DESCON SOLUÇÃO ORAL

FARMASA

Atualizado em 08/12/2014

DESCON

Formas Farmacêuticas e Apresentações de Descon Solução Oral

DESCON (paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de

clorfenamina) cápsulas - embalagem com 4 e 12 cápsulas.

DESCON (paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de

clorfenamina) solução oral - frasco com 120 mL.

DESCON (paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de

clorfenamina) gotas - uso oral - frasco com 20 mL.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Composição de Descon Solução Oral

 
Cápsulas - cada cápsula contém 400 mg de paracetamol, 4 mg de cloridrato de fenilefrina e 4 mg de maleato de clorfenamina. Excipiente: estearato de magnésio.

Solução oral - cada mL contém 40 mg de paracetamol, 0,6 mg de cloridrato de fenilefrina e 0,6 mg de maleato de clorfenamina. Excipientes: sorbitol1, álcool etílico, corante vermelho eritrosina, essência de cereja, sacarose, metilparabeno, propilparabeno, fosfato de sódio monobásico, fosfato de sódio dibásico, sacarina2, metabissulfito de sódio, propilenoglicol, água.

Gotas - cada mL (30 gotas) contém 100 mg de paracetamol, 2 mg de cloridrato de fenilefrina e 2 mg de maleato de clorfenamina. Excipientes: álcool etílico, corante vermelho eritrosina, essência de cereja, sacarina2, metabissulfito de sódio, glicerina, polietilenoglicol 400, propilenoglicol, água.


Atenção: este medicamento contém açúcar3, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de diabetes4 (solução oral).

Informações ao Paciente de Descon Solução Oral

  Descon (paracetamol, cloridrato de fenilefrina, maleato de clorfenamina) é um medicamento para a terapia sintomática5 da gripe6. Alivia a obstrução nasal, coriza7, febre8, cefaléia9 e dores musculares presentes nos estados gripais. O produto deve ser conservado ao abrigo da luz, calor e umidade. O prazo de validade encontra-se impresso na embalagem externa. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez10 na vigência do tratamento ou após o seu término.

O produto não deve ser utilizado durante o período de gravidez10 e lactação11. Informar ao médico se estiver amamentando. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Informe ao seu médico e suspenda o tratamento caso apareçam reações desagradáveis, por exemplo, tontura12, vertigem13, taquicardia14, palpitações15, pressão alta, desconforto gástrico e reações alérgicas cutâneas16.


TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.


O produto não deve ser administrado concomitantemente com inibidores da monoamino-oxidase (MAO17), com barbitúricos ou álcool.
Este medicamento é contra-indicado em pacientes que já apresentaram reações alérgicas aos componentes da fórmula. Não deve ser administrado a pacientes com hipertensão18 grave, doença cardíaca, diabetes4, glaucoma19, hipertrofia20 da próstata21, doença renal22 crônica, insuficiência hepática23 grave, disfunção tireoidiana, gravidez10 e lactação11 sem controle médico.

Pacientes que dirigem veículos ou operam máquinas industriais, devem ser advertidos da
possibilidade de ocorrência de sonolência. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Solução Oral - contém açúcar3.

Este medicamento induz sonolência não devendo ser utilizado por condutores de veículos, operadores de
máquinas ou aqueles de cuja atenção dependa a segurança de outras pessoas.

Não use outro produto que contenha paracetamol.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE24.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS25, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Informações Técnicas de Descon Solução Oral

As bases farmacológicas estão apoiadas nos efeitos terapêuticos das substâncias, cada uma delas destinadas ao controle específico nos processos que envolvem gripes e resfriados.
O paracetamol produz ação analgésica e antitérmica.
O cloridrato de fenilefrina é uma amina simpatomimética de ação direta na estimulação de receptores alfaadrenérgicos. Causa vasoconstrição26 direta, promovendo o descongestionamento nasal e diminuindo a coriza7 e a rinite27.
O maleato de clorfenamina, um derivado propilamínico, é um anti-histamínico, que atua competitivamente com a histamina28, bloqueando os receptores histaminérgicos H1 das células29 efetoras. Atua na musculatura lisa do aparelho respiratório30 diminuindo os broncoespasmos31. Diminui a permeabilidade32 dos pequenos vasos sangüíneos33 e conseqüentemente os edemas34, rubores e pruridos.

Indicações de Descon Solução Oral

Analgésico35 e antitérmico36 e nos processos que envolvem as vias aéreas superiores, como descongestionante nasal.

Contra-Indicações de Descon Solução Oral

PACIENTES COM HISTÓRIA DE HIPERSENSIBILIDADE AOS COMPONENTES DA FÓRMULA. NÃO DEVE SER ADMINISTRADO SEM CONTROLE MÉDICO A PACIENTES COM HIPERTENSÃO18 GRAVE, DOENÇA CARDÍACA, DIABETE, GLAUCOMA19, HIPERTROFIA20 DE PRÓSTATA21, DOENÇARENALCRÔNICA, INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA23 GRAVE, DISFUNÇÃO TIREOIDIANA,
GRAVIDEZ10 E LACTAÇÃO11.

Precauções de Descon Solução Oral

ESTE MEDICAMENTO INDUZ SONOLÊNCIA NÃO DEVENDO SER UTILIZADO POR CONDUTORES DEVEÍCULOS, OPERADORES DE MÁQUINAS OU AQUELES DE CUJA ATENÇÃO DEPENDA A
SEGURANÇA DE OUTRAS PESSOAS.

NÃO USE OUTRO PRODUTO QUE CONTENHA PARACETAMOL.

GRAVIDEZ10: NÃO SE RECOMENDAOUSO DO PRODUTO DURANTE A GRAVIDEZ10 E LACTAÇÃO11.

INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS E COM ALIMENTOS
O PRODUTO NÃO DEVE SER ADMINISTRADO CONCOMITANTEMENTE COM INIBIDORES DA MAO17
(MONOAMINO-OXIDASE),COM BARBITÚRICOS OU ÁLCOOL.

ALTERAÇÕES EM EXAMES LABORATORIAIS
OS TESTES DE FUNÇÃO PANCREÁTICAUTILIZANDO A BENTIROMIDA FICAM INVALIDADOS, A MENOS QUE O USO DO MEDICAMENTO SEJA DESCONTINUADO (3) TRÊS DIAS ANTES DA REALIZAÇÃO DO EXAME.
PODE PRODUZIR FALSOS VALORES AUMENTADOS QUANDO DA DETERMINAÇÃO DO ÁCIDO 5-
HIDROXILINDOLACÉTICO, QUANDO FOR UTILIZADO O REAGENTE NITROSONAFTOL.

Reações Adversas de Descon Solução Oral

RARAMENTE PODEM OCORRER REAÇÕES ADVERSAS CARACTERÍSTICAS DOS COMPONENTES DA FÓRMULA, TAIS COMO, SEDAÇÃO37, SONOLÊNCIA, VERTIGEM13, HIPOTENSÃO38, SUDORESE39, PALPITAÇÕES15, ANSIEDADE, TREMOR, INSÔNIA, DESCONFORTO GÁSTRICO, IRRITAÇÕES CUTÂNEAS16. O USO CONTÍNUO PODE PROVOCAR DISCRASIAS SANGÜÍNEAS40 E NECROSE41 PAPILAR RENAL22.

Posologia de Descon Solução Oral

CápsulasAdultos: 1 a 2 cápsulas a cada 4 horas.
Crianças acima de 12 anos: 1 cápsula a cada 4 horas.
Não tomar mais de 10 cápsulas ao dia.

Solução Oral
Adultos e crianças acima de 12 anos: 1 colher das de
sobremesa (10 mL) a cada 4 horas.
Crianças de 6 a 12 anos: 1 colher das de chá (5 mL) a cada
4 horas.

Gotas
De 4 a 6 anos: 25 a 35 gotas 3 a 4 vezes ao dia.
De 2 a 4 anos: 17 a 25 gotas 3 a 4 vezes ao dia.
Crianças abaixo de 2 anos: sob orientação médica.

Superdosagem de Descon Solução Oral

Promover esvaziamento gástrico através de indução de êmese42 ou lavagem gástrica43. A N-acetilcisteína44, administrada por via oral, é um antídoto45 específico para toxicidade46 induzida pelo paracetamol, devendo ser instituída nas primeiras 24 horas. Medidas de manutenção do estado geral devem ser observadas, como hidratação, balanço hídrico eletrolítico e correção de hipoglicemia47.

Pacientes Idosos de Descon Solução Oral

Recomenda-se o uso sob prescrição médica.

N° do lote, data de fabricação e prazo de validade: ver cartucho e rótulo.
Farm. Resp.: J. G. Rocha CRF-SP n° 4067 MS - 1.0394.0491 - CNPJ 61.150.819/0001-20 Indústria Brasileira

Laboratório

Farmasa Lab. Am. de Farmac. S.A.


DESCON SOLUÇÃO ORAL - Laboratório

FARMASA
Rua Nova York, 245 - Brooklin
São Paulo/SP - CEP: 04560-908
Tel: 11 5049 6200
Site: http://www.farmasa.com.br
0800 0114033

Ver outros medicamentos do laboratório "FARMASA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
2 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
3 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
4 Diabetes: Nome que designa um grupo de doenças caracterizadas por diurese excessiva. A mais frequente é o Diabetes mellitus, ainda que existam outras variantes (Diabetes insipidus) de doença nas quais o transtorno primário é a incapacidade dos rins de concentrar a urina.
5 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
6 Gripe: Doença viral adquirida através do contágio interpessoal que se caracteriza por faringite, febre, dores musculares generalizadas, náuseas, etc. Sua duração é de aproximadamente cinco a sete dias e tem uma maior incidência nos meses frios. Em geral desaparece naturalmente sem tratamento, apenas com medidas de controle geral (repouso relativo, ingestão de líquidos, etc.). Os antibióticos não funcionam na gripe e não devem ser utilizados de rotina.
7 Coriza: Inflamação da mucosa das fossas nasais; rinite, defluxo.
8 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
9 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
12 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
13 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
14 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
15 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
16 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
17 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
18 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
19 Glaucoma: É quando há aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico decorrentes desse aumento de pressão. Esses danos se expressam no exame de fundo de olho e por alterações no campo de visão.
20 Hipertrofia: 1. Desenvolvimento ou crescimento excessivo de um órgão ou de parte dele devido a um aumento do tamanho de suas células constituintes. 2. Desenvolvimento ou crescimento excessivo, em tamanho ou em complexidade (de alguma coisa). 3. Em medicina, é aumento do tamanho (mas não da quantidade) de células que compõem um tecido. Pode ser acompanhada pelo aumento do tamanho do órgão do qual faz parte.
21 Próstata: Glândula que (nos machos) circunda o colo da BEXIGA e da URETRA. Secreta uma substância que liquefaz o sêmem coagulado. Está situada na cavidade pélvica (atrás da parte inferior da SÍNFISE PÚBICA, acima da camada profunda do ligamento triangular) e está assentada sobre o RETO.
22 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
23 Insuficiência hepática: Deterioração grave da função hepática. Pode ser decorrente de hepatite viral, cirrose e hepatopatia alcoólica (lesão hepática devido ao consumo de álcool) ou medicamentosa (causada por medicamentos como, por exemplo, o acetaminofeno). Para que uma insuficiência hepática ocorra, deve haver uma lesão de grande porção do fígado.
24 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
25 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
26 Vasoconstrição: Diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos.
27 Rinite: Inflamação da mucosa nasal, produzida por uma infecção viral ou reação alérgica. Manifesta-se por secreção aquosa e obstrução das fossas nasais.
28 Histamina: Em fisiologia, é uma amina formada a partir do aminoácido histidina e liberada pelas células do sistema imunológico durante reações alérgicas, causando dilatação e maior permeabilidade de pequenos vasos sanguíneos. Ela é a substância responsável pelos sintomas de edema e irritação presentes em alergias.
29 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
30 Aparelho respiratório: O aparelho respiratório transporta o ar do meio externo aos pulmões e vice-versa e promove a troca de gases entre o sangue e o ar.
31 Broncoespasmos: Contrações dos músculos lisos bronquiais, capazes de produzir estreitamento das vias aéreas, manifestado por sibilos no tórax e falta de ar. São contrações vistas com frequência na asma.
32 Permeabilidade: Qualidade dos corpos que deixam passar através de seus poros outros corpos (fluidos, líquidos, gases, etc.).
33 Vasos sangüíneos: Órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo. Existem três tipos principais de vasos sangüíneos que são as artérias, veias e capilares.
34 Edemas: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
35 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
36 Antitérmico: Medicamento que combate a febre. Também pode ser chamado de febrífugo, antifebril e antipirético.
37 Sedação: 1. Ato ou efeito de sedar. 2. Aplicação de sedativo visando aliviar sensação física, por exemplo, de dor. 3. Diminuição de irritabilidade, de nervosismo, como efeito de sedativo. 4. Moderação de hiperatividade orgânica.
38 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
39 Sudorese: Suor excessivo
40 Discrasias sangüíneas: Qualquer alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
41 Necrose: Conjunto de processos irreversíveis através dos quais se produz a degeneração celular seguida de morte da célula.
42 Êmese: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Sinônimo de vômito. Pode ser classificada como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
43 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
44 Acetilcisteína: Derivado N-acetil da cisteína. É usado como um agente mucolítico para reduzir a viscosidade das secreções mucosas.
45 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
46 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
47 Hipoglicemia: Condição que ocorre quando há uma queda excessiva nos níveis de glicose, freqüentemente abaixo de 70 mg/dL, com aparecimento rápido de sintomas. Os sinais de hipoglicemia são: fome, fadiga, tremores, tontura, taquicardia, sudorese, palidez, pele fria e úmida, visão turva e confusão mental. Se não for tratada, pode levar ao coma. É tratada com o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pastilhas ou sucos com glicose. Pode também ser tratada com uma injeção de glucagon caso a pessoa esteja inconsciente ou incapaz de engolir. Também chamada de reação à insulina.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.