Ad-Muc

BIOLAB SANUS FARMACÊUTICA LTDA

Atualizado em 09/03/2020

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Ad-Muc
Chamomilla recutita
Pomada 100 mg/g

MEDICAMENTO FITOTERÁPICO

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Pomada
Bisnaga de 10 g

USO EXTERNO
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 3 ANOS

COMPOSIÇÃO:

Cada 1 g de Ad-Muc pomada contém:

Extrato fluido de Chamomilla recutita (equivalente a 0,30 mg de apigenina-7-glucosídeo) 100 mg
excipiente q.s.p. 1 g

Excipientes: Tintura de mirra, glicerol, álcoois de lanolina, álcool cetoestearílico, petrolato branco, petrolato líquido, goma xantana, metilparabeno, óleo de menta, sacarina1 sódica e água purificada.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Ad-Muc® é indicado para o tratamento das gengivas e da mucosa2 oral, nos casos de gengivite3 (inflamação4 da gengiva), estomatite5 (inflamação4 da mucosa2 oral) e outras inflamações6 da cavidade bucal. Também é indicado nas irritações bucais originadas de dentaduras mal ajustadas.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Ad-Muc® contém em sua formulação extrato fluído de Camomila (Chamomilla recutita), que possui reconhecidas propriedades antiinflamatórias.

A Camomila possui diversas substâncias antiinflamatórias que auxiliam no processo de cicatrização de pequenas feridas na mucosa2 bucal: o camazuleno exerce efeito antiinflamatório, enquanto o α-bisabolol, outro componente da camomila, também apresenta ação antiinflamatória e promove a regeneração tecidual (cicatrização). Os polissacarídeos presentes na camomila possuem atividade imunoestimulante, ou seja, estimulam os mecanismos de defesa do corpo. O efeito antibacteriano foi demonstrado com o uso do óleo essencial da camomila.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Ad-Muc® não deve ser usado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula, aos parabenos (metilparabeno, presente na formulação), e às plantas da família Compositae.

Este medicamento é contra-indicado para uso por lactantes7 e crianças menores de 3 anos de idade.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez8 desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Gravidez8 e Lactação9

Até o momento, não foram relatados efeitos adversos com o uso de Ad-Muc® em mulheres grávidas. Entretanto, recomenda-se evitar o uso excessivo durante o período de gestação.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez8, desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Ad-Muc® não deve ser utilizado por mães que estejam amamentando.

Uso em Crianças

Ad-Muc® não deve ser usado por crianças menores de 3 anos de idade.

Uso em Idosos

Não há restrições específicas para o uso de Ad-Muc® em pacientes idosos.

Não são conhecidas medicamentosas com o uso de Ad-Muc®.

Não são conhecidas interferências em exames laboratoriais com o uso de Ad-Muc®.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Mantenha Ad-Muc® em temperatura ambiente (15 a 30°C).

Prazo de validade: 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características do produto

Pomada marromamarelada a marrom, com textura cremosa e odor de menta e camomila.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Uso tópico10. Este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada para evitar riscos desnecessários.

Lavar e secar as mãos11 antes do manuseio do produto.

Aplicar Ad-Muc® duas vezes ao dia, por exemplo, pela manhã e à noite, após escovar os dentes ou após as refeições. Depois do desaparecimento dos sintomas12, recomenda-se continuar com a aplicação de Ad-Muc® uma vez ao dia, até o desaparecimento dos sintomas12 ou conforme critério médico.

Aplicar Ad-Muc® na gengiva com a ponta do dedo seco (utilizar o dedo indicador para as regiões externas da gengiva e o dedo polegar para as regiões internas) e massagear as mucosas13. A gengiva deve ser massageada em movimentos circulares, dirigidos para a coroa do dente14. Em caso de salivação aumentada, deve-se secar a gengiva antes da massagem.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas12, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

No caso de esquecimento de dose, passar a pomada ao lembrar, não sobrepondo a dose. Não ultrapassar 2 aplicações diárias.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgiãodentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): reações de hipersensibilidade

Informe ao seu médico, cirurgião- dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Não são conhecidos casos de superdosagem com o uso de Ad-Muc®.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS

Registro MS 1.0974.0172
Farm. Resp.: Dr. Dante Alario Jr. CRF-SP nº 5143

Fabricado e Comercializado por:
Avert Laboratórios Ltda.
Rua Domingos Graziano, 104 - Araras - SP
CEP: 13600-718 - CNPJ 44.211.936/0001-37
Indústria Brasileira

Registrado por:
Biolab Sanus Farmacêutica Ltda.
Av. Paulo Ayres, 280 - Taboão da Serra -SP
CEP: 06767-220 - SAC 0800 17 2119
CNPJ 49.475.833/0001-06
Indústria Brasileira

Sob licença de Merz Pharmaceuticals GmbH,
Frankfurt/Alemanha

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Sacarina: Adoçante sem calorias e sem valor nutricional.
2 Mucosa: Tipo de membrana, umidificada por secreções glandulares, que recobre cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
3 Gengivite: Condição em que as gengivas apresentam-se com sinais inflamatórios e sangramentos.
4 Inflamação: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc.Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
5 Estomatite: Inflamação da mucosa oral produzida por infecção viral, bacteriana, micótica ou por doença auto-imune. É caracterizada por dor, ardor e vermelhidão da mucosa, podendo depositar-se sobre a mesma uma membrana brancacenta (leucoplasia), ou ser acompanhada de bolhas e vesículas.
6 Inflamações: Conjunto de processos que se desenvolvem em um tecido em resposta a uma agressão externa. Incluem fenômenos vasculares como vasodilatação, edema, desencadeamento da resposta imunológica, ativação do sistema de coagulação, etc. Quando se produz em um tecido superficial (pele, tecido celular subcutâneo) pode apresentar tumefação, aumento da temperatura local, coloração avermelhada e dor (tétrade de Celso, o cientista que primeiro descreveu as características clínicas da inflamação).
7 Lactantes: Que produzem leite; que aleitam.
8 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
9 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
10 Tópico: Referente a uma área delimitada. De ação limitada à mesma. Diz-se dos medicamentos de uso local, como pomadas, loções, pós, soluções, etc.
11 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
12 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
13 Mucosas: Tipo de membranas, umidificadas por secreções glandulares, que recobrem cavidades orgânicas em contato direto ou indireto com o meio exterior.
14 Dente: Uma das estruturas cônicas duras situadas nos alvéolos da maxila e mandíbula, utilizadas na mastigação e que auxiliam a articulação. O dente é uma estrutura dérmica composta de dentina e revestida por cemento na raiz anatômica e por esmalte na coroa anatômica. Consiste numa raiz mergulhada no alvéolo, um colo recoberto pela gengiva e uma coroa, a parte exposta. No centro encontra-se a cavidade bulbar preenchida com retículo de tecido conjuntivo contendo uma substância gelatinosa (polpa do dente) e vasos sangüíneos e nervos que penetram através de uma abertura ou aberturas no ápice da raiz. Os 20 dentes decíduos ou dentes primários surgem entre o sexto e o nono e o vigésimo quarto mês de vida; sofrem esfoliação e são substituídos pelos 32 dentes permanentes, que aparecem entre o quinto e sétimo e entre o décimo sétimo e vigésimo terceiro anos. Existem quatro tipos de dentes

Tem alguma dúvida sobre Ad-Muc?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.