagem com 3 ampolas de pó liofilizado2 e 3 ampolas de diluente de 1 ml.
Pregnyl 5000 UI/1 ml
Embalagem com 2 ampolas de pó liofilizado2 e 2 ampolas de diluente de 1 ml.

Informações Gerais de Pregnyl

Pregnyl é um preparado de gonadotrofina coriônica humana1, que possui atividade semelhante ao hormônio3 luteinizante (LH), o qual desempenha um papel importante na fertilidade e na reprodução4 humanas. Juntamente com o hormônio3 folículo5 estimulante (FSH), o LH é essencial para o crescimento e maturação dos óvulos nas mulheres, para a produção de espermatozoides6 nos homens e para a produção de hormônios sexuais como a testosterona e a progesterona.Pode ser usado em combinação com a gonadotrofina humana da menopausa7 (menotrofina, p. ex.: Humegon). Por ser uma HCG de origem humana, nenhuma formação de anticorpos8 é esperada.

Advertências de Pregnyl

Mulheres
Não utilize PREGNYL se:
alergia9 ou hipersensibilidade às gonadotrofinas ou a qualquer outro componente da fórmula.
É muito importante uma supervisão médica. De um modo geral, são realizadas regularmente ecografias dos ovários10 e análises sanguíneas. Os resultados destes exames permitirão ao médico decidir sobre a dose correta de FSH. Doses elevadas de gonadotrofinas podem originar raras, mas graves complicações em que os ovários10 são excessivamente estimulados, o que pode ser detectado através do aparecimento de dores abdominais. Esta advertência é particularmente importante nas mulheres com doença do ovário11 policístico. Procure o seu médico em caso de dores abdominais imediatamente.
Grávidas
Na gravidez12 que ocorre após tratamento com gonadotrofinas, há risco aumentado de gestação gemelar ou gestação múltipla. Há um ligeiro aumento do risco de gravidez ectópica13 em mulheres com anomalias nas trompas de Falópio.
Em mulheres submetidas a tratamentos de fertilidade, existe um risco aumentado de aborto.
Homens
Não utilize PREGNYL se:
alergia9 ou hipersensibilidade às gonadotrofinas ou a qualquer outro componente da fórmula.
Se possui ou suspeita de tumores sensíveis aos androgénios, tais como carcinoma14 da próstata15 ou da mama16 em indivíduos do sexo masculino.
É necessária uma supervisão médica no tratamento de meninos que ainda não atingiram a puberdade já que o Pregnyl estimula a produção da testosterona, podendo causar desenvolvimento sexual precoce e atraso no crescimento.
A vigilância médica também pode ser necessária em outros casos. Informe ao seu médico se sofre ou já apresentou:
Doenças cardiovasculares17
Doença renal18
Epilepsia19
Enxaquecas20

Interações Medicamentosas de Pregnyl

Não se conhecem, até o momento, medicamentos que possam influenciar o efeito do Pregnyl. O uso simultâneo de gonadotrofinas e citrato de clomifeno pode exacerbar a resposta folicular.

Condução de Veículos e Utilização de Máquinas de Pregnyl

Com base nos conhecimentos atuais Pregnyl não tem influência sobre a concentração e atenção.

Posologia de Pregnyl

Após a diluição, a solução reconstituída de Pregnyl deverá ser administrada por via intra-muscular ou por via subcutânea21, somente por médicos ou enfermeiros. A dose será individualizada, de acordo com as orientações médicas.

Contra-Indicações de Pregnyl

Pregnyl é contra-indicado em:
Pacientes com alergia9 ou hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Pacientes com história ou suspeita de tumores andrógeno22-dependentes, como o carcinoma14 da próstata15 ou carcinoma14 da mama16 em indivíduos do sexo masculino.

Reações Adversas / Efeitos Colaterais23 de Pregnyl

Erupções na pele24 têm sido raramente mencionadas. Retenção de água e sal, ocasionalmente, é observada em homens após administração de altas doses, em resultado da produção excessiva de andrógeno22. Pode ser observado aumento do tamanho das mamas25.
Em mulheres, quando os ovários10 tiverem sido excessivamente estimulados com FSH e o Pregnyl tiver sido administrado, pode ocorrer uma estimulação excessiva e não desejada dos ovários10, o que acarretará o aparecimento de dores abdominais associadas a náuseas26 e diarreia27. É um acontecimento raro e seu risco pode ser minimizado através de uma monitorização cuidadosa do desenvolvimento do óvulo28 durante o tratamento.

Cuidados de Conservação de Pregnyl

Mantenha fora do alcance das crianças.
As ampolas devem ficar dentro da embalagem externa e conservadas entre 2°C e 15° C, ao abrigo da luz.
Não utilize Pregnyl se, após a reconstituição, a solução não estiver límpida.
Não utilize Pregnyl após o prazo de validade impresso na ampola.

PREGNYL - Laboratório

ORGANON
Rua João Alfredo, 353
São Paulo/SP - CEP: 04747-900
Tel: 55 (011) 522-9011
Fax: 55 (011) 246-0305
Email: helpline@organon.com.br
Site: http://www.organon.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "ORGANON"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Gonadotrofina coriônica humana: Gonadotrofina coriônica humana ou HCG é uma glicoproteína hormonal produzida pelas células trofoblásticas sinciciais nos líquidos maternos. No início da gravidez as concentrações de HCG no soro e na urina da mulher aumentam rapidamente, sendo um bom marcador para testes de gravidez. Sete a dez dias após a concepção, a concentração de HCG alcança 25 mUI/mL e aumenta ao pico de 37.000-50.000 mUI/mL entre oito e onze semanas. É o único hormônio exclusivo da gravidez, fazendo com que o teste de gravidez pela análise de HCG tenha acerto de quase 100%. É o único exame que comprova exatamente a gravidez.
2 Liofilizado: Submetido à liofilização, que é a desidratação de substâncias realizada em baixas temperaturas, usada especialmente na conservação de alimentos, em medicamentos, etc.
3 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
4 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
5 Folículo: 1. Bolsa, cavidade em forma de saco. 2. Fruto simples, seco e unicarpelar, cuja deiscência se dá pela sutura que pode conter uma ou mais sementes (Ex.: fruto da magnólia).
6 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
7 Menopausa: Estado fisiológico caracterizado pela interrupção dos ciclos menstruais normais, acompanhada de alterações hormonais em mulheres após os 45 anos.
8 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
9 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
10 Ovários: São órgãos pares com aproximadamente 3cm de comprimento, 2cm de largura e 1,5cm de espessura cada um. Eles estão presos ao útero e à cavidade pelvina por meio de ligamentos. Na puberdade, os ovários começam a secretar os hormônios sexuais, estrógeno e progesterona. As células dos folículos maduros secretam estrógeno, enquanto o corpo lúteo produz grandes quantidades de progesterona e pouco estrógeno.
11 Ovário: Órgão reprodutor (GÔNADAS) feminino. Nos vertebrados, o ovário contém duas partes funcionais Sinônimos: Ovários
12 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
13 Gravidez ectópica: Implantação do produto da fecundação fora da cavidade uterina (trompas, peritôneo, etc.).
14 Carcinoma: Tumor maligno ou câncer, derivado do tecido epitelial.
15 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
16 Mama: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
17 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
18 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
19 Epilepsia: Alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Quando restritos, a crise será chamada crise epiléptica parcial; quando envolverem os dois hemisférios cerebrais, será uma crise epiléptica generalizada. O paciente pode ter distorções de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e até perder a consciência - neste caso é chamada de crise complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Existem outros tipos de crises epilépticas.
20 Enxaquecas: Sinônimo de migrânea. É a cefaléia cuja prevalência varia de 10 a 20% da população. Ocorre principalmente em mulheres com uma proporção homem:mulher de 1:2-3. As razões para esta preponderância feminina ainda não estão bem entendidas, mas suspeita-se de alguma relação com o hormônio feminino. Resulta da pressão exercida por vasos sangüíneos dilatados no tecido nervoso cerebral subjacente. O tratamento da enxaqueca envolve normalmente drogas vaso-constritoras para aliviar esta pressão. No entanto, esta medicamentação pode causar efeitos secundários no sistema circulatório e é desaconselhada a pessoas com problemas cardiológicos.
21 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
22 Andrógeno: Termo genérico para qualquer composto natural ou sintético, geralmente um hormônio esteróide, que estimula ou controla o desenvolvimento e manutenção das características masculinas em vertebrados ao ligar-se a receptores andrógenos. Isso inclui a atividade dos órgãos sexuais masculinos acessórios e o desenvolvimento de características sexuais secundárias masculinas. Também são os esteróides anabólicos originais. São precursores de todos os estrógenos, os hormônios sexuais femininos. São exemplos de andrógeno: testosterona, dehidroepiandrosterona (DHEA), androstenediona (Andro), androstenediol, androsterona e dihidrotestosterona (DHT).
23 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
24 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
25 Mamas: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
26 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
27 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
28 Óvulo: Célula germinativa feminina (haplóide e madura) expelida pelo OVÁRIO durante a OVULAÇÃO.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.