CETOCONAZOL Shampoo

NEO QUIMICA

Atualizado em 08/12/2014

Composição de Cetoconazol Shampoo

cada grama1 contém: cetoconazol 20 mg;excipientes: lauril éter sulfato de sódio, coco amido propil betaína, dietanolamida de ácido graxo de coco, dioleato dimetil glicose2 120, bronopol boots BP, parabenos, ácido cítrico, essência, corante e água purificada.

Posologia e Administração de Cetoconazol Shampoo

o Cetoconazol Shampoo deve ser aplicado nas áreas afetadas da pele3 ou cabelo4 deixando agir durante 3 a 5 minutos antes de enxaguar. Para o tratamento de: pitiríase versicolor: uma aplicação ao dia, durante 5 dias. Dermatite5 seborréica e caspa: uma aplicação, duas vezes por semana, por 2 a 4 semanas. - Superdosagem: Cetoconazol Shampoo é somente para uso tópico6. Caso ocorra ingestão acidental, proceder lavagem gástrica7 com bicarbonato de sódio.

Precauções de Cetoconazol Shampoo

após tratamento prolongado com corticosteróide tópico6, recomenda-se esperar 2 semanas antes de iniciar o tratamento com Cetoconazol Shampoo, para se evitar irritação local, que embora raramente pode ocorrer. O contato com os olhos8 deve ser evitado, pois poderá ocorrer irritação na mucosa9 ocular. O Cetoconazol Shampoo deve ser aplicado na pele3 e não somente nos cabelos.

Reações Adversas de Cetoconazol Shampoo

Cetoconazol Shampoo é muito bem tolerado, contudo raramente pode ocorrer sensação de ardência local, prurido10 e irritação. Dermatite5 seborréica e caspa são freqüentemente associadas com o aumento da queda dos cabelos, que também foi relatada embora em casos raros com o uso de Cetoconazol Shampoo. Têm sido relatados casos de descoloração de cabelos, principalmente em pacientes com cabelos grisalhos ou que submetam os cabelos à ação química (tinturas, descolorações, permanentes etc.) e ainda, caso de remoção de cacho de cabelos com permanente. Informe o seu médico caso ocorra algum destes sintomas11.

Contra-Indicações de Cetoconazol Shampoo

em pessoas com hipersensibilidade conhecida ao cetoconazol ou alguns dos componentes da fórmula.

Indicações de Cetoconazol Shampoo

no tratamento e profilaxia de infecções12 causadas por Malassezia furfur, tais como, pitiríase versicolor, dermatite5 seborréica e caspa.

Apresentação de Cetoconazol Shampoo

frasco contendo 100 ml.


Ver informações do laboratório

CETOCONAZOL Shampoo - Laboratório

NEO QUIMICA
Rua VPR 1, Quadra 2-A, Mód. 4
Anápolis/GO - CEP: 75133600
Tel: (62 )316-1055
Fax: (62 )316-1022

Ver outros medicamentos do laboratório "NEO QUIMICA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
2 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
3 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
4 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
5 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
6 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
7 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
8 Olhos:
9 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
10 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
11 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
12 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
Artigos relacionados

Tem alguma dúvida sobre CETOCONAZOL Shampoo?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.