Preço de Balsamo Bengue Aerossol em Fairfield/SP: R$ 15,47

Balsamo Bengue Aerossol

EMS S/A

Atualizado em 12/08/2019

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Bálsamo Bengué
mentol + salicilato de metila
Aerossol

APRESENTAÇÃO

Aerossol
Frasco aerossol de 60 g ou 120 g.

USO TÓPICO1
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO

Cada grama2 de Bálsamo Bengué aerossol contém:

mentol 10 mg
salicilato de metila 50 mg
excipientes q.s.p. 1 g

Excipientes: álcool etílico, propilenoglicol, gás butano.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Bálsamo Bengué é indicado para o alívio do reumatismo3 (grupo de doenças que afeta as articulações4músculos5 e esqueleto6), das nevralgias (dor aguda que pode atingir um ou mais nervos), do torcicolo7, das contusões e alívio das dores musculares.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Bálsamo Bengué contém duas substâncias ativas: mentol e o salicilato de metila.
O mentol, quando aplicado na pele8, dilata os vasos sanguíneos9, causando a sensação de frio e, em seguida, efeito analgésico10.
O salicilato de metila, quando aplicado na pele8, tem ação irritante e rubefaciente (vermelhidão na pele8), além das ações analgésica (alívio da dor) e anti-inflamatória características dos salicilatos.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Bálsamo Bengué é contraindicado em casos de antecedentes de hipersensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula.
Bálsamo Bengué também é contraindicado em casos de desordens de coagulação11 sanguínea, hemorragia12 gastrointestinal e hemofilia13.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Essa medicação é para uso apenas na pele8. Não aplique nos olhos14, nariz15, genitais e tenha cuidado ao tocar essas áreas enquanto a medicação estiver em suas mãos16. Lave bem as mãos16 após a aplicação. Não inalar. Conteúdo sob pressão. É Inflamável. Não pulverizar perto do fogo. O vasilhame, mesmo vazio, não deve ser perfurado. Não use ou guarde em lugar quente, próximo a chamas ou exposto ao sol. Nunca coloque esta embalagem no fogo ou incinerador.
Se você estiver utilizando algum anticoagulante17 (por exemplo: varfarina, cumarina), antes de utilizar Bálsamo Bengué consulte seu médico.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Manter a temperatura ambiente (15ºC a 30ºC). Proteger da luz, manter em lugar seco e fresco.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Bálsamo Bengué solução tópica (aerossol) apresenta-se como solução límpida, incolor, odor característico, isenta de partículas e material estranho.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Agite bem antes de usar.
Bálsamo Bengué solução tópica deve ser administrado em duas aplicações diárias sobre a região afetada.
Evitar a aplicação em áreas muito grandes e a aplicação repetida.
No momento de usar, evite inalação deste produto e proteja os olhos14 durante a aplicação. Suspenda o uso em caso de irritação ou reação alérgica18. Não usar em pele8 ferida ou mucosa19.
Este medicamento deve ser utilizado apenas topicamente.
Não faça curativo, não cubra, não enfaixe a área afetada. Se o fizer, pode aumentar o risco de efeitos colaterais20.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas21, procure orientação de seu médico ou cirurgião- dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Em caso de esquecimento de uma dose, utilizar assim que lembrar e continuar o tratamento normalmente.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): ardência da pele8.
Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): irritação da pele8.
Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): ulceração22 superficial da pele8.
O mentol pode causar reações de hipersensibilidade. Raramente, foram relatadas a ocorrência de dermatite23 de contato, erupções cutâneas24 e urticária25.
Pessoas com hipersensibilidade ao ácido salicílico estão mais expostas a efeitos adversos.

Não use este medicamento se a pele8 estiver quente, como por exemplo, antes, durante ou depois de atividades que aumentam a temperatura da pele8 (tomar banho em água quente, piscina, banho de sol, exercícios pesados), ou quando o tempo estiver quente/úmido. Espere até que sua pele8 tenha esfriado antes de aplicar o medicamento. O calor pode aumentar o risco de efeitos colaterais20.

Informe seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Neste caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

A baixa absorção sistêmica do salicilato de metila e do mentol tópico1 torna a superdosagem muito improvável.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

 

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS21, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

 

Reg. MS: 1.0235.1067
Farm. Resp.: Dr. Ronoel Caza de Dio
CRF/SP nº. 19.710

EMS S/A
Rod. Jornalista F.A. Proença, Km 08, Bairro Chácara Assay
Hortolândia – SP / CEP: 13186-901
C.N.P.J: 57.507.378/0003-65
INDÚSTRIA BRASILEIRA

 

SAC: 0800-191914

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
2 Grama: 1. Designação comum a diversas ervas da família das gramíneas que formam forrações espontâneas ou que são cultivadas para criar gramados em jardins e parques ou como forrageiras, em pastagens; relva. 2. Unidade de medida de massa no sistema c.g.s., equivalente a 0,001 kg . Símbolo: g.
3 Reumatismo: Termo que é utilizado em geral para se referir ao conjunto de doenças inflamatórias e degenerativas que afetam as articulações e estruturas vizinhas.
4 Articulações:
5 Músculos: Tecidos contráteis que produzem movimentos nos animais.
6 Esqueleto:
7 Torcicolo: Distúrbio freqüente produzido por uma luxação nas vértebras da coluna cervical, ou a espasmos dos músculos do pescoço que produzem rigidez e rotação lateral do mesmo.
8 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
9 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
10 Analgésico: Medicamento usado para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
11 Coagulação: Ato ou efeito de coagular(-se), passando do estado líquido ao sólido.
12 Hemorragia: Saída de sangue dos vasos sanguíneos ou do coração para o exterior, para o interstício ou para cavidades pré-formadas do organismo.
13 Hemofilia: Doença transmitida de forma hereditária na qual existe uma menor produção de fatores de coagulação. Como conseqüência são produzidos sangramentos por traumatismos mínimos, sobretudo em articulações (hemartrose). Sua gravidade depende da concentração de fatores de coagulação no sangue.
14 Olhos:
15 Nariz: Estrutura especializada que funciona como um órgão do sentido do olfato e que também pertence ao sistema respiratório; o termo inclui tanto o nariz externo como a cavidade nasal.
16 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
17 Anticoagulante: Substância ou medicamento que evita a coagulação, especialmente do sangue.
18 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
19 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
20 Efeitos colaterais: 1. Ação não esperada de um medicamento. Ou seja, significa a ação sobre alguma parte do organismo diferente daquela que precisa ser tratada pelo medicamento. 2. Possível reação que pode ocorrer durante o uso do medicamento, podendo ser benéfica ou maléfica.
21 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
22 Ulceração: 1. Processo patológico de formação de uma úlcera. 2. A úlcera ou um grupo de úlceras.
23 Dermatite: Inflamação das camadas superficiais da pele, que pode apresentar-se de formas variadas (dermatite seborreica, dermatite de contato...) e é produzida pela agressão direta de microorganismos, substância tóxica ou por uma resposta imunológica inadequada (alergias, doenças auto-imunes).
24 Cutâneas: Que dizem respeito à pele, à cútis.
25 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.

Tem alguma dúvida sobre Balsamo Bengue Aerossol?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.