Metamucil

PROCTER & GAMBLE DO BRASIL LTDA

Atualizado em 06/01/2020

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Metamucil
Psyllium
Sachê

Nomenclatura e parte utilizada da planta: casca (testa e tégmen) da semente de Plantago ovata, pretencente à família Plantaginaceae.
Nome popular: Fibras de Psyllium Husk.

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Pó para preparações extemporâneas.
Sachê e pote plástico

USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOS 

COMPOSIÇÃO

Cada porção de Metamucil (5,85 g) contém:

Plantago ovata 3,40 g
excipiente q.s.p. 1 porção

Excipientes: aspartame1, ácido cítrico, corante amarelo alimento no 6 (FD&C 6), essência de laranja e maltodextrina.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Este medicamento é indicado para constipação2 intestinal e como regulador intestinal, no caso de intestino solto. Pode ser utilizado para auxiliar na redução dos níveis séricos de colesterol3 e da glicemia pós-prandial4 (após a refeição). Também é indicado para complementar a ingestão diária de fibras.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Metamucil é composto por fibras vegetais que possuem grande capacidade de reter líquido, aumentando seu volume e diminuindo a consistência das fezes (facilitando a evacuação) e ajuda na regulação do intestino solto. Tem a capacidade de reduzir os níveis séricos de colesterol3 e da glicemia pós-prandial4 por retardar a absorção do colesterol3 e da glicose5 no trato gastrointestinal. Geralmente produz efeito de 12 a 72 horas após ingestão.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Este medicamento não deve ser utilizado em crianças menores de 6 anos. Metamucil não deve ser utilizado em casos de obstrução intestinal ou hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula. Raramente são observadas reações alérgicas. Em casos de sangramento retal, dor abdominal, náusea6 ou vômito7, não use o produto antes de consultar um médico.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Atenção fenilcetonúricos8: contém fenilalanina9. Metamucil deve ser ingerido com um volume de água adequado e estiver usando alguma outra medicação, recomenda-se que se tome Metamucil 2 horas antes ou 2 horas após os outros medicamentos, para prevenir a diminuição da absorção desses.

Interação medicamento-medicamento

Não se recomenda a utilização em pacientes que fazem uso de digitálicos.

Não administrar com antidiarreicos e produtos inibidores da motilidade intestinal (como loperamida, difenoxilato, opiáceos, etc) sob o risco de obstrução intestinal.

Não existem recomendações especiais para pacientes10 idosos.

A versão sem açúcar11 de Metamucil pode ser utilizada por diabéticos.

Por ser um medicamento bem tolerado, pode ser utilizado por períodos prolongados.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Manter em local fresco. Manter a temperatura ambiente. (15°C à 30°C).

O produto apresenta o prazo de validade de 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas do produto

O produto consiste um pó de coloração amarelada.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.

Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

  1. Adicione a dose recomendada em um copo vazio tamanho normal (240ml).
  2. Complete o copo com água ou sua bebida favorita. É importante adicionar o suficiente para evitar obstrução da garganta12 e/ou esôfago13.
  3. Agite com vigor e beba imediatamente. O efeito será melhor ainda tomando-se um copo de água adicional.

Dose:

Adultos e Crianças acima de 12 anos: o conteúdo de um sache (5,85 g) ou uma colher de sobremesa em 240 mL de água ou outro líquido, de 1 a 3 vezes ao dia.

Crianças de 6 a 12 anos: meio sachê (2,9g) ou meia dose se adulto em 240ml de água ou outro líquido, de 1 a 3 vezes ao dia se. Iniciar com 1 dose ao dia, progredir até 3 ao dia, conforme sua necessidade.

Crianças abaixo de 6 anos: consulte seu médico. Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas14, procure orientação do seu médico ou cirurgião-dentista. O uso inadequado do medicamento pode mascarar ou agravar sintomas14.

O QUE DEVE FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Em caso de esquecer uma dose, tome logo que possível, a menos que você tenha acabado de ingerir algum medicamento ou alimento, nesse caso espere 2 horas antes de tomar o Metamucil. Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

No início do tratamento e dependendo da dose, podem aparecer alguns distúrbios como flatulência (gases) e sensação de plenitude, que desaparecem em poucos dias, sem a necessidade de interromper a administração. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Não foram descritos casos de intoxicação por superdose uma vez que o produto não é absorvido. Deve-se ressaltar a importância de uma hidratação adequada, especialmente se o medicamento for ingerido sem adequada dissolução prévia. Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

MS: 1.2142.0008.
Farm. Resp.: Silvia C. M. de Freitas CRF/S.P. no 29.871.

Fabricado por:
Procter & Gamble Manufacturing Co.
2050 S. 35th Ave. - Phoenix, Arizona
85009, EUA.

Importado por:
Procter & Gamble do Brasil S.A.,
Rua Francisco Pereira Dutra, 2405 - Estiva
CEP 13290-000 Louveira - SP.
CNPJ: 59.476.770/0022-82.


SAC 0800 7015515

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Aspartame: Adoçante com quase nenhuma caloria e sem valor nutricional.
2 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
3 Colesterol: Tipo de gordura produzida pelo fígado e encontrada no sangue, músculos, fígado e outros tecidos. O colesterol é usado pelo corpo para a produção de hormônios esteróides (testosterona, estrógeno, cortisol e progesterona). O excesso de colesterol pode causar depósito de gordura nos vasos sangüíneos. Seus componentes são: HDL-Colesterol: tem efeito protetor para as artérias, é considerado o bom colesterol. LDL-Colesterol: relacionado às doenças cardiovasculares, é o mau colesterol. VLDL-Colesterol: representa os triglicérides (um quinto destes).
4 Glicemia pós-prandial: Teste de glicose feito entre 1 a 2 horas após refeição.
5 Glicose: Uma das formas mais simples de açúcar.
6 Náusea: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc.
7 Vômito: É a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Pode ser classificado como: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
8 Fenilcetonúricos: Portadores da doença fenilcetonúria.
9 Fenilalanina: É um aminoácido natural, encontrado nas proteínas vegetais e animais, essencial para a vida humana.
10 Para pacientes: Você pode utilizar este texto livremente com seus pacientes, inclusive alterando-o, de acordo com a sua prática e experiência. Conheça todos os materiais Para Pacientes disponíveis para auxiliar, educar e esclarecer seus pacientes, colaborando para a melhoria da relação médico-paciente, reunidos no canal Para Pacientes . As informações contidas neste texto são baseadas em uma compilação feita pela equipe médica da Centralx. Você deve checar e confirmar as informações e divulgá-las para seus pacientes de acordo com seus conhecimentos médicos.
11 Açúcar: 1. Classe de carboidratos com sabor adocicado, incluindo glicose, frutose e sacarose. 2. Termo usado para se referir à glicemia sangüínea.
12 Garganta: Tubo fibromuscular em forma de funil, que leva os alimentos ao ESÔFAGO e o ar à LARINGE e PULMÕES. Situa-se posteriormente à CAVIDADE NASAL, à CAVIDADE ORAL e à LARINGE, extendendo-se da BASE DO CRÂNIO à borda inferior da CARTILAGEM CRICÓIDE (anteriormente) e à borda inferior da vértebra C6 (posteriormente). É dividida em NASOFARINGE, OROFARINGE e HIPOFARINGE (laringofaringe).
13 Esôfago: Segmento muscular membranoso (entre a FARINGE e o ESTÔMAGO), no TRATO GASTRINTESTINAL SUPERIOR.
14 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.

Tem alguma dúvida sobre Metamucil?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.