Preço de Avodart em Fairfield/SP: R$ 53,43

Avodart

GlaxoSmithKline

Atualizado em 03/06/2015

Avodart

Dutasterida

Cápsulas gelatinosas

Uso adulto

Uso oral

Forma Farmacêutica e Apresentação de Avodart

AVODART é apresentado sob a forma de cápsulas gelatinosas moles.

Embalagens contendo 30 cápsulas de 0,5 mg.

Composição de Avodart


Cada cápsula contém:

Dutasterida 0,5 mg; Excipientes (monodiglicerídeos de ácido caprílico/cáprico; hidroxitolueno butilado, gelatina, glicerol, dióxido de titânio, óxido de ferro amarelo, ftalato de polivinil acetato, polietilenoglicol, propilenoglicol e óxido de ferro vermelho, triglicerídeos de cadeia média e lecitina) 1 cápsula.

Informações Técnicas Aos Profissionais de Saúde1 de Avodart

Características Farmacológicas de Avodart

Propriedades farmacodinâmicas:

A dutasterida é um inibidor duplo de 5α-redutase. Inibe as duas isoenzimas de 5α-redutase, tipo 1 e tipo 2, que são responsáveis pela conversão de testosterona para 5α-diidrotestosterona (DHT). DHT é o principal androgênio responsável pela hiperplasia2 do tecido3 prostático glandular.

Efeitos sobre DHT/testosterona: O efeito máximo de doses diárias de AVODART sobre a redução de DHT é dependente da dose e é observado dentro de 1-2 semanas. Após 1 semana e 2 semanas de administração diária de AVODART 0,5 mg, as concentrações séricas medianas de DHT foram reduzidas em 85% e 90%, respectivamente. Em pacientes com HPB tratados com 0,5 mg de dutasterida diariamente, a redução mediana em DHT foi de 94% após 1 ano, e de 93% após 2 anos e o aumento mediano dos níveis séricos de testosterona foi de 19% após 1 e 2 anos. Esta é uma conseqüência esperada da inibição de 5α-redutase e não resultou em nenhum evento adverso conhecido.

Propriedades farmacocinéticas:

Absorção: A dutasterida é administrada por via oral em solução, na forma de cápsulas gelatinosas moles. Após a administração de uma dose única de 0,5 mg, as concentrações séricas máximas de dutasterida ocorrem dentro de 1-3 horas. A biodisponibilidade absoluta no homem é de aproximadamente 60%, com relação a uma infusão intravenosa de 2 horas. A biodisponibilidade de dutasterida não é afetada pelos alimentos.

Distribuição: Dados farmacocinéticos após doses orais únicas e repetidas mostram que a dutasterida tem um grande volume de distribuição (300 a 500 litros). A dutasterida exibe alta ligação às proteínas4 plasmáticas (> 99,5%). Após a administração diária, as concentrações séricas de dutasterida atingem 65% da concentração do estado de equilíbrio após 1 mês, e aproximadamente 90% após 3 meses. Concentrações séricas no estado de equilíbrio (Css) de aproximadamente 40 ng/ml são atingidas após 6 meses de administração de 0,5 mg, uma vez ao dia. De maneira similar aos níveis séricos, as concentrações de dutasterida no sêmen5 atingiram o estado de equilíbrio após 6 meses. Após 52 semanas de tratamento, as concentrações de dutasterida no sêmen5 foram em média 3,4 ng/ml (variação de 0,4 a 14 ng/ml). O particionamento de dutasterida do soro6 para o sêmen5 foi em média de 11,5%.

Biotransformação: In vitro, a dutasterida é metabolizada pela enzima7 CYP450-3A4 do citocromo P-450 humano para dois metabólitos8 secundários monoidroxilados, mas não é metabolizada por CYP450-1A2, 2C9, 2C19 ou 2D6. No soro6 humano, após a administração até o estado de equilíbrio, dutasterida inalterada, 3 metabólitos8 principais (4'-hidroxidutasterida, 1,2-diidrodutasterida e 6-hidroxidutasterida) e 2 metabólitos8 secundários (6,4'-diidroxidutasterida e 15-hidroxidutasterida), conforme avaliado pela resposta espectrométrica de massa, foram detectados. Os cinco metabólitos8 séricos humanos de dutasterida foram detectados no soro6 de ratos. No entanto, a estereoquímica das adições de hidroxil nas posições 6 e 15 nos metabólitos8 de seres humanos e de ratos não é conhecida.

Eliminação: A dutasterida é extensivamente metabolizada. Após administração oral de dutasterida 0,5 mg/dia até o estado de equilíbrio em seres humanos, 1,0% a 15,4% (média de 5,4%) da dose administrada são eliminados como dutasterida nas fezes. O restante é eliminado nas fezes como 4 metabólitos8 principais, contendo 39%, 21%, 7% e 7% cada do material relacionado à droga e 6 metabólitos8 secundários (menos de 5% cada um). Apenas quantidades residuais de dutasterida inalterada (menos de 0,1% da dose) são detectadas na urina9 humana. Em concentrações terapêuticas, a meia-vida terminal de dutasterida é de 3 a 5 semanas. As concentrações séricas permanecem detectáveis (mais de 0,1 ng/ml) por até 4 a 6 meses após a descontinuação do tratamento.

Linearidade/não-linearidade: A farmacocinética de dutasterida pode ser descrita como processo de absorção de primeira ordem e duas vias de eliminação paralelas, uma saturável (dependente da concentração) e uma não-saturável (independente da concentração). Em concentrações séricas baixas (menos de 3 ng/ml), a dutasterida é eliminada rapidamente, por ambas as vias de eliminação, a dependente e a independente da concentração. Doses únicas de 5 mg ou menos mostraram evidências de rápido clearance e uma meia-vida curta de 3 a 9 dias. Em concentrações séricas, acima de 3 ng/ml, a dutasterida é eliminada lentamente (0,35 a 0,58 litro/h), principalmente por eliminação linear não-saturável, com meia-vida terminal de 3 a 5 semanas. Em concentrações terapêuticas, após administração repetida de 0,5 mg/dia, o clearance mais lento predomina, e o clearance total é linear e independente da concentração. Idosos: A farmacocinética e a farmacodinâmica de dutasterida foram avaliadas em 36 indivíduos do sexo masculino, entre as idades de 24 e 87 anos, após a administração de uma dose única de 5 mg de dutasterida. A exposição à dutasterida, representada pelos valores de ASC e Cmáx, não foi estatisticamente diferente quando comparada entre os grupos etários. A meia-vida não foi estatisticamente diferente, ao comparar o grupo de 50-69 anos de idade ao grupo de indivíduos acima de 70 anos de idade, que abrange a faixa etária da maioria dos homens com HPB. Nenhuma diferença no efeito da droga, medido pela redução de DHT, foi observada entre os grupos etários. Os resultados indicaram que não é necessário nenhum ajuste da dose de dutasterida com base na idade. Insuficiência renal10: O efeito da insuficiência renal10 sobre a farmacocinética de dutasterida não foi estudada. No entanto, menos de 0,1% de uma dose de 0,5 mg de dutasterida no estado de equilíbrio é recuperado na urina9 humana; assim, nenhum ajuste na dose é previsto para pacientes11 com insuficiência renal10. Insuficiência hepática12: O efeito sobre a farmacocinética de dutasterida em insuficiência hepática12 não foi estudado (ver Advertências).

Resultado de eficácia - A administração de dutasterida 0,5 mg/dia ou placebo13 foi avaliada em 4.325 indivíduos do sexo masculino, com próstatas aumentadas (mais de 30 cc) em três estudos de eficácia primária, duplo-cegos, multicêntricos, controlados com placebo13, com duração de 2 anos. Em homens com HPB, AVODART trata e previne a progressão da doença reduzindo o risco de retenção urinária aguda14 (RUA) e a necessidade de intervenção cirúrgica, além de proporcionar uma melhora estatisticamente significativa dos sintomas15 do trato urinário16 inferior (STUI), da taxa de fluxo urinário máximo (Qmáx) e do volume da próstata17 com relação a placebo13. Essas melhoras em STUI, Qmáx e volume da próstata17 foram observadas ao longo de 24 meses e STUI e Qmáx continuaram a melhorar por mais 2 anos nos estudos de extensão abertos. Além disso, foi mantida a redução no tamanho (volume) da próstata17 por mais 2 anos, em estudos de extensão abertos.

Indicações de Avodart


AVODART trata e previne a progressão de hiperplasia2 prostática benigna (HPB), através do alívio dos sintomas15, reduzindo o tamanho (volume) da próstata17, melhorando o fluxo urinário e reduzindo o risco de retenção urinária aguda14 (RUA) e a necessidade de cirurgia relacionada à HPB.

 - Contra-indicações

AVODART é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida à dutasterida, a outros inibidores de 5-alfa-redutase ou a qualquer componente da fórmula. Em mulheres e crianças, é contra-indicado o uso de AVODART,

(ver Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco).

Modo de Usar e Cuidados de Conservação Depois de Aberto de Avodart

AVODART pode ser ingerido com ou sem alimentos. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras. Em homens adultos, incluindo idosos, a dose recomendada é de uma cápsula (0,5 mg), administrada por via oral, uma vez ao dia. Embora se possa observar melhora em um estágio inicial, o tratamento por pelo menos 6 meses pode ser necessário, a fim de avaliar objetivamente se uma resposta satisfatória ao tratamento pode ser atingida.

Conservar o produto em sua embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).

Posologia de Avodart


Homens adultos (incluindo idosos):

A dose recomendada é de uma cápsula (0,5 mg), administrada por via oral, uma vez ao dia. As cápsulas devem ser ingeridas inteiras. Embora se possa observar melhora em um estágio inicial, o tratamento por pelo menos seis meses pode ser necessário, a fim de avaliar objetivamente se uma resposta satisfatória ao tratamento pode ser atingida.

Insuficiência renal10:

O efeito da insuficiência renal10 sobre a farmacocinética de dutasterida não foi estudado. No entanto, nenhum ajuste na dose é previsto para pacientes11 com insuficiência renal10 (ver Características farmacológicas, Propriedades farmacocinéticas).

Insuficiência hepática12:

O efeito da insuficiência hepática12 sobre a farmacocinética de dutasterida não foi estudado (ver Advertências, Características farmacológicas, Propriedades farmacocinéticas).

Advertências de Avodart

A dutasterida é absorvida através da pele18, portanto, mulheres e crianças têm de evitar o contato com cápsulas que estejam vazando (ver Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco). Se ocorrer o contato com cápsulas que estejam vazando, a área de contato deve ser lavada imediatamente com água e sabão.

O efeito da insuficiência hepática12 sobre a farmacocinética de dutasterida não foi estudado. Uma vez que a dutasterida é extensivamente metabolizada e tem meia-vida de 3 a 5 semanas, deve-se ter cautela ao administrar dutasterida a pacientes com doença hepática19 (ver Posologia, Modo de usar e cuidados de conservação depois de aberto e Características farmacológicas, Propriedades farmacocinéticas).

Mulheres grávidas (ou que possam vir a engravidar) não podem manusear as cápsulas danificadas. A dutasterida é absorvida pela pela e poderá afetar o desenvolviemnto normal de um bebê do sexo masculino, particularmente durante as primeiras dezesseis semanas de gestação.

Efeitos sobre o antígeno20 específico da próstata17 (PSA) e a detecção do câncer21 de próstata17

O exame retal digital, bem como outras avaliações para o câncer21 da próstata17, deve ser conduzido em pacientes com HPB, antes de iniciar o tratamento com dutasterida e periodicamente a partir de então. A concentração sérica de antígeno20 específico da próstata17 (PSA) é um importante componente do processo de investigação para detectar o câncer21 de próstata17. Geralmente uma concentração sérica de PSA superior a 4 ng/ml (Hybritech) requer avaliação mais detalhada e a consideração de biópsia22 da próstata17. Os médicos devem estar cientes de que um nível basal de PSA inferior a 4 ng/ml, em pacientes em tratamento com dutasterida, não exclui o diagnóstico23 de câncer21 de próstata17. AVODART causa uma redução nos níveis séricos de PSA de aproximadamente 50%, após 6 meses, em pacientes com HPB, mesmo na presença de câncer21 de próstata17. Embora possa haver variação individual, a redução do PSA em aproximadamente 50% é previsível, porque foi observada ao longo de toda a faixa de valores basais de PSA (1,5 a 10 ng/ml). Portanto, para interpretar um valor isolado de PSA em um homem tratado com AVODART por 6 meses ou mais, os valores de PSA devem ser dobrados em comparação com as faixas normais, em homens não-tratados. Este ajuste preserva a sensibilidade e a especificidade do ensaio de PSA e mantém a sua capacidade de detectar câncer21 de próstata17. Quaisquer aumentos continuados nos níveis de PSA durante o tratamento com AVODART devem ser cuidadosamente avaliados, incluindo a consideração de não-adesão ao tratamento com AVODART. Os níveis séricos totais de PSA retornam aos valores basais dentro de um período de seis meses após a descontinuação do tratamento. A proporção entre PSA livre e PSA total permanece constante mesmo sob a influência de AVODART. Se os médicos escolherem o percentual de PSA livre como auxiliar na detecção de câncer21 de próstata17 em homens em tratamento com dutasterida, nenhum ajuste do valor é necessário. Homens tratados com AVODART não devem doar sangue24 por pelo menos 6 meses após sua última dose. Essa é uma forma de prevenir que mulheres grávidas recebam a dutasterida através de transfusão25 de sangue24. Efeitos sobre a capacidade de dirigir e operar máquinas: Com base nas propriedades farmacocinéticas e farmacodinâmicas do tratamento com dutasterida, não se espera que o fármaco26 interfira na capacidade de dirigir ou operar máquinas.

Uso em idosos, crianças e outros grupos de risco

O uso de AVODART não é indicado para mulheres e crianças. Não é necessário o ajuste de dose em idosos. Nenhum ajuste na dose é previsto para pacientes11 com insuficiência renal10. Uma vez que a dutasterida é extensivamente metabolizada e tem meia-vida de 3 a 5 semanas, deve-se ter cautela ao se administrar dutasterida a pacientes com doença hepática19.

Fertilidade: Os efeitos da dutasterida 0,5 mg/dia (n = 27: dutasterida, n = 23: placebo13) no líquido seminal27 foram avaliados em voluntários normais entre 18 e 52 anos, durante 52 semanas de tratamento e nas 24 semanas posteriores ao fim do tratamento. Nas 52 semanas, a média de redução em relação a contagem inicial dos espermatozóides28, o volume de sêmen5 e a motilidade dos espermatozóides28 foi de 23%, 26% e 18%, respectivamente, no grupo tratado com dutasterida, quando ajustado para o grupo placebo13. A concentração e a morfologia dos espermatozóides28 permaneceu inalterada. Após as 24 semanas pós-tratamento, a média de alteração na contagem total de espermatozóides28 foi 23% inferior à contagem inicial. Embora os valores médios para todos os parâmetros seminais tenham permanecido dentro dos intervalos normais durante todo o período avaliado e não tenham atingido o critério predefinido para ser considerado uma mudança significativa (30%), 2 indivíduos do grupo que recebeu dutasterida apresentaram redução na contagem de espermatozóides28 maior que 90% em comparação aos valores iniciais, com uma recuperação parcial durante as 24 semanas subseqüentes ao tratamento. Não é conhecida a importância clínica do efeito da dutasterida nas características seminais vinculadas à fertilidade do paciente.

Gravidez29: A dutasterida não foi estudada em mulheres, porque os dados pré-clínicos sugerem que a supressão dos níveis circulantes de diidrotestosterona pode inibir o desenvolvimento dos órgãos genitais externos em um feto30 do sexo masculino, gerado por uma mulher exposta à dutasterida. Lactação31: Não se sabe se a dutasterida é eliminada pelo leite materno.

Interações Medicamentosas de Avodart


Estudos de metabolismo32 in vitro mostram que dutasterida é metabolizada pela isoenzima CYP3A4 do citocromo P-450 humano. Portanto, as concentrações sangüíneas de dutasterida podem aumentar, na presença de inibidores de CYP3A4. Dados de estudos de fase II mostraram uma redução no clearance de dutasterida, quando co-administrado com os inibidores de CYP3A4 verapamil (37%) e diltiazem (44%). Em contraste, nenhuma redução no clearance foi observada com a co-administração com anlodipino ou outro antagonista33 dos canais de cálcio. É improvável que uma redução no clearance (e um subseqüente aumento na exposição à dutasterida), na presença de inibidores de CYP3A4, seja clinicamente significativa, devido a larga margem de segurança (uma dose até 10 vezes mais alta do que a dose recomendada foi administrada a pacientes por até seis meses); portanto, nenhum ajuste da dose é necessário. In vitro, a dutasterida não é metabolizada pelas isoenzimas humanas do citocromo P-450 CYP1A2, CYP2C9, CYP2C19 e CYP2D6. A dutasterida não inibe as enzimas metabolizadoras de drogas do citocromo P-450 in vitro, nem induz as isoenzimas do citocromo P-450 CYP1A, CYP2B e CYP3A em ratos e cães, in vivo. Estudos in vitro demonstram que a dutasterida não desloca varfarina, diazepam ou fenitoína das proteínas4 plasmáticas, nem esses modelos de compostos deslocam a dutasterida.

Os compostos que foram testados para interações medicamentosas no homem incluem tansulosina, terazosina, varfarina, digoxina e colestiramina, e nenhuma interação clinicamente significativa foi observada. Embora estudos de interações específicas não tenham sido conduzidos com outros compostos, aproximadamente 90% dos participantes de estudos de fase III de grande porte que receberam dutasterida estavam tomando outras medicações concomitantemente. Nenhuma interação adversa clinicamente significativa foi observada em estudos clínicos, quando a dutasterida foi co-administrada com anti-hiperlipidêmicos, inibidores da enzima7 conversora de angiotensina (ECA), agentes bloqueadores beta-adrenérgicos34, bloqueadores dos canais de cálcio, corticosteróides, diuréticos35, drogas antiinflamatórias não-esteroidais (AINEs), inibidores de fosfodiesterase tipo V e antibióticos da classe das quinolonas. Um estudo de interações medicamentosas com tansulosina ou terazosina, administradas em combinação com AVODART por duas semanas, não mostrou nenhuma evidência de interações farmacocinéticas ou farmacodinâmicas. Um estudo de maiores proporções, no qual a dutasterida foi co-administrada com tansulosina por até 9 meses, mostrou que a combinação de AVODART com um alfa-bloqueador foi bem tolerada.

Reações Adversas de Avodart

Impotência36, diminuição da libido37, distúrbios da ejaculação38 e ginecomastia39 foram os eventos relatados com mais freqüência nos estudos clínicos. Reações adversas relacionadas à droga (com incidência40 maior ou igual a 1%) foram relatadas com mais freqüência nos três estudos de fase III controlados com placebo13 no tratamento com AVODART, em comparação com placebo13 (ver Tabela).

Tabela:

Evento adverso

Incidência40 no 1° ano de tratamento

Incidência40 no 2° ano de tratamento


Placebo13

AVODART

Placebo13

AVODART


(n = 2.158)

(n = 2.167)

(n = 1.736)

(n = 1.744)

Impotência36

3%

6%

1%

2%

Libido37 alterada (diminuída)

2%

4%

<1%

<1%

Distúrbios de ejaculação38

<1%

2%

<1%

<1%

Ginecomastia39*

<1%

1%

1%

1%


* Inclui aumento da sensibilidade das mamas41.

Não foi observada nenhuma alteração evidente nos eventos adversos, durante os 2 anos de acompanhamento em estudos de extensão abertos.

Dados pós-comercialização:

Reações adversas à droga foram listadas a seguir, por classes de sistema orgânico e por freqüência. As freqüências são definidas como: muito comum (> ou = 1/10), comum (= 1/100 e < 1/10), incomum (=1/1.000 e < 1/100), raro = 1/10.000 e < 1/1.000) e muito raro (< 1/10.000), incluindo relatos isolados. As categorias de freqüência determinadas por dados pós-comercialização referem-se melhor à taxa de relatos do que às freqüências reais.

Desordens do sistema imune42:

Muito raro: Reação alérgica43, incluindo rash44, prurido45, urticária46, e edema47 localizado.

Atenção: Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, podem ocorrer efeitos indesejáveis não conhecidos. Se isto ocorrer, o médico responsável deve ser comunicado.

Superdose de Avodart


Em estudos com voluntários, doses únicas de dutasterida de até 40 mg/dia (80 vezes a dose terapêutica48) por 7 dias foram administradas, sem problemas de segurança significativos. Em estudos clínicos, doses de 5 mg ao dia foram administradas a pacientes por 6 meses, sem nenhum evento adverso adicional além daqueles observados em doses terapêuticas de 0,5 mg. Não há antídoto49 específico para a dutasterida, portanto, em casos de suspeita de superdosagem, tratamento sintomático50 e de suporte deve ser administrado conforme apropriado.

Armazenagem de Avodart


Conservar o produto em sua embalagem original e em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C).


Venda Sob Prescrição Médica.

Fabricado por: Cardinal Health France 404 - Beinheim,

França.

Embalado por: Cardinal Health Germany 405 GmbH - Schorndorf,

Alemanha.

SAC: 0800-7012233.

Registro no M.S. 1.0107.0231.

Importado e distribuído por:

GLAXOSMITHKLINE Brasil Ltda.

Avodart - Laboratório

GlaxoSmithKline
Estrada dos Bandeirantes, 8464
Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22783-110

Ver outros medicamentos do laboratório "GlaxoSmithKline"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
2 Hiperplasia: Aumento do número de células de um tecido. Pode ser conseqüência de um estímulo hormonal fisiológico ou não, anomalias genéticas no tecido de origem, etc.
3 Tecido: Conjunto de células de características semelhantes, organizadas em estruturas complexas para cumprir uma determinada função. Exemplo de tecido: o tecido ósseo encontra-se formado por osteócitos dispostos em uma matriz mineral para cumprir funções de sustentação.
4 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
5 Sêmen: Sêmen ou esperma. Líquido denso, gelatinoso, branco acinzentado e opaco, que contém espermatozoides e que serve para conduzi-los até o óvulo. O sêmen é o líquido da ejaculação. Ele é composto de plasma seminal e espermatozoides. Este plasma contém nutrientes que alimentam e protegem os espermatozoides.
6 Soro: Chama-se assim qualquer líquido de características cristalinas e incolor.
7 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
8 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
9 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
10 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
11 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
12 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
13 Placebo: Preparação neutra quanto a efeitos farmacológicos, ministrada em substituição a um medicamento, com a finalidade de suscitar ou controlar as reações, geralmente de natureza psicológica, que acompanham tal procedimento terapêutico.
14 Retenção urinária aguda: É a súbita inabilidade de urinar, que produz dor e desconforto. Pode ser causada por obstrução do sistema urinário, por estresse ou por problemas neurológicos.
15 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
16 Trato Urinário:
17 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
18 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
19 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
20 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
21 Câncer: Crescimento anormal de um tecido celular capaz de invadir outros órgãos localmente ou à distância (metástases).
22 Biópsia: 1. Retirada de material celular ou de um fragmento de tecido de um ser vivo para determinação de um diagnóstico. 2. Exame histológico e histoquímico. 3. Por metonímia, é o próprio material retirado para exame.
23 Diagnóstico: Determinação de uma doença a partir dos seus sinais e sintomas.
24 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
25 Transfusão: Introdução na corrente sangüínea de sangue ou algum de seus componentes. Podem ser transfundidos separadamente glóbulos vermelhos, plaquetas, plasma, fatores de coagulação, etc.
26 Fármaco: Qualquer produto ou preparado farmacêutico; medicamento.
27 Líquido seminal: Líquido seminal é um líquido pré-ejaculatório, que limpa o canal da uretra, neutralizando o pH e matando possíveis micro-organismos, para que o esperma não seja contaminado.
28 Espermatozóides: Células reprodutivas masculinas.
29 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
30 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
31 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
32 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
33 Antagonista: 1. Opositor. 2. Adversário. 3. Em anatomia geral, que ou o que, numa mesma região anatômica ou função fisiológica, trabalha em sentido contrário (diz-se de músculo). 4. Em medicina, que realiza movimento contrário ou oposto a outro (diz-se de músculo). 5. Em farmácia, que ou o que tende a anular a ação de outro agente (diz-se de agente, medicamento etc.). Agem como bloqueadores de receptores. 6. Em odontologia, que se articula em oposição (diz-se de ou qualquer dente em relação ao da maxila oposta).
34 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
35 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
36 Impotência: Incapacidade para ter ou manter a ereção para atividades sexuais. Também chamada de disfunção erétil.
37 Libido: Desejo. Procura instintiva do prazer sexual.
38 Ejaculação: 1. Ato de ejacular. Expulsão vigorosa; forte derramamento (de líquido); jato. 2. Em fisiologia, emissão de esperma pela uretra no momento do orgasmo. 3. Por extensão de sentido, qualquer emissão. 4. No sentido figurado, fartura de palavras; arrazoado.
39 Ginecomastia: Aumento anormal de uma ou ambas as glândulas mamárias no homem. Associa-se a diferentes enfermidades como cirrose, tumores testiculares, etc. Em certas ocasiões ocorrem de forma idiopática.
40 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
41 Mamas: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
42 Sistema imune: Sistema de defesa do organismo contra infecções e outros ataques de micro-organismos que enfraquecem o nosso corpo.
43 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
44 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
45 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
46 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
47 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
48 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
49 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
50 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.