Fibrems

EMS SIGMA PHARMA LTDA

Atualizado em 14/05/2020

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Fibrems
Plantago ovata (Ispaghula husk)
Pó efervescente

Medicamento fitoterápico registrado com base no uso tradicional
Nomenclatura botânica: Plantago ovata Forsk (plantaginaceae)
Parte utilizada da planta: casca (epiderme1 e camadas adjacentes) da semente

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Pó efervescente
Embalagens com 2, 10, 20, 30, 50 e 100 envelopes de 5 g

USO ORAL (após dissolução em água)
USO ADULTO E EM CRIANÇAS ACIMA DE 6 ANOS

COMPOSIÇÃO:

Cada envelope de Fibrems contém:

casca da semente de Plantago ovata (Ispaghula husk) 3,5 g
sacarina2 sódica 0,030 g
excipiente q.s.p. 5 g

Excipiente: bicarbonato de sódio, ácido tartárico, essência de laranja, corante amarelo crepúsculo 6.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Fibrems é indicado tanto na diarreia3 como na constipação4 intestinal. Adicionalmente, retém gorduras e açúcares na sua estrutura, auxiliando a redução da glicemia5 e dos níveis séricos do colesterol6. Pode ser utilizado para complementar a ingestão diária de fibras.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Fibrems é composto por fibras vegetais que possuem grande capacidade de reter líquido, aumentando o volume e diminuindo a consistência das fezes (facilitando a evacuação), sendo indicado tanto na diarreia3 como na constipação4 intestinal. Adicionalmente, retém gorduras e açúcares na sua estrutura, auxiliando a redução da glicemia5 e dos níveis séricos do colesterol6. Também pode ser utilizado para complementar a ingestão diária de fibras. Como Fibrems não contém estimulantes da motilidade ou irritantes da mucosa intestinal7, pode ser utilizado por pessoas que são alérgicas a estas substâncias ou em casos em que não há contraindicação específica.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Fibrems não deve ser utilizado por pessoas com obstrução intestinal ou hipersensibilidade a Plantago ovata.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Precauções

Não administrar Fibrems quando houver dor abdominal, náuseas8 ou vômitos9. Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Interrupção do tratamento

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Gravidez10 e lactação11

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez10 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se estiver amamentando

Pacientes idosos

Não há restrições ou recomendações especiais com relação ao uso do produto por pacientes idosos.

Reações adversas Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis tais como: gases, sensação de plenitude, dor abdominal ou diarreia3.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Manter à temperatura ambiente (15 a 30°C). Proteger da luz e manter em lugar seco. O medicamento deve ser guardado dentro de sua embalagem original.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com prazo de validade vencido. Para sua segurança, mantenha o medicamento em sua embalagem original.
Características físicas e organolépticas: Fibrems é um pó fino, uniforme, na cor marrom clara, com sabor e odor de laranja.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou farmacêutico, para saber se poderá utilizá-lo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Posologia

Adultos: 1 envelope dissolvido em água, 1 a 3 vezes por dia.

Crianças entre 6 a 12 anos: Meio envelope dissolvido em água, 1 a 3 vezes por dia.

Crianças acima de 12 anos: 1 envelope dissolvido em água, 1 a 3 vezes por dia.

Modo de usar

  1. Esvaziar o conteúdo do envelope em um copo
  2. Completar o copo com 150 ml de água fria
  3. Mexer vigorosamente até que a mistura fique uniforme
  4. Após finalizar a efervescência tomar imediatamente

A medicação deverá ser ingerida durante ou após as refeições. Durante o tratamento, recomenda-se a ingestão de 1 a 2 litros de água por dia.

Recomenda-se ingerir um copo de água adicional, após a ingestão de Fibrems.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas12, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

No caso do esquecimento de uma dose, o medicamento deve ser ingerido em outro horário do mesmo dia, sem prejuízo do tratamento.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

As reações adversas deste medicamento são em geral leves e transitórias.

No início do tratamento e dependendo da dose podem ocorrer alguns distúrbios, como flatulência e sensação de plenitude, que desaparecem em poucos dias sem necessidade de interromper a administração. Em certos casos, pode ocorrer dor abdominal ou diarreia3. Excepcionalmente, pode aparecer algum caso de obstrução intestinal ou esofágica e reações alérgicas.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Não foram descritos casos de intoxicação por superdose em virtude de os princípios ativos dessa formulação não serem absorvidos. No entanto, em caso de ingestão excessiva, deve-se proceder o tratamento sintomático13. Deve-se ressaltar a importância de uma hidratação adequada, especialmente se o medicamento for ingerido sem prévia dissolução em água.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas12 procure orientação médica.
 

Reg. MS: 1.3569.0572
Farm. Resp.: Dr. Adriano Pinheiro Coelho CRF-SP nº 22.883

Registrado por:
EMS SIGMA PHARMA LTDA.
Rod. Jornalista F. A. Proença, km 08
Hortolândia/SP – CEP 13186-901
CNPJ: 00.923.140/0001-31
Indústria Brasileira

Fabricado e comercializado por:
EMS S/A.
Hortolândia/SP


SAC 0800 191222

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Epiderme: Camada superior ou externa das duas camadas principais da pele.
2 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
3 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
4 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
5 Glicemia: Valor de concentração da glicose do sangue. Seus valores normais oscilam entre 70 e 110 miligramas por decilitro de sangue (mg/dl).
6 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
7 Mucosa Intestinal: Revestimento dos INTESTINOS, consistindo em um EPITÉLIO interior, uma LÂMINA PRÓPRIA média, e uma MUSCULARIS MUCOSAE exterior. No INTESTINO DELGADO, a mucosa é caracterizada por várias dobras e muitas células absortivas (ENTERÓCITOS) com MICROVILOSIDADES.
8 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
9 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
10 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
11 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
12 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
13 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.