Calcitran B12

VIDFARMA INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA

Atualizado em 01/03/2021

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Calcitran B12
Cálcio + Associações
Suspensão oral

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Suspensão oral
Cartucho com frasco de 150 mL, acompanhado de copo-medida

VIA ORAL
USO PEDIÁTRICO E ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada 1 mL da suspensão oral, contém:

fosfato de cálcio tribásico 15 mg/mL
glicerofosfato de cálcio 16 mg/mL
cianocobalamina (vitamina1 B12) 0,001 mg/mL
calciferol (vitamina1 D) 0,025 mg/mL
fluoreto de sódio 0,05 mg/mL
excipiente q.s.p. 1 mL

Excipientes: Ácido Cítrico, Pectina Cítrica, Sorbitol2 a 70%, Propilenoglicol, Álcool etílico, Metilparabeno, Propilparabeno, Sacarose, Essência de Cereja, Corante vermelho Eritrosina, Simeticone, Água Deionizada.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

O Calcitran B12® é um recalcificante tônico, indicado no tratamento e prevenção de carência do cálcio: como raquitismo3, disfunção do metabolismo4 cálcio-fosfórico, desnutrição5, anemia6, cárie dentária, gravidez7, aleitamento materno8 além de estimular o crescimento e o desenvolvimento corporal principalmente de crianças.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

O Calcitran B12® possui ação recalcificante

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

O Calcitran B12® não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula, hipercalemia9 (por exemplo, no hiperparatireoidismo, superdosagem de vitamina1 D, tumores descalcificantes como plasmocitoma, metástases10 ósseas); insuficiência renal11 grave, hipercalciúria12 severa.

O Calcitran B12 ® não deve ser ingerido com bebida alcoólica

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Para pacientes13 predispostos à formação de cálculos no trato urinário14, recomenda-se um aumento na ingestão de líquidos e nestes casos a dosagem a ser utilizada deverá ser estabelecida pelo médico.

Interações medicamentosas

A absorção de cálcio pode reduzir, se houver uso concomitante com álcool, verapamil e possivelmente a outros bloqueadores de canais de cálcio. O cálcio administrado em altas doses a pacientes digitalizados pode aumentar o risco de arritmias15 cardíacas.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

O prazo de validade do Calcitran B12® é de 24 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho).

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

A posologia recomendada deve ser respeitada devidamente e antes das principais refeições ou aleitamento materno8.

Posologia

Lactentes16: 2 mL, duas vezes ao dia, no leite da mamadeira ou em um pouco de água.

Crianças: 5 mL (meio copo-medida), duas vezes ao dia, antes das refeições.

Crianças maiores de 10 anos e adultos: 10 mL (1 copo-medida), duas ou três vezes ao dia, antes das refeições

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

É desconhecida a intensidade e freqüência de reações adversas

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Não são conhecidos episódios de ingestão excessiva, mas podem apresentar sintomas17 de hipercalemia9, distúrbios gastrintestinais leves. Avise
seu médico ou cirurgião dentista em casos de ingestão de altas doses

DIZERES LEGAIS

Registro MS nº 1.5620.0002.001-7
Farmacêutico Responsável: Carlos Augusto Loureiro Paiva - CRF-PE: 2187

Registrado por:
VIDFARMA INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA
Rodovia BR 232, km 63 s/nº - Pombos - PE
CNPJ 03993167/0001-99
Indústria Brasileira

Fabricado e embalado por:
LABORATÓRIO TAYUYNA LTDA
Av. Ampélio Gazzetta, 889 - Parque Industrial
Fritz Berzin - Nova Odessa - SP
CNPJ: 60.879.848/0001-64
Indústria Brasileira


SAC 0800 281 1606

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Vitamina: Compostos presentes em pequenas quantidades nos diversos alimentos e nutrientes e que são indispensáveis para o desenvolvimento dos processos biológicos normais.
2 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
3 Raquitismo: Doença decorrente da mineralização inadequada do osso em crescimento, ou seja, da placa epifisária. Está entre as doenças mais comuns da infância em países em desenvolvimento. A causa predominante é a deficiência de vitamina D, seja por exposição insuficiente à luz solar ou baixa ingestão através da dieta; mas a deficiência de cálcio na dieta também pode gerar um quadro de raquitismo. A osteomalácia é o termo usado para descrever uma condição semelhante que ocorre em adultos, geralmente devido à falta de vitamina D.
4 Metabolismo: É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. São essas reações que permitem a uma célula ou um sistema transformar os alimentos em energia, que será ultilizada pelas células para que as mesmas se multipliquem, cresçam e movimentem-se. O metabolismo divide-se em duas etapas: catabolismo e anabolismo.
5 Desnutrição: Estado carencial produzido por ingestão insuficiente de calorias, proteínas ou ambos. Manifesta-se por distúrbios do desenvolvimento (na infância), atrofia de tecidos músculo-esqueléticos e caquexia.
6 Anemia: Condição na qual o número de células vermelhas do sangue está abaixo do considerado normal para a idade, resultando em menor oxigenação para as células do organismo.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Aleitamento Materno: Compreende todas as formas do lactente receber leite humano ou materno e o movimento social para a promoção, proteção e apoio à esta cultura. Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
9 Hipercalemia: É a concentração de potássio sérico maior que 5.5 mmol/L (mEq/L). Uma concentração acima de 6.5 mmol/L (mEq/L) é considerada crítica.
10 Metástases: Formação de tecido tumoral, localizada em um lugar distante do sítio de origem. Por exemplo, pode se formar uma metástase no cérebro originário de um câncer no pulmão. Sua gravidade depende da localização e da resposta ao tratamento instaurado.
11 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
12 Hipercalciúria: Eliminação de quantidade anormalmente grande de cálcio na urina.
13 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
14 Trato Urinário:
15 Arritmias: Arritmia cardíaca é o nome dado a diversas perturbações que alteram a frequência ou o ritmo dos batimentos cardíacos.
16 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
17 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.