TIRACASPA

HEXAL

Atualizado em 09/12/2014

Composição da Tiracaspa

cetoconazol 20 mg. Veículo apropriado 1 ml.

Posologia e Administração da Tiracaspa

aplicar Tiracaspa Shampoo nas áreas afetadas da pele1 ou cabelos, deixando-o agir 3 a 5 minutos antes de enxaguar. Tratamento de: pitiríase versicolor: uma aplicação ao dia, durante 5 dias. Dermatite2 seborréica e caspa: 1 aplicação, 2 vezes por semana, por 2 a 4 semanas.

Precauções da Tiracaspa

caso esteja utilizando corticosteróide na forma de creme, loção ou pomada, o tratamento com Tiracaspa Shampoo pode ser iniciado conjuntamente, mas deve ser observado que a retirada do corticosteróide deve ser feita de maneira gradativa. Caso contrário, a pele1 pode apresentar reação de vermelhidão ou prurido3. Continue o tratamento com corticosteróide com o seguinte critério: aplicar as mesmas quantidades por 1 semana. Fazer a retirada gradual do corticosteróide, durante 1 semana. Em seguida interromper o tratamento com corticosteróide por completo. Seu médico deverá ser avisado da ocorrência de irritação local, bem como quaisquer outras reações inesperadas. A dermatite2 seborréica e a caspa estão freqüentemente associados com queda de cabelo4. Quando Tiracaspa Shampoo é utilizado nestas condições, isto também pode ocorrer.

Reações Adversas da Tiracaspa

geralmente é bem tolerado, podendo ocorrer raramente, sensação de ardência local, prurido3, irritação e oleosidade ou secura dos cabelos. Em casos raros pode ocorrer a descoloração dos cabelos, principalmente naqueles pacientes com cabelos grisalhos ou que submetam os cabelos à ação de substâncias químicas (tinturas, descoloração, permanentes, etc.) Caso ocorra algum destes sintomas5, comunique seu médico imediatamente. - Superdosagem: não são esperadas reações quando do uso exacerbado do Tiracaspa Shampoo. A ingestão acidental de Tiracaspa Shampoo geralmente não é séria, mas para maior segurança procure seu médico em caso de acidentes. No caso de ingestão acidental, medidas de suporte devem ser tomadas. Para evitar a aspiração, não deve ser provocado o vômito6 nem feita lavagem gástrica7.

Contra-Indicações da Tiracaspa

hipersensibilidade conhecida ao cetoconazol ou a outros componentes do produto. Os sintomas5 de hipersensibilidade incluem coceira e vermelhidão da pele1, ocorrendo após aplicação.

Indicações da Tiracaspa

tratamento e profilaxia de infecções8 nas quais esteja envolvida a Malassezia furfur, tais como, pitiríase versicolor, dermatite2 seborréica e caspa.

Apresentação da Tiracaspa

frasco com 100 ml.


TIRACASPA - Laboratório

HEXAL
Av. Itaboraí, 1425
São Paulo/SP - CEP: 04135-001
Tel: 5585-9090
Fax: 5594-3665

Ver outros medicamentos do laboratório "HEXAL"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
2 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
3 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
4 Cabelo: Estrutura filamentosa formada por uma haste que se projeta para a superfície da PELE a partir de uma raiz (mais macia que a haste) e se aloja na cavidade de um FOLÍCULO PILOSO. É encontrado em muitas áreas do corpo.
5 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
6 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
7 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
8 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.