INFECTRIN

Boehringer Ingelheim

Atualizado em 08/12/2014

Composição de Infectrin

cada comprimido: e cada 10 ml de suspensãocontém: trimetoprima 80 mg; sulfametoxazol 400 mg.

Posologia e Administração de Infectrin

comprimidos: adultos e crianças com mais de 12 anos: dose máxima (infecções1 graves): 3 comprimidos cada 12 horas. Dose-padrão: 2 comprimidos cada 12 horas. Dose mínima: 1 comprimido cada 12 horas (no caso de tratamentos que se prolonguem por mais de 15 dias). Para o tratamento da gonorréia2, administrar 8 comprimidos no primeiro dia e 8 comprimidos no segundo dia. Crianças de 6 a 12 anos: 1 comprimido a cada 12 horas. Suspensão: crianças de 6 a 12 anos: 1 copo-medida (10 ml) a cada 12 horas. Crianças de 6 meses a 5 anos: 1/2 copo-medida (5 ml) a cada 12 horas. Crianças de 6 semanas a 6 meses: 1/4 copo-medida (2,5 ml) a cada 12 horas.

Precauções de Infectrin

em casos de insuficiência renal3, a posologia deve ser reduzida ou espaçada, para evitar o acúmulo do medicamento, sendo aconselhável a determinação da sua concentração plasmática. Nos tratamentos prolongados aconselha-se controle do hemograma. - Interações medicamentosas: Infectrin pode prolongar o tempo de protrombina4 em pacientes que recebem o anticoagulante5 warfarina. Em diabéticos tratados com antidiabéticos orais6 pode ocorrer um aumento do efeito hipoglicemiante7 destas drogas. Sulfonamidas podem aumentar a toxicidade8 de metotrexato.

Reações Adversas de Infectrin

na posologia recomendada, o produto é bem tolerado. Raramente, podem ocorrer náuseas9, vômitos10 e erupções cutâneas11. Com administração prolongada e posologia excessiva foram observadas alterações hematológicas em alguns casos isolados. Estas alterações desaparecem após a interrupção do tratamento. Superdosagem: em casos recentes de superdosagem, efetuar lavagem gástrica12 e indução de vômito13. Para acelerar a eliminação, aumentar a ingestão de líquidos ou promover diurese14 forçada, com alcalinização da urina15. Na ocorrência de reações de hipersensibilidade pode ser necessário o emprego de corticóides.

Contra-Indicações de Infectrin

casos de afecções16 graves do parênquima17 hepático, discrasias sangüíneas18 e insuficiência renal3 grave, quando não se pode determinar regularmente a concentração plasmática do medicamento. Hipersensibilidade a sulfas e trimetoprima; gravidez19 e lactação20. Recomenda-se não administrar o produto a prematuros e recém-nascidos durante as cinco primeiras semanas de vida.

Indicações de Infectrin

tratamento das infecções1 causadas por germes Gram-positivos e Gram-negativos, sensíveis à associação sulfametoxazol e trimetoprima. Infecções1 respiratórias: bronquites agudas e crônicas, bronquiectasias infectadas, pneumonias, amigdalites, sinusites e faringites. Infecções1 das vias urinárias: cistites agudas ou crônicas, pielocistites, pielonefrites, uretrites. Infecções1 dos órgãos genitais: inclusive uretrite21 gonocócica. Infecções1 intestinais: enterites, febre tifóide22 e paratifóide. Outras infecções1: piodermites, furúnculos, abscessos23 e feridas infectadas, septicemias e outras infecções1 por germes sensíveis.

Apresentação de Infectrin

embalagem com 20 comprimidos. Suspensão: frascos com 50 e 120 ml.


INFECTRIN - Laboratório

Boehringer Ingelheim
Av. Maria Coelho Aguiar,215-Bl. F - 3ºand
São Paulo/SP - CEP: 05804-970
Tel: 55 (011) 3741-2181
Fax: 55 (011) 3741-1648
Site: http://www.boehringer-ingelheim.com/

Ver outros medicamentos do laboratório "Boehringer Ingelheim"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Gonorreia: Infecção bacteriana que compromete o trato genital, produzida por uma bactéria chamada Neisseria gonorrhoeae. Produz uma secreção branca amarelada que sai pela uretra juntamente com ardor ao urinar. É uma causa de infertilidade masculina.Em mulheres, a infecção pode não ser aparente. Se passar despercebida, pode se tornar crônica e ascender, atingindo os anexos uterinos (trompas, útero, ovários) e causar Doença Inflamatória Pélvica e mesmo infertilidade feminina.
3 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
4 Protrombina: Proteína plasmática inativa, é a precursora da trombina e essencial para a coagulação sanguínea.
5 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
6 Antidiabéticos orais: Quaisquer medicamentos que, administrados por via oral, contribuem para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais. Eles podem ser um hipoglicemiante, se forem capazes de diminuir níveis de glicose previamente elevados, ou um anti-hiperglicemiante, se agirem impedindo a elevação da glicemia após uma refeição.
7 Hipoglicemiante: Medicamento que contribui para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais, sendo capaz de diminuir níveis de glicose previamente elevados.
8 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
9 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
10 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
11 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
12 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
13 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
14 Diurese: Diurese é excreção de urina, fenômeno que se dá nos rins. É impróprio usar esse termo na acepção de urina, micção, freqüência miccional ou volume urinário. Um paciente com retenção urinária aguda pode, inicialmente, ter diurese normal.
15 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
16 Afecções: Quaisquer alterações patológicas do corpo. Em psicologia, estado de morbidez, de anormalidade psíquica.
17 Parênquima: 1. Célula específica de uma glândula ou de um órgão, contida no tecido conjuntivo. 2. Na anatomia botânica, é o tecido vegetal fundamental, que constitui a maior parte da massa dos vegetais, formado por células poliédricas, quase isodiamétricas e com paredes não lignificadas, a partir das quais os outros tecidos se desenvolvem. 3. Na anatomia zoológica, é a substância celular mole que preenche o espaço entre os órgãos.
18 Discrasias sangüíneas: Qualquer alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
19 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
20 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
21 Uretrite: Inflamação da uretra de causa geralmente infecciosa. Manifesta-se por ardor ao urinar e secreção amarelada drenada pela mesma. Em mulheres esta secreção pode não ser evidente.
22 Febre tifóide: Infecção produzida por uma bactéria chamada Salmonella tiphy, adquirida através de alimentos contaminados e caracterizada por febre persistente, aumento do tamanho dos tecidos linfáticos (baço, gânglios linfáticos, etc.) e erupções cutâneas. Sem tratamento adequado pode ser muito grave.
23 Abscessos: Acumulação de pus em uma cavidade formada acidentalmente nos tecidos orgânicos, ou mesmo em órgão cavitário, em consequência de inflamação seguida de infecção.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.