Maxicrom 2% e 4%

ALCON

Atualizado em 09/12/2014

Maxicrom® 2% e 4%

Cromoglicato Dissódico 2% e 4%

Antialérgico
Solução Oftálmica Estéril
USO ADULTO

Forma  farmacêutica e Apresentação de Maxicrom

MAXICROM® 2% e 4% Solução Oftálmica Estéril é apresentado em frascos plásticos conta-gotas, contendo 5 ml.

Composição de Maxicrom

Cada ml contém: cromoglicato dissódico.................. 20 mg (2%) ou 40 mg (4%)
Veículo constituído de edetato dissódico,  cloreto de benzalcônio como conservante e água purificada q.s.p. 1ml.

Informações ao Paciente de Maxicrom

O produto deve ser conservado em temperatura ambiente e ao abrigo da luz. O prazo de validade está gravado na embalagem do medicamento.  Não o utilize após esse prazo, porque a sua eficácia poderá estar comprometida.Ação esperada do medicamento: regressão dos sintomas1 alérgicos oculares.
lnforme o médico sobre a ocorrência de gravidez2 durante o tratamento ou após o seu término.  Não use MAXICROM durante a gravidez2, a menos que seu uso seja considerado indispensável.  Consulte seu médico.
Cuidados na administração: para manter a esterilidade3 do produto, evite o contato do conta-gotas com os olhos4 ou com qualquer objeto.
Não interrompa o tratamento sem autorização médica.  Evite o uso repetido sem orientação médica.
Consulte seu médico sobre as contra-indicações, precauções e reações adversas.  
O produto não deve ser usado em pacientes hipersensíveis aos componentes da fórmula. Não use o produto em crianças abaixo de 4 anos de idade.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE5.

Informações Técnicas de Maxicrom

As manifestações clínicas da alergia6 têm sua origem em uma reação anafilática7 e consecutiva liberação de mediadores espasmógenos. É justamente inibindo esta liberação de mediadores que atua o cromoglicato dissódico. A atividade desta substância é exercida essencialmente em processos devidos a uma reação de hipersensibilidade imediata, agindo também em outras reações anafiláticas8 e em processos originados pela degranulação de mastócitos9. O cromoglicato dissódico não modifica os efeitos dos mediadores, não estimula os receptores beta-adrenérgicos10, nem bloqueia o processo de sensibilização. Supõe-se que atua impedindo uma das etapas da degranulação de mastócitos9, posterior à fixação antígeno11-anticorpo12, evitando desta forma a reação alérgica13.

Indicações de Maxicrom

Por sua ação antialérgica, MAXICROM é indicado no tratamento das afecções14 aIérgicas conjuntivais.

Contra-Indicações de Maxicrom

No caso de hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Por conter cloreto de benzalcônio em sua fórmula, recomenda-se aos pacientes que não usem lentes de contato gelatinosas quando estiverem em tratamento com MAXICROM.

Precauções de Maxicrom

Gerais:A instilação do produto pode provocar uma sensação de ardência transitória em alguns pacientes.

Carcinogênese, Mutagênese e Diminuição da Fertilidade: Estudos de longo prazo realizados em diversas espécies animais não demonstraram efeito neoplásico15 do cromoglicato dissódico. Não houve evidência de danos cromossômicos ou de citotoxicidade nos vários estudos de mutagênese ou diminuição da fertilidade nos estudos de reprodução16 realizados em animais de laboratório.

Gravidez2: Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. MAXICROM® Solução Oftálmica deve ser prescrito a mulheres grávidas somente se o seu uso for considerado indispensável.

Mães Lactantes17: Não se sabe se o cromoglicato dissódico é excretado no leite humano. Deve-se ter cautela quando MAXICROM Solução Oftálmica for administrado à mãe lactante18.

Uso Pediátrico: Não foram estabelecidas a segurança e a eficácia do uso do MAXICROM em crianças abaixo de 4 anos de idade.

Reações Adversas de Maxicrom

Uma ardência transitória poderá ocorrer após a instilação de MAXICROM.  Ainda que raras, e possivelmente não atribuíveis ao cromoglicato dissódico, foram relatadas as seguintes reações adversas: injeção19 conjuntival, olhos4 lacrimejantes, coceira nos olhos4, ressecamento ao redor do olhos4, olhos4 inchados, irritação ocular e tersol.

Posologia de Maxicrom

1 ou 2 gotas em cada olho20, 4 a 6 vezes por dia, em intervalos regulares.

CONSERVE  EM TEMPERATURA AMBIENTE E AO ABRIGO DA LUZ.

NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE5.  


Maxicrom 2% e 4% - Laboratório

ALCON
AV. N. SRA. DA ASSUNCAO, 736
SAO PAULO/SP - CEP: 05359001
Tel: (011 )268-7433
Fax: (011 )819-2171

Ver outros medicamentos do laboratório "ALCON"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Esterilidade: Incapacidade para conceber (ficar grávida) por meios naturais. Suas causas podem ser masculinas, femininas ou do casal.
4 Olhos:
5 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
6 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
7 Reação anafilática: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
8 Reações anafiláticas: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
9 Mastócitos: Células granulares que são encontradas em quase todos os tecidos, muito abundantes na pele e no trato gastrointestinal. Como os BASÓFILOS, os mastócitos contêm grandes quantidades de HISTAMINA e HEPARINA. Ao contrário dos basófilos, os mastócitos permanecem normalmente nos tecidos e não circulam no sangue. Os mastócitos, provenientes das células-tronco da medula óssea, são regulados pelo FATOR DE CÉLULA-TRONCO.
10 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
11 Antígeno: 1. Partícula ou molécula capaz de deflagrar a produção de anticorpo específico. 2. Substância que, introduzida no organismo, provoca a formação de anticorpo.
12 Anticorpo: Proteína circulante liberada pelos linfócitos em reação à presença no organismo de uma substância estranha (antígeno).
13 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
14 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
15 Neoplásico: Que apresenta neoplasia, ou seja, que apresenta processo patológico que resulta no desenvolvimento de neoplasma ou tumor. Um neoplasma é uma neoformação de crescimento anormal, incontrolado e progressivo de tecido, mediante proliferação celular.
16 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
17 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
18 Lactante: Que produz leite; que aleita.
19 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
20 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.