CORCICLEN

ALLERGAN

Atualizado em 08/12/2014

Composição de Corciclen

cloridrato de clortetraciclina 5 mg, acetato de cortisona 2 mg, loretinato de bismuto 50 mg, excipiente q.s.p. 1 g. Excipiente basicamente constituído de vaselina sólida, cera microcristalina, lanolina, colesterina e metilparabeno.

Posologia e Administração de Corciclen

aplicar aproximadamente 1 cm da pomada no saco conjuntival inferior, 3 a 4 vezes ao dia, ou a critério médico. Em tratamentos prolongados, recomenda-se reduzir gradativamente a dosagem, conforme orientação médica.

Precauções de Corciclen

em tratamentos prolongados, é aconselhável o controle da pressão intra-ocular e o exame biomicroscópico da córnea1. O produto pode mascarar infecções2 por microrganismos não sensíveis à clortetraciclina. Por precaução, recomenda-se evitar o uso do produto durante a gravidez3 e a lactação4.

Reações Adversas de Corciclen

o uso prolongado pode resultar em opacificação do cristalino5 (catarata6) e aumento da pressão intra-ocular em pacientes sensíveis. Infecções2 oculares secundárias. Reações de hipersensibilidade.

Contra-Indicações de Corciclen

hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Infecções2 por Herpes simples, vaccínia, varicela7 e outras doenças virais da córnea1 e conjuntiva8. Afecções9 micóticas. Tuberculose10 ocular. Glaucoma11. Doenças com adelgaçamento da córnea1 e esclera12.

Indicações de Corciclen

tratamento de blefarites em geral. Infecções2 oculares superficiais sensíveis à clortetraciclina.

Apresentação de Corciclen

pomada para uso tópico13 oftálmico, apresentada em bisnaga com bico oftálmico contendo 3,5 g.


CORCICLEN - Laboratório

ALLERGAN
Av. Dr. Cardoso de Melo, 1855
São Paulo/SP - CEP: 04548-005
Tel: (11) 829-4575
Site: http://www.allergan.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "ALLERGAN"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Córnea: Membrana fibrosa e transparente presa à esclera, constituindo a parte anterior do olho.
2 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
5 Cristalino: 1. Lente gelatinosa, elástica e convergente que focaliza a luz que entra no olho, formando imagens na retina. A distância focal do cristalino é modificada pelo movimento dos músculos ciliares, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. Isso se chama de acomodação do olho à distância do objeto. 2. Diz-se do grupo de cristais cujos eixos cristalográficos são iguais nas suas relações angulares gerais constantes 3. Diz-se de rocha constituída quase que totalmente por cristais ou fragmentos de cristais 4. Diz-se do que permite que passem os raios de luz e em consequência que se veja através dele; transparente. 5. Límpido, claro como o cristal.
6 Catarata: Opacificação das lentes dos olhos (opacificação do cristalino).
7 Varicela: Doença viral freqüente na infância e caracterizada pela presença de febre e comprometimento do estado geral juntamente com a aparição característica de lesões que têm vários estágios. Primeiro são pequenas manchas avermelhadas, a seguir formam-se pequenas bolhas que finalmente rompem-se deixando uma crosta. É contagiosa, mas normalmente não traz maiores conseqüências à criança. As bolhas e suas crostas, se não sofrerem infecção secundária, não deixam cicatriz.
8 Conjuntiva: Membrana mucosa que reveste a superfície posterior das pálpebras e a superfície pericorneal anterior do globo ocular.
9 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
10 Tuberculose: Doença infecciosa crônica produzida pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis). Produz doença pulmonar, podendo disseminar-se para qualquer outro órgão. Os sintomas de tuberculose pulmonar consistem em febre, tosse, expectoração, hemoptise, acompanhada de perda de peso e queda do estado geral. Em países em desenvolvimento (como o Brasil) aconselha-se a vacinação com uma cepa atenuada desta bactéria (vacina BCG).
11 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
12 Esclera: Túnica fibrosa, branca e opaca, mais externa do globo ocular, revestindo-o inteiramente com exceção do segmento revestido anteriormente pela córnea. É essencialmente avascular, porém contém aberturas para a passagem de vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. Recebe os tendões de inserção dos músculos extraoculares e no nível da junção esclerocorneal contém o seio venoso da esclera. Sinônimos: Esclerótica
13 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.