DORSEDIN

LEGRAND

Atualizado em 08/12/2014

Composição de Dorsedin

cada drágea1 contém: mucato de isometepteno 30mg; dipirona sódica 300 mg; cafeína anidra 30 mg. Excipiente (amido de milho, estearato de magnésio, carbonato de cálcio, corante amarelo tartarazina) q.s.p. 1 drágea1. Cada ml de solução oral contém: cloridrato de isometepteno 50 mg; dipirona sódica 300 mg; cafeína anidra 30 mg. Veículo (sorbitol2, glicerina, BHT, essência de cerejas, nipagin, nipazol, sacarina3 sódica) q.s.p. 1 ml.

Posologia e Administração de Dorsedin

drágeas4 e solução oral: adultos: em média 1 a 2 drágeas4, 3 a 4 vezes ao dia ou 20 a 40 gotas, 3 a 4 vezes ao dia. As doses podem ser aumentadas conforme a necessidade. Crianças: de 5 a 10 anos: 10 a 20 gotas, 3 a 4 vezes ao dia; de 10 a 15 anos: 20 a 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia. Havendo necessidade de se adaptar esta posologia ao peso corporal pode-se recomendar: acima de 50 kg: 20 a 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia; entre 35 e 50 kg: 15 a 30 gotas, 3 a 4 vezes ao dia; entre 25 e 35 kg: 10 a 20 gotas, 3 a 4 vezes ao dia; entre 20 e 25 kg: 8 a 15 gotas, 3 a 4 vezes ao dia; entre 10 e 15 kg: 4 a 5 gotas, 3 a 4 vezes ao dia; entre 8 e 9 kg: 3 a 4 gotas, 3 a 4 vezes ao dia; entre 6 e 7 kg: 2 a 3 gotas, 3 a 4 vezes ao dia; menos de 5 kg: 1 gota5, 3 a 4 vezes ao dia. As drágeas4 devem ser ingeridas sem mastigar, com meio copo de água; a solução deve ser ingerida previamente diluída em meio copo de água. - Superdosagem: no caso do medicamento ter sido ingerido em doses elevadas, o tratamento deve ser imediatamente suspenso e medidas de suporte devem ser instituídas.

Precauções de Dorsedin

idade: não foram estabelecidas, até o momento, eficácia e segurança de Dorsedin em crianças menores de 5 anos. Uso na gravidez6: não se sabe sobre alterações fetais ou teratogênicas, quando do uso na gravidez6, ou ainda alteração na capacidade reprodutiva da mulher. Caso o Dorsedin seja usado durante a gravidez6, deverá ser feito sob acompanhamento médico, não devendo ser utilizado nos três primeiros meses de gestação. Uso na lactação7: não se recomenda que a mulher amamente enquanto estiver tomando medicação, pois não se sabe se existe presença dos componentes da fórmula no leite materno. Outros: tendo em vista a possibilidade da dipirona provocar agranulocitose8, quando em tratamentos prolongados recomenda-se controle hematológico (série branca e vermelha). Devido ao componente dipirona, o uso prolongado pode agravar uma tendência a sangramento decorrente de deficiência protrombínica. - Interações medicamentosas: pode ocorrer hipotermia9 grave quando Dorsedin for administrado concomitantemente com clorpromazina. Devido à dipirona, Dorsedin não deve ser administrado conjuntamente com álcool.

Reações Adversas de Dorsedin

a maioria está associada à dose, é transitória e responde bem à redução na dosagem ou retirada do medicamento. Ocasionalmente podem ocorrer reações de hipersensibilidade na pele10 e nas mucosas11 dos olhos12 e da cavidade nasofaríngea em pacientes sensíveis. Caso se apresentem alterações dolorosas das mucosas11, principalmente da boca13 e da garganta14, é aconselhável a interrupção do tratamento. Com o uso prolongado, podem surgir discrasias sangüíneas15, tais como, trombocitopenia16, pancitopenia17, agranulocitose8, anemia18 ou metaemoglobinemia, já tendo sido relatados casos raros de aplasia medular.

Contra-Indicações de Dorsedin

devido sua ação simpática vasoconstritora que o isometepteno pode causar, deve ser administrado com cautela a pacientes hipertensos e está totalmente contra-indicado nas crises de hipertensão19. Conhecida hipersensibilidade às drogas componentes do produto. Presença de discrasias sangüíneas15 ou de determinadas doenças metabólicas como porfiria20 ou a deficiência congênita21 da glicose22-6-fosfato-desidrogenase.

Indicações de Dorsedin

analgésico23 e antiespasmódico.

Apresentação de Dorsedin

caixas com 20 drágeas4; solução oral em frasco com 15 ml.


DORSEDIN - Laboratório

LEGRAND
Rua Com. Carlo Mario Gardano, 450
São Bernardo do Campo/SP - CEP: 09720-470
Tel: (11 4)339-1677
Fax: (11 4)339-1744

Ver outros medicamentos do laboratório "LEGRAND"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Drágea: Comprimido ou pílula contendo preparado farmacêutico.
2 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
3 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
4 Drágeas: Comprimidos ou pílulas contendo preparado farmacêutico.
5 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
6 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
7 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
8 Agranulocitose: Doença causada pela falta ou número insuficiente de leucócitos granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), que se manifesta como ulcerações na garganta e outras mucosas, seguidas por infecções graves.
9 Hipotermia: Diminuição da temperatura corporal abaixo de 35ºC.Pode ser produzida por choque, infecção grave ou em estados de congelamento.
10 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
11 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
12 Olhos:
13 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
14 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
15 Discrasias sangüíneas: Qualquer alteração envolvendo os elementos celulares do sangue, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.
16 Trombocitopenia: É a redução do número de plaquetas no sangue. Contrário de trombocitose. Quando a quantidade de plaquetas no sangue é inferior a 150.000/mm³, diz-se que o indivíduo apresenta trombocitopenia (ou plaquetopenia). As pessoas com trombocitopenia apresentam tendência de sofrer hemorragias.
17 Pancitopenia: É a diminuição global de elementos celulares do sangue (glóbulos brancos, vermelhos e plaquetas).
18 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
19 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
20 Porfiria: Constituem um grupo de pelo menos oito doenças genéticas distintas, além de formas adquiridas, decorrentes de deficiências enzimáticas específicas na via de biossíntese do heme, que levam à superprodução e acumulação de precursores metabólicos, para cada qual correspondendo um tipo particular de porfiria. Fatores ambientais, tais como: medicamentos, álcool, hormônios, dieta, estresse, exposição solar e outros desempenham um papel importante no desencadeamento e curso destas doenças.
21 Congênita: 1. Em biologia, o que é característico do indivíduo desde o nascimento ou antes do nascimento; conato. 2. Que se manifesta espontaneamente; inato, natural, infuso. 3. Que combina bem com; apropriado, adequado. 4. Em termos jurídicos, é o que foi adquirido durante a vida fetal ou embrionária; nascido com o indivíduo. Por exemplo, um defeito congênito.
22 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
23 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.