Atenase

UCI FARMA

Atualizado em 03/06/2015
Atenase
Niclosamida

Apresentação de Atenase

Caixa contendo 4 comprimidos mastigáveis.

Composição de Atenase

Cada comprimido mastigável contém:Niclosamida 500 mg
Excipiente ( amido, manitol, sacarina1 s6dica, estearato de magnésio,talco e vanilina) q.s.p. 1 comprimido

Informações ao Paciente de Atenase

Conservar em local seco e fresco,ao abrigo da luz solar.
Validade 60 meses a partir da data de fabricação.
Não usar o produto se o prazo de validade estiver vencido.
Cuidados de administração: observar as instruções do item Modo de Usar.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Como evitar as verminoses
Beber somente água fervida ou filtrada.
Lavar com água fervida ou filtrada as frutas, verduras e legumes.
Não comer carne crua ou mal cozida.
Ferver as chupetas e bicos de mamadeiras antes de usá-los.
Manter limpas as instalações sanitárias.
Ferver as roupas íntimas e de cama.
Andar sempre com os pés calçados.
Conservar os alimentos e depósitos de água sempre cobertos.
Conservar as unhas2 cortadas e limpas e lavar as mãos3 antes das refeições ou após usar os sanitários.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONSENTIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE4.

Informações Técnicas de Atenase

A niclosamida (2' , 5-Dicloro - 4' - nitrosalicilanilida) inibe a fosforilação oxidativa dos mitocôndrios dos cestódios. Tanto " in vitro" como" in vivo" o escolex e os proglotes5 próximos morrem em contato com a substância.O escolex da tênia, solto da parede intestinal, pode ser digerido no intestino não podendo, portanto, ser identificado nas fezes, mesmo após um vigoroso purgativo6.

Indicações de Atenase

Tratamento da teníase (Taenia solium e saginata) e da himenolepíase (Hymenolepis nana e diminuta).

Contra-Indicações de Atenase

Hipersensibilidade à niclosamida ou a qualquer dos componentes da fórmula.

Precauções de Atenase

Gravidez7 - Estudos na reprodução8 de coelhos e ratos com dose 25 vezes maior do que a dose terapêutica9 no homem, evidenciaram que não houve prejuízo na fertilidade ou danos ao feto10 devido à niclosamida.Não há, entretanto, estudos adequados na mulher grávida. Visto que estudos em animais não podem prognosticar a resposta no homem o produto só deverá ser usado na gravidez7 quando efetivamente necessário.
Lactação11 - Não há estudos disponíveis.

Reações Adversas de Atenase

Gastrintestinais
Náuseas12/vômitos13(4,1 %); incômodo intestinal; perda de apetite (3,4%); diarréia14 (1,6%); hemorragia15 retal; irritação bucal; gosto desagradável na boca16.
Sistema nervoso central17 - sonolência; dor de cabeça18 (1.4%); fraqueza.
Dematológicas - erupção19 na pele20 incluindo prurido21 anal (0,3%); alopécia22.
Outros- febre23; transpiração24; palpitações25; edema26, dor lombar; irritabilidade. Todas essas reações foram médias ou moderadas e transitórias e não exigiram que o tratamento fosse descontinuado.

Superdosagem de Atenase

Em caso de superdosagem, administrar um laxante27 de rápida ação e enema28. Não induzir o vômito29.

Interações Medicamentosas de Atenase

Não há dados disponíveis em relação a interação da niclosamida com outras substâncias.

Posologia e Modo de Usar de Atenase

Via oral.
Os comprimidos devem ser ingeridos em jejum, após cuidadosa mastigação, com pequena quantidade de água, observando-se que, na véspera, ao jantar, tenha ocorrido ingestão de apenas sucos de frutas ou chá. Duas horas após ingeridos os últimos comprimidos, é aconselhável um purgativo6 salino.
Na teníase
Adultos e crianças acima de 8 anos:
Dose total = 4 comprimidos. Tomar 2 comprimidos de cada vez, com intervalo de 1 hora.
Crianças de 2 a 8 anos:
Dose total = 2 comprimidos. Tomar 1 comprimido de cada vez, com intervalo de 1 hora.
Crianças de menos de 2 anos:
Dose total = 1 comprimido. Tomar 1/2 comprimido de cada vez, com intervalo de 1 hora.
O parasita30 será eliminado pelas fezes, às vezes íntegros, mas na maioria das vezes em segmentos, em dias seguidos.
Na himenolepíase
Adultos e crianças acima de 8 anos:
Dois (2) comprimidos pela manhã, durante 6 dias consecutivos.
Crianças de 2 a 8 anos:
Um (1) comprimido por dia, durante 6 dias consecutivos.
Em jejum, mastigar cuidadosamente os comprimidos e deglutí-los.
Efetuar a primeira refeição somente após decorrida, pelo menos, uma hora da ingestão dos comprimidos.
MEDICAMENTO DE VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.
Registro M.S. 1.0550.0031
Farm. Resp.: Dirce de Paula Zanetti - CRF-SP n° 7758

Atenase - Laboratório

UCI FARMA
Rua do Cruzeiro, 374
São Bernardo do Campo/SP - CEP: 09725-310
Tel: (011)414-2022
Fax: (011)448-5253

Ver outros medicamentos do laboratório "UCI FARMA"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
2 Unhas: São anexos cutâneos formados por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés. As unhas têm também função estética. Apresentam crescimento contínuo e recebem estímulos hormonais e nutricionais diversos.
3 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
4 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
5 Proglotes: Proglotes ou proglótides são os segmentos ou metâmeros das tênias.
6 Purgativo: Laxante, medicamento que apressa o esvaziamento do intestino.
7 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
8 Reprodução: 1. Função pela qual se perpetua a espécie dos seres vivos. 2. Ato ou efeito de reproduzir (-se). 3. Imitação de quadro, fotografia, gravura, etc.
9 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
10 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
11 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
12 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
13 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
14 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
15 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
16 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
17 Sistema Nervoso Central: Principais órgãos processadores de informação do sistema nervoso, compreendendo cérebro, medula espinhal e meninges.
18 Cabeça:
19 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
20 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
21 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
22 Alopécia: Redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter evolução progressiva, resolução espontânea ou ser controlada com tratamento médico. Quando afeta todos os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal.
23 Febre: É a elevação da temperatura do corpo acima dos valores normais para o indivíduo. São aceitos como valores de referência indicativos de febre: temperatura axilar ou oral acima de 37,5°C e temperatura retal acima de 38°C. A febre é uma reação do corpo contra patógenos.
24 Transpiração: 1. Ato ou efeito de transpirar. 2. Em fisiologia, é a eliminação do suor pelas glândulas sudoríparas da pele; sudação. Ou o fluido segregado pelas glândulas sudoríparas; suor. 3. Em botânica, é a perda de água por evaporação que ocorre na superfície de uma planta, principalmente através dos estômatos, mas também pelas lenticelas e, diretamente, pelas células epidérmicas.
25 Palpitações: Designa a sensação de consciência do batimento do coração, que habitualmente não se sente. As palpitações são detectadas usualmente após um exercício violento, em situações de tensão ou depois de um grande susto, quando o coração bate com mais força e/ou mais rapidez que o normal.
26 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
27 Laxante: Que laxa, afrouxa, dilata. Medicamento que trata da constipação intestinal; purgante, purgativo, solutivo.
28 Enema: Introdução de substâncias líquidas ou semilíquidas através do esfíncter anal, com o objetivo de induzir a defecação ou administrar medicamentos.
29 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
30 Parasita: Organismo uni ou multicelular que vive às custas de outro, denominado hospedeiro. A presença de parasitos em um hospedeiro pode produzir diferentes doenças dependendo do tipo de afecção produzida, do estado geral de saúde do hospedeiro, de mecanismos imunológicos envolvidos, etc. São exemplos de parasitas: a sarna, os piolhos, os áscaris (lombrigas), as tênias (solitárias), etc.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.