

NEOTIGASON
ROCHE
Neotigason®
Acitretina
Retinóide para Tratamento Oral de Casos Graves de Psoríase1 e Disceratoses
(Distúrbios da Ceratinização da Pele2)
Identificação do Produto de Neotigason
Formas Farmacêuticas e Apresentações Gravidez3 Proibida de Neotigason
Cápsulas de 10 mg caixas com 100 Risco de malformação4!
Cápsulas de 25 mg caixas com 100
Composição de Neotigason
Neotigason® tem como princípio ativo o ácidoall-trans-9(4-metoxi-2,3,6-trimetil-fenil)-3,7-dimetil-2,4,6,8-nonatetraenóico (acitretina).
Informações ao Paciente de Neotigason
O Produto de Neotigason
O Neotigason® contém em sua fórmula uma substância derivada da vitamina5 A - a acitretina.
O Neotigason® deve ser usado somente para o tratamento de algumas doenças graves da pele2, resistentes a outras formas de tratamento, tal como a psoríase1 extensa.
Como Usar Neotigason® de Neotigason
O Neotigason® deve preferencialmente ser usado quando receitado por médico especialista em doenças da pele2.
Além disso as precauções especiais que são necessárias quando da utilização do Neotigason® requerem acompanhamento médico constante.
Neotigason® não deve ser dado a qualquer pessoa.
O Neotigason® ocasiona, em geral, vários efeitos colaterais6, que exigem acompanhamento permanente.
Assim, informe seu médico:
Se estiver tomando outros remédios, em especial, remédios que contenham vitamina5 A ou tetraciclina (antibiótico). Não use e não misture remédios por conta própria.
Se é portador de doenças graves do fígado7, dos rins8 ou apresenta altas taxas de lipídios (gordura9) no sangue10.
Se, após tomar Neotigason®, você apresentar secura nos lábios, descamação11 da palma das mãos12 e planta dos pés, vermelhidão dos olhos13, rachaduras na pele2. O médico lhe dirá a maneira de atenuar estes efeitos indesejáveis.
Se sentir dor de cabeça14 freqüente e intensa, perturbações da visão15, ou ainda, dores musculares ou articulares (dores nas juntas).
Se ocorrer queda de cabelos e as unhas16 tornarem-se quebradiças.
Restrições de Uso do Neotigason® de Neotigason
O Neotigason® é teratogênico17, isto é, pode ocasionar graves defeitos físicos ao feto18 quando ocorrer gravidez3 durante o seu uso ou mesmo até 24 meses após sua interrupção. Por este motivo, Neotigason® não deve ser tomado por mulheres grávidas ou que possam engravidar. Caso ocorra gravidez3, apesar de todas as precauções, durante o tratamento com Neotigason® ou nos 24 meses seguintes, após sua interrupção, o médico deverá ser imediatamente informado.
O Neotigason® passa para o leite materno e por este motivo mulheres que estão amamentando não devem tomar este medicamento.
A Dose de Neotigason
Somente seu médico sabe a dose ideal para o seu caso. Siga suas recomendações. Não mude as doses por sua conta.
As cápsulas de Neotigason® devem ser engolidas, sem mastigar, durante uma das refeições e/ou com auxílio de um pouco de leite.
Quando Suspender o Tratamento de Neotigason
Seu médico sabe o momento ideal para suspender o tratamento. Siga corretamente as suas instruções.
Prazo de Validade de Neotigason
Este medicamento possui prazo de validade a partir da data de fabricação (vide embalagem externa do produto).
O uso de qualquer remédio com prazo de validade vencido não é aconselhável.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SUA SAÚDE19.
Informações Técnicas de Neotigason
Propriedades e Efeitos de Neotigason
A acitretina, princípio ativo do Neotigason®, é um análogo aromático sintético do ácido retinóico. Nas pesquisas pré-clínicas sobre a segurança da acitretina, não foram observados efeitos mutagênicos ou carcinogênicos, nem qualquer evidência de toxicidade20 hepática21 direta. No entanto, mesmo com doses baixas, a acitretina demonstrou ser teratogênica22.
Ensaios clínicos23 extensos confirmaram que na psoríase1 e nas disceratoses, o Neotigason® proporciona a normalização da proliferação e diferenciação celulares assim como da ceratinização da pele2, com o aparecimento de efeitos colaterais6 que são, de um modo geral, toleráveis. A atividade do Neotigason® é puramente sintomática24; o mecanismo de ação é ainda desconhecido.
Farmacocinética de Neotigason
Absorção de Neotigason
A concentração plasmática máxima da acitretina é alcançada uma a quatro horas após a ingestão da droga. A biodisponibilidade da acitretina via oral é melhor quando administrada junto com alimentos. A biodisponibilidade de uma dose única é de aproximadamente 60%, porém pode variar consideravelmente de paciente para paciente25 (36-95%).
Distribuição de Neotigason
A acitretina é altamente lipofílica e penetra rapidamente nos tecidos corpóreos. A acitretina é altamente ligada às proteínas26 plasmáticas (99%). Estudos em animais revelaram que a acitretina atravessa a barreira placentária em quantidades que levam a deformidades congênitas27. Devido a sua natureza lipofílica, há uma alta probabilidade de que a acitretina seja excretada no leite humano em quantidades consideráveis.
Metabolismo28 de Neotigason
A acitretina é metabolizada por isomerização para o isômero 13-cis (cis-acitretina) por glucuronidação e por ruptura da cadeia lateral.
Eliminação de Neotigason
Estudos de doses múltiplas realizados em pacientes de idades compreendidas entre 21-70 anos mostraram uma meia-vida de eliminação de aproximadamente 50 horas para a acitretina e 60 horas para seu principal metabólito29 no plasma30, cis acitretina, que também é teratogênico17. Considerando-se a meia-vida mais prolongada observada nestes pacientes para acitretina (96 horas) e cis acitretina (123 horas) e levando-se em conta a cinética31 linear, pode-se prever que mais de 99% da substância ativa será eliminada dentro de 36 dias após a administração da última dose num esquema terapêutico prolongado.
Além disso, as concentrações plasmáticas da acitretina e da cis acitretina caíram abaixo do limite de sensibilidade do teste (<6 ng/ml) durante os 36 dias após o término do tratamento.
A acitretina é excretada inteiramente sob a forma de seus metabólitos32, em quantidades praticamente equivalentes por via hepática21 e renal33.
Observações
Recentes investigações demonstraram a formação de etretinato em alguns pacientes tratados com Neotigason®. Até que este fenômeno seja completamente esclarecido, deve-se levar em consideração a farmacocinética do etretinato: sua meia-vida de eliminação é de aproximadamente 120 dias e medidas de contracepção34 devem ser adotadas por 2 (dois) anos após o término do tratamento.
Indicações de Neotigason
Distúrbios severos de ceratinização, tais como psoríase1 eritrodérmica; psoríase1 pustular localizada ou generalizada; ictíose congênita35; pitiríase rubra pilar; doença de Darier.
Outros distúrbios severos de ceratinização da pele2.
Restrições de Uso de Neotigason
Contra-Indicações de Neotigason
O Neotigason® é altamente teratogênico17 e não deve ser utilizado por mulheres grávidas.Não deve ser utilizado em mulheres com potencial para engravidar a menos que a paciente utilize medidas anticoncepcionais quatro semanas antes, durante e dois anos após o término do tratamento (vide item abaixo "Gravidez3").
Mulheres com potencial para engravidar não devem receber doações de sangue10 de pacientes que estiverem em tratamento com Neotigason®. Conseqüentemente a doação de sangue10 é contra-indicada durante o tratamento e em dois anos após o término do tratamento com Neotigason®.
Neotigason® é contra-indicado nos casos graves de insuficiência hepática36 e/ou renal33 e em pacientes com valores de lipídios sangüíneos anormalmente elevados.
Tanto o Neotigason® como as tetraciclinas podem ocasionar aumento de pressão intracraniana; assim, a administração simultânea desses dois medicamentos é contra-indicada.
Tem sido reportado que o uso concomitante de metotrexato e Tigason® (substância ativa: etretinato) pode aumentar o risco de hepatite37. Conseqüentemente, a administração simultânea de metotrexato e Neotigason® é também contra-indicada.
A administração concomitante de Neotigason® e vitamina5 A ou outros retinóides é contra-indicada devido ao risco de hipervitaminose A.
Neotigason® é contra-indicado em casos de hipersensibilidade à acitretina ou outros retinóides.
Precauções de Neotigason
A função hepática21 deve ser examinada antes do tratamento com Neotigason® e a cada uma ou duas semanas durante os dois primeiros meses após o início do tratamento e subseqüentemente a intervalos trimestrais.
Caso sejam obtidos resultados anormais, deve-se instituir avaliações semanais. Se a função hepática21 não retornar a normalidade ou ao contrário deteriorar-se, o tratamento com Neotigason® deve ser suspenso. Se isto ocorrer, recomenda-se continuar o controle da função hepática21 por pelo menos três meses.
Os níveis de triglicérides38 e de colesterol39 (valores em jejum) devem ser monitorados, especialmente em pacientes de alto risco (distúrbios do metabolismo28 lipídico, diabetes mellitus40, obesidade41, alcoolismo) e durante tratamentos prolongados.
Em pacientes diabéticos, os retinóides podem melhorar ou piorar a tolerância à glicose42. Níveis de glicose42 no sangue10 devem, portanto, ser verificados mais freqüentemente que o usual no estágio inicial do tratamento.
Exames apropriados em adultos submetidos a tratamento prolongado com Neotigason® devem ser periodicamente realizados devido à possibilidade de anormalidades ósseas (vide item "Efeitos Indesejáveis").
Se tais anormalidades ocorrerem, a continuidade do tratamento deve ser discutida com o paciente com base em uma cuidadosa avaliação dos riscos e benefícios.
Em crianças, os parâmetros de crescimento e de desenvolvimento ósseo devem ser cuidadosamente monitorados.
Pacientes sob tratamento devem evitar exposição ao sol.
Deve ser enfatizado que, até o momento, não são conhecidas ainda todas as conseqüências da administração a longo prazo do Neotigason®.
A doação de sangue10 de pacientes em tratamento ou um ano após o tratamento com Neotigason® é contra-indicada.
Gravidez3 de Neotigason
O Neotigason® é altamente teratogênico17. Seu uso é portanto contra-indicado não só durante a gravidez3, mas também em toda mulher com potencial de engravidar durante o tratamento e até dois anos após o término do tratamento. Existe um risco extremamente alto de nascimento de uma criança deformada no caso de gravidez3 durante a administração de Neotigason® em qualquer quantidade mesmo durante curtos períodos. Todos os fetos expostos podem potencialmente ser afetados.
Neotigason® é contra-indicado a mulheres com potencial de engravidar a menos que a paciente do sexo feminino satisfaça todas as seguintes condições:
. Seja portadora de grave distúrbio de ceratinização resistente às terapêuticas convencionais;
. Seja confiável na compreensão e cumprimento das instruções;
. Seja capaz de cumprir as medidas anticoncepcionais obrigatórias, confiáveis e sem falhas;
. Seja informada por seu médico sobre o perigo de engravidar quatro semanas antes, durante o tratamento e até dois anos após o término do tratamento. Por outro lado, mulheres tratadas inicialmente com Tigason® (etretinato) Roche e depois com Neotigason® devem continuar com as medidas contraceptivas durante dois anos pelo menos, após a última dose de Tigason® (etretinato);
. A paciente inicie a terapêutica43 com Neotigason® somente no segundo ou terceiro dia do próximo período menstrual;
. A paciente apresente um teste de gravidez3 negativo duas semanas antes de iniciar a terapêutica43 (recomenda-se a repetição mensal do teste durante a terapêutica43);
. Seja informada por seu médico, verbalmente e por escrito, sobre o perigo de engravidar, as precauções a serem tomadas, o risco de ocorrer severa malformação4 congênita35 do feto18 e as possíveis conseqüências se ocorrer gravidez3 durante o tratamento com Neotigason® ou dentro de dois anos após a interrupção do tratamento;
. As mesmas medidas contraceptivas eficazes e permanentes devem ser tomadas todas as vezes que o tratamento for repetido, independentemente do período de interrupção e devem ser continuadas por 2 anos após o término do tratamento com Neotigason® e 2 anos após a última dose de Tigason® (etretinato) Roche.
Caso ocorra a gravidez3, apesar dessas precauções, na vigência do tratamento com Neotigason® ou até 2 anos após o término do tratamento (ou até dois anos ao tratamento com Tigason®), há um grande risco de malformação4 muito severa do feto18 (por exemplo exencefalia).
Lactantes44 de Neotigason
Neotigason® não deve ser administrado a lactantes44.
Interações de Neotigason
Não se devem administrar concomitantemente vitamina5 A e outros retinóides, a fim de evitar que surja hipervitaminose A.
Estudos do efeito do Neotigason® sobre a ligação protéica dos anticoagulantes45 do tipo cumarínico (Warfarina), não mostraram qualquer interação.
No tratamento simultâneo com a fenitoína, deve-se levar em consideração o fato do Neotigason® reduzir parcialmente a ligação protéica da fenitoína.
Metotrexato, tetraciclina: vide "contra-indicações"
Interações adicionais entre o Neotigason® e outros medicamentos (por exemplo, digoxina, cimetidina, anticoncepcionais orais) não foram ainda observadas.
Reações adversas, Efeitos colaterais6 e Alterações dos Exames Laboratorias
Em muitos pacientes tratados com Neotigason® foram observados efeitos colaterais6 que geralmente desaparecem com a redução da dose ou interrupção do tratamento. Às vezes, no início do tratamento, observa-se piora dos sintomas46 da doença.
Os efeitos indesejáveis mais freqüentemente observados são os sintomas46 de hipervitaminose A, por exemplo, ressecamento dos lábios, que se torna tolerável aplicando-se uma pomada gordurosa. Queilites e rágades da comissura47 labial podem também ocorrer.
As mucosas48 e epitélios49 de transição podem tornar-se ressecados ou apresentar lesões50 inflamatórias. Isto tem ocasionalmente levado a efeitos secundários como hemorragias51 nasais e distúrbios oculares (conjuntivite52) que podem ocasionar intolerância ao uso de lentes de contato.
Secura na boca53 e sensação de sede também podem ocorrer.
Adelgaçamento e descamação11 da pele2 podem ocorrer em todo o corpo, mas principalmente na palma das mãos12 e planta dos pés. Ocasionalmente podem surgir cefaléia54, diminuição da visão15 noturna, dores musculares, articulares e ósseas.
Com freqüência foi observada queda pronunciada de cabelo55, unhas16 quebradiças e paroníquia56. Estes efeitos secundários são reversíveis.
O tratamento de manutenção pode resultar em hiperostose e calcificação57 extra-óssea, conforme tem sido observado em pacientes sob uso sistêmico58 de retinóides por tempo prolongado.
Após vários anos de tratamento com Tigason® (etretinato), um paciente apresentou hiperostose espinhal e calcificação57 dos ligamentos59 espinhais que resultou em compressão do canal vertebral60.
Foram observadas também elevações transitórias e reversíveis das transaminases e fosfatases alcalinas.Durante o tratamento com altas doses de Neotigason® ocorreram elevações reversíveis dos níveis séricos de triglicérides38 e colesterol39, especialmente em pacientes considerados de alto risco (distúrbios do metabolismo28 lipídico, diabetes mellitus40, obesidade41, alcoolismo). Não se pode excluir um risco associado de aterogênese, caso os transtornos citados anteriormente persistam.
Posologia e Administração de Neotigason
Em virtude da existência de diferenças na absorção e na velocidade do metabolismo28 da acitretina, a posologia deve ser ajustada individualmente. As cápsulas devem ser tomadas de preferência uma vez ao dia, com alimentos ou com um pouco de leite. O esquema posológico abaixo indicado serve como referência:
Adultos
Dose diária inicial de 25 mg (1 cápsula de 25 mg) ou 30 mg (3 cápsulas de 10 mg) por 2 a 4 semanas, produz geralmente resultados satisfatórios.
A dose de manutenção deverá ser estabelecida em função da eficácia clínica e da tolerabilidade. Em geral, os melhores resultados são obtidos com doses diárias de 25 a 50 mg tomadas durante seis a oito semanas. Em alguns casos, pode ser necessário aumentar a dose até o limite máximo de 75 mg por dia (3 cápsulas de 25 mg).
Geralmente o tratamento deve ser interrompido naqueles pacientes com psoríase1 cujas lesões50 tenham regredido suficientemente. As recidivas61 devem ser tratadas como descrito acima.
Nos pacientes com distúrbios de ceratinização geralmente é necessária a manutenção, que deve ser feita com a menor dose possível. Esta poderá ser menor que 20 mg por dia, não devendo ultrapassar a 50 mg por dia.
Crianças
Devido aos efeitos secundários graves que podem ocorrer com a administração prolongada do Neotigason®, os riscos devem ser cuidadosamente avaliados face62 ao benefício terapêutico. O Neotigason® só deve ser utilizado quando todas as alternativas terapêuticas já tenham sido esgotadas.
As doses devem ser estabelecidas em função do peso do paciente. A dose diária é de aproximadamente 0,5 mg/kg. Em alguns casos, doses mais altas de até 1 mg/kg/dia, podem ser necessárias, por período limitado, não ultrapassando a dose máxima de 35 mg/dia. A dose de manutenção deve ser a mais baixa possível, devido aos eventuais efeitos secundários que ocorrem a longo prazo.
Tratamento combinado
Dependendo da reação individual de cada paciente, é possível reduzir-se a dose de Neotigason® associando-se outros tipos de tratamento. De um modo geral, os tratamentos tópicos habituais não interferem com o Neotigason® e podem ser utilizados.
Superdosagem de Neotigason
Em casos de superdosagem aguda o Neotigason® deve ser interrompido imediatamente. Outras medidas especiais são desnecessárias em virtude da reduzida toxicidade20 aguda do medicamento.
ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É UM NOVO MEDICAMENTO E, EMBORA AS PESQUISAS REALIZADAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRER REAÇÕES ADVERSAS IMPREVISÍVEIS AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS. EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA, O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO.
NEOTIGASON - Laboratório
ROCHE
Av. Engenheiro Billings, 1729 - Jaguaré
São Paulo/SP
- CEP: 05321-900
Tel: 0800 7720 289
Fax: 0800 7720 292
Site: http://www.roche.com/
Estrada dos Bandeirantes, 2020
CEP: 22710-104
Rio de Janeiro - RJ
Ver outros medicamentos do laboratório "ROCHE"
