

AD-Vitam
NATULAB LABORATÓRIO S.A
IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO
AD-Vitam
vitamina1 A + vitamina1 D
Gotas 50.000 + 10.000 UI/mL
FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:
Solução oral (gotas)
Frasco com gotejador contendo 20 mL
USO ORAL
USO ADULTO E PEDÍATRICO ACIMA DE 7 ANOS
COMPOSIÇÃO:
Cada mL da solução oral gotas contém:
acetato de retinol (vitamina1 A) | 50.000 UI |
colecalciferol (vitamina1 D) | 10.000 UI |
veículo q.s.p. | 1 mL |
Veículo: metilparabeno, propilparabeno, butil-hidroxianisol (BHA), aroma de laranja e óleo de milho.
Cada mL corresponde a 40 gotas.
Porcentagem da Ingestão Diária Recomendada (IDR) na dose de 3 gotas ao dia:
Composição |
Concentração |
IDR |
|
7–10 anos |
Adulto |
||
Acetato de retinol (vitamina1 A) |
3.750 UI |
150% |
125% |
Colecalciferol (vitamina1 D) |
750 UI |
250% |
250% |
INFORMAÇÕES AO PACIENTE
PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
AD-Vitam é suplemento vitamínico e/ou mineral indicado em dietas restritivas e inadequadas.
COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
AD-Vitam Gotas possui em sua formulação duas vitaminas (vitamina1 A e vitamina1 D) em solução lipossolúvel (não solúvel em água), permitindo a sua utilização nos casos de falta ou deficiência dessas vitaminas.
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
AD-Vitam é contraindicado em casos de excesso de cálcio no sangue2, quando há ingestão ou administração de quantidades excessivas de vitaminas A e D, ou em casos de alterações ósseas secundárias causadas pelo excesso de fósforo no sangue2.
AD-Vitam também é contraindicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula.
Este medicamento é contraindicado para menores de 7 anos.
Este medicamento é contraindicado para uso por mulheres grávidas.
O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Precauções e advertências
Pacientes fazendo uso crônico3 de altas doses de vitaminas A e D devem ser avaliados periodicamente pelo médico, a fim de se excluir a possibilidade do desenvolvimento de hipervitaminoses A e D.
O médico deve avaliar a administração das vitaminas A e D aos pacientes portadores de aterosclerose4, disfunção cardíaca, hiperfosfatemia e insuficiência renal5.
Em pacientes com insuficiência renal5 crônica as concentrações séricas de vitamina1 A ficam aumentadas.
Gravidez6 e Lactação7
Mulheres grávidas e que estejam amamentando, não devem fazer o uso deste medicamento sem a orientação médica.
Categoria de risco na gravidez6: D
O fármaco8 demonstrou evidências positivas de risco fetal humano, no entanto, os benefícios potenciais para a mulher podem, eventualmente, justificar o risco, como, por exemplo, em casos de doenças graves ou que ameaçam a vida, e para as quais não existam outras drogas mais seguras.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez6.
Interações medicamentosas
Antiácidos9 que contenham magnésio quando utilizados concomitantemente com vitamina1 D podem resultar em hipermagnesemia, especialmente em pacientes com insuficiência renal5 crônica. O uso concomitante de vitamina1 A e etidronato deve ser evitado, pelo risco potencial do surgimento de hipervitaminose A. O uso simultâneo de vitamina1 A e isotretinoína pode resultar em efeitos tóxicos aditivos. A ingestão de vitamina1 A juntamente com anticoagulantes10 orais pode aumentar o risco de sangramentos. O uso simultâneo de vitamina1 D e seus análogos, especialmente o calcifediol, não é recomendável, pelo efeito aditivo e potencial tóxico. O uso concomitante de vitamina1 D com preparações que contenham cálcio em doses elevadas ou diuréticos11 tiazídicos aumenta o risco potencial de hipercalcemia. Assim como o uso concomitante com preparações que contenham fósforo em doses elevadas aumenta o risco potencial de hiperfosfatemia. Os quadros de hipervitaminose D são particularmente graves em pacientes que fazem uso concomitante de glicosídeos cardíacos (digitálicos), pois os efeitos tóxicos dos glicosídeos cardíacos são potencializados pela hipercalcemia.
Reações adversas e alterações de exames laboratoriais
Ainda não são conhecidas a intensidade e a frequência das reações adversas com o uso do produto nas doses propostas. No caso do desenvolvimento de reação de hipersensibilidade, as manifestações clínicas são semelhantes às descritas para os quadros de hipervitaminoses A e D. O uso de doses acima das preconizadas pode determinar quadro de hipervitaminoses A e D, cujo tratamento consiste basicamente na suspensão imediata da medicação e outras medidas de suporte cabíveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Cuidados de conservação
Conservar o produto em sua embalagem original, à temperatura ambiente (entre 15 e 30°C). Proteger da umidade.
Seguindo essa recomendação o produto estará apto para uso no período de 24 meses. Conforme verificado no cartucho do produto.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem. Não use medicamento com o prazo de validade vencido.
Para sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.
Características físicas e organolépticas do produto
AD-Vitam Solução oleosa amarela e odor de laranja.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O medicamento AD-Vitam deve ser ingerido uma vez ao dia – 3 (três) gotas/dia.
Uso oral
Modo de usar
- Coloque o frasco na posição vertical com a tampa para o lado de cima, gire-a até romper o lacre.
- Vire o frasco com o conta-gotas para o lado de baixo e bata levemente com o dedo no fundo do frasco para iniciar o gotejamento.
Não há estudos dos efeitos de AD-Vitam administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para garantir a eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente por via oral.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas12, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retomar a posologias sem a necessidade de suplementação13.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Na ocorrência de hipervitaminose A, tem sido relatados casos de sangramento da gengiva, agitação, diarreia14, tonturas15, visão16 dupla, vômitos17, irritação severa, descamação18 da pele19 e, em casos graves, podem ocorrer hipertensão20 intracraniana (aumento da pressão do crânio21), convulsões (contrações e relaxamentos involuntários dos músculos22 em geral) e fechamento epofisário precoce (ossificação prematura da cartilagem23 dos ossos).
Na hipervitaminose D tem sido relatados casos de secura da boca24, dor de cabeça25, polidipsia26 (sede excessiva), poliúria27 (eliminação excessiva de urina28), perda de apetite, náuseas29, vômitos17, fadiga30 (cansaço), sensação de fraqueza, aumento da pressão arterial31, dor muscular, prurido32 (coceira) e perda de peso.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe a empresa sobre o aparecimento de reações indesejáveis e problemas com este medicamento, entrando em contato através do Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Os sintomas12 observados no item “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?” são decorrentes de uma superdosagem de vitaminas; no entanto, estes sintomas12 são reversíveis com a suspensão do tratamento.
Na ocorrência de superdosagem a administração do produto deve ser imediatamente interrompida, instituindo-se tratamento sintomático33 e de suporte.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
DIZERES LEGAIS
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas12 procure orientação médica.
MS: 1.3841.0065
Farm. Responsável: Tales Vasconcelos de Cortes - CRF/BA nº3745
NATULAB LABORATÓRIO SA
Rua H, nº2, Galpão 03 - Urbis II
Santo Antônio de Jesus - Bahia – CEP - 44.574-150
CNPJ 02.456.955/0001-83
Indústria Brasileira
SAC (75) 3311 5555
