TRIDERM

MEDLEY

Atualizado em 09/12/2014

TRIDERM
Fluocinolona acetonida + hidroquinona + tretinoína

Forma Farmacêutica e Apresentação de Triderm

Creme dermatológico. Embalagem contendo bisnaga com 15 g.USO ADULTO - USO TÓPICO1

Composição de Triderm

Cada grama2 de creme dermatológico contém:
fluocinolona acetonida .................... 0,1 mg
hidroquinona .................... 40,0 mg
tretinoína .................... 0,5 mg
veículo q.s.p. .................... 1 g
(ácido cítrico, metabissulfito de sódio, citrato de sódio di-hidratado, álcool cetearil, fosfato dicetila, ceteth-10-fosfato, dimeticona, edetato dissódico dihidratado, estearato de sorbitana, fenoxietanol, metilparabeno, etilparabeno, butilparabeno, propilparabeno, isobutilparabeno, butil-hidroxianisol, miristato de isopropila, polissorbato 60, propilenoglicol, acrilato sódico, copolímero do taurato acrilodemetil sódico, petrolato líquido, trideceth-6, triglicerídeo de ácidos cáprico e caprílico e água deionizada).

Informações ao Paciente de Triderm

Leia estas informações cuidadosamente antes de iniciar o tratamento e a cada vez que você comprar o produto, pois pode ter havido modificação de informações. Consulte o seu médico se você tiver outras dúvidas sobre a doença ou sobre este produto.•  Ação esperada do medicamento: TRIDERM (fluocinolona acetonida + hidroquinona + tretinoína) é um creme para o tratamento tópico1 do melasma3, que são manchas acastanhadas na pele4 do rosto, principalmente na região malar (maçã do rosto) e queixo, causadas por alterações hormonais e exposição solar. Este produto é indicado para o tratamento do melasma3 moderado a grave da face5. Além disso, você deve evitar o sol e evitar os contraceptivos hormonais.
•  Cuidados de armazenamento: conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).
•  Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação, impressa na embalagem externa do produto. Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido. Pode ser prejudicial à sua saúde6.
•  Gravidez7 e lactação8: se você está grávida, suspeita estar grávida ou planeja engravidar, ou ainda se você está amamentando - fale com o seu médico. Seu médico vai explicar a você se os benefícios do uso de TRIDERM creme compensam os riscos. Sempre que possível, o tratamento será adiado para depois do nascimento do bebê. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Como regra geral, o uso de medicamentos deve ser reduzido, ao mínimo, durante a gravidez7. Se uma paciente for tratada com TRIDERM creme inadvertidamente durante a gravidez7, ela deve ser avisada sobre o risco de teratogenicidade para o bebê.
Embora o risco devido à exposição tópica deste creme possa ser considerado baixo, a exposição durante o período de organogênese (no primeiro trimestre) é teoricamente mais provável de produzir efeitos adversos que ao final da gravidez7.
"Venda sob prescrição médica - Atenção: não use este medicamento sem consultar o seu médico, caso esteja grávida. Ele pode causar problemas ao feto9."
"Informe seu médico a ocorrência de gravidez7 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando."

•  Cuidados de administração: siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Para usar o medicamento corretamente, siga os seguintes passos:
- Lave o rosto, usando um higienizador suave. Não use esponja ou toalha para aplicar o higienizador, somente os dedos. Enxágue e enxugue a pele4.
- Aplique TRIDERM creme à noite, no mínimo 30 minutos antes de deitar.
- Coloque uma pequena quantidade (aproximadamente o tamanho de uma ervilha) do creme na ponta dos dedos. Aplique uma camada fina para cobrir as manchas e mais 1/2 centímetro da pele4 normal ao redor da mancha. Após usar o medicamento por algum tempo, você poderá notar que vai precisar aplicar uma quantidade um pouco menor de medicação.
- Espalhe o creme suavemente e de maneira uniforme. O creme deve "desaparecer" na pele4 quase imediatamente. Se isso não acontecer, significa que você aplicou produto em excesso.
- Não aplique nos cantos do nariz10, boca11, olhos12 ou na pele4 machucada. Espalhe o produto sempre evitando estas áreas.
- Não use o produto em excesso e não aplique com frequência maior que o recomendado pelo médico. Ele poderá irritar a pele4, e não dará resultados melhores ou mais rápidos.
- Não cubra a área após a aplicação de TRIDERM creme.
- Se a pele4 tornar-se muito irritada, pare de usar o produto e consulte o médico.
- Para ajudar a evitar o ressecamento, você pode utilizar um hidratante pela manhã, após lavar o rosto.
- Cosméticos e hidratantes podem ser usados durante o dia.
- Use um filtro solar de fator de proteção 30 (no mínimo) e roupas protetoras, incluindo chapéu. Uma pequena exposição ao sol já é suficiente para piorar o melasma3, mesmo se você não ficar queimado.
- Se você tiver queimadura de sol, interrompa o uso do produto até que a pele4 volte ao normal.
- Após terminar o tratamento, continue a proteger a sua pele4 do sol.
•  Interrupção do tratamento: não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico. Interrompa o uso de TRIDERM creme e contate o seu médico se você apresentar:
- Irritação grave ou continuada, ocorrência de bolhas, supuração13, descamação14 ou formação de crostas.
- Ardência grave ou inchaço15 da pele4.
- Irritação dos olhos12, nariz10 e boca11.
•  Reações adversas: alguns poucos pacientes podem apresentar reações alérgicas graves a este produto, incluindo os pacientes alérgicos aos sulfitos.
Durante o tratamento com TRIDERM creme sua pele4 pode apresentar vermelhidão leve a moderada, descamação14, ardência, ressecamento ou prurido16.
O medicamento contém um corticosteroide como um dos ingredientes ativos.
Os seguintes efeitos colaterais17 foram relatados com a aplicação de corticosteroides na pele4: prurido16, irritação, ressecamento, infecção18 dos folículos pilosos, alteração na cor da pele4, inflamação19 ao redor da boca11, reação alérgica20 cutânea21, adelgaçamento da pele4, estrias e problemas de suor.
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis. Alguns pacientes desenvolvem manchas escuras na pele4 (hiperpigmentação), sensação de picada, aumento da sensibilidade da pele4, erupções, acne22, vermelhidão da pele4, vesículas23, bolhas, linhas vermelhas finas ou vasos sanguíneos24 visíveis através da pele4 (telangiectasia25).
"TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANÇE DAS CRIANÇAS."
•  Ingestão concomitante com outras substâncias: outros produtos e medicamentos para a pele4: evite produtos que possam ressecar ou irritar a sua pele4, incluindo sabonetes e higienizadores, certos adstringentes, sabonetes e cosméticos contendo álcool, fragrâncias ou certos shampoos e produtos para permanente dos cabelos. Não use outros medicamentos conjuntamente com TRIDERM creme a menos que seja autorizado por seu médico. Os mesmos produtos que você já usou anteriormente podem causar vermelhidão da pele4 ou descamação14 quando utilizados com este medicamento.
•  Contraindicações e Precauções: não use o produto se você for alérgico ao medicamento ou aos seus componentes.
- Luz solar ou ultravioleta: excesso de luz solar natural ou artificial podem causar queimaduras. As manchas escuras da pele4 podem se tornar ainda mais escuras quando expostas à luz solar. O melasma3 pode piorar, mesmo se você não tiver queimadura solar. O uso deste medicamento torna sua pele4 mais susceptível à queimadura solar ou outros efeitos provocados pelo sol. Proteja a sua pele4 da luz solar natural tanto quanto possível para evitar que as manchas escureçam ainda mais ou que se formem outras manchas. Evitar o sol é importante para mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal, e para pessoas que já apresentaram manchas escuras na pele4.
- Não se exponha a lâmpadas solares enquanto estiver sob tratamento com TRIDERM creme.
- Calor e frio: a pele4 tratada com este creme pode ser mais sensível ao frio e calor do que a pele4 normal. Siga a orientação do seu médico.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento, cosmético ou suplemento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento. Eles podem tornar sua pele4 mais sensível à luz solar.
"SOMENTE O MÉDICO SABE QUAIS OS MEDICAMENTOS QUE PODEM SER ÚTEIS DURANTE O TRATAMENTO."
"NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE6."

Informação Técnica de Triderm

Características de Triderm

TRIDERM é uma associação de fluocinolona acetonida 0,01%, hidroquinona 4% e tretinoína 0,05% em base creme hidrofílica para aplicação tópica. A fluocinolona acetonida é um corticosteroide fluorado sintético, classificado terapeuticamente como anti-inflamatório. A hidroquinona é um agente despigmentante (para melanina26) e a tretinoína (ácido all-trans-retinoico) apresenta atividade queratolítica.
Farmacologia27 Clínica
A hidroquinona, um dos componentes ativos do produto, é um agente despigmentante que atua interrompendo um ou mais passos da síntese de melanina26. Entretanto, o mecanismo de ação dos ingredientes ativos do medicamento no tratamento do melasma3 é ainda desconhecido.
Farmacocinética
Um estudo em dois grupos de voluntários sadios (n total = 59) sobre a absorção percutânea de tretinoína inalterada, hidroquinona e fluocinolona acetonida na circulação28 sistêmica mostrou absorção mínima após 8 semanas de aplicação diária de 1 g (Grupo I, n = 45) ou 6 g (Grupo II, n = 14) do produto.
Com relação à tretinoína, foram obtidas concentrações plasmáticas quantificáveis em 57,78% (26 de um total de 45 voluntários) do Grupo I e 57,14% (8 de 14 voluntários) do Grupo II. A exposição à tretinoína tal como mostrada pelos valores de Cmax variou de 2,01 a 5,34 ng/mL (Grupo I) e 2,0 a 4,99 ng/mL (Grupo II). Assim, a aplicação diária de fluocinolona acetonida + hidroquinona + tretinoína creme resultou em um aumento mínimo dos níveis endógenos normais de tretinoína. Os níveis circulantes de tretinoína representam somente uma porção do total de retinoides relacionados à tretinoína, incluindo os metabólitos29 da tretinoína e aqueles contidos nos tecidos periféricos. Assim, quaisquer aumentos nos níveis circulantes de tretinoína causariam um aumento proporcional naqueles outros locais/tipos devido à natureza fixa destes correlacionamentos. Para hidroquinona, concentrações plasmáticas quantificáveis foram obtidas em 18% (8 em 44 voluntários) do Grupo I. A exposição à hidroquinona, tal como mostrada pelos valores de Cmax variaram de 25,55 a 86,52 ng/mL. Todos os voluntários do Grupo II (dose de 6 g) apresentaram concentrações plasmáticas de hidroquinona pós-dosagem abaixo dos limites de quantificação.
Para fluocinolona acetonida, todos os voluntários dos Grupos I e II apresentaram concentrações plasmáticas pós-dosagem abaixo do limite de quantificação.

Indicações de Triderm

TRIDERM creme é indicado para o tratamento do melasma3 moderado a grave da face5, devendo o paciente utilizar filtro solar e evitar a exposição ao sol.
Os seguintes pontos são importantes com relação à indicação e uso:
- O creme não deve normalmente ser utilizado para o tratamento de manutenção do melasma3.
- O melasma3 normalmente pode reaparecer após a descontinuação do produto, portanto os pacientes devem evitar a exposição solar, utilizar filtros solares com fator apropriado, usar roupas protetoras e não utilizar métodos anticoncepcionais hormonais.
- Nos estudos clínicos realizados com o uso de TRIDERM creme no tratamento do melasma3, os pacientes foram instruídos a evitar a exposição ao sol na face5, usar roupas protetoras e filtro solar, com FPS 30 todos os dias. Eles aplicaram a medicação do estudo todas as noites, após lavar o rosto com higienizador suave, sem sabão.
- A segurança e eficácia do uso em pacientes com pele4 tipos V e VI não foram ainda estudadas. Não se pode excluir a possibilidade de despigmentação excessiva como efeito cosmético indesejável nos pacientes com pele4 mais escura.
- A segurança e eficácia do uso deste produto em outros tipos de hiperpigmentação, que não o melasma3 da face5, não foram ainda estudadas.
- A segurança e eficácia em mulheres grávidas e lactantes30 não foram estabelecidas, uma vez que estes grupos foram excluídos dos estudos clínicos e as mulheres em idade fértil utilizaram medidas contraceptivas durante os estudos (veja sub-item Precauções).

Contraindicações de Triderm

O creme é contraindicado em pacientes com história de hipersensibilidade, alergia31 ou intolerância aos componentes do produto.

Advertências de Triderm

Este produto contém metabissulfito de sódio, um sulfito que pode causar reações do tipo alérgica, incluindo sintomas32 anafiláticos e episódios asmáticos com risco de vida para os pacientes susceptíveis. TRIDERM contém hidroquinona, que pode provocar ocronose exógena, um escurecimento negro-azulado gradual da pele4, que requer imediata descontinuação do tratamento. A maioria dos pacientes que desenvolvem esta condição é da raça negra, podendo também ocorrer em caucasianos e hispânicos.
Existem relatos na literatura de casos de hipersensibilidade cutânea21 aos componentes ativos deste produto. Em um teste de patch para determinar o potencial de sensibilização realizado em 221 voluntários sadios, três voluntários desenvolveram reações de sensibilidade ao TRIDERM creme ou a seus componentes.

Precauções de Triderm

Gerais: o medicamento contém hidroquinona e tretinoína que podem provocar irritação leve a moderada. Pode ocorrer irritação no local de aplicação, tal como avermelhamento da pele4, descamação14, sensação leve de ardência, ressecamento e prurido16. O avermelhamento transitório da pele4 ou sensação leve de ardência não é motivo para interromper o tratamento. Se ocorrer reação sugerindo hipersensibilidade ou irritação química, o uso do medicamento deve ser descontinuado. Também contém o corticosteroide fluocinolona acetonida. A absorção sistêmica de corticosteroide tópico1 pode produzir uma supressão reversível do eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal (HPA), com potencial para insuficiência33 glicocorticoide após a retirada do tratamento. Pode também ocorrer manifestações da síndrome de Cushing34, hiperglicemia35 e glicosúria36 após absorção sistêmica do corticosteroide tópico1. Se for notada supressão do eixo HPA, o uso de TRIDERM creme deve ser descontinuado. Geralmente, após a descontinuação dos corticosteroides tópicos ocorre a recuperação da função do eixo HPA.
Carcinogênese, Mutagênese e Prejuízo à Fertilidade: não foram realizados estudos de longo prazo em animais para determinar o potencial carcinogênico e mutagênico deste medicamento.
Não foram realizados estudos adequados de fertilidade e toxicidade37 embrionária precoce com o produto em dosagem integral.
Gravidez7: efeitos teratogênicos38: Gravidez7 Categoria C.
TRIDERM creme contém uma droga teratogênica39, a tretinoína, que pode causar morte embrio-fetal, alteração do crescimento do feto9, malformações40 congênitas41 e defeitos neurológicos potenciais.
Entretanto, os dados em humanos não confirmaram um risco aumentado do desenvolvimento destas anormalidades quando a tretinoína é administrada pela via tópica.
Embora o risco de teratogênese42 devido à exposição tópica ao medicamento possa ser considerado baixo, a exposição durante o período de organogênese no primeiro trimestre é teoricamente mais provável de produzir eventos adversos do que na gravidez7 mais avançada.
O medicamento deve ser usado durante a gravidez7 somente se os benefícios potenciais justificarem o risco potencial para o feto9. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Mães lactantes30: os corticosteroides, quando administrados sistemicamente, aparecem no leite materno. Não se sabe se a aplicação tópica deste produto pode resultar em absorção sistêmica suficiente para produzir quantidades detectáveis de fluocinolona acetonida, hidroquinona ou tretinoína no leite materno. Como muitas drogas são secretadas no leite materno, deve-se ter cautela quando for administrado em mulheres lactantes30, devendo-se evitar o contato do produto com a criança durante a amamentação43.
Uso pediátrico: a segurança e eficácia do uso de TRIDERM creme em crianças não foram estabelecidas.

Interações Medicamentosas de Triderm

Os pacientes devem evitar sabonetes ou higienizadores medicamentosos ou abrasivos ou com efeito ressecante, produtos com alta concentração de álcool e adstringentes e outros medicamentos irritantes ou queratolíticos, durante tratamento com TRIDERM creme.Os pacientes devem ser avisados a ter cautela com o uso concomitante de medicamentos sabidamente fotossensibilizantes.

Reações Adversas de Triderm

Nos estudos clínicos controlados, os eventos adversos foram monitorados em 161 pacientes que utilizaram TRIDERM creme (fluocinolona acetonida + hidroquinona + tretinoína) uma vez por dia durante o período de tratamento de 8 semanas. Houve 102 (63%) pacientes que apresentaram no mínimo um evento adverso relacionado ao tratamento durante estes estudos. Os eventos mais frequentemente relatados foram eritema44, descamação14, ardência, ressecamento e prurido16 no local de aplicação. A maioria destes eventos foram de gravidade leve a moderada. Os eventos adversos relatados por no mínimo 1% dos pacientes foram considerados pelos investigadores como razoavelmente relacionados ao tratamento com o produto nos estudos clínicos controlados e são, em ordem decrescente de frequência: eritema44, descamação14, ardência, ressecamento, prurido16, acne22, parestesia45, telangiectasia25, hiperestesia, alterações pigmentares, irritação, pápulas46, erupções acneiformes, rosácea, secura da boca11, erupções e vesículas23.
Em um estudo de longa duração, os pacientes sob tratamento com TRIDERM creme durante 6 meses mostraram padrão similar de eventos adversos ao apresentado nos estudos de 8 semanas. As seguintes reações adversas locais foram relatadas raramente com o uso de corticosteroides tópicos. Elas podem ocorrer mais frequentemente com o uso de curativos oclusivos, especialmente no caso de corticosteroides de potência mais alta. Estas reações estão listadas em ordem decrescente de ocorrência: ardência, prurido16, irritação, ressecamento, foliculite, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite47 perioral, dermatite47 alérgica de contato, infecção18 secundária, atrofia48 da pele4, estrias e miliária.
A hidroquinona, presente no produto, pode levar ao aparecimento de ocronose exógena, um escurecimento gradual preto-azulado da pele4, cuja ocorrência deve levar à pronta descontinuação do tratamento.
Foram relatados na literatura casos de hipersensibilidade cutânea21 aos componentes ativos de TRIDERM creme.

Posologia de Triderm

Exclusivamente para uso externo.O medicamento deve ser aplicado uma vez por dia à noite, pelo menos 30 minutos antes da hora de deitar. Lavar delicadamente o rosto e o pescoço49 usando um higienizador suave. Enxaguar e secar com toalha. Aplicar uma camada fina do creme sobre as áreas pigmentadas do melasma3, incluindo cerca de ½ centímetro de pele4 normal ao redor da lesão50. Massagear leve e uniformemente sobre a pele4. Não cobrir ou utilizar curativos oclusivos.
Durante o dia, recomenda-se o uso de filtro solar FPS 30 e roupas protetoras.
Evitar a exposição solar excessiva. Os pacientes podem utilizar hidratantes e/ou cosméticos durante o dia.

Superdosagem de Triderm

O uso excessivo não dará resultados terapêuticos melhores ou mais rápidos, podendo ocorrer irritação da pele4. Em caso de ingestão acidental, recomendase consultar o médico.

Pacientes Idosos de Triderm

Estudos clínicos com TRIDERM creme não incluíram um número suficiente de pacientes com idade acima ou igual a 65 anos de idade para determinar se eles respondem diferentemente dos pacientes mais jovens. Em geral, a seleção de dosagem para pacientes51 idosos deve ser feita com cautela, geralmente iniciando com dose mais baixa, em função da maior frequência de problemas na função hepática52, renal53 ou cardíaca, doença concomitante ou outras terapias medicamentosas.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Data de fabricação, prazo de validade e nº do lote: vide cartucho.
Farm. Resp.: Dra. Miriam Onoda Fujisawa - CRF-SP nº 10.640
MS - 1.0181.0572
Medley Indústria Farmacêutica Ltda.
Rua Macedo Costa, 55 - Campinas - SP
CNPJ 50.929.710/0001-79
Indústria Brasileira

TRIDERM - Laboratório

MEDLEY
Rua Macedo Costa, 55
Campinas/SP - CEP: 13080-180
Tel: (19 )744-8324
Fax: (019) 744-8227
Site: http://www.medley.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "MEDLEY"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
3 Melasma: Manchas escuras na face. O seu surgimento está relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais (pílula) e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol. Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam o surgimento do melasma.
4 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
5 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
9 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
10 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
11 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
12 Olhos:
13 Supuração: Secreção de pus. Pode significar infecção no tecido afetado.
14 Descamação: 1. Ato ou efeito de descamar(-se); escamação. 2. Na dermatologia, fala-se da eliminação normal ou patológica da camada córnea da pele ou das mucosas. 3. Formação de cascas ou escamas, devido ao intemperismo, sobre uma rocha; esfoliação térmica.
15 Inchaço: Inchação, edema.
16 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
17 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
18 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
19 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
20 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
21 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
22 Acne: Doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. As lesões começam a surgir na puberdade, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos. Os cravos e espinhas ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.
23 Vesículas: Lesões papulares preenchidas com líquido claro.
24 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
25 Telangiectasia: Dilatação permanente da parede de um pequeno vaso sanguíneo localizado na derme.
26 Melanina: Cada uma das diversas proteínas de cor marrom ou preta, encontrada como pigmento em vegetais e animais.
27 Farmacologia: Ramo da medicina que estuda as propriedades químicas dos medicamentos e suas respectivas classificações.
28 Circulação: 1. Ato ou efeito de circular. 2. Facilidade de se mover usando as vias de comunicação; giro, curso, trânsito. 3. Movimento do sangue, fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos do corpo e do coração.
29 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
30 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
31 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
32 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
33 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
34 Síndrome de Cushing: A síndrome de Cushing, hipercortisolismo ou hiperadrenocortisolismo, é um conjunto de sinais e sintomas que indicam excesso de cortisona (hormônio) no sangue. Esse hormônio é liberado pela glândula adrenal (também conhecida como suprarrenal) em resposta à liberação de ACTH pela hipófise no cérebro. Níveis elevados de cortisol (ou cortisona) também podem ocorrer devido à administração de certos medicamentos, como hormônios glicocorticoides. A síndrome de Cushing e a doença de Cushing são muito parecidas, já que o que a causa de ambas é o elevado nível de cortisol no sangue. O que difere é a origem dessa elevação. A doença de Cushing diz respeito, exclusivamente, a um tumor na hipófise que passa a secretar grande quantidade de ACTH e, consequentemente, há um aumento na liberação de cortisol pelas adrenais. Já a síndrome de Cushing pode ocorrer, por exemplo, devido a um tumor presente nas glândulas suprarrenais ou pela administração excessiva de corticoides.
35 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
36 Glicosúria: Presença de glicose na urina.
37 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
38 Teratogênicos: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
39 Teratogênica: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
40 Malformações: 1. Defeito na forma ou na formação; anomalia, aberração, deformação. 2. Em patologia, é vício de conformação de uma parte do corpo, de origem congênita ou hereditária, geralmente curável por cirurgia. Ela é diferente da deformação (que é adquirida) e da monstruosidade (que é incurável).
41 Congênitas: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
42 Teratogênese: Formação e desenvolvimento no útero de anomalias que levam a malformações; teratogenia.
43 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
44 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
45 Parestesia: Sensação cutânea subjetiva (ex.: frio, calor, formigamento, pressão, etc.) vivenciada espontaneamente na ausência de estimulação.
46 Pápulas: Lesões firmes e elevadas, com bordas nítidas e diâmetro que varia de 1 a 5 milímetros (até 1 centímetro, segundo alguns autores).
47 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
48 Atrofia: 1. Em biologia, é a falta de desenvolvimento de corpo, órgão, tecido ou membro. 2. Em patologia, é a diminuição de peso e volume de órgão, tecido ou membro por nutrição insuficiente das células ou imobilização. 3. No sentido figurado, é uma debilitação ou perda de alguma faculdade mental ou de um dos sentidos, por exemplo, da memória em idosos.
49 Pescoço:
50 Lesão: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
51 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
52 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
53 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.