

Viter C (Comprimido efervescente 1 g)
NATULAB LABORATÓRIO S.A
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
Viter C
ácido ascórbico
Comprimido efervescente 1 g
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:
Comprimido efervescente
Cartuchos 10 comprimidos
USO ORAL
USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 10 ANOS
COMPOSIÇÃO:
Cada comprimido efervescente contém:
ácido ascórbico (correspondente a 1.000 mg de ácido ascórbico e 111 mg de amido) | 1.111mg |
excipiente q.s.p. | 1 comprimido |
Excipientes: bicarbonato de sódio, ácido cítrico, sucralose, aroma de laranja, benzoato de sódio, macrogol, corante amarelo crepúsculo.
Porcentagem da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para Adultos e Crianças acima de 10 anos:
Composição | IDR (%) |
ácido ascórbico | 2222,22% |
INFORMAÇÕES AOS PACIENTES
PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
O medicamento Viter C está indicado em todos os estados em que há deficiência ou aumento das necessidades de vitamina1 C no organismo, como auxiliar do sistema imunológico2 e nas fases de crescimento.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Viter C é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância denominada ácido ascórbico ou vitamina1 C. Este medicamento combate a deficiência desta vitamina1 no organismo e está indicado em todos os estados em que há necessidade de vitamina1 C no organismo.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Viter C não deve ser utilizado por pacientes com reconhecida hipersensibilidade ao ácido ascórbico ou a qualquer outro componente do produto e em pacientes com litíase3 urinária (cálculo4 nos rins5) acompanhada por oxalúria (excesso de oxalato na urina6) e insuficiência renal7.
Este medicamento também é contraindicado para pacientes8 portadores de doenças relacionadas à retenção de ferro (hemocromatose9, talassemia10, anemia sideroblástica11 e depranocítica).
Este medicamento é contraindicado para menores de 10 anos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES
Em pessoas com deficiência de glicose12-6-fosfatodesidrogenase, o uso deste medicamento pode provocar hemólise13 (destruição das células14 vermelhas do sangue15).
O uso de doses elevadas de ácido ascórbico, por tempo prolongado, pode levar ao escorbuto16 (doença originada pela falta de vitamina1 C) de rebote.
Não existem restrições quanto ao uso do medicamento Viter C por pacientes idosos.
Nas dietas com restrição de SÓDIO, considerar que 1 comprimido efervescente de Viter C contém 323,7 mg de sódio.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
INTERAÇÕES
A vitamina1 C pode potencializar a ação quelante da desferoxamina. Ainda, em pacientes sadios, a administração concomitante de indinavir e doses elevadas de ácido ascórbico reduzem, significativamente, a concentração de indinavir no soro17.
O uso concomitante de vitamina1 C com barbitúricos, tetraciclina e salicilatos pode aumentar a excreção desta vitamina1 pela urina6.
Foi observado, ainda, que a vitamina1 C aumenta os níveis de etinilestradiol presentes no sangue15 e que contraceptivos orais reduzem a quantidade de ácido ascórbico nos leucócitos18 e no plasma19 em mulheres saudáveis.
O ácido ascórbico interage com diversos fármacos como cianocobalamina (vitamina1 B12), corticosteróides, paracetamol e flufenazida. Se estiver fazendo uso de algum deles, consulte seu médico.
Em pacientes diabéticos, as doses de vitamina1 C podem interferir nos testes de avaliação da glicosúria20 (glicose12 na urina6) sem alterar a glicemia21 (glicose12 no sangue15) e, nestes casos, o uso de Viter C deve ser interrompido pelo menos 7 dias antes do exame.
O uso da vitamina1 C pode alterar ainda o resultado de alguns outros exames de laboratório, como sangue15 oculto nas fezes, desidrogenase lática22, transaminases e bilirrubina23. Ainda, o ácido ascórbico pode interferir nos seguintes exames: creatinina24 e ácido úrico.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Cuidados de conservaçãoVESCENTE:
Conservar em temperatura ambiente (temperatura entre 15 a 30 ºC). Proteger da luz e umidade.
Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para consumo, respeitando o prazo de validade de 24 meses, indicado na embalagem.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas e organolépticas do produto
Comprimido circular, liso, de coloração levemente rosa a alaranjada.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Posologia
Ingerir um comprimido ao dia, dissolvido em água.
Utilizar apenas a via oral. O uso deste medicamento por outra via pode causar a inefetividade do medicamento ou mesmo promover danos à saúde25.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas26, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Este medicamento não pode ser partido, aberto ou mastigado.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma ou mais doses deste medicamento, a posologia indicada deverá ser retomada, não havendo necessidade de repor as doses esquecidas.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião- dentista.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
Podem ocorrer reações como distúrbios digestivos, manchas avermelhadas na pele27, dor de cabeça28 e aumento da frequência das micções29. Podem ocorrer pedras nos rins5 em pacientes com mau funcionamento destes órgãos e naqueles que possuem tendência à calculose (formação de pedras nos rins5).
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Embora a vitamina1 C não seja tóxica e possua boa tolerabilidade no organismo, no caso de ingestão acidental ou intencional de doses elevadas (3 g ou mais) podem ocorrer náuseas30 (enjoos), vômitos31 e diarréia32.
Caso estas reações ocorram e haja suspeita de superdosagem, deverá ser avaliado o tempo de ingestão, sendo que as possíveis condutas são: hidratação, lavagem gástrica33, uso de carvão ativado e monitorização.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas26 procure orientação médica.
MS: 1.3841.0018
Farm. Responsável: Tales Vasconcelos de Cortes - CRF/BA nº3745
NATULAB LABORATÓRIO SA
Rua H, nº2, Galpão 03 - Urbis II
Santo Antônio de Jesus - Bahia – CEP - 44.574-150
CNPJ 02.456.955/0001-83
INDÚSTRIA BRASILEIRA
SAC (75) 3311 5555
