Systane UL

NOVARTIS BIOCIENCIAS S.A

Atualizado em 21/10/2019

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Systane® UL
Lubrificante Oftálmico

APRESENTAÇÕES

Solução oftálmica
Frasco plástico conta-gotas contendo 10mL ou 15mL, ou 1,5 ml (amostra-grátis).

COMPOSIÇÃO

Systane® UL Lubrificante Oftálmico contém: hydroxipropil guar 8A, polietilenoglicol 400, ácido bórico, propilenoglicol, sorbitol1, cloreto de sódio, cloreto de potássio, poliquaternium-1, aminometilpropanol, hidróxido de sódio e/ou ácido clorídrico2 e água purificada.

INDICAÇÕES E USO

Systane® UL Lubrificante Oftálmico é usado para alívio do desconforto ocular, ressecamento, irritação, ardor3, sensação de areia e corpo estranho, provocados por fatores ambientais como poeira, fumaça, raios ultravioleta, calor seco (sauna), ar condicionado, vento, cosméticos, exposição prolongada a computadores e/ou aparelhos de televisão.

Uma recente inovação científica resultou no desenvolvimento do novo lubrificante ocular (Systane ® UL Lubrificante Oftálmico), o qual combina os benefícios comprovados do HP Guar com um sistema inovador que minimiza a possibilidade de embaçamento inicial através do controle do aumento de viscosidade4 de HP Guar após instilação do lubrificante ocular.

Systane® ULLubrificante Oftálmico contém propilenoglicol 400 e polietilenoglicol como demulcentes na solução HP Guar, agindo como agentes de viscosidade4 na combinação com borato, formulado no pH 7.9 para melhor se igualar ao pH do olho5 irritado devido ao ressecamento. A adição de sorbitol1 e a eliminação dos cátions divalentes do veículo de Systane ® UL Lubrificante Oftálmico controlam a viscosidade4 da solução para uma ação ocular mais efetiva. Sorbitol1 é um composto não iônico, biocompatível, usado como um agente regulador de tonicidade, no Systane ® UL Lubrificante Oftálmico compete com o HP Guar nas ligações com borato. Este sistema de ação resulta em um lubrificante ocular que proporciona uma vantagem de viscosidade4 otimizada e controlada no olho5 após sua integração com a lágrima.

MODO DE USO

AGITE BEM ANTES DE USAR
Instilar 1 ou 2 gotas no(s) olho5(s) afetado sempre que necessário.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO:

CONSERVAR EM TEMPERATURA AMBIENTE (15 A 30ºC).
A validade do produto de 10 ml é de 18 meses.

A validade do produto de 15 ml é de 18 meses.

A validade do produto de 1.5 ml (amostra grátis) é de 12 meses

PRECAUÇÕES e ADVERTÊNCIAS

Exclusivamente para uso externo.
Não use este produto se houver alteração de cor ou se este se tornar turvo.

  • Não utilize este produto se for alérgico a qualquer um dos componentes da fórmula.
  • Para evitar contaminação não toque a ponta do frasco em qualquer superfície.
  • Recoloque a tampa após o uso.
  • Caso ocorra dor ocular, alterações na visão6, vermelhidão ou irritação, ou se o desconforto ocular persistir por mais de 72 horas, interrompa o uso do produto e consulte seu oftalmologista7.
  • Não utilize o produto se o lacre de segurança estiver violado ou ausente
  • Em caso de ingestão, consultar imediatamente um médico
  • Manter fora do alcance de crianças.
Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sorbitol: Adoçante com quatro calorias por grama. Substância produzida pelo organismo em pessoas com diabetes e que pode causar danos aos olhos e nervos.
2 Ácido clorídrico: Ácido clorídrico ou ácido muriático é uma solução aquosa, ácida e queimativa, normalmente utilizado como reagente químico. É um dos ácidos que se ioniza completamente em solução aquosa.
3 Ardor: 1. Calor forte, intenso. 2. Mesmo que ardência. 3. Qualidade daquilo que fulge, que brilha. 4. Amor intenso, desejo concupiscente, paixão.
4 Viscosidade: 1. Atributo ou condição do que é viscoso; viscidez. 2. Resistência que um fluido oferece ao escoamento e que se deve ao movimento relativo entre suas partes; atrito interno de um fluido.
5 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
6 Visão: 1. Ato ou efeito de ver. 2. Percepção do mundo exterior pelos órgãos da vista; sentido da vista. 3. Algo visto, percebido. 4. Imagem ou representação que aparece aos olhos ou ao espírito, causada por delírio, ilusão, sonho; fantasma, visagem. 5. No sentido figurado, concepção ou representação, em espírito, de situações, questões etc.; interpretação, ponto de vista. 6. Percepção de fatos futuros ou distantes, como profecia ou advertência divina.
7 Oftalmologista: Médico especializado em diagnosticar e tratar as doenças que acometem os olhos. Podem prescrever óculos de grau e lentes de contato.

Tem alguma dúvida sobre Systane UL?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.