IRIDUX Capsulas e Injetavel

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda

Atualizado em 08/12/2014

IRIDUX F®

Naftidrofurila

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder à sua leitura antes de utilizar o medicamento.

Cápsulas com microgrânulos de ação prolongada.
Caixas com 24 cápsulas.

USO ADULTO

Composição de Iridux Capsulas e Injetavel

Cada cápsula contém

Naftidrofurila ....................200mg

Excipientes q.s.p. .................... 1 cápsula

(Amido de milho, açúcar1, polividona, talco, goma laca, indigotina)

Informação ao Paciente de Iridux Capsulas e Injetavel

Ação esperada do medicamento:
Vasodilatador periférico

Cuidados de armazenamento e prazo de validade:
Em sua embalagem original e protegido do calor excessivo, IRIDUX tem um prazo de validade de 24 meses.

NÃO TOME MEDICAMENTO COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE2.

Gravidez3 e lactação4:
Informe seu médico a ocorrência de gravidez3 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está
amamentando.

Cuidados de administração:
Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento:
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas:
Informe seu médico o aparecimento de quaisquer reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Contra-indicações e precauções:
Hemorragia5 cerebral recente.

Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE2.

Propriedades de Iridux Capsulas e Injetavel

A naftidrofurila, substância ativa do IRIDUX F 200, é um vasodilatador periférico, que atua sobre a parede vascular6 em dois níveis: 1) sua ação se faz sentir diretamente sobre a musculatura lisa dos vasos, interferindo com o processo de acoplamento excitação-contração do músculo liso vascular7, impedindo o influxo de cálcio (Ca++), que normalmente atua como desencadeador da reação de produção de energia necessária para o deslizamento dos filamentos contráteis de actina e miosina; 2) atua também sobre o sistema nervoso8 simpático9, quer à altura dos gânglios10, provocando inibição competitiva com a acetilcolina11, quer ao longo dos axônios12   efeito tipo anestésico local   pelo bloqueio da entrada de sódio (Na) através da membrana, impedindo a despolarização e, conseqüentemente, o desencadeamento e propagação do potencial de ação através do nervo. O aumento do fluxo arterial e a decorrente diminuição de síntese de substâncias algogênicas (bradicinina13), acumuladas nos tecidos isquêmicos, explicam a ação antálgica da naftidrofurila. A ação vasodilatadora da naftidrofurila não é seguida de taquicardia14 reflexa, de reação de "flush" ou de hipotensão arterial15.

Indicações de Iridux Capsulas e Injetavel

Insuficiência16 circulatória periférica:

distúrbios circulatórios e tróficos das extremidades;
claudicação intermitente17;
distúrbios circulatórios pélvicos18;
ameaças de abortamento19 de etiologia20 circulatória;
ameaças de parto prematuro;
afecções21 vasculares22 em oftalmologia e ORL.

Insuficiência16 circulatória cerebral
arteriosclerose23 cerebral;
insuficiência16 vascular6 cerebral progressiva;
insuficiência16 vascular6 cerebral intermitente24;
traumatismos cranianos.

Indicações de Iridux Capsulas e Injetavel

Crises convulsivas epilépticas e parciais. Crises convulsivas por traumatismo25 crânio26-encefálico, secundárias e neurocirurgia.Tratamento das crises convulsivas. Desde sua introdução até o momento, numerosos aspectos de sua atividade terapêutica27 e tolerância pelo organismo têm sido estudados. Em decorrência disso, estabeleceram-se normas para sua administração, vigilância do aparecimento de efeitos secundários e indicações em algumas afecções21 não relacionadas com a epilepsia28.

 

Contra-Indicação de Iridux Capsulas e Injetavel

Hemorragia5 cerebral recente.

Posologia de Iridux Capsulas e Injetavel

Duas cápsulas ao dia.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.


IRIDUX Capsulas e Injetavel - Laboratório

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Rua Conde Domingos Papais, 413
Suzano/SP - CEP: 08613-010
Site: http://www.sanofi-aventis.com.br
C.N.P.J. 02.685.377/0008-23 - Indústria Brasileira

Ou

Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda
Av Brasil, 22.155- Rio de Janeiro - RJ
CNPJ 02.685.377/0019-86 - Indústria Brasileira
Atendimento ao Consumidor 0800-703-0014
www.sanofi-aventis.com.br

Ver outros medicamentos do laboratório "Sanofi Aventis Farmacêutica Ltda"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
2 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
6 Vascular: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
7 Músculo Liso Vascular: Tecido muscular não estriado e de controle involuntário que está presente nos vasos sangüíneos.
8 Sistema nervoso: O sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e a porção periférica está constituída pelos nervos cranianos e espinhais, pelos gânglios e pelas terminações nervosas.
9 Simpático: 1. Relativo à simpatia. 2. Que agrada aos sentidos; aprazível, atraente. 3. Em fisiologia, diz-se da parte do sistema nervoso vegetativo que põe o corpo em estado de alerta e o prepara para a ação.
10 Gânglios: 1. Na anatomia geral, são corpos arredondados de tamanho e estrutura variáveis; nodos, nódulos. 2. Em patologia, são pequenos tumores císticos localizados em uma bainha tendinosa ou em uma cápsula articular, especialmente nas mãos, punhos e pés.
11 Acetilcolina: A acetilcolina é um neurotransmissor do sistema colinérgico amplamente distribuído no sistema nervoso autônomo.
12 Axônios: Prolongamento único de uma célula nervosa. Os axônios atuam como condutores dos impulsos nervosos e só possuem ramificações na extremidade. Em toda sua extensão, o axônio é envolvido por um tipo celular denominado célula de Schwann.
13 Bradicinina: É um polipeptídio plasmático que tem função vasodilatadora e que se forma em resposta à presença de toxinas ou ferimentos no organismo.
14 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
15 Hipotensão arterial: Diminuição da pressão arterial abaixo dos valores normais. Estes valores normais são 90 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 50 milímetros de pressão diastólica.
16 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
17 Claudicação intermitente: Dor que aparece e desaparece nos músculos da perna. Esta dor resulta de uma falta de suprimento sanguíneo nas pernas e geralmente acontece quando a pessoa está caminhando ou se exercitando.
18 Pélvicos: Relativo a ou próprio de pelve. A pelve é a cavidade no extremo inferior do tronco, formada pelos dois ossos do quadril (ilíacos), sacro e cóccix; bacia. Ou também é qualquer cavidade em forma de bacia ou taça (por exemplo, a pelve renal).
19 Abortamento: Interrupção precoce da gravidez, espontânea ou induzida, seguida pela expulsão do produto gestacional pelo canal vaginal (Aborto). Pode ser precedido por perdas sangüíneas através da vagina.
20 Etiologia: 1. Ramo do conhecimento cujo objeto é a pesquisa e a determinação das causas e origens de um determinado fenômeno. 2. Estudo das causas das doenças.
21 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
22 Vasculares: Relativo aos vasos sanguíneos do organismo.
23 Arteriosclerose: Doença degenerativa da artéria devido à destruição das fibras musculares lisas e das fibras elásticas que a constituem, levando a um endurecimento da parede arterial, geralmente produzido por hipertensão arterial de longa duração ou pelo envelhecimento.
24 Intermitente: Nos quais ou em que ocorrem interrupções; que cessa e recomeça por intervalos; intervalado, descontínuo. Em medicina, diz-se de episódios de febre alta que se alternam com intervalos de temperatura normal ou cujas pulsações têm intervalos desiguais entre si.
25 Traumatismo: Lesão produzida pela ação de um agente vulnerante físico, químico ou biológico e etc. sobre uma ou várias partes do organismo.
26 Crânio: O ESQUELETO da CABEÇA; compreende também os OSSOS FACIAIS e os que recobrem o CÉREBRO. Sinônimos: Calvaria; Calota Craniana
27 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
28 Epilepsia: Alteração temporária e reversível do funcionamento cerebral, que não tenha sido causada por febre, drogas ou distúrbios metabólicos. Durante alguns segundos ou minutos, uma parte do cérebro emite sinais incorretos, que podem ficar restritos a esse local ou espalhar-se. Quando restritos, a crise será chamada crise epiléptica parcial; quando envolverem os dois hemisférios cerebrais, será uma crise epiléptica generalizada. O paciente pode ter distorções de percepção, movimentos descontrolados de uma parte do corpo, medo repentino, desconforto no estômago, ver ou ouvir de maneira diferente e até perder a consciência - neste caso é chamada de crise complexa. Depois do episódio, enquanto se recupera, a pessoa pode sentir-se confusa e ter déficits de memória. Existem outros tipos de crises epilépticas.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.