DERMODEX

B-MS

Atualizado em 08/12/2014

          DERMODEX POMADA

Nistatina + Óxido de zinco

Uso tópico1

Para uso pediátrico e adulto

- COMPOSIÇÃO

Cada 1 g de DERMODEX contém 200 mg de óxido de zinco enriquecido com 100.000 U.I. de Nistatina em veículo emoliente e protetor

- APRESENTAÇÃO

DERMODEX POMADA (Nistatina + Óxido de Zinco) SQUIBB é apresentado em tubos de 60 g.

- INFORMAÇÕES AO PACIENTE

VEJA NAS INSTRUÇÕES DE USO COMO APLICAR CORRETAMENTE DERMODEX NAS ASSADURAS INFANTIS.

           ·    A indicação principal do DERMODEX é para assadura das crianças. Além dessa indicação, o DERMODEX é usado no tratamento de irritação que ocorrem na região perianal, entre os dedos, axilas e sob os seios2.
·    Nas assaduras das crianças, diversos trabalhos mostram que nelas geralmente crescem fungos conhecidos como Monília (é o mesmo fungo3 que aparece na boca4 das crianças com o nome de "sapinho" e em inúmeros corrimentos vulvovaginais). DERMODEX tem na sua fórmula dois produtos que agem, um deles eliminando esse fungo3 e o outro higienizando, cicatrizando e protegendo a pele5.
·    O prazo de validade de DERMODEX é de 24 meses.
·    Geralmente as assaduras das crianças regridem num prazo de 24 a 48 horas de tratamento. Mantenha o tratamento até o total desaparecimento dos sintomas6.
·    DERMODEX tem odor agradável e somente em raras ocasiões pode ocasionar algum tipo de irritação.
·    Desconhecemos interação com outros medicamentos e alimentos.
         
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Informação Técnica de Dermodex

DERMODEX associa em sua fórmula a Nistatina e o Óxido de zinco.A Nistatina é um antibiótico do grupo poliênico, com características fungistática e fungicida in vitro, obtido a partir do Streptomyces noursei, utilizado universalmente no tratamento de infecções7 da pele5 e mucosas8, causadas pela Monília. O mecanismo de ação provável da Nistatina é de contato direto com os microorganismos, através da ligação com o ergosterol existente na membrana desse fungo3, resultando em alterações da permeabilidade9 da membrana e consequente extravazamento de componentes intracelulares.

O Óxido de zinco é um adstrigente e antisséptico10 que exerce ação suavizante cicatrizante e protetora da pele5 nas afecções11 que apresentam erupções superficiais.

A plastibase perfumada, composta de Gel de Petrolato branco, exerce ação emoliente e remove eventuais crostas e tecidos descamantes.

Indicações de Dermodex

Dermodex tem como indicação principal proteção e tratamento das assaduras infantis (dermatite12 amoniacal - "dermatite12 das fraldas"). Outras indicações são os intertrigos (mamários, perianal, interdigital, axilar), as paroníqueas por Monília.

Contra-Indicação de Dermodex

O produto está só contra-indicado em casos de sensibilidade à Nistatina ou ao Óxido de zinco e a Plastibase

Reações Adversas de Dermodex

Raros pacientes poderão apresentar algum grau de irritação cutânea13.

Administração e Dosagem de Dermodex

DERMODEX deve ser aplicado duas ou mais vezes ao dia nas áreas afetadas. Durante a fase aguda da assadura perineal, recomendamos que os resíduos orgânicos sejam eliminados pela higiene local, secando-se adequadamente e aplicando-se DERMODEX sobre a área afetada.

Para prevenção e tratamento das assaduras das crianças leia as INSTRUÇÕES DE USO.

Serviço de Orientação Médica ao Paciente de Dermodex

INSTRUÇÕES DE USO

A pele5 das crianças é mais fina e sensível que a dos adultos. Ao aplicar DERMODEX na pele5 das crianças, a preocupação mais importante que temos é protegê-la ao mesmo tempo que eliminamos os fungos contaminantes. Siga portanto as instruções:

1. Limpar a pele5 com água e sabão neutro.

2. Secar bem.

3. Aplicar DERMODEX nos locais afetados de forma que fique uma camada sobre a pele5. A importância dessa camada é justamente proteger a pele5 contra a urina14 e fezes. Durante a fase aguda da assadura, aplicar todas as vezes que a criança for trocada. Depois de curada, como proteção, aplicar após limpeza  de material fecal aderido à pele5.

Evite esfregar a própria fralda suja e molhada nas assaduras de sua criança. Sempre que possível, limpe a criança com água morna antes de aplicar DERMODEX.

Conservação de Dermodex

A conservação do produto deverá ser a temperatura ambiente (entre 15 e 30C).

DERMODEX - Laboratório

B-MS
Rua Carlos Gomes, 924
São Paulo/SP - CEP: 04743-002
Tel: 55 (011) 882-2000
Fax: 55 (011) 246-0151
Site: http://www.bristol.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "B-MS"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Seios: Em humanos, uma das regiões pareadas na porção anterior do TÓRAX. As mamas consistem das GLÂNDULAS MAMÁRIAS, PELE, MÚSCULOS, TECIDO ADIPOSO e os TECIDOS CONJUNTIVOS.
3 Fungo: Microorganismo muito simples de distribuição universal que pode colonizar uma superfície corporal e, em certas ocasiões, produzir doenças no ser humano. Como exemplos de fungos temos a Candida albicans, que pode produzir infecções superficiais e profundas, os fungos do grupo dos dermatófitos que causam lesões de pele e unhas, o Aspergillus flavus, que coloniza em alimentos como o amendoim e secreta uma toxina cancerígena, entre outros.
4 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
5 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
6 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
7 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
8 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
9 Permeabilidade: Qualidade dos corpos que deixam passar através de seus poros outros corpos (fluidos, líquidos, gases, etc.).
10 Antisséptico: Que ou o que impede a contaminação e combate a infecção.
11 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
12 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
13 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
14 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre DERMODEX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.