Preço de Kollangel Tabs em Cambridge/SP: R$ 10,88

Kollangel Tabs

NATULAB LABORATÓRIO S.A

Atualizado em 13/11/2019

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Kollagel Tabs
hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + carbonato de cálcio
Comprimido mastigável

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES

Comprimido mastigável sabor cereja, menta e laranja
Cartucho contendo blister com 16 comprimidos mastigáveis, frasco contendo 56 comprimidos mastigáveis ou embalagem múltipla (display) contendo 160 comprimidos mastigáveis.

USO ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO

Cada comprimido de Kollagel Tabs sabor cereja contém:

hidróxido de alumínio 159,9 mg
hidróxido de magnésio 208,9 mg
carbonato de cálcio 231,5 mg
excipiente q.s.p. 1 comprimido

Excipientes: sacarina sódica, sorbitol, sacarose, manitol, dióxido de silício, aroma cereja, sucralose, amido de milho, corante laca vermelho, talco e estearato de magnésio.


Cada comprimido de Kollagel Tabs sabor menta contém:

hidróxido de alumínio 159,9 mg
hidróxido de magnésio 208,9 mg
carbonato de cálcio 231,5 mg
excipiente q.s.p. 1 comprimido

Excipientes: sacarina sódica, sorbitol, sacarose, manitol, mentol, sucralose, dióxido de silício, talco e estearato de magnésio.


Cada comprimido de Kollagel Tabs sabor laranja contém:

hidróxido de alumínio 159,9 mg
hidróxido de magnésio 208,9 mg
carbonato de cálcio 231,5 mg
excipiente q.s.p. 1 comprimido

Excipientes: sacarina sódica, sorbitol, sacarose, manitol, aroma laranja, sucralose, amido de milho, corante laca amarelo, talco, estearato de magnésio. 

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Kollagel Tabs comprimido mastigável é destinado ao alívio dos sintomas da hiperacidez gástrica (aumento da acidez do estômago), azia, desconforto estomacal, dor de estômago e dispesia (dificuldade de digestão).

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Kollagel Tabs age reduzindo o excesso de ácido gástrico produzido pelo estômago por meio de uma reação química de neutralização, ou seja, transformando o ácido em outras substâncias, reduzindo assim a acidez estomacal.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes em casos de alergia ou intolerância aos componentes da fórmula.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos de idade.

Este medicamento deve ser utilizado com cautela em pacientes com insuficiência renal (diminuição da função do rim), hipofosfatemia (redução de fosfato no sangue), na gravidez, amamentação e em pacientes com obstrução intestinal devido à presença do hidróxido de alumínio na fórmula do produto.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com insuficiência renal (diminuição da função do rim) severa.

Kollagel Tabs é classificado como um medicamento de Categoria C, de acordo com a tabela que trata das categorias de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação do médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Não é aconselhável ultrapassar as doses recomendadas ou prolongar o tratamento por mais de 14 dias (com a dose máxima).

Atenção diabéticos: contém açúcar (100mg de sacarose/comprimido mastigável).

O uso prolongado de antiácidos contendo alumínio por pacientes com níveis normais de fosfato no sangue pode resultar em diminuição destes níveis se a quantidade de fosfato ingerida não for adequada.

Gravidez e Lactação

Kollagel Tabs é classificado como um medicamento de Categoria C, de acordo com a tabela que trata das categorias de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas.

Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Durante o período de aleitamento materno ou doação de leite humano, só utilize medicamentos com o conhecimento do seu médico ou cirurgião-dentista, pois alguns medicamentos podem ser excretados no leite humano, causando reações indesejáveis no bebê.

Insuficiência renal

O hidróxido de magnésio administrado em pacientes com insuficiência renal (diminuição da função do rim) pode causar depressão do sistema nervoso central.

Interações Medicamentosas

Kollagel Tabs pode alterar a absorção de alguns medicamentos como: tetraciclina, fenitoína, digoxina e agentes hipoglicemiantes (que diminuem a glicose sanguínea). Por esse motivo deve ser administrado pelo menos 2 horas antes ou 2 horas depois da utilização destes medicamentos.

É muito importante informar ao seu médico sobre a utilização de outros medicamentos antes do início ou durante o tratamento com Kollagel Tabs. Pode haver interação com outros medicamentos, tais como: digoxina, fenitoína, isoniazida, clorpromazina, agentes hipoglicemiantes (que diminuem a glicose sanguínea), pseudoefedrina, levodopa, anfetaminas, quinidina, salicilatos, sais de ferro, inibidores da colinesterase, antagonistas da angiotensina II, antifúngicos, azitromicina, bifosfonatos, cloroquina, ferro e vitaminas, nitrofurantoína, penicilamina, fenotiazínicos, lítio e rifampicina. Este medicamento também pode diminuir a eficácia de alguns fármacos, como por exemplo, tetraciclinas, quinolonas, propranolol, atenolol, captopril, ranitidina, famotidina e ácido acetilsalicílico. Aconselha-se evitar o uso concomitante destes medicamentos com antiácidos. Kollagel Tabs deve ser administrado em um intervalo de 2 a 3 horas antes ou 2 a 3 horas após o uso destes medicamentos.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação 

Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 e 30°C). Proteger da luz e umidade. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo, respeitando o prazo de validade de 24 meses, indicado na embalagem.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.

Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.

Características do medicamento

Kollagel Tabs é apresentado na forma de comprimido mastigável.

  • Sabor cereja: comprimido circular biplanar, rosa, com odor de cereja.
  • Sabor menta: comprimido circular biplanar, branco, com odor de menta.
  • Sabor laranja: comprimido circular biplanar, laranja, com odor de laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá- lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. 

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Kollagel Tabs deve ser administrado por via oral, devendo ser bem mastigado antes da deglutição. Deve ser utilizado entre meia hora e uma hora antes das refeições e ao deitar, ou segundo recomendação médica. Não engolir os comprimidos inteiros e/ou mal mastigados. Não utilizar o medicamento por outra via que não seja a oral.

A administração de Kollagel Tabs deve ser de 1 a 2 comprimidos mastigáveis (417,8 mg de hidróxido de magnésio, 319,8 mg de hidróxido de alumínio e 463 mg de carbonato de cálcio por dose administrada – 2 comprimidos), por até 4 vezes por dia (total de 8 comprimidos mastigáveis por dia), ou a critério médico. Não é aconselhável ultrapassar as doses máximas recomendadas ou prolongar o tratamento por mais de 14 dias. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso haja esquecimento da ingestão de uma ou mais doses deste medicamento, a dose recomendada deverá ser retomada assim que possível. No entanto, se estiver próximo do horário da dose seguinte, espere por este horário, respeitando sempre o intervalo determinado pela posologia. Nunca devem ser administradas duas doses ao mesmo tempo. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, tais como: regurgitação, náusea, vômito ou diarréia leve.

Reação muito comum (ocorre em 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): diarréia, eructação, flatulência e constipação (prisão de ventre), podendo evoluir para a obstrução intestinal, impactação fecal e o desenvolvimento de hemorróidas e fissuras anais. Em pacientes com função renal comprometida (diminuição da função do rim), pode ocorrer hiperaluminemia (aumento dos níveis de alumínio no sangue) e hipermagnesemia (aumento do magnésio sanguíneo).

A ingestão prolongada de altas doses de carbonato de cálcio (acima de 20 g/dia) pode produzir hipercalcemia (aumento de cálcio sanguíneo). Em pacientes com insuficiência renal, doses em torno de 4g/dia de carbonato de cálcio podem ocasionar este efeito.

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): Síndrome do Leite Alcalino, caracterizada por início súbito de irritabilidade, aversão ao leite, dor de cabeça, náuseas (enjôo) e vômitos ocasionais, dores musculares, fraqueza e mal estar. Estes efeitos ocorrem pelo excesso de cálcio a partir da ingestão exagerada de carbonato de cálcio.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.

Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

A ingestão aguda (imediata) de antiácidos raramente leva a efeitos tóxicos. A toxicidade aguda pela administração de antiácidos é ainda mais improvável pela má absorção sistêmica desses medicamentos, já que sua ação é local (no estômago). Com a administração prolongada e/ou a administração de grandes doses pode ser observada a ocorrência de arritmia (alteração do ritmo cardíaco), hipotensão (diminuição da pressão arterial), hipertensão arterial (aumento da pressão arterial), encefalopatia (alteração inflamatória do sistema nervoso central), insuficiência renal (diminuição da função do rim), diarréia, prisão de ventre, alcalose (aumento do pH sanguíneo), distúrbios eletrolíticos, miopatia (alteração muscular) e osteodistrofia (alterações ósseas).

O monitoramento laboratorial dos eletrólitos, dos níveis de alumínio, cálcio e magnésio sanguíneos, o eletrocardiograma e testes de função renal (especialmente nos pacientes com alteração da função renal) devem ser realizados nos pacientes que apresentem intoxicação por antiácidos. O medicamento nestes casos deve ser imediatamente suspenso. O tratamento suporte deve ser feito como base nos sintomas apresentados pelo paciente, corrigindo quaisquer distúrbios eletrolíticos apresentados.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações sobre como proceder.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
 

MS: 1.3841.0052
Farm. Responsável: Tales Vasconcelos de Cortes - CRF/BA nº3745

NATULAB LABORATÓRIO SA
Rua H, nº2, Galpão 03 - Urbis II
Santo Antônio de Jesus - Bahia – CEP - 44.574-150
CNPJ 02.456.955/0001-83
INDÚSTRIA BRASILEIRA 


SAC (75) 3311 5555

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

Tem alguma dúvida sobre Kollangel Tabs?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.