SANTUSSAL

NOVARTIS

Atualizado em 09/12/2014

Apresentação de Santussal

Embalagem com 120 ml de xarope

USO PEDIÁTRICO E ADULTO

Composição de Santussal

10 ml de xarope contém:
 Pimetixeno    1 mg
Proxifilina    25 mg
Cloreto de amônio    200 mg
O veículo contém 0,8 g/ml de açúcar1 e 2% de álcool etílico.

Propriedades de Santussal

O pimetixeno é um antamínico com acentuadas propriedades antitussígenas, broncoespasmolíticas e sedativas. Estas são reforçadas pelos outros dois componentes - o derivado da teofilina, a proxifilina, causa broncodilatação2 e estimulação respiratória, enquanto o cloreto de amônio facilita a expectoração3, reduzindo a viscosidade4 da secreção brônquica.Santussal não só alivia os sintomas5 respiratórios, como também reduz a agitação, que é comum nesses pacientes.

Indicações de Santussal

Para o alívio da tosse em diversas afecções6, especialmente na traqueobronquite7 crônica ou aguda e na bronquite com manifestações asmáticas. Para a supressão da tosse noturna que interfere com o sono.

Posologia de Santussal

Adultos: 15 ml 3 vezes ao dia.Crianças:
 1 a   2 anos: 2,5 ml     ù
2 a   9 anos:    5 ml     ô     2 a 3 vezes ao dia.
9 a 15 anos:  10 ml     û
Para controlar a tosse durante a noite, pode-se tomar 2/3 da dose diária, antes de se deitar. O xarope pode ser diluído com água, leite, suco de frutas, etc.; é melhor tomá-lo logo após as refeições.

Contra-Indicações de Santussal

Hipersensibilidade a qualquer dos componentes.
Santussal não deve ser administrado a crianças com menos de 1 ano de idade.

- Precauções
Recomenda-se cautela em pacientes com glaucoma8 ou hipertrofia9 prostática. Santussal pode comprometer as reações do paciente, devendo estes ser cuidadosos no trânsito, na operação de máquinas, etc..
Durante a gravidez10 e a lactação11, Santussal somente deverá ser prescrito se absolutamente necessário.
Em pacientes diabéticos deve-se considerar o conteúdo de açúcar1 do xarope (0,8 g/ml).

- Interações
O efeito dos sedativos e do álcool pode ser acentuado por Santussal.

- Efeitos colaterais12
Sonolência, ocasionalmente excitação; raramente foram relatados boca13 seca  e tontura14.

- Superdosagem
Sintomas5 : relatou-se que a superdosagem aguda causa sedação15 ou excitação. Podem também ocorrer efeitos anticolinérgicos, como boca13 seca, midríase16 ou taquicardia17 e irritação gastrintestinal, com náuseas18, vômitos19 e dor abdominal.
Tratamento:  lavagem gástrica20, administração de carvão ativado e terapia  sintomática21.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

SANTUSSAL - Laboratório

NOVARTIS
Av. Prof. Vicente Rao, 90 - Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04706-900
Tel: 55 (011) 532-7122
Fax: 55 (011) 532-7942
Site: http://www.novartis.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "NOVARTIS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
2 Broncodilatação: Aumento do diâmetro dos brônquios e dos bronquíolos pulmonares devido ao relaxamento do músculo liso das vias aéreas.
3 Expectoração: Ato ou efeito de expectorar. Em patologia, é a expulsão, por meio da tosse, de secreções provenientes da traqueia, brônquios e pulmões; escarro.
4 Viscosidade: 1. Atributo ou condição do que é viscoso; viscidez. 2. Resistência que um fluido oferece ao escoamento e que se deve ao movimento relativo entre suas partes; atrito interno de um fluido.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
7 Traqueobronquite: Inflamação dos canais que levam o ar para dentro e para fora dos pulmões, os brônquios. Nessa doença, há um acúmulo de secreção nos brônquios, estreitando-os, em geral causado pelo excesso de produção de muco e pela diminuição na ação dos minúsculos cílios locais, os quais não eliminam adequadamente esse muco.
8 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
9 Hipertrofia: 1. Desenvolvimento ou crescimento excessivo de um órgão ou de parte dele devido a um aumento do tamanho de suas células constituintes. 2. Desenvolvimento ou crescimento excessivo, em tamanho ou em complexidade (de alguma coisa). 3. Em medicina, é aumento do tamanho (mas não da quantidade) de células que compõem um tecido. Pode ser acompanhada pelo aumento do tamanho do órgão do qual faz parte.
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
12 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
13 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
14 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
15 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.
16 Midríase: Dilatação da pupila. Ela pode ser fisiológica, patológica ou terapêutica.
17 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
18 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
19 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
20 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
21 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.