GLITISOL

ZAMBON

Atualizado em 08/12/2014

Composição de Glitisol

Cada cápsula de gelatina mole contém:tianfenicol 500 mg. Cada envelope contém: tianfenicol 2,5 g.

Posologia e Administração de Glitisol

cápsulas: no adulto a dose média é de 1,0 g em duas tomadas diárias ou 1,5 g ao dia, fracionada em 3 doses, ou a critério médico de acordo com o tipo e a gravidade da infecção1. Granulado: 1 envelope de Glitisol G misturado em 1/2 copo de água, preferivelmente com o estômago2 cheio. No tratamento das infecções3 gonocócicas agudas, a posologia recomendada é de 2,5 g em dose única. Em caso de persistência da secreção uretral4, após 48 horas da administração, aconselha-se outra dose. A indivíduos gastrolábeis aconselha-se administrar o produto durante as refeições ou com leite. Nas infecções3 por clamídeas: 1 envelope de Glitisol G, no primeiro e segundo dia, e 1 g ao dia de Glitisol cápsulas por via oral (500 mg a cada 12 horas), por um período médio de 10 dias. Como norma terapêutica5 nas D.S.T., deve-se tratar contemporaneamente o/s parceiro/s sexual/is. - Superdosagem: no evento agudo6 da ingestão de grande concentração de tianfenicol sob quaisquer das formas de apresentação, estimular a êmese7 e/ou realizar lavagem gástrica8. No caso de distúrbio grave da hematopoiese, parar a administração e encaminhar ao especialista precocemente.

Precauções de Glitisol

aconselha-se o controle hematológico periódico quando em tratamentos prolongados, além de 10-15 dias e com doses elevadas, particularmente em indivíduos com insuficiênica renal9, etilismo crônico10 ou outras doenças crônicas debilitantes. Nos casos de insuficiência renal11, a dose deverá ser ajustada de acordo com o clearance da creatina. Aconselha-se não ultrapassar a dose de 25 mg/kg/dia nos recém-nascidos e nos lactentes12 ( até 4 semanas de vida) e de 50 mg/kg/dia na primeira infância.

Reações Adversas de Glitisol

podem ocorrer distúrbios gastrintestinais, sobretudo com a administração oral, tais como diarréia13 e, mais raramente, pirose14, náusea15 e vômito16. São esporádicas reações cutaneomucosas ou distúrbios, tais como, anorexia17 e cefaléia18. Pode manifestar-se leve diminuição da hemoglobina19 e/ou glóbulos vermelhos, mas raramente leucopenia20. Estes fenômenos são, todavia, de pouca importância clínica uma vez que são rapidamente revertidos ao término do tratamento.

Contra-Indicações de Glitisol

insuficiência21 de hematopoiese, no primeiro trimestre de gestação e na anúria22.

Indicações de Glitisol

infecções3 respiratórias, geniturinárias, hepatobiliares23, cirúrgicas, dos tecidos moles, otorrinolaringológicas, meningites24 purulentas25, febre tifóide26 e paratifóide, brucelose por microorganismos sensíveis ao tianfenicol.

Apresentação de Glitisol

cápsulas de gelatina mole 500 mg: caixa contendo 20 unidades, envelope granulado (Glitisol G): caixa contendo 2 envelopes.


GLITISOL - Laboratório

ZAMBON
Rua Descampado, 63 - Vila Vera
São Paulo/SP - CEP: 04296-090
Tel: 55 (011) 6948-9300
Fax: 55 (011) 6948-9322
Email: sac@zambon.com.br
Site: http://www.zambon.com.br
0800-0177011

Ver outros medicamentos do laboratório "ZAMBON"

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Infecção: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
2 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
3 Infecções: Doença produzida pela invasão de um germe (bactéria, vírus, fungo, etc.) em um organismo superior. Como conseqüência da mesma podem ser produzidas alterações na estrutura ou funcionamento dos tecidos comprometidos, ocasionando febre, queda do estado geral, e inúmeros sintomas que dependem do tipo de germe e da reação imunológica perante o mesmo.
4 Uretral: Relativo ou pertencente à uretra.
5 Terapêutica: Terapia, tratamento de doentes.
6 Agudo: Descreve algo que acontece repentinamente e por curto período de tempo. O oposto de crônico.
7 Êmese: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Sinônimo de vômito. Pode ser classificada como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Lavagem gástrica: É a introdução, através de sonda nasogástrica, de líquido na cavidade gástrica, seguida de sua remoção.
9 Renal: Relacionado aos rins. Uma doença renal é uma doença dos rins. Insuficiência renal significa que os rins pararam de funcionar.
10 Crônico: Descreve algo que existe por longo período de tempo. O oposto de agudo.
11 Insuficiência renal: Condição crônica na qual o corpo retém líquido e excretas pois os rins não são mais capazes de trabalhar apropriadamente. Uma pessoa com insuficiência renal necessita de diálise ou transplante renal.
12 Lactentes: Que ou aqueles que mamam, bebês. Inclui o período neonatal e se estende até 1 ano de idade (12 meses).
13 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
14 Pirose: Sensação de dor epigástrica semelhante a uma queimadura, ela pode ser acompanhada de regurgitação de suco gástrico para dentro do esôfago; azia.
15 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
16 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
17 Anorexia: Perda do apetite ou do desejo de ingerir alimentos.
18 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
19 Hemoglobina: Proteína encarregada de transportar o oxigênio desde os pulmões até os tecidos do corpo. Encontra-se em altas concentrações nos glóbulos vermelhos.
20 Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
21 Insuficiência: Incapacidade de um órgão ou sistema para realizar adequadamente suas funções.Manifesta-se de diferentes formas segundo o órgão comprometido. Exemplos: insuficiência renal, hepática, cardíaca, respiratória.
22 Anúria: Clinicamente, a anúria é o débito urinário menor de 400 ml/24 horas.
23 Hepatobiliares: Diz-se do que se refere ao fígado e às vias biliares.
24 Meningites: Inflamação das meninges, aguda ou crônica, quase sempre de origem infecciosa, com ou sem reação purulenta do líquido cefalorraquidiano. As meninges são três membranas superpostas (dura-máter, aracnoide e pia-máter) que envolvem o encéfalo e a medula espinhal.
25 Purulentas: Em que há pus ou cheio de pus; infeccionadas. Que segrega pus. No sentido figurado, cuja conduta inspira nojo; repugnante, asqueroso, sórdido.
26 Febre tifóide: Infecção produzida por uma bactéria chamada Salmonella tiphy, adquirida através de alimentos contaminados e caracterizada por febre persistente, aumento do tamanho dos tecidos linfáticos (baço, gânglios linfáticos, etc.) e erupções cutâneas. Sem tratamento adequado pode ser muito grave.

Tem alguma dúvida sobre GLITISOL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.