

Plamet (Comprimido)
LIBBS FARMACÊUTICA LTDA
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Plamet®
bromoprida
Comprimidos
APRESENTAÇÕES
Comprimido simples
Embalagens contendo 20 comprimidos
USO ORAL
USO ADULTO
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido contém:
bromoprida | 10 mg |
excipiente q.s.p. | 1 comprimido |
Excipientes: celulose microcristalina, estearato de magnésio, lactose1, croscarmelose sódica, povidona, dióxido de silício.
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
É indicado para alívio dos distúrbios da motilidade gastrintestinal, situações de refluxo gastroesofágico2, náuseas3, vômitos4 e disfagia5 (dificuldade de deglutição6); durante a realização de alguns exames radiológicos (raiosX) do trato gastrintestinal.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Plamet® é um medicamento que estimula o movimento do tubo digestivo e reconstitui sua função fisiológica7. Sua ação se inicia entre uma a duas horas após administração oral.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
- Em caso de alergia8 à bromoprida ou a qualquer componente de sua formulação.
- Quando a estimulação da motilidade gastrintestinal for perigosa, como por exemplo, na presença de hemorragia9, obstrução mecânica ou perfuração gastrintestinal.
- Em pacientes epiléticos ou que estejam recebendo outros medicamentos que possam causar reações extrapiramidais (inquietação motora, agitação), uma vez que a frequência e a intensidade dessas reações podem ser aumentadas.
- Em pacientes com feocromocitoma10 (tipo de tumor11 da glândula12 suprarrenal com crises súbitas de aceleração do coração13, elevação da pressão arterial14, dor de cabeça15 e sudorese16), pois pode desencadear crise hipertensiva.
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Plamet® deve ser utilizado com cautela em gestantes, crianças, idosos, pessoas que sofrem de glaucoma17, diabetes18, doença de Parkinson19, insuficiência renal20 e hipertensão arterial21 (pressão alta).
Também exige cautela se você apresentou algum tipo de sensibilidade quando usou algum medicamento com procaína (anestésico), procainamida (para tratar arritmias22 do coração13) ou com neurolépticos23 (medicamentos para tratar alguns distúrbios do sistema nervoso24).
Uso em crianças
Reações como inquietude, movimentos involuntários e fala enrolada podem ser mais frequentes em crianças e em adultos jovens, podendo ocorrer após uma dose única do medicamento.
Uso em idosos
Foi relatada a ocorrência de movimentos anormais ou perturbados (discinesia tardia25) em idosos sob uso prolongado de bromoprida.
Uso em pacientes portadores de diabetes18
Alterações no ritmo de esvaziamento gástrico podem dificultar o controle de diabetes18. Informe seu médico se utilizar insulina26, pois a dose de insulina26 e o tempo de administração podem necessitar de ajustes em pacientes diabéticos.
Uso em pacientes com insuficiência renal20
Devido às características da bromoprida (que é eliminada pelos rins27 na urina28) na presença de insuficiência renal20, o tratamento deve ser iniciado com cerca de metade da dose recomendada. Dependendo da eficácia clínica e das condições de segurança, a dose pode ser ajustada conforme critério de seu médico.
Uso em pacientes com câncer29 de mama30:
A bromoprida pode aumentar os níveis de prolactina31, o que deve ser considerado em pacientes com câncer29 de mama30 detectado previamente.
Mulheres grávidas
Informe seu médico a ocorrência de gravidez32 na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
- Os efeitos da bromoprida sobre os movimentos gastrintestinais podem ser antagonizados por medicamentos do tipo anticolinérgicos e analgésicos33 narcóticos, converse com seu médico para saber se você utiliza algum desses medicamentos.
- Os efeitos sedativos da bromoprida podem ser potencializados quando tomada junto com álcool, sedativos, hipnóticos, narcóticos ou tranquilizantes.
- O fato de a bromoprida liberar catecolaminas em pacientes com hipertensão34 essencial sugere que deva ser usada com cautela em pacientes sob tratamento com inibidores da monoaminoxidase35 (IMAOs).
- A bromoprida pode diminuir a absorção de fármacos pelo estômago36 (por exemplo, digoxina) e acelerar daqueles que são absorvidos pelo intestino delgado37 (por exemplo, paracetamol, tetraciclina, levodopa).
- A bromoprida pode acelerar a absorção de substâncias pelo intestino delgado37, como o etanol (álcool). Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde38.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Cuidados de conservação
Este medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas
Os comprimidos de Plamet® são circulares e de cor branca.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Os comprimidos de Plamet® devem ser ingeridos inteiros, sem mastigar, com auxílio de líquido, conforme orientação do médico.
Dosagem
Tomar um comprimido (10 mg) de 12h-12h ou de 8h-8h, conforme orientação médica. A dose máxima por dia é de seis comprimidos (60 mg).
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você se esquecer de tomar uma dose, procure tomá-la assim que possível. Se estiver próximo ao horário da dose seguinte, despreze a dose esquecida e volte ao seu esquema normal. Não tome duas doses ao mesmo tempo.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): inquietação, sonolência, fadiga39 e lassidão (prostração40, moleza).
Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): insônia, dor de cabeça15, náuseas3, sonolência, erupções cutâneas41 ou distúrbios intestinais.
Certos tipos de reações são mais frequentes em crianças e em adultos jovens: reações extrapiramidais (inquietação motora, agitação); enquanto movimentos anormais ou perturbados são mais comuns em idosos sob tratamentos prolongados.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Poderá ocorrer aumento das reações adversas descritas anteriormente, tais como sedação42, vertigem43, mal-estar e espasmos44 musculares localizados ou generalizados.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
MS nº: 1.0033.0028
Farmacêutica Responsável: Cintia Delphino de Andrade - CRF-SP nº: 25.125
Registrado por:
Libbs Farmacêutica Ltda.
Rua Josef Kryss, 250 – São Paulo – SP
CNPJ 61.230.314/0001-75
Fabricado por:
Libbs Farmacêutica Ltda.
Rua Alberto Correia Francfort, 88 – Embu – SP
Indústria brasileira
SAC 0800 0135044
