Salivan

APSEN FARMACEUTICA S/A

Atualizado em 01/12/2022

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Salivan
carmelose sódica
Spray 10 mg/mL

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Solução tópica oral
Frasco spray contendo 50 mL

USO TÓPICO1
USO ADULTO OU PEDIÁTRICO

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Salivan® é uma preparação de carmelose sódica (CMC) específica para uso como substituto da saliva humana. É indicado para:

Boca2 seca ou xerostomia3 decorrentes: de radioterapia4 da cabeça5 ou pescoço6, da Síndrome7 de Sjögren, para alívio e controle da xerostomia3 causada por medicamentos, principalmente neurolépticos8 e antidepressivos tricíclicos, de lesões9 mecânicas orais e periorais e estados de desidratação10.

Para o cuidado bucal na terapia intensiva11.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Salivan® é um preparado de carboximetilcelulose ou “Carmellose Sodium”, também denominada de CARMELOSE ou CMC, contendo sais em formulação semelhante a da saliva humana.

O alívio dos sintomas12 é imediato e completo após a aplicação de um pequeno volume na boca2. O efeito lubrificante permanece em geral de 1 a 3 horas.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Durante o tratamento, visite regularmente seu médico e realize os exames complementares solicitados.

Periodicamente você deverá fazer avaliações dentárias.

Gravidez13 e Lactação14

Não foram feitos estudos conclusivos até o momento.

Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez13 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se estiver amamentando.

Populações especiais

Uso em crianças: não há recomendações especiais com respeito ao uso em crianças.

Uso em idosos: Não há recomendações especiais para pacientes15 idosos.

Informações importantes sobre um dos componentes do medicamento

A carmelose contém de 10,5% a 12,9% de SÓDIO por grama16 da substância seca.

Interações medicamentosas

Não devem ser utilizados enxaguatórios bucais contendo metais ou soluções ácidas durante o uso de Salivan®.

Informe ao seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.

Não tome remédio sem o conhecimento do seu médico; pode ser perigoso para a sua saúde17.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Conserve sob temperatura ambiente (15–30°C).

Prazo de validade: Não utilize medicamento com a validade vencida. O prazo de validade de Salivan® está impresso na embalagem e é de 24 meses após a data de fabricação.

Características físicas e organolépticas do produto

A carmelose é um pó higroscópico, branco ou levemente amarelado, inodoro e com um conteúdo de 10,5% a 12,9% de sódio por grama16 da substância seca.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Como usar

Siga corretamente as instruções de seu médico quanto a utilização de Salivan®.

Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.

Posologia

De acordo com a necessidade, vaporizar várias vezes ao dia a mucosa18 bucal e faringeana.

Em geral são aplicadas até oito vaporizações diárias.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Reações Adversas: Salivan®, em geral, não provoca reações desagradáveis, mas qualquer reação com o uso do produto deve ser comunicada a seu médico.

Sendo um componente habitual em formulações industriais de alimentos e de medicamentos, não há relatos de reações adversas ou efeitos colaterais19 que possam ser atribuídos à Carmelose ou CMC.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Conduta na superdosagem

Não há riscos de superdosagem, a não ser pela presença de eletrólitos20 na formulação.

Nos casos de ingestão acidental o equilíbrio ácido-básico deve ser controlado.

DIZERES LEGAIS


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
 

MS - 1.0118.0147
Farmacêutico Responsável: Dr. Eduardo Sérgio Medeiros Magliano CRF SP nº 7.179

APSEN FARMACÊUTICA S/A
Rua La Paz, nº 37/67 - Santo Amaro
CEP 04755-020 - São Paulo - SP
CNPJ 62.462.015/0001-29
Indústria Brasileira


SAC 0800 16 5678

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
3 Xerostomia: Ressecamento da boca provocado em geral pela secreção insuficiente de saliva pelas glândulas salivares. É ocasionado como efeito colateral de algumas drogas (anticolinérgicos) ou por diversos transtornos locais ou gerais.
4 Radioterapia: Método que utiliza diversos tipos de radiação ionizante para tratamento de doenças oncológicas.
5 Cabeça:
6 Pescoço:
7 Síndrome: Conjunto de sinais e sintomas que se encontram associados a uma entidade conhecida ou não.
8 Neurolépticos: Medicamento que exerce ação calmante sobre o sistema nervoso, tranquilizante, psicoléptico.
9 Lesões: 1. Ato ou efeito de lesar (-se). 2. Em medicina, ferimento ou traumatismo. 3. Em patologia, qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, especialmente quando acarreta perda de função de uma parte do corpo. Ou também, um dos pontos de manifestação de uma doença sistêmica. 4. Em termos jurídicos, prejuízo sofrido por uma das partes contratantes que dá mais do que recebe, em virtude de erros de apreciação ou devido a elementos circunstanciais. Ou também, em direito penal, ofensa, dano à integridade física de alguém.
10 Desidratação: Perda de líquidos do organismo pelo aumento importante da freqüência urinária, sudorese excessiva, diarréia ou vômito.
11 Terapia intensiva: Tratamento para diabetes no qual os níveis de glicose são mantidos o mais próximo do normal possível através de injeções freqüentes ou uso de bomba de insulina, planejamento das refeições, ajuste em medicamentos hipoglicemiantes e exercícios baseados nos resultados de testes de glicose além de contatos freqüentes entre o diabético e o profissional de saúde.
12 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
13 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
14 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
15 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
16 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
17 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
18 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
19 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
20 Eletrólitos: Em eletricidade, é um condutor elétrico de natureza líquida ou sólida, no qual cargas são transportadas por meio de íons. Em química, é uma substância que dissolvida em água se torna condutora de corrente elétrica.
Artigos relacionados

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.