CESTOX

MERCK

Atualizado em 08/12/2014

Cestox®

Praziquantel

Forma Farmacêutica e Apresentação de Cestox

Comprimidos.Cintas de cartolina com três estojos, contendo, cada um, um strip com quatro comprimidos.

Uso oral - adulto e pediátrico.

Composição de Cestox

Cada comprimido contém:
Praziquantel....................150mg e excipientes (amido de milho, celulose, estearato de magnésio, laurilsulfato de sódio e polividona)

Indicações de Cestox

Tratamento das infecções1 provocadas por Taenia solium, Taenia saginata e Hymenolepis nana. CESTOX® atua igualmente em outras cestoidíases pouco comuns no país, causadas por Hymenolepis diminuta, Diphyillobothrium latum e Diphyllobothrium pacificum.

Contra-Indicações de Cestox

CESTOX® não deve ser administrado a pacientes com hipersensibilidade ao praziquantel ou a qualquer um dos excipientes ou com cisticercose ocular.

Precauções de Cestox

É limitada a experiência em crianças com idades inferiores a quatro anos. Assim sendo, nesses casos, o emprego do praziquantel só pode ser feito sob estrito controle médico. Experiências em animais não demonstraram efeitos embriotóxicos ou teratogênicos2 mas, por não existirem estudos que adequadamente comprovem a segurança de seu uso durante a gravidez3, CESTOX® só deve ser prescrito a gestantes em casos de extrema necessidade.  A mesma precaução deve ser observada em relação a mulheres que estejam amamentando, pois o praziquantel aparece no leite materno, embora em concentração mínima. Caso usem o produto, as mulheres não devem amamentar no dia do tratamento com praziquantel, bem como nas 72 horas subseqüentes.
O praziquantel pode reduzir a vigilância e prejudicar a coordenação motora. Por essa razão, os pacientes devem ser aconselhados a não dirigir ou operar máquinas no dia do tratamento com CESTOX®, assim como no dia seguinte.
O paciente deve abster-se de bebidas alcoólicas no dia do tratamento com CESTOX® e no dia seguinte.
Quando a teníase ou a himenolepíase estiverem associadas à neurocisticercose4, podem surgir reações inflamatórias locais, que requeiram administração de altas doses de corticóides. Nesse caso, é aconselhável hospitalização para assistência médica especializada.

Interações Medicamentosas de Cestox

O uso simultâneo de dexametasona ou medicamentos que estimulam o sistema enzimático metabolizador de drogas do citocromo P450, como antiepilépticos (carbamazepina, fenitoína, fenobarbital), pode reduzir a concentração sanguínea de praziquantel.
A administração concomitante de preparados que inibem o sistema enzimático do citocromo P450, como por exemplo a cimetidina, pode causar níveis plasmáticos elevados e maior tempo de retenção do praziquantel.

Reações Adversas de Cestox

Até o presente não existem relatos de reações tóxicas graves atribuíveis ao praziquantel.As reações adversas são de pouca intensidade e transitórias, ocorrendo várias horas após a administração. As mais comuns são dor abdominal, náusea5, diarréia6, vômitos7, tonteira, sonolência, cefaléia8 e sudorese9 aumentada.
Após a morte dos parasitas, causada pelo praziquantel, são liberadas na corrente circulatória substâncias resultantes da decomposição de seus corpos.
Por reação a essas substâncias podem ocorrer fenômenos alérgicos como urticária10, erupções cutâneas11 pruriginosas12, eosinofilia13 e febre14.
Existem relatos de reações alérgicas ao praziquantel.

Posologia e Modo de Usar de Cestox

A quantidade de comprimidos deve ser estabelecida pelo médico, em função do peso corporal do paciente.
Os comprimidos devem ser ingeridos de uma só vez, sem mastigar, pela manhã, durante refeição, com um pouco de líquido.
Teníase: 5 a 10mg de praziquantel/kg de peso corporal, em uma tomada. Dose única.
Himenolepíase: 15 a 25mg de praziquantel/kg de peso corporal, em uma tomada.
Repetir a dose após dez dias, principalmente em comunidades fechadas.

Pacientes idosos
Não existem advertências ou recomendações especiais sobre o uso do produto por pacientes idosos.

Conduta na Superdosagem e Nas Reações Adversas de Cestox

Em caso de ingestão de doses elevadas, recomenda-se administrar carvão ativado e purgativos15 salinos. Considerando a rapidez com que o praziquantel é absorvido, a administração desses agentes só é eficaz nas primeiras horas após a ingestão do produto.
As reações adversas gerais desaparecem rapidamente e não exigem tratamento. As reações adversas decorrentes de alergia16 ao praziquantel e às substâncias liberadas pelos vermes mortos devem ser tratadas com antialérgicos e/ou corticóides.
Em caso de neurocisticercose4 concomitante, podem ocorrer reações inflamatórias locais, com aumento da pressão liquórica, necessitando internação hospitalar, uso endovenoso de corticóides, manitol etc.

CESTOX - Laboratório

MERCK
Estrada dos Bandeirantes, 1099
Rio de Janeiro/RJ - CEP: 22170-571
Tel: 55 (021) 445-1661
Fax: 55 (021) 444-2124
Site: http://www.merck.com.br/

Ver outros medicamentos do laboratório "MERCK"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Teratogênicos: Agente teratogênico ou teratógeno é tudo aquilo capaz de produzir dano ao embrião ou feto durante a gravidez. Estes danos podem se refletir como perda da gestação, malformações ou alterações funcionais ou ainda distúrbios neurocomportamentais, como retardo mental.
3 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
4 Neurocisticercose: A neurocisticercose é uma infecção do sistema nervoso central (SNC) causada pelo Cysticercus cellulosae , forma larvária da Taenia solium .
5 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
6 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
7 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
9 Sudorese: Suor excessivo
10 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
11 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
12 Pruriginosas: Relativas a ou próprias de prurido, que coçam, que causam coceira ou comichão. Em medicina, é o que produz prurido; prurientes, prurígenas.
13 Eosinofilia: Propriedade de se corar facilmente pela eosina. Em patologia, é o aumento anormal de eosinófilos no sangue, característico de alergias e infestações por parasitas. Em patologia, é o acúmulo de eosinófilos em um tecido ou exsudato.
14 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
15 Purgativos: Laxantes, medicamentos que apressam o esvaziamento do intestino.
16 Alergia: Reação inflamatória anormal, perante substâncias (alérgenos) que habitualmente não deveriam produzi-la. Entre estas substâncias encontram-se poeiras ambientais, medicamentos, alimentos etc.

Tem alguma dúvida sobre CESTOX?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.