FACYL 500

MEDLEY

Atualizado em 08/12/2014

FACYL® 500
Tinidazol

- FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES:

Comprimido revestido: embalagens com 4, 8 e 100 comprimidos revestidos.

USO ADULTO

Composições de Facyl

Cada comprimido revestido de Facyl 500 contém: Tinidazol    ....................500 mg
Excipientes q.s.p.    ....................1 comprimido
(celulose microcristalina, glicolato de amido sódico, amido, água deionizada, estearato de magnésio, Eudragit E 100, acetona, álcool isopropílico, talco, dióxido de titânio, polietilenoglicol 6000, corante)

Informações ao Paciente de Facyl


·    Ação esperada do medicamento: Facyl é usado no tratamento da tricomoníase, amebíase, giardíase e de infecções1 por bactérias anaeróbicas. Possui ação semelhante ao metronidazol, porém com facilidade maior de uso que este, devido a possibilidade de administração de Facyl em doses únicas diárias.
·    Cuidados de armazenamento: Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30º C), ao abrigo da luz e umidade.
·    Prazo de Validade: Não utilize o medicamento se o prazo de validade estiver vencido, o que pode ser verificado na embalagem externa do produto.
·    Gravidez2 e Amamentação3: Facyl não deve ser usado durante os primeiros três meses da gravidez2, nem durante o período de amamentação3. Informe o seu médico a ocorrência de gravidez2 durante o tratamento com Facyl ou após seu término, e se estiver amamentando.
·    Cuidados de administração: Os comprimidos devem ser tomados durante ou após as refeições. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
·    Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico. É erro grave interromper o tratamento com Facyl logo que desaparecerem os sintomas4 da infecção5, pois isso não significa cura da doença, mas sim pode contribuir para o aparecimento de micróbios resistentes ao medicamento.
·    Reações adversas: Informe o seu médico a ocorrência de reações desagradáveis, as mais comuns são: náuseas6, vômitos7, cefaléias8, boca9 seca e sabor amargo ou metálico.
"Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças."
·    Uso com outros medicamentos e substâncias: Não ingerir com bebidas alcoólicas. Bebidas alcoólicas só podem ser ingeridas 72 horas após a descontinuidade do tratamento com Facyl. Informe o seu médico sobre o uso de qualquer outro medicamento juntamente com Facyl.
·    Contra-indicações: Facyl é contra-indicado a pacientes com alergia10 ao tinidazol, a pacientes com distúrbios neurológicos e com histórias de discrasias sanguíneas.
·    Precauções: Se sinais11 neurológicos anormais aparecerem durante o uso de Facyl, a terapia deve ser descontinuada. Não recomenda-se o uso de Facyl em crianças com idade inferior a 12 anos para a profilaxia e o tratamento de infecções1 anaeróbias. Recomenda-se o tratamento simultâneo do parceiro sexual, nos casos de tricomoníase vaginal.
"Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde12."

Informações Técnicas de Facyl

Características:Facyl contém tinidazol, um derivado do 5 nitro-imidazol de ação contra protozoários13 e bactérias anaeróbicas. A atividade contra protozoários13 inclui: Trichomonas vaginalis, Entamoeba histolytica e Giardia lamblia. Tinidazol é ativo contra Gardnerella vaginalis e a maioria das bactérias anaeróbias incluindo Bacteroides fragilis, Bacteroides melaninogenicus, Bacteroides sp., Clostridium sp., Eubacterium sp., Fusobacterium sp., Peptococcus sp., Peptostreptococcus sp. e Veillonella sp.
Modo de ação:
O grupo nitro da molécula de tinidazol é capaz de aceitar elétrons de diversos substratos reduzidos endógenos, como o sulfeto ou o fosfato de nicotinamida-adenina-dinucleotídeo (NADPH). Essas formas reduzidas quimicamente reativas da droga levam a formação de produtos citotóxicos14 que destroem as células15 dos microorganismos causadores de infecções1, através da destruição da cadeia do DNA ou inibição de sua síntese.
Farmacocinética:
O tinidazol é quase totalmente absorvido após a administração oral e, geralmente, um pico de concentração plasmática de 40 mcg/ml é alcançado 2 horas após administração de dose única de 2 g, com declínio para cerca de 10 mcg/ml em 24 horas e 2,5 mcg/ml em 48 horas; concentrações acima de 8 mcg/ml são mantidas com doses de manutenção diárias de 1 g.
É rapidamente distribuído pelo organismo e concentrações similares às do plasma16 são encontradas na bile17, leite materno, saliva e em vários tecidos. O tinidazol atravessa a barreira hematoliquórica e a placenta. Cerca de 12% do tinidazol plasmático liga-se a proteínas18 plasmáticas. O volume de distribuição é de aproximadamente 50 litros.
O tinidazol é excretado na urina19 e, em menor extensão, nas fezes, tanto na forma inalterada como na forma de metabólitos20.
Estudos em pacientes com insuficiência renal21 (clearance de creatinina22 < 22 ml/min) indicam que não existe alteração estatisticamente significante nos parâmetros farmacocinéticos de tinidazol nestes pacientes. Assim, não é necessário ajuste da dose.

Indicações de Facyl

 1.    Profilaxia de infecções1 pós-operatórias causadas por bactérias anaeróbias;
2. Infecções1 anaeróbias, tais como: infecções1 ginecológicas - endometrite, endomiometrite, abscesso23 tubovariano; infecções1 intraperitoneais - peritonite24, abscessos25; septicemia26 bacteriana; infecções1 de cicatrizes27 no pós-operatório; infecções1 da pele28 e tecidos moles; infecções1 do trato respiratório superior e inferior, pneumonia29, empiemia, abscesso23 pulmonar;
3. Vaginite30 inespecífica;
4. Gengivite31 ulcerativa aguda;
5.    Tricomoníase urogenital32 (masculina e feminina);
6.    Giardíase;
7.    Amebíase intestinal;
8. Abscesso23 hepático amebiano.

Contra-Indicações de Facyl

É contra-indicado a pacientes portadores de distúrbios neurológicos orgânicos,  pacientes com hipersensibilidade ao tinidazol e pacientes com histórias de discrasias sanguíneas, embora não se tenha notado alterações hematológicas persistentes nos estudos clínicos em animais. É também contra-indicado durante o primeiro trimestre da gravidez2 e durante o período de amamentação3.

Precauções de Facyl

Gravidez2: Facyl não deve ser usado durante o primeiro trimestre da gravidez2, uma vez que os efeitos do tinidazol sobre o desenvolvimento fetal ainda não são definitivamente conhecidos. Embora não existam evidências de que o tinidazol seja prejudicial durante os últimos estágios da gravidez2, seu uso nos dois últimos trimestres requer que os potenciais benefícios do tratamento sejam avaliados contra os possíveis riscos para a mãe ou para o feto33.
Amamentação3: Facyl não deve ser usado durante o período de amamentação3. O tinidazol contido em sua fórmula é excretado no leite materno por mais de 72 horas após a administração do medicamento. Dessa forma, as mulheres não devem amamentar até no mínimo 3 dias após a descontinuação do uso de Facyl.
Uso em crianças: Não existem dados suficientes para recomendar as doses profiláticas e de tratamento de infecções1 anaeróbias para crianças com idade inferior a 12 anos.
Insuficiência renal21: Não há necessidade de ajuste da dose de Facyl em pacientes com insuficiência renal21, pois não há alteração na farmacocinética do tinidazol nestes pacientes.
Distúrbios neurológicos: Assim como outras drogas de estrutura química similar, Facyl tem sido associado a vários distúrbios neurológicos como tonturas34, vertigem35, ataxia36, neuropatias periféricas e raramente convulsões. Se quaisquer sinais11 neurológicos anormais se desenvolverem durante terapia com Facyl, a terapêutica37 deve ser descontinuada.
Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas: Não existe evidências de que Facyl possa afetar estas habilidades.
Álcool: Facyl não deve ser tomado juntamente com bebidas alcoólicas, devido à possibilidade de ocorrerem reações do tipo dissulfiram - rubor, cólicas38 abdominais, vômito39 e taquicardia40. Não se deve tomar bebidas alcoólicas por pelo menos 72 horas após a descontinuidade do tratamento com Facyl.
Tricomoníase vaginal: recomenda-se o tratamento simultâneo do parceiro sexual.

Interações Medicamentosas de Facyl

O uso de Facyl juntamente com álcool pode provocar cólicas38 abdominais, náuseas6, vômitos7, cefaléia41, rubor e taquicardia40.

Reações Adversas de Facyl

São geralmente pouco freqüentes, leves e transitórias. As mais comuns são: náuseas6, vômitos7, tonturas34, cefaléias8, anorexia42, diarréia43, sensação de sabor metálico, dor abdominal, fadiga44, língua45 pilosa e urina19 escura.
Podem ocorrer casos raros de hipersensibilidade caracterizados por erupção46 cutânea47, prurido48, urticária49 e edema angioneurótico50.
Como outras drogas de estrutura química similar, Facyl tem sido associado a leucopenia51 transitória e a distúrbios neurológicos, tais como: tontura52, vertigem35, ataxia36, neuropatia53 periféria (parestesia54, distúrbios sensoriais, hipestesia) e raramente convulsões.

Posologia de Facyl

Profilaxia de infecções1 pós-operatórias:Dose oral única de 2 g, cerca de 12 horas antes da cirurgia.
Tratamento de infecões anaeróbias:
Dose inicial de 2 g no primeiro dia, seguida de 1 g por dia em dose única, ou 500 mg duas vezes ao dia. A duração do tratamento é de cerca de cinco a seis dias, podendo ser prolongada, a critério médico, quando a erradicação da infecção5 for mais difícil. Recomenda-se a observação clínica e laboratorial regular quando a terapia durar mais de sete dias.
Vaginites inespecíficas:
Dose única oral de 2 g. Maiores taxas de cura são obtidas com dose única diária de 2 g durante dois dias consecutivos (dose total de 4 g).
Gengivite31 ulcerativa aguda:
Dose oral única de 2 g.
Tricomoníase urogenital32:
Dose oral única de 2 g. Quando a infecção5 por Trichomonas vaginalis for confirmada, tratamento simultâneo do parceiro sexual é recomendado.
Giardíase:
Dose oral única de 2 g.
Amebíase intestinal:
Dose oral única diária de 2 g por dois a três dias, podendo-se prolongar o tratamento, a critério médico, por até 6 dias. Alternativamente, dose oral de 600 mg duas vezes ao dia, por cinco dias. Caso não seja suficiente, a critério médico, o tratamento pode ser prolongado por até dez dias.
Abscesso23 hepático amebiano:
A dose total varia de 4,5 a 12 g, dependendo da virulência55 da Entamoeba histolytica. O tratamento deve ser iniciado com dose oral única diária de 1,5 a 2 g durante três dias, podendo-se prolongar o tratamento, a critério médico, por até seis dias. Alternativamente, pode ser administrada oralmente a dose de 600 mg, duas vezes ao dia, durante cinco dias. Caso não seja suficiente, a critério médico, o tratamento pode ser prolongado por até dez dias. Em adição à terapia com Facyl deve ser realizada a aspiração do abscesso23.

Modo de usar: Os comprimidos revestidos de Facyl devem ser tomados durante ou após as refeições.
Uso em crianças: Não existem dados suficientes para recomendar as doses profiláticas e de tratamento de infecções1 anaeróbicas para crianças com idade inferior a 12 anos.
Uso em pacientes com insuficiência renal21: Não há necessidade de ajustar a dose de Facyl em pacientes com insuficiência renal21.

Superdose de Facyl

Não têm sido relatados casos de superdose com Facyl em humanos.
Não existe antídoto56 específico para o tratamento da superdose com Facyl. O tratamento deve ser sintomático57 e de suporte, podendo ser útil a lavagem gástrica58. O tinidazol é facilmente dialisável.

Pacientes Idosos de Facyl

Não há informações disponíveis sobre a relação entre a idade e os efeitos de tinidazol em pacientes idosos.


"VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA."


FACYL 500 - Laboratório

MEDLEY
Rua Macedo Costa, 55
Campinas/SP - CEP: 13080-180
Tel: (19 )744-8324
Fax: (019) 744-8227
Site: http://www.medley.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "MEDLEY"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
3 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
4 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
5 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
6 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
7 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Cefaléias: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaléia ou dor de cabeça tensional, cefaléia cervicogênica, cefaléia em pontada, cefaléia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaléias ou dores de cabeça. A cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
9 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
10 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.
11 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
12 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
13 Protozoários: Filo do reino animal, de classificação suplantada, que reunia uma grande parcela dos seres unicelulares que possuem organelas celulares envolvidas por membrana. Atualmente, este grupo consiste em muitos e diferentes filos unicelulares incorporados pelo reino protista.
14 Citotóxicos: Diz-se das substâncias que são tóxicas às células ou que impedem o crescimento de um tecido celular.
15 Células: Unidades (ou subunidades) funcionais e estruturais fundamentais dos organismos vivos. São compostas de CITOPLASMA (com várias ORGANELAS) e limitadas por uma MEMBRANA CELULAR.
16 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
17 Bile: Agente emulsificador produzido no FÍGADO e secretado para dentro do DUODENO. Sua composição é formada por s ÁCIDOS E SAIS BILIARES, COLESTEROL e ELETRÓLITOS. A bile auxilia a DIGESTÃO das gorduras no duodeno.
18 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
19 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
20 Metabólitos: Qualquer composto intermediário das reações enzimáticas do metabolismo.
21 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
22 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
23 Abscesso: Acumulação de pus em uma cavidade formada acidentalmente nos tecidos orgânicos, ou mesmo em órgão cavitário, em consequência de inflamação seguida de infecção.
24 Peritonite: Inflamação do peritônio. Pode ser produzida pela entrada de bactérias através da perfuração de uma víscera (apendicite, colecistite), como complicação de uma cirurgia abdominal, por ferida penetrante no abdome ou, em algumas ocasiões, sem causa aparente. É uma doença grave que pode levar pacientes à morte.
25 Abscessos: Acumulação de pus em uma cavidade formada acidentalmente nos tecidos orgânicos, ou mesmo em órgão cavitário, em consequência de inflamação seguida de infecção.
26 Septicemia: Septicemia ou sepse é uma infecção generalizada grave que ocorre devido à presença de micro-organismos patogênicos e suas toxinas na corrente sanguínea. Geralmente ela ocorre a partir de outra infecção já existente.
27 Cicatrizes: Formação de um novo tecido durante o processo de cicatrização de um ferimento.
28 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
29 Pneumonia: Inflamação do parênquima pulmonar. Sua causa mais freqüente é a infecção bacteriana, apesar de que pode ser produzida por outros microorganismos. Manifesta-se por febre, tosse, expectoração e dor torácica. Em pacientes idosos ou imunodeprimidos pode ser uma doença fatal.
30 Vaginite: Inflamação da mucosa que recobre a vagina. Em geral é devido a uma infecção bacteriana ou micótica. Manifesta-se por ardor, dor espontânea ou durante o coito (dispareunia) e secreção mucosa ou purulenta pela mesma.
31 Gengivite: Condição em que as gengivas apresentam-se com sinais inflamatórios e sangramentos.
32 Urogenital: Na anatomia geral, é a região relativa aos órgãos genitais e urinários; geniturinário.
33 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
34 Tonturas: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
35 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
36 Ataxia: Reflete uma condição de falta de coordenação dos movimentos musculares voluntários podendo afetar a força muscular e o equilíbrio de uma pessoa. É normalmente associada a uma degeneração ou bloqueio de áreas específicas do cérebro e cerebelo. É um sintoma, não uma doença específica ou um diagnóstico.
37 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
38 Cólicas: Dor aguda, produzida pela dilatação ou contração de uma víscera oca (intestino, vesícula biliar, ureter, etc.). Pode ser de início súbito, com exacerbações e períodos de melhora parcial ou total, nos quais o paciente pode estar sentindo-se bem ou apresentar dor leve.
39 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
40 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
41 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
42 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
43 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
44 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
45 Língua:
46 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
47 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
48 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
49 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
50 Edema angioneurótico: Ataques recidivantes de edema transitório que aparecem subitamente em áreas da pele, membranas mucosas e ocasionalmente nas vísceras, geralmente associadas com dermatografismo, urticária, eritema e púrpura.
51 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
52 Tontura: O indivíduo tem a sensação de desequilíbrio, de instabilidade, de pisar no vazio, de que vai cair.
53 Neuropatia: Doença do sistema nervoso. As três principais formas de neuropatia em pessoas diabéticas são a neuropatia periférica, neuropatia autonômica e mononeuropatia. A forma mais comum é a neuropatia periférica, que afeta principalmente pernas e pés.
54 Parestesia: Sensação cutânea subjetiva (ex.: frio, calor, formigamento, pressão, etc.) vivenciada espontaneamente na ausência de estimulação.
55 Virulência: 1. Qualidade ou estado do que é ou está virulento. 2. Capacidade de um vírus ou bactéria de se multiplicar dentro de um organismo, provocando doença. 3. No sentido figurado, caráter daquilo ou daquele que está carregado de violência ou de ímpeto violento.
56 Antídoto: Substância ou mistura que neutraliza os efeitos de um veneno. Esta ação pode reagir diretamente com o veneno ou amenizar/reverter a ação biológica causada por ele.
57 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
58 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.