VASCASE comprimidos

ROCHE

Atualizado em 09/12/2014


Cilazapril

ANTI-HIPERTENSIVO, INIBIDOR DA ENZIMA1 CONVERSORA DA ANGIOTENSINA (ECA)

Identificação do Produto de Vascase Comprimidos

Nome genérico cilazapril

Formas Farmacêuticas e Apresentações de Vascase Comprimidos

 Comprimidos (ranhurados) 1 mg
                                         caixas com 20
 Comprimidos (ranhurados) 2,5 mg
                                         caixas com 10 e 20
 Comprimidos (ranhurados) 5,0 mg
                                         caixas com 10 e 20


USO ADULTO

Composição

Cada comprimido de Vascase® contém como princípio ativo 1 mg, 2,5 mg ou 5,0 mg de cilazapril: 9 (S)-[1(S)-etoxicarbonil-3-fenilpropilamino] - octohidro-10-oxo-6H-piridazol [1,2a] [1,2]diazepino-1(S)- ácido carboxílico monohidratado.

Informação ao Paciente de Vascase Comprimidos

O Produto de Vascase Comprimidos

O Vascase® contém em sua fórmula uma substância, o cilazapril, indicado para pessoas com pressão alta. Geralmente é bem aceito, mas às vezes podem surgir durante o tratamento sintomas2 como: náuseas3, dor de cabeça4, vertigens5, sensação de fraqueza, tosse e vermelhidão na pele6. Queda de pressão arterial7 caracterizada por tonteira ou "escurecimento de vista" pode surgir em pacientes que além do Vascase® estejam recebendo
tratamento com diuréticos8 ou sob dieta rigorosa de sal.

Nesses casos recomenda-se que o paciente fique deitado e logo que possível entre em contato com seu médico.

Como Usar Vascase® de Vascase Comprimidos

O Vascase® só deve ser usado quando receitado pelo médico. Este medicamento é bem tolerado pela maioria dos pacientes, porém, informe seu médico:

 Se estiver tomando outros medicamentos e quais são eles. Não use e não misture remédios por conta própria.

 Vascase® não deve ser administrado a mulheres grávidas;

 Caso ocorra gravidez9 durante o tratamento com Vascase®, informe imediatamente a seu médico:

 Mulheres que estejam amamentando devem informar o médico desta condição, antes de iniciar o tratamento com Vascase®.

A Dose de Vascase Comprimidos

Somente o médico sabe a dose ideal de Vascase® para o seu caso. Siga suas recomendações. Não mude a dose por sua conta.

É possível que o seu médico tenha receitado uma dose menor e lhe tenha solicitado observar como reage ao tratamento. Assegure-se de que você está seguindo estas instruções.

Os comprimidos devem ser tomados com um pouco de líquido, sempre às mesmas horas, todos os dias.

Quando Suspender o Tratamento de Vascase Comprimidos

Seu médico sabe o momento ideal para suspender o tratamento.

Prazo de Validade de Vascase Comprimidos

Este medicamento possui prazo de validade a partir da data de fabricação (vide embalagem externa).

O uso de remédio com prazo de validade vencido não é recomendado.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE10.

Informação Técnica de Vascase Comprimidos

Propriedades e Efeitos de Vascase Comprimidos

Vascase® é um inibidor específico de longa ação, da enzima1 conversora da angiotensina (ECA), que suprime a atividade do sistema renina-angiotensina-aldosterona induzindo, desta forma, uma redução da pressão diastólica11 e da pressão sistólica12 tanto em posição supina como em pé, geralmente sem provocar hipotensão13 ortostática.

Vascase® é eficaz em todos os graus de hipertensão14 essencial bem como na hipertensão14 renal15. É destinado ao tratamento de primeira linha. Em casos em que seu efeito for insuficiente, Vascase® pode ser associado a outros agentes anti-hipertensivos, por exemplo, diuréticos8 não poupadores de potássio, beta-bloqueadores ou antagonistas de cálcio.

O efeito anti-hipertensivo de Vascase® manifesta-se, normalmente, uma hora após sua administração; seu efeito máximo é obtido entre três a sete horas após a administração. Em geral, o ritmo cardíaco mantém-se estável. Vascase® não ocasiona taquicardia16 reflexa, embora possam ocorrer pequenas alterações sem importância clínica do ritmo cardíaco.

Nas doses recomendadas, o efeito anti-hipertensivo do Vascase® é mantido por até 24 horas. Em alguns pacientes, a redução da pressão arterial7 pode se atenuar no final do período de intervalo entre as dosagens.
Após quatro semanas de tratamento, a pressão arterial7 deverá ser avaliada e o esquema posológico ajustado, caso seja necessário.

O efeito anti-hipertensivo de Vascase® é mantido estável mesmo em tratamento a longo prazo. A interrupção abrupta do tratamento não é acompanhada por uma elevação da pressão arterial7.

Como ocorre com outros inibidores da ECA, os efeitos redutores da pressão arterial7 determinados pelo Vascase® podem ser menos pronunciados em pacientes da raça negra do que em outras raças. Entretanto, estas diferentes respostas, em função da raça, tornam-se insignificantes quando o Vascase® é administrado em combinação com a hidroclorotiazida.

Em pacientes com funções renais normais, o potássio sérico comumente permanece dentro dos parâmetros normais durante o tratamento com Vascase®. Em pacientes sob o uso concomitante de diuréticos8 poupadores de potássio, o nível de potássio pode aumentar.

Em pacientes hipertensos com disfunção renal15 moderada a severa, a taxa de filtração glomerular e o fluxo sangüíneo renal15 normalmente permanecem inalterados com Vascase®, apesar da diminuição, clinicamente significativa, da pressão arterial7.

Farmacocinética de Vascase Comprimidos

O cilazapril é absorvido e rapidamente convertido em sua forma ativa, o cilazaprilato. A ingestão de alimentos imediatamente antes da administração de Vascase® retarda e reduz ligeiramente a absorção, sem que isto tenha, entretanto, significado sob o plano terapêutico. A biodisponibilidade do cilazaprilato, baseado em dados obtidos em exames de urina17, é de aproximadamente 60%. Concentrações plasmáticas máximas são
alcançadas dentro de duas horas após administração e estão diretamente relacionadas à dosagem.

O cilazaprilato é eliminado sob forma não alterada pelos rins18, sua meia-vida é de nove horas após uma dose diária única. Em pacientes com disfunção renal15, as concentrações plasmáticas do cilazaprilato são mais elevadas do que nos pacientes com função renal15 normal, isto porque seu clearance diminui quando o clearance da creatinina19 é baixo. Não há eliminação em pacientes com franca insuficiência renal20, mas a hemodiálise21 reduz
as concentrações de cilazapril e do cilazaprilato até um certo limite.

Em pacientes idosos, cujas funções renais forem normais para a idade, as concentrações do cilazaprilato no plasma22 podem ser até 40% mais altas e o clearance até 20% mais baixo em comparação aos pacientes mais
jovens. Alterações similares na farmacocinética ocorrem em pacientes com cirrose23 hepática24 de moderada a grave.

Indicações de Vascase Comprimidos

Tratamento da hipertensão arterial25 essencial e renal15

Posologia Padrão de Vascase Comprimidos

Vascase® deve ser administrado uma vez ao dia. Como a ingestão de alimentos não apresenta uma influência clinicamente significativa em sua absorção, o Vascase® pode ser administrado antes ou após as refeições. A dose deve ser tomada sempre à mesma hora do dia.

Hipertensão14 Essencial de Vascase Comprimidos

O esquema posológico do Vascase® é, em geral, de 2,5 a 5,0 mg uma vez ao dia, ao passo que a dose recomendada para os dois primeiros dias é de meio comprimido de 2,5 mg uma vez ao dia. A posologia deverá ser ajustada individualmente de acordo com a resposta da pressão arterial7.

Se a pressão arterial7 não for adequadamente controlada com 5 mg de Vascase®, uma vez ao dia, uma dose baixa de um diurético26 não poupador de potássio poderá ser administrada concomitantemente, para aumentar o efeito anti-hipertensivo.

Hipertensão14 Renal15 de Vascase Comprimidos

O tratamento com Vascase® deve ser iniciado com uma dose de 0,5 mg ou menos, uma vez que os inibidores da ECA podem determinar, nesses pacientes, maior diminuição da pressão arterial7 do que nos pacientes com hipertensão14 essencial. A dose de manutenção deve ser ajustada individualmente.

Instruções Posológicas Especiais de Vascase Comprimidos

Pacientes hipertensos sob o uso de diuréticos8

Em pacientes sob o uso de diuréticos8, o tratamento com Vascase® deve ser iniciado com cautela, uma vez que freqüentemente esses pacientes apresentam hipovolemia27 e parecem mais propensos a apresentar hipotensão13 ao fazerem uso de inibidores da ECA. Sempre que possível, todos os diuréticos8 devem ser descontinuados dois ou três dias antes da administração do Vascase®. Se isto não for possível pelas condições do paciente, o tratamento com Vascase® deve ser iniciado a uma razão de 0,5 mg diários e a pressão arterial7 monitorada de perto após a primeira dose até sua estabilização. Daí em diante, a dose de manutenção deverá ser ajustada individualmente.

Insuficiência Renal20 de Vascase Comprimidos

O seguinte esquema posológico é recomendado:

 Clearance de         Dose inicial de         Dose máxima de
 creatinina19        Vascase®        Vascase®
                                             
 > 40 ml/min.        1 mg diariamente         5 mg diariamente
 10-40 ml/min.        0,5 mg diariamente         2,5 mg diariamente
 < 10 ml/min.        0,25-0,5 mg uma ou duas vezes     por semana, de acordo com a resposta da pressão arterial7.


Em pacientes sob hemodiálise21, o Vascase® só deverá ser administrado nos dias em que a diálise28 não for
realizada e a posologia deverá ser ajustada de acordo com a resposta da pressão arterial7.

Pacientes idosos

O tratamento com Vascase® deve ser iniciado com meio comprimido de 2,5 mg ou menos, ao dia, em função da volemia29 e do estado geral do paciente. Em seguida, a dose de manutenção de Vascase® deve ser ajustada em função da resposta individual.

Contra-Indicações de Vascase Comprimidos

Vascase® está contra-indicado em pacientes hipersensíveis ao cilazapril ou a outros inibidores da ECA, em pacientes com ascite30 e durante a gravidez9.

Precauções de Vascase Comprimidos

Hipotensão13 sintomática31

Ocasionalmente, hipotensão13 sintomática31 tem sido relatada quando do uso de inibidores da ECA,
particularmente em pacientes que depletam sódio ou que apresentem volemia29 reduzida em decorrência de
vômitos32, diarréia33, pré-tratamento com diuréticos8, dieta baixa em sódio ou após diálise28. Pacientes com
insuficiência cardíaca congestiva34, especialmente aqueles que fazem uso de altas doses de diuréticos8 de alça, podem experimentar uma acentuada diminuição na pressão arterial7 em resposta aos inibidores da ECA.
Nestes casos, os pacientes devem ser tratados em posição supina, podendo necessitar de infusão salina
normal ou de expansores de volume. Após repleção do volume, o tratamento com Vascase® pode ser
continuado. No entanto, se persistirem os sintomas2, a posologia deverá ser reduzida ou o tratamento
descontinuado.

Cirrose23 Hepática24 de Vascase Comprimidos

Na eventualidade - pouco provável - de pacientes com cirrose23 hepática24 necessitarem de tratamento com o Vascase®, o mesmo deverá ser iniciado com cautela em doses de 0,5 mg ou menos, devido a possibilidade de ocorrência de hipotensão13 significativa.

Insuficiência Renal20 de Vascase Comprimidos

Em pacientes com insuficiência renal20, pode ser necessária a redução da posologia em função do clearance da creatinina19 (ver item "Instruções Posológicas Especiais"). Como ocorre com outros inibidores da ECA, um aumento da uréia35 e/ou da creatinina19 sérica pode ser observado em pacientes hipertensos com estenose36 renal15 arterial unilateral ou bilateral. Estes aumentos são normalmente reversíveis quando da descontinuação de Vascase® e/ou de diuréticos8.

Uma vez que o potássio sérico pode aumentar em alguns pacientes com disfunção renal15, durante o tratamento com inibidores da ECA, os níveis de potássio devem ser controlados freqüentemente a intervalos regulares, dependendo da função renal15.

Cirurgia Anestesia37 de Vascase Comprimidos

O uso de inibidores da ECA em combinação com drogas anestésicas que também têm efeitos de diminuição da pressão arterial7, pode ocasionar hipotensão13. Se isto ocorrer, expansão de volume por meio de infusão intravenosa ou - se essas medidas não forem eficazes - a infusão de angiotensina II está indicada.

Uso Durante a Lactação38 de Vascase Comprimidos

Desconhece-se o fato de Vascase® passar para o leite materno, mas tendo em vista que os dados disponíveis em animais mostram a presença do cilazaprilato no leite de rata, toda precaução deve ser tomada, quando o Vascase® for administrado a mulheres no período de amamentação39.

Uso em Pediatria de Vascase Comprimidos

A segurança e a eficácia do Vascase® não foram ainda estabelecidas em crianças.

Reações Adversas de Vascase Comprimidos

Vascase® é, em geral, bem tolerado. Na maioria dos casos os efeitos adversos foram transitórios, em grau
moderado ou leve, não sendo necessária a interrupção do tratamento. Cefaléia40 e vertigens5 foram as reações mais freqüentemente relatadas pelos pacientes em tratamento com Vascase®. Outras reações adversas que ocorreram em menos de 2% do total de pacientes tratados foram: fadiga41, hipotensão13, dispepsia42, náuseas3, eritema43 e tosse. Esses efeitos foram observados, no mesmo grau de incidência44, durante tratamento com outros inibidores da ECA.,

Edema Angioneurótico45 de Vascase Comprimidos

Assim como ocorre com outros inibidores da ECA, angioedema46 foi relatado, embora raramente, em pacientes sob uso de Vascase®. Uma vez que esta síndrome47 pode estar associada com edema48 de laringe49, o uso de Vascase® deve ser interrompido e deve ser instituído um tratamento apropriado imediatamente, quando ocorrer envolvimento da face50, lábios, língua51, glote52 e/ou da laringe49.

Achados Laboratoriais de Vascase Comprimidos

Alterações clinicamente relevantes nos valores dos testes laboratoriais possíveis ou provavelmente
relacionados ao tratamento com Vascase® muito raramente têm sido observadas. Aumentos insignificantes e na maioria dos casos reversíveis da creatinina19/uréia35 dos pacientes, têm sido observados no tratamento com Vascase®. Tais alterações são mais susceptíveis de ocorrer em pacientes com estenose36 da artéria renal53 ou com insuficiência renal20 (vide item "Precauções") mas têm sido ocasionalmente observadas também em pacientes com funções renais normais, particularmente naqueles que fazem uso concomitante de diuréticos8.

Em alguns pacientes tem sido relatada uma diminuição de hemoglobina54, do hematócrito55 e/ou leucócitos56, mas em nenhum caso foi estabelecida uma relação causal definitivamente ligada ao Vascase®.

Interações de Vascase Comprimidos

Vascase® tem sido administrado concomitantemente com a digoxina, nitratos e bloqueadores do receptor de H2.

Não ocorreram aumentos de concentrações de digoxina no plasma22 e tampouco outras alterações clinicamente significativas. Um efeito aditivo pode ser observado quando Vascase® for administrado em combinação com outros agentes que diminuem a pressão arterial7. Os diuréticos8 poupadores de potássio administrados juntamente com Vascase® podem levar a aumentos do potássio sérico, particularmente em pacientes com insuficiência renal20 (vide item "Precauções"). Assim como ocorre com os demais inibidores da ECA, o uso concomitante de Vascase® com um antiinflamatório não esteróide pode diminuir o efeito anti-hipertensivo de Vascase®. isto parece não ocorrer em pacientes tratados com Vascase® anteriormente à administração de antiinflamatórios não esteróides.

Conduta na Superdosagem de Vascase Comprimidos

Doses únicas de Vascase® de até 160 mg foram administradas a voluntários sadios sem que tenham sido
constatados efeitos indesejáveis sobre a pressão arterial7; em pacientes sob tratamento, os dados relativos à superdosagem são escassos. O evento mais provável de ocorrer é hipotensão13, que deve ser tratada por meio de expansores de volume. Se necessário, o cilazaprilato, a forma ativa do Vascase®, pode ser parcialmente eliminada do organismo através da hemodiálise21.

ATENÇÃO: ESTE É UM NOVO MEDICAMENTO E, EMBORA AS PESQUISAS REALIZADAS TENHAM
INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRER
REAÇÕES ADVERSAS IMPREVISÍVEIS AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS. EM CASO DE
SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA O MÉDICO DEVE SER NOTIFICADO.

VASCASE comprimidos - Laboratório

ROCHE
Av. Engenheiro Billings, 1729 - Jaguaré
São Paulo/SP - CEP: 05321-900
Tel: 0800 7720 289
Fax: 0800 7720 292
Site: http://www.roche.com/
Estrada dos Bandeirantes, 2020
CEP: 22710-104
Rio de Janeiro - RJ

Ver outros medicamentos do laboratório "ROCHE"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Enzima: Proteína produzida pelo organismo que gera uma reação química. Por exemplo, as enzimas produzidas pelo intestino que ajudam no processo digestivo.
2 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
3 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
4 Cabeça:
5 Vertigens: O termo vem do latim “vertere” e quer dizer rodar. A definição clássica de vertigem é alucinação do movimento. O indivíduo vê os objetos do ambiente rodarem ao seu redor ou seu corpo rodar em relação ao ambiente.
6 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
7 Pressão arterial: A relação que define a pressão arterial é o produto do fluxo sanguíneo pela resistência. Considerando-se a circulação como um todo, o fluxo total é denominado débito cardíaco, enquanto a resistência é denominada de resistência vascular periférica total.
8 Diuréticos: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
9 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
10 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
11 Pressão Diastólica: É a pressão mais baixa detectada no sistema arterial sistêmico, observada durante a fase de diástole do ciclo cardíaco. É também denominada de pressão mínima.
12 Pressão sistólica: É a pressão mais elevada (pico) verificada nas artérias durante a fase de sístole do ciclo cardíaco. É também chamada de pressão máxima.
13 Hipotensão: Pressão sanguínea baixa ou queda repentina na pressão sanguínea. A hipotensão pode ocorrer quando uma pessoa muda rapidamente de uma posição sentada ou deitada para a posição de pé, causando vertigem ou desmaio.
14 Hipertensão: Condição presente quando o sangue flui através dos vasos com força maior que a normal. Também chamada de pressão alta. Hipertensão pode causar esforço cardíaco, dano aos vasos sangüíneos e aumento do risco de um ataque cardíaco, derrame ou acidente vascular cerebral, além de problemas renais e morte.
15 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
16 Taquicardia: Aumento da frequência cardíaca. Pode ser devido a causas fisiológicas (durante o exercício físico ou gravidez) ou por diversas doenças como sepse, hipertireoidismo e anemia. Pode ser assintomática ou provocar palpitações.
17 Urina: Resíduo líquido produzido pela filtração renal no organismo, estocado na bexiga e expelido pelo ato de urinar.
18 Rins: Órgãos em forma de feijão que filtram o sangue e formam a urina. Os rins são localizados na região posterior do abdômen, um de cada lado da coluna vertebral.
19 Creatinina: Produto residual das proteínas da dieta e dos músculos do corpo. É excretada do organismo pelos rins. Uma vez que as doenças renais progridem, o nível de creatinina aumenta no sangue.
20 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
21 Hemodiálise: Tipo de diálise que vai promover a retirada das substâncias tóxicas, água e sais minerais do organismo através da passagem do sangue por um filtro. A hemodiálise, em geral, é realizada 3 vezes por semana, em sessões com duração média de 3 a 4 horas, com o auxílio de uma máquina, dentro de clínicas especializadas neste tratamento. Para que o sangue passe pela máquina, é necessária a colocação de um catéter ou a confecção de uma fístula, que é um procedimento realizado mais comumente nas veias do braço, para permitir que estas fiquem mais calibrosas e, desta forma, forneçam o fluxo de sangue adequado para ser filtrado.
22 Plasma: Parte que resta do SANGUE, depois que as CÉLULAS SANGÜÍNEAS são removidas por CENTRIFUGAÇÃO (sem COAGULAÇÃO SANGÜÍNEA prévia).
23 Cirrose: Substituição do tecido normal de um órgão (freqüentemente do fígado) por um tecido cicatricial fibroso. Deve-se a uma agressão persistente, infecciosa, tóxica ou metabólica, que produz perda progressiva das células funcionalmente ativas. Leva progressivamente à perda funcional do órgão.
24 Hepática: Relativa a ou que forma, constitui ou faz parte do fígado.
25 Hipertensão arterial: Aumento dos valores de pressão arterial acima dos valores considerados normais, que no adulto são de 140 milímetros de mercúrio de pressão sistólica e 85 milímetros de pressão diastólica.
26 Diurético: Grupo de fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau de diluição da urina. Eles depletam os níveis de água e cloreto de sódio sangüíneos. São usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardiaca ou cirrose do fígado. Há dois tipos de diuréticos, os que atuam diretamente nos túbulos renais, modificando a sua atividade secretora e absorvente; e aqueles que modificam o conteúdo do filtrado glomerular, dificultando indiretamente a reabsorção da água e sal.
27 Hipovolemia: Diminuição do volume de sangue secundário a hemorragias, desidratação ou seqüestro de sangue para um terceiro espaço (p. ex. peritônio).
28 Diálise: Quando os rins estão muito doentes, eles deixam de realizar suas funções, o que pode levar a risco de vida. Nesta situação, é preciso substituir as funções dos rins de alguma maneira, o que pode ser feito realizando-se um transplante renal, ou através da diálise. A diálise é um tipo de tratamento que visa repor as funções dos rins, retirando as substâncias tóxicas e o excesso de água e sais minerais do organismo, estabelecendo assim uma nova situação de equilíbrio. Existem dois tipos de diálise: a hemodiálise e a diálise peritoneal.
29 Volemia: Volume sanguíneo
30 Ascite: Acúmulo anormal de líquido na cavidade peritoneal. Pode estar associada a diferentes doenças como cirrose, insuficiência cardíaca, câncer de ovário, esquistossomose, etc.
31 Sintomática: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.
32 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
33 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
34 Insuficiência Cardíaca Congestiva: É uma incapacidade do coração para efetuar as suas funções de forma adequada como conseqüência de enfermidades do próprio coração ou de outros órgãos. O músculo cardíaco vai diminuindo sua força para bombear o sangue para todo o organismo.
35 Ureia: 1. Resíduo tóxico produzido pelo organismo, resulta da quebra de proteínas pelo fígado. É normalmente removida do organismo pelos rins e excretada na urina. 2. Substância azotada. Composto orgânico cristalino, incolor, de fórmula CO(NH2)2 (ou CH4N2O), com um ponto de fusão de 132,7 °C.
36 Estenose: Estreitamento patológico de um conduto, canal ou orifício.
37 Anestesia: Diminuição parcial ou total da sensibilidade dolorosa. Pode ser induzida por diferentes medicamentos ou ser parte de uma doença neurológica.
38 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
39 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
40 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
41 Fadiga: 1. Sensação de enfraquecimento resultante de esforço físico. 2. Trabalho cansativo. 3. Redução gradual da resistência de um material ou da sensibilidade de um equipamento devido ao uso continuado.
42 Dispepsia: Dor ou mal-estar localizado no abdome superior. O mal-estar pode caracterizar-se por saciedade precoce, sensação de plenitude, distensão ou náuseas. A dispepsia pode ser intermitente ou contínua, podendo estar relacionada com os alimentos.
43 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
44 Incidência: Medida da freqüência em que uma doença ocorre. Número de casos novos de uma doença em um certo grupo de pessoas por um certo período de tempo.
45 Edema angioneurótico: Ataques recidivantes de edema transitório que aparecem subitamente em áreas da pele, membranas mucosas e ocasionalmente nas vísceras, geralmente associadas com dermatografismo, urticária, eritema e púrpura.
46 Angioedema: Caracteriza-se por áreas circunscritas de edema indolor e não-pruriginoso decorrente de aumento da permeabilidade vascular. Os locais mais acometidos são a cabeça e o pescoço, incluindo os lábios, assoalho da boca, língua e laringe, mas o edema pode acometer qualquer parte do corpo. Nos casos mais avançados, o angioedema pode causar obstrução das vias aéreas. A complicação mais grave é o inchaço na garganta (edema de glote).
47 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
48 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
49 Laringe: É um órgão fibromuscular, situado entre a traqueia e a base da língua que permite a passagem de ar para a traquéia. Consiste em uma série de cartilagens, como a tiroide, a cricóide e a epiglote e três pares de cartilagens: aritnoide, corniculada e cuneiforme, todas elas revestidas de membrana mucosa que são movidas pelos músculos da laringe. As dobras da membrana mucosa dão origem às pregas vocais.
50 Face: Parte anterior da cabeça que inclui a pele, os músculos e as estruturas da fronte, olhos, nariz, boca, bochechas e mandíbula.
51 Língua:
52 Glote: Aparato vocal da laringe. Consiste das cordas vocais verdadeiras (pregas vocais) e da abertura entre elas (rima da glote).
53 Artéria Renal: Ramo da aorta abdominal que irriga os rins, glândulas adrenais e ureteres.
54 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
55 Hematócrito: Exame de laboratório que expressa a concentração de glóbulos vermelhos no sangue.
56 Leucócitos: Células sangüíneas brancas. Compreendem tanto os leucócitos granulócitos (BASÓFILOS, EOSINÓFILOS e NEUTRÓFILOS) como os não granulócitos (LINFÓCITOS e MONÓCITOS). Sinônimos: Células Brancas do Sangue; Corpúsculos Sanguíneos Brancos; Corpúsculos Brancos Sanguíneos; Corpúsculos Brancos do Sangue; Células Sanguíneas Brancas

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.