Elixir Paregórico Catarinense

LABORATORIO CATARINENSE LTDA

Atualizado em 24/01/2020

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Elixir Paregórico 
Papaver somniferum
Solução oral

Medicamento Fitoterápico
Nomenclatura e parte da planta utilizada: Papoula – Papaver somniferum L. – Papaveraceae - cápsulas

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Solução oral
Cartucho com frasco plástico opaco branco com 30 mL

VIA ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada mL de Elixir Paregórico contém:

tintura de Papaver somniferum L. [equivalente a 0,05% ou 0,5 mg de morfina (marcador)] 0,05 mL
excipiente q.s.p. 1 mL

Excipientes: ácido benzóico, cânfora, essência de anis, álcool etílico e água de osmose1 reversa.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Ação do medicamento

O ópio (que em grego quer dizer “suco”) é um extrato seco obtido da planta Papaver somniferum L. (Papaverácea). A tintura canforada de ópio ou Elixir Paregórico é uma preparação farmacêutica descrita nas Farmacopéias. A palavra paregórico é derivada do grego e significa “acalmando” e de fato pode ser utilizada para desordens gastrintestinais como dor abdominal. Estudos confirmam os efeitos analgésicos2 e antiespasmódicos desse medicamento.

O tempo médio de início de ação do medicamento vai depender das condições de cada organismo.

Indicações do medicamento

Elixir Paregórico é indicado como antiespasmódico, contra gases, dores estomacais e dores intestinais.

Riscos do medicamento

Elixir Paregórico não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Elixir Paregórico também não deve ser usado em pessoas com diarréia3 aguda.

Gravidez4 e Lactação5

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista [Categoria C].

O uso de Elixir Paregórico não é recomendado durante a gravidez4 e lactação5.

Interações medicamentosas

As substâncias antidepressivas tais como os inibidores da monoaminoxidase6 (MAO7) e antidepressivos tricíclicos, as anfetaminas e fenotiazina, podem aumentar os efeitos depressores.

Este medicamento não deve ser utilizado por via de administração não recomendada.

Este medicamento é contra-indicado na faixa etária menor de 12 anos.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde8.

Modo de uso

Tomar diluído em água

Posologia

1mL = 20 gotas ou 1 gota9 = 0,05 mL

40 gotas, 3 vezes ao dia. Pode-se aumentar a quantidade de tomadas, desde que não se exceda 160 gotas diárias.

O líquido deve ser ingerido por via oral.

Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.

Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

Para consulta do prazo de validade: vide cartucho.

Reações adversas

Em estudos pré-clínicos realizados com o produto Elixir Paregórico, os efeitos adversos encontrados foram de baixa intensidade e somente observados em doses acima do recomendado na posologia.

Em estudos clínicos, o produto Elixir Paregórico foi bem tolerado e os efeitos adversos relacionados com a utilização do produto na posologia recomendada, consistiram de constipação10 intestinal, cefaléia11, sonolência e flatulência.

Conduta em caso de superdosagem

Um estudo pré-clínico realizado com o produto Elixir Paregórico concluiu que, ao contrário do que frequentemente se acredita, o produto não apresentou efeitos tóxicos importantes em animais, mesmo quando administrado em doses 2.000 vezes superiores aquelas usadas clinicamente.

A administração de altas doses pode levar a peso na cabeça12, secura na boca13 e na pele14, calor, vertigens15, náuseas16 e vômitos17, suor excessivo, miose18 e transtornos emocionais.

Se ocorrer ingestão acidental do produto em doses excessivas, deve-se procurar orientação médica e deve ser considerado o esvaziamento gástrico logo após o acidente.

Cuidados de conservação e uso

Elixir Paregórico deve ser guardado em sua embalagem original, à temperatura ambiente [15 a 30 °C].

Após a abertura da embalagem, o produto deve ser guardado adequadamente para se manter próprio ao consumo dentro do prazo de validade.

Características físicas e organolépticas do produto

Elixir Paregórico apresenta-se como um líquido móvel, de cor castanho transparente e com odor característico de anis e cânfora.

Seu sabor é picante e alcoólico e no final tem um sabor de anis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

DIZERES LEGAIS


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
 

M.S. 1.0066.3392.001-5
Farm. Resp.: T. Fujii - CRF-SC Nº 947

Laboratório Catarinense S.A.
Rua Dr. João Colin, 1053
89204-001 - Joinville - SC
CNPJ 84.684.620/0001-87
Indústria Brasileira


SAC 0800 474222

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Osmose: Fluxo do solvente de uma solução pouco concentrada, em direção a outra mais concentrada, que se dá através de uma membrana semipermeável.
2 Analgésicos: Grupo de medicamentos usados para aliviar a dor. As drogas analgésicas incluem os antiinflamatórios não-esteróides (AINE), tais como os salicilatos, drogas narcóticas como a morfina e drogas sintéticas com propriedades narcóticas, como o tramadol.
3 Diarréia: Aumento do volume, freqüência ou quantidade de líquido nas evacuações.Deve ser a manifestação mais freqüente de alteração da absorção ou transporte intestinal de substâncias, alterações estas que em geral são devidas a uma infecção bacteriana ou viral, a toxinas alimentares, etc.
4 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
5 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
6 Inibidores da monoaminoxidase: Tipo de antidepressivo que inibe a enzima monoaminoxidase (ou MAO), hoje usado geralmente como droga de terceira linha para a depressão devido às restrições dietéticas e ao uso de certos medicamentos que seu uso impõe. Deve ser considerada droga de primeira escolha no tratamento da depressão atípica (com sensibilidade à rejeição) ou agente útil no distúrbio do pânico e na depressão refratária. Pode causar hipotensão ortostática e efeitos simpaticomiméticos tais como taquicardia, suores e tremores. Náusea, insônia (associada à intensa sonolência à tarde) e disfunção sexual são comuns. Os efeitos sobre o sistema nervoso central incluem agitação e psicoses tóxicas. O término da terapia com inibidores da MAO pode estar associado à ansiedade, agitação, desaceleração cognitiva e dor de cabeça, por isso sua retirada deve ser muito gradual e orientada por um médico psiquiatra.
7 Mão: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
8 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
9 Gota: 1. Distúrbio metabólico produzido pelo aumento na concentração de ácido úrico no sangue. Manifesta-se pela formação de cálculos renais, inflamação articular e depósito de cristais de ácido úrico no tecido celular subcutâneo. A inflamação articular é muito dolorosa e ataca em crises. 2. Pingo de qualquer líquido.
10 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
11 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
12 Cabeça:
13 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
14 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
15 Vertigens: O termo vem do latim “vertere” e quer dizer rodar. A definição clássica de vertigem é alucinação do movimento. O indivíduo vê os objetos do ambiente rodarem ao seu redor ou seu corpo rodar em relação ao ambiente.
16 Náuseas: Vontade de vomitar. Forma parte do mecanismo complexo do vômito e pode ser acompanhada de sudorese, sialorréia (salivação excessiva), vertigem, etc .
17 Vômitos: São a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. Podem ser classificados em: alimentar, fecalóide, biliar, em jato, pós-prandial. Sinônimo de êmese. Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
18 Miose: Contração da pupila, que pode ser fisiológica, patológica ou terapêutica.

Tem alguma dúvida sobre Elixir Paregórico Catarinense?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.