Micolamina Esmalte

IGEFARMA

Atualizado em 09/12/2014

Micolamina Esmalte1
Ciclopirox 80mg/g
ESMALTE1 8%
Uso adulto
Uso externo

Apresentação da Micolamina Esmalte1

Embalagem com frasco contendo 6g de solução e 24 lixas para unhas2.

Composição da Micolamina Esmalte1

Ciclopirox....................80 mgExcipientes...q.s.p....................1 g
(álcool isopropílico, acetato de etila, avalure, DMSO)

Informações ao Paciente da Micolamina Esmalte1

Cuidados de conservação: conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C). O prazo de validade está gravado na embalagem externa do produto. Não use medicamento com prazo de validade vencido sob risco de não obter os efeitos desejados. Mantenha a embalagem até o uso total do medicamento. Manter o frasco sempre bem fechado para evitar o ressecamento do produto. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez3 durante o tratamento. Informe ao seu médico se no local da aplicação ocorrer vermelhidão e coceira intensa e/ou bolhas.
Dependendo da extensão do acometimento ungueal4, o tratamento com MICOLAMINA® Esmalte1 pode ser longo. Períodos de pelo menos 6 meses de tratamento indicados em " orientações de uso"  podem ser necessários para se observar sinais5 de melhora. Para cura total, o tratamento somente deverá ser descontinuado por recomendação médica.
" TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS."
" NÃO USE MEDICAMENTO SEM CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE6."

Indicação e Informações Técnicas da Micolamina Esmalte1

a) INDICAÇÃOMICOLAMINA® Esmalte1 é um fungicida de largo espectro para o tratamento das onicomicoses moderadas (sem o envolvimento da lúnula) causadas por fungos dermatófitos7, filamentosos não dermatófitos7 e leveduras.
b) INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Seu exato mecanismo de ação não está totalmente elucidado. Ele poderia inibir o transporte de alguns substratos essenciais à célula8 fúngica9 e interferir na síntese de RNA e DNA destas células10 em crescimento.

Precauções da Micolamina Esmalte1

Gravidez3 e Lactação11: O uso de MICOLAMINA® Esmalte1 durante a gravidez3 e lactação11 só deve ser indicado em casos de extrema necessidade, pois não há estudos adequados em mulheres grávidas e se desconhece se o ciclopirox é excretado no leite materno. (FDA categoria B)
Crianças: A segurança e eficácia do uso de ciclopirox em crianças não está determinada.
Diabéticos: Pacientes diabéticos insulino-dependentes / neuropatia12 diabética: não há experiência clínica relevante.

Contra-Indicações da Micolamina Esmalte1

Hipersensibilidade ao ciclopirox ou aos componentes da fórmula.

Reações Adversas da Micolamina Esmalte1

Prurido13 e queimação local, eritema14 peri-ungueal4 e alterações das unhas2.

Posologia da Micolamina Esmalte1

Uso adulto: Aplicar camada homogênea de MICOLAMINA® Esmalte1 na(s) unha(s) afetadas, previamente lixadas, 1 vez por semana, de preferência ao deitar. Esperar que o produto seque totalmente antes de calçar meias ou sapatos. Siga as orientações de uso.

Orientações de Uso da Micolamina Esmalte1

Cuidados adicionais com as unhas2 afetadas contribuem para um melhor resultado terapêutico.
Portanto, sempre que utilizar MICOLAMINA® Esmalte1, siga as instruções abaixo:
1. Manter as unhas2 bem curtas. Cortá-las retas, sem aprofundar nos cantos laterais.
2. Limpar a superfície da unha com removedor de esmaltes.
3. Lixar em cima e ao redor das unhas2 afetadas até que estas fiquem opacas para aumentar a absorção do medicamento. As lixas devem ser utilizadas somente nas unhas2 doentes para evitar contaminação das unhas2 sãs. Descartá-las após o uso.
4. Aplicar MICOLAMINA® Esmalte1 de modo homogêneo em toda a superfície da(s) unha(s) doente(s).
5. Esperar secar.
6. Após a aplicação, limpar o pincel com removedor de esmaltes para evitar aderência entre as cerdas.
7. Fechar bem o frasco.
As aplicações de MICOLAMINA® Esmalte1 devem ser feitas somente 1 vez por semana. Caso a camada de MICOLAMINA® Esmalte1 seja danificada, reaplique o produto na área desprotegida. Obs: O uso de esmalte1 cosmético é permitido durante o tratamento. Porém, este deve ser aplicado após a MICOLAMINA® Esmalte1 estar totalmente seca.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Farmacêutica Responsável:
Dra. Rosa Maria Scavarelli
CRF - SP 6.015
MS 1.0191.0268

IGEFARMA LABORATÓRIOS S.A.
Marginal Direita da Via Anchieta, km 13,5
São Bernardo do Campo - SP
CEP: 09696-005
CNPJ 61.517.397/0001-88
Indústria Brasileira

Micolamina Esmalte - Laboratório

IGEFARMA
Av. Marginal Direita Via Anchieta Km 13,5 - Bairro: Rudge Ramos
São Bernardo Do Campo/SP - CEP: 09883-000
Site: http://www.grupoigefarma.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "IGEFARMA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Esmalte: Camada rígida, delgada e translúcida, de substância calcificada que reveste e protege a dentina da coroa do dente. É a substância mais dura do corpo e é quase que completamente composta de sais de cálcio. Ao microscópio, é composta de bastões delgados (prismas do esmalte) mantidos conectados por uma substância cimentante, e apresenta-se revestido por uma bainha de esmalte. (Tradução livre do original
2 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Ungueal: Relativo ou pertencente à unha, garra ou casco, ou que a eles se assemelha.
5 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
6 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
7 Dermatófitos: Qualquer fungo microscópico que parasita a pele, as unhas ou os pelos.
8 Célula: Unidade funcional básica de todo tecido, capaz de se duplicar (porém algumas células muito especializadas, como os neurônios, não conseguem se duplicar), trocar substâncias com o meio externo à célula, etc. Possui subestruturas (organelas) distintas como núcleo, parede celular, membrana celular, mitocôndrias, etc. que são as responsáveis pela sobrevivência da mesma.
9 Fúngica: Relativa à ou produzida por fungo.
10 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
11 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
12 Neuropatia: Doença do sistema nervoso. As três principais formas de neuropatia em pessoas diabéticas são a neuropatia periférica, neuropatia autonômica e mononeuropatia. A forma mais comum é a neuropatia periférica, que afeta principalmente pernas e pés.
13 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
14 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.