Preço de Humalog Mix 25 em São Paulo/SP: R$ 281,42

Humalog Mix 25

ELI LILLY DO BRASIL LTDA

Atualizado em 16/08/2023

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Humalog Mix 25
Injetável 100 UI/mL (suspensão de 25% de insulina lispro1 e 75% de insulina lispro1 protamina)
Refil 3 mL

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Suspensão injetável 
Cada embalagem contém 5 refis de vidro transparente com 3 mL de suspensão, para uso em canetas compatíveis para administração de insulina2.

USO SUBCUTÂNEO3
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada mL de Humalog Mix 25 contém:

insulina lispro1 derivada de ADN* recombinante 100 unidades
veículo q.s.p. 1 mL

* ADN = Ácido Desoxirribonucleico

Veículo: metacresol, glicerol, fosfato de sódio dibásico, fenol, sulfato de protamina, óxido de zinco e água para injetáveis q.s.p.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Humalog Mix 25 é indicado no tratamento de pacientes com diabetes mellitus4 que necessitam de insulina2 para o controle das taxas de glicose5 (açúcar6) no sangue7.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

A insulina2 é um hormônio8 produzido pelo pâncreas9, uma glândula10 situada perto do estômago11. Este hormônio8 é necessário para o aproveitamento de glicose5 (açúcar6) pelo organismo. O diabetes12 ocorre quando o pâncreas9 não produz insulina2 suficiente para suprir as necessidades do organismo e/ou a insulina2 produzida não consegue atuar (resistência insulínica).

Para controlar o diabetes12, o médico prescreve injeções de insulina2, para manter a taxa de glicose5 no sangue7 próxima do normal. O controle adequado do diabetes12 requer rigorosa e constante cooperação do paciente com o médico. O paciente com diabetes12 pode levar uma vida ativa, saudável e produtiva seguindo uma dieta diária balanceada, exercitando-se regularmente e aplicando as injeções de insulina2 exatamente como orientado pelo médico.

O diabético deve fazer testes de glicemia13 (glicose5 no sangue7). Se os testes no sangue7 mostrarem taxas de glicose5 consistentemente alteradas (acima ou abaixo do normal), isto é um sinal14 de que o diabetes12 não está controlado e o paciente deve levar este fato ao conhecimento do médico.

Tenha sempre à mão15 um suprimento extra de insulina2 e os dispositivos corretos para aplicação. Use uma identificação de que é diabético, para que se possa prestar um tratamento adequado caso ocorra qualquer complicação quando estiver fora de casa.

Humalog Mix 25 é uma suspensão injetável contendo uma mistura de insulina lispro1 (ação rápida) com insulina lispro1 protamina (ação intermediária) usada para controlar a taxa de glicose5 no sangue7.

O tempo de ação de qualquer insulina2 pode variar consideravelmente em diferentes indivíduos ou em diferentes momentos no mesmo indivíduo. Como todas as preparações de insulina2, a duração de ação de Humalog Mix 25 depende da dose, local de aplicação, disponibilidade sanguínea, temperatura e atividade física.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Humalog Mix 25 não é indicado nos casos de hipoglicemia16 (baixa quantidade de açúcar6 no sangue7) e em pacientes alérgicos à insulina lispro1 ou a qualquer componente da fórmula.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Advertências e precauções

Pacientes que utilizam Humalog Mix 25 poderão requerer mudança da dose em relação às doses de outras insulinas usadas anteriormente. Qualquer mudança no regime de insulina2 deve ser feita com cuidado e somente com orientação médica, com aumento da frequência do controle da taxa de glicose5. Alterações na concentração, marca (fabricante), tipo (regular, NPH, 70/30), espécie (bovina, suína, mista, humana, análoga à insulina2 humana) e/ou método de fabricação (insulina2 derivada de ADN* recombinante versus animal) podem resultar na necessidade de uma mudança na dose prescrita de Humalog Mix 25.

Repetidas injeções de insulina2 em áreas com lipodistrofia17 (alteração do desenvolvimento do tecido adiposo18gordura19) ou amiloidose20 cutânea21 localizada (acúmulo de proteínas22 insolúveis na pele23) foram relatadas por resultar em hiperglicemia24; e uma mudança repentina no local da injeção25 (para uma área não afetada) foi relatada por resultar em hipoglicemia16.

A dose habitual de Humalog Mix 25 pode ser afetada por alterações na alimentação, atividade ou estilo de vida. Siga cuidadosamente as instruções médicas para adequar-se a essas mudanças.

Os fatores a seguir também podem afetar a dose de Humalog Mix 25:

Doença: qualquer doença, principalmente na presença de náusea26 e vômito27, pode causar alteração na necessidade de insulina2. Mesmo se você não comer, ainda assim necessitará de insulina2. Você e seu médico devem estabelecer um plano para os dias em que estiver doente. Quando você se sentir mal, teste sua glicose5 (açúcar6) no sangue7 e procure seu médico.

Mudança nas atividades e/ou na dieta: um ajuste na dose pode ser necessário se os pacientes aumentarem sua atividade física e/ou mudarem a dieta usual.

Exercícios: exercícios podem diminuir a necessidade de insulina2 durante e algum tempo após a atividade física. Exercícios podem também acelerar o efeito de uma dose de Humalog Mix 25, especialmente se o exercício envolver a área do local da injeção25. Converse com seu médico sobre o ajuste das doses para o período de exercícios.

Medicamentos: alguns medicamentos podem interferir na necessidade de insulina2 (ver Interações medicamentosas). Converse com seu médico sobre o uso de Humalog Mix 25 com outros medicamentos.

Viagem: pessoas que viajam para locais com diferença de mais de 2 fusos horários devem consultar seu médico a respeito dos ajustes do esquema de insulina2.

Uso de uma tiazolidinediona (TZD) em combinação com insulina2: o uso de TZD em combinação com insulina2 está associado com o aumento do risco de edema28 (inchaço29) e insuficiência cardíaca30, especialmente em pacientes com doença cardíaca subjacente.

Gravidez31 e Lactação32

O controle do diabetes12 é especialmente importante para você e seu bebê. A gravidez31 pode tornar o controle do diabetes12 mais difícil. Se você planeja ter um bebê, está grávida ou está amamentando, consulte o seu médico.

Não foram realizados estudos clínicos com Humalog Mix 25 em mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou amamentando, sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

As pacientes diabéticas que estejam grávidas, ou amamentando podem necessitar de um ajuste de dose de insulina2 ou na dieta.

Informe seu médico se ocorrer gravidez31 durante o tratamento com Humalog Mix 25. Não é recomendado o uso de Humalog Mix 25 em pacientes pediátricos menores de 18 anos, devido à falta de dados de segurança e eficácia.

Populações especiais

Uso em idosos: em geral, para a escolha da dose para pacientes33 idosos, deve-se levar em consideração a grande frequência de diminuição da função hepática34, renal35 ou cardíaca, doenças conjuntas e/ou de outro tipo de terapia medicamentosa nestes pacientes.

Uso em pacientes com insuficiência renal36 e/ou hepática34 (mau funcionamento dos rins37 e/ou fígado38): na presença de insuficiência renal36 e/ou hepática34, as necessidades de insulina2 podem diminuir.

Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas

Não há nenhum efeito conhecido sobre a capacidade de dirigir automóveis ou de operar máquinas, quando se utiliza a dose correta de insulina2.

Este medicamento pode causar doping.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS

O médico deve ser consultado quando outros medicamentos forem usados além de Humalog Mix 25.

As necessidades de insulina2 podem se modificar em decorrência do uso de outros medicamentos e substâncias, juntamente com a insulina2, tais como: anticoncepcionais orais (medicamentos que evitam a gravidez31), corticosteroides [tipo de hormônio8 com ação anti-inflamatória ou de imunossupressão39 (substâncias que reduzem ou impedem a resposta do sistema de defesa do organismo)], terapia de reposição tireoidiana (medicamentos para tireoide40), agentes antidiabéticos orais41 (medicamentos que reduzem o açúcar6 no sangue7), salicilatos (tipo de analgésico42 e anti- inflamatório), antibióticos do tipo sulfa, antidepressivos inibidores da monoaminoxidase43 (medicamentos que tratam a depressão), medicamentos que controlam a pressão sanguínea (por exemplo: inibidores da enzima44 conversora de angiotensina, bloqueadores do receptor da angiotensina II e bloqueadores beta-adrenérgicos45), inibidores da função do pâncreas9 e álcool. Os bloqueadores beta-adrenérgicos45 podem mascarar os sintomas46 de hipoglicemia16 (baixa quantidade de açúcar6 no sangue7) em alguns pacientes.

O consumo de bebidas alcoólicas pode causar hipoglicemia16 em usuários de insulina2. Alterações na alimentação podem afetar a dose usual de Humalog Mix 25.

Nenhum estudo clínico foi conduzido com o propósito de investigar a possível interação entre Humalog Mix 25 e fitoterápicos, nicotina, exames laboratoriais e não laboratoriais (ver Advertências e precauções).

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde47.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Produto lacrado: armazenar sob refrigeração (de 2°C a 8°C). NÃO CONGELAR. Proteger da luz. Não use se tiver sido congelado.

Produto em uso: após aberto, válido por 28 dias. Armazenar o refil em uso (após o disco de vedação ter sido perfurado) fora de refrigeração a uma temperatura máxima de 30°C. Proteger do congelamento, do calor direto e da luz direta ou da luz solar. Após 28 dias, o refil deve ser descartado, mesmo se ainda contiver insulina2 no seu interior.

Os refis de 3 mL Lilly são projetados e testados para uso com canetas Lilly.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas do produto

Humalog Mix 25 é uma suspensão injetável estéril de cor branca. Portanto, deve apresentar- se uniformemente turva ou leitosa.

Antes de cada dose, examine a aparência da suspensão. Não usar se a insulina2 (material branco) permanecer visivelmente separada do líquido ou se apresentar partículas brancas sólidas presas ao fundo ou nas paredes do refil, dando uma aparência de congelado.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Dosagem

O médico determinará qual a dose de Humalog Mix 25 a ser usada, de acordo com as necessidades de cada paciente. A dose habitual de Humalog Mix 25 pode ser afetada por mudanças na alimentação, atividade física ou estilo de vida. Durante alterações no regime de insulina2, aumente a frequência do monitoramento da glicose5. Siga cuidadosamente as instruções médicas para adequar-se a essas mudanças.

Modo de usar

O início rápido de atividade de Humalog Mix 25 permite que sua administração seja feita mais próxima a uma refeição (15 minutos antes).

A mistura de Humalog Mix 25 com outros tipos de insulina2 não foi estudada. Humalog Mix 25 deve ser administrado por via subcutânea48.

Atenção: Sob nenhuma circunstância, Humalog Mix 25 deve ser administrado por via intravenosa.

A administração subcutânea48 deve ser na parte superior dos braços, coxas49, nádegas50 ou no abdome51. Alternar os locais de injeção25, de maneira que o mesmo local não seja utilizado, aproximadamente, mais que uma vez por mês, de modo a reduzir o risco de lipodistrofia17 (alteração do desenvolvimento do tecido adiposo18 - gordura19) e amiloidose20 cutânea21 localizada (acúmulo de proteínas22 insolúveis na pele23). Não injetar em áreas com lipodistrofia17 ou amiloidose20 cutânea21 localizada. Tomar cuidado para que não seja atingido nenhum vaso sanguíneo ao injetar Humalog Mix 25. Os pacientes devem ser orientados quanto às técnicas apropriadas de injeção25.

As canetas para aplicação de insulina2 diferem na sua operação. É importante ler, entender e seguir as instruções para o uso da caneta de insulina52 que você está usando.

Para prevenir uma possível transmissão de doença, cada refil deve ser utilizado por um único paciente, mesmo que a agulha da caneta para administração de insulina2 seja trocada.

Preparação do refil de Humalog Mix 25 para inserção na caneta:

  1. Lave as mãos53;
  2. Rode o refil entre as palmas das mãos53 por 10 vezes;
  3. Segurando o refil por uma extremidade, inverta-o em 180° vagarosamente por 10 vezes para que a pérola de vidro percorra toda a extensão do refil em cada inversão. A suspensão deve se apresentar uniformemente turva ou leitosa. Caso contrário, repetir o processo até que o conteúdo esteja misturado;
  4. Antes de inserir o refil de Humalog Mix 25 na caneta, examine visualmente o conteúdo. Uma vez que o refil esteja em uso, inspecione a insulina2 na caneta antes de cada injeção25;
  5. Inserir o refil na caneta de aplicação de insulina2, seguindo cuidadosamente as instruções do fabricante da caneta para a inserção do refil.

Aplicação da injeção25:

  1. Lave as mãos53;
  2. Use álcool para limpar a superfície de borracha exposta da tampa de metal do refil;
  3. Inspecione o refil de Humalog Mix 25;
  4. Siga as instruções do fabricante da caneta para inserção da agulha;
  5. Segure a caneta com a agulha para cima. Se houver grandes bolhas, bater os lados levemente com os dedos até que as bolhas alcancem a parte superior. Remova as bolhas e o ar da agulha colocando a caneta na posição de 2 unidades de dose e pressionar o êmbolo54. Repita essas etapas se necessário até aparecer uma gota55 de Humalog Mix 25 na ponta da agulha;
  6. Para evitar danos à pele23, escolha um local para cada injeção25, a pelo menos, um centímetro da anterior;
  7. Limpar a pele23 onde a injeção25 deverá ser aplicada;
  8. Com uma das mãos53, estabilizar a pele23 pressionando ou segurando uma grande área;
  9. Aplique a dose de insulina2 por via subcutânea48, inserindo a agulha de acordo com as instruções do médico e do fabricante da caneta. Empurre o êmbolo54 até o fundo;
  10. Conte até cinco vagarosamente antes de retirar a agulha e pressione suavemente o local da injeção25 por alguns segundos. Não friccione (esfregue) a área;
  11. Não use a agulha novamente. Descarte a agulha de maneira segura.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Consulte seu médico caso haja o esquecimento da aplicação de uma dose ou a aplicação de uma dosagem maior que a recomendada.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião- dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): hipoglicemia16 (baixa quantidade de açúcar6 no sangue7) é uma das reações desagradáveis mais frequentes da terapia com insulinas. Os sintomas46 da hipoglicemia16 leve a moderada podem ocorrer de repente e incluem: dor de cabeça56, visão57 embaçada, sudorese58 (suor em excesso), tontura59, palpitação60 (sensação do batimento cardíaco com mais força e/ou mais rápido que o normal) e tremor, fome, incapacidade de concentração, distúrbios do sono, ansiedade, humor deprimido e irritabilidade, comportamento anormal, movimentos instáveis, alterações de personalidade, entre outros. A hipoglicemia16 grave pode levar à perda da consciência e, em casos extremos, à morte. A hipoglicemia16 leve a moderada pode ser tratada por meio da ingestão de comida ou bebida que contenha açúcar6. Os pacientes devem sempre levar consigo uma fonte rápida de açúcar6, tais como balas ou tabletes de glicose5. A hipoglicemia16 mais grave demanda assistência de outra pessoa. A hiperglicemia24 (alta quantidade de açúcar6 no sangue7) pode ocorrer se o organismo tiver pouca insulina2. A alergia61 e a lipodistrofia17 (alteração do desenvolvimento do tecido adiposo18 - gordura19) no local da aplicação de insulina2 são outras reações adversas que podem ocorrer.

Apesar de ser menos comum e potencialmente mais grave, casos de alergia61 sistêmica à insulina2 podem ocorrer levando à erupções em todo corpo, dispneia62 (dificuldade para respirar), chiado, queda na pressão sanguínea, pulso acelerado ou sudorese58 (suor em excesso). Casos graves de reação alérgica63 generalizada podem causar risco de morte.

Dados espontâneos:

Casos de edema28 (inchaço29) foram relatados com terapia de insulina2, especialmente em pacientes com controle metabólico previamente ruim e que melhoraram através da intensificação da terapia com insulina2.

Lipodistrofia17 e amiloidose20 cutânea21 localizada (acúmulo de proteínas22 insolúveis na pele23) ocorreram no local da injeção25. Repetidas injeções de insulina2 em áreas com lipodistrofia17 ou amiloidose20 cutânea21 localizada foram relatadas por resultar em hiperglicemia24; e uma mudança repentina para um local de injeção25 não afetado foi relatada por resultar em hipoglicemia16 (ver Advertências e precauções).

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

A utilização de uma dose muito grande do medicamento causa hipoglicemia16 (baixa quantidade de açúcar6 no sangue7), acompanhada por sintomas46 que incluem apatia64 (falta de interesse para efetuar qualquer esforço físico ou mental), confusão, palpitações65 (sensação do batimento cardíaco com mais força e/ou mais rápido que o normal), suor, vômito27 e dor de cabeça56.

A hipoglicemia16 pode ocorrer como resultado de um excesso de insulina2 em relação à ingestão de alimentos, ao gasto energético ou ambos. Os casos de hipoglicemia16 leve geralmente podem ser tratados com glicose5 (açúcar6) oral. Podem ser necessários ajustes na dose do medicamento (insulina2), na dieta alimentar ou nos exercícios físicos. Pode-se tratar episódios mais graves com dano neurológico, convulsões ou coma66 com glucagon67 administrado por via intramuscular/subcutânea48 ou com glicose5 concentrada por via intravenosa. Pode ser necessária uma ingestão contínua de carboidratos e observação, uma vez que a hipoglicemia16 pode recorrer após uma aparente recuperação clínica.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
 

Registro MS – 1.1260.0179
Farm. Resp.: Felipe B. Z. da Silva – CRF-SP nº 76601

Fabricado por:
Lilly France S.A.S. – Fegersheim – França ou
Eli Lilly Italia S.p.A. – Sesto Fiorentino – Itália

Embalado por:
Lilly France S.A.S. – Fegersheim – França

Importado por:
Eli Lilly do Brasil Ltda.
Av. Morumbi, 8264 – São Paulo, SP
CNPJ 43.940.618/0001-44


SAC 0800 701 0444

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Insulina Lispro: Insulina de ação rápida. Inicia sua ação após cinco minutos da aplicação. Tem efeito máximo em 30 minutos a uma hora após injeção, mas continua a agir por três horas após aplicação.
2 Insulina: Hormônio que ajuda o organismo a usar glicose como energia. As células-beta do pâncreas produzem insulina. Quando o organismo não pode produzir insulna em quantidade suficiente, ela é usada por injeções ou bomba de insulina.
3 Subcutâneo: Feito ou situado sob a pele. Hipodérmico.
4 Diabetes mellitus: Distúrbio metabólico originado da incapacidade das células de incorporar glicose. De forma secundária, podem estar afetados o metabolismo de gorduras e proteínas.Este distúrbio é produzido por um déficit absoluto ou relativo de insulina. Suas principais características são aumento da glicose sangüínea (glicemia), poliúria, polidipsia (aumento da ingestão de líquidos) e polifagia (aumento da fome).
5 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
6 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
7 Sangue: O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em um adulto sadio, cerca de 45% do volume de seu sangue é composto por células (a maioria glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). O sangue é vermelho brilhante, quando oxigenado nos pulmões (nos alvéolos pulmonares). Ele adquire uma tonalidade mais azulada, quando perde seu oxigênio, através das veias e dos pequenos vasos denominados capilares.
8 Hormônio: Substância química produzida por uma parte do corpo e liberada no sangue para desencadear ou regular funções particulares do organismo. Por exemplo, a insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que diz a outras células quando usar a glicose para energia. Hormônios sintéticos, usados como medicamentos, podem ser semelhantes ou diferentes daqueles produzidos pelo organismo.
9 Pâncreas: Órgão nodular (no ABDOME) que abriga GLÂNDULAS ENDÓCRINAS e GLÂNDULAS EXÓCRINAS. A pequena porção endócrina é composta pelas ILHOTAS DE LANGERHANS, que secretam vários hormônios na corrente sangüínea. A grande porção exócrina (PÂNCREAS EXÓCRINO) é uma glândula acinar composta, que secreta várias enzimas digestivas no sistema de ductos pancreáticos (que desemboca no DUODENO).
10 Glândula: Estrutura do organismo especializada na produção de substâncias que podem ser lançadas na corrente sangüínea (glândulas endócrinas) ou em uma superfície mucosa ou cutânea (glândulas exócrinas). A saliva, o suor, o muco, são exemplos de produtos de glândulas exócrinas. Os hormônios da tireóide, a insulina e os estrógenos são de secreção endócrina.
11 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
12 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
13 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
14 Sinal: 1. É uma alteração percebida ou medida por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida. 2. Som ou gesto que indica algo, indício. 3. Dinheiro que se dá para garantir um contrato.
15 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
16 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
17 Lipodistrofia: Defeito na quebra ou na fabricação de gordura abaixo da pele, resultando em elevações ou depressões na superfície da pele. (Veja lipohipertrofia e lipoatrofia). Pode ser causada por injeções repetidas de insulina em um mesmo local.
18 Tecido Adiposo: Tecido conjuntivo especializado composto por células gordurosas (ADIPÓCITOS). É o local de armazenamento de GORDURAS, geralmente na forma de TRIGLICERÍDEOS. Em mamíferos, existem dois tipos de tecido adiposo, a GORDURA BRANCA e a GORDURA MARROM. Suas distribuições relativas variam em diferentes espécies sendo que a maioria do tecido adiposo compreende o do tipo branco.
19 Gordura: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Os alimentos que fornecem gordura são: manteiga, margarina, óleos, nozes, carnes vermelhas, peixes, frango e alguns derivados do leite. O excesso de calorias é estocado no organismo na forma de gordura, fornecendo uma reserva de energia ao organismo.
20 Amiloidose: Amiloidose constitui um grupo de doenças nas quais certas proteínas, que normalmente seriam solúveis, se depositam extracelularmente nos tecidos na forma de fibrilas insolúveis.
21 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
22 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
23 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
24 Hiperglicemia: Excesso de glicose no sangue. Hiperglicemia de jejum é o nível de glicose acima dos níveis considerados normais após jejum de 8 horas. Hiperglicemia pós-prandial acima de níveis considerados normais após 1 ou 2 horas após alimentação.
25 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
26 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
27 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
28 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
29 Inchaço: Inchação, edema.
30 Insuficiência Cardíaca: É uma condição na qual a quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as demandas normais de oxigênio e de nutrientes do organismo. Refere-se à diminuição da capacidade do coração suportar a carga de trabalho.
31 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
32 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
33 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
34 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
35 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
36 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
37 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
38 Fígado: Órgão que transforma alimento em energia, remove álcool e toxinas do sangue e fabrica bile. A bile, produzida pelo fígado, é importante na digestão, especialmente das gorduras. Após secretada pelas células hepáticas ela é recolhida por canalículos progressivamente maiores que a levam para dois canais que se juntam na saída do fígado e a conduzem intermitentemente até o duodeno, que é a primeira porção do intestino delgado. Com esse canal biliar comum, chamado ducto hepático, comunica-se a vesícula biliar através de um canal sinuoso, chamado ducto cístico. Quando recebe esse canal de drenagem da vesícula biliar, o canal hepático comum muda de nome para colédoco. Este, ao entrar na parede do duodeno, tem um músculo circular, designado esfíncter de Oddi, que controla o seu esvaziamento para o intestino.
39 Imunossupressão: Supressão das reações imunitárias do organismo, induzida por medicamentos (corticosteroides, ciclosporina A, etc.) ou agentes imunoterápicos (anticorpos monoclonais, por exemplo); que é utilizada em alergias, doenças autoimunes, etc. A imunossupressão é impropriamente tomada por alguns como sinônimo de imunodepressão.
40 Tireoide: Glândula endócrina altamente vascularizada, constituída por dois lobos (um em cada lado da TRAQUÉIA) unidos por um feixe de tecido delgado. Secreta os HORMÔNIOS TIREOIDIANOS (produzidos pelas células foliculares) e CALCITONINA (produzida pelas células para-foliculares), que regulam o metabolismo e o nível de CÁLCIO no sangue, respectivamente.
41 Antidiabéticos orais: Quaisquer medicamentos que, administrados por via oral, contribuem para manter a glicose sangüínea dentro dos limites normais. Eles podem ser um hipoglicemiante, se forem capazes de diminuir níveis de glicose previamente elevados, ou um anti-hiperglicemiante, se agirem impedindo a elevação da glicemia após uma refeição.
42 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
43 Inibidores da monoaminoxidase: Tipo de antidepressivo que inibe a enzima monoaminoxidase (ou MAO), hoje usado geralmente como droga de terceira linha para a depressão devido às restrições dietéticas e ao uso de certos medicamentos que seu uso impõe. Deve ser considerada droga de primeira escolha no tratamento da depressão atípica (com sensibilidade à rejeição) ou agente útil no distúrbio do pânico e na depressão refratária. Pode causar hipotensão ortostática e efeitos simpaticomiméticos tais como taquicardia, suores e tremores. Náusea, insônia (associada à intensa sonolência à tarde) e disfunção sexual são comuns. Os efeitos sobre o sistema nervoso central incluem agitação e psicoses tóxicas. O término da terapia com inibidores da MAO pode estar associado à ansiedade, agitação, desaceleração cognitiva e dor de cabeça, por isso sua retirada deve ser muito gradual e orientada por um médico psiquiatra.
44 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
45 Adrenérgicos: Que agem sobre certos receptores específicos do sistema simpático, como o faz a adrenalina.
46 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
47 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
48 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
49 Coxas: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
50 Nádegas:
51 Abdome: Região do corpo que se localiza entre o TÓRAX e a PELVE.
52 Caneta de insulina: Dispositivo para injeção de insulina que se parece com uma caneta tinteiro e pode ser recarregada com cartuchos de insulina. Também pode ser adquirida para uso descartável.
53 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
54 Êmbolo: 1. Cilindro ou disco que se move em vaivém no interior de seringas, bombas, etc. 2. Na engenharia mecânica, é um cilindro metálico deslizante que recebe um movimento de vaivém no interior de um cilindro de motor de combustão interna. 3. Em artes gráficas, é uma haste de ferro com um cilindro, articulada para comprimir e lançar o chumbo ao molde. 4. Em patologia, é um coágulo ou outro tampão trazido pela corrente sanguínea a partir de um vaso distante, que obstrui a circulação ao ser forçado contra um vaso menor. 5. Na anatomia zoológica, nas aranhas, é um prolongamento delgado no ápice do aparelho copulador masculino.
55 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
56 Cabeça:
57 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
58 Sudorese: Suor excessivo
59 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
60 Palpitação: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
61 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
62 Dispnéia: Falta de ar ou dificuldade para respirar caracterizada por respiração rápida e curta, geralmente está associada a alguma doença cardíaca ou pulmonar.
63 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
64 Apatia: 1. Em filosofia, para os céticos e os estoicos, é um estado de insensibilidade emocional ou esmaecimento de todos os sentimentos, alcançado mediante o alargamento da compreensão filosófica. 2. Estado de alma não suscetível de comoção ou interesse; insensibilidade, indiferença. 3. Em psicopatologia, é o estado caracterizado por indiferença, ausência de sentimentos, falta de atividade e de interesse. 4. Por extensão de sentido, é a falta de energia (física e moral), falta de ânimo; abatimento, indolência, moleza.
65 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
66 Coma: 1. Alteração do estado normal de consciência caracterizado pela falta de abertura ocular e diminuição ou ausência de resposta a estímulos externos. Pode ser reversível ou evoluir para a morte. 2. Presente do subjuntivo ou imperativo do verbo “comer.“
67 Glucagon: Hormônio produzido pelas células-alfa do pâncreas. Ele aumenta a glicose sangüínea. Uma forma injetável de glucagon, disponível por prescrição médica, pode ser usada no tratamento da hipoglicemia severa.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.