Preço de Osteofix 200 UI em São Paulo/SP: R$ 60,03

Osteofix 200 UI

NATULAB LABORATÓRIO S.A

Atualizado em 04/01/2021

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Osteofix 200 UI
carbonato de cálcio + colecalciferol
Comprimidos 1250 mg + 200 UI; 1500 mg + 200 UI

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Comprimido revestido
Frasco com 60 comprimidos

USO ORAL
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada comprimido de Osteofix 1250 mg + 200 UI contém:

carbonato de cálcio (correspondente a 500 mg de cálcio elementar) 1250 mg
colecalciferol 200 UI
excipiente q.s.p. 1 comprimido

Excipientes: povidona, sorbitol, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, lauril sulfato de sódio, advantia prime 599999HA29, dióxido de titânio, azul brilhante laca de alumínio, amarelo laca de alumínio e álcool etílico 96%.


Cada comprimido de Osteofix 1500 mg + 200 UI contém:

carbonato de cálcio (correspondente a 600 mg de cálcio elementar) 1500 mg
colecalciferol 200 UI
excipiente q.s.p. 1 comprimido

Excipientes: povidona, sorbitol, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, lauril sulfato de sódio, advantia prime 599999HA29, dióxido de titânio, azul brilhante laca de alumínio, amarelo laca de alumínio e álcool etílico 96%.

Porcentagem da Ingestão Diária Recomendada (IDR):

Componentes

Osteofix 1250 mg + 200 UI

Osteofix 1500 mg + 200 UI

Posologia

2 comprimidos/dia

3 comprimidos /dia

2 comprimidos /dia

colecalciferol (Vitamina D3)

400 UI (200% da IDR)

600 UI (300% da IDR)

400 UI (200% da IDR)

cálcio

1000 mg (100% da IDR)

1500 mg (150% da IDR)

1200 mg (120% da IDR)

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUÊ ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Osteofix 200 UI é um Suplemento Vitamínico/Mineral que deve ser utilizado em casos onde há dietas restritivas e inadequadas de cálcio e vitamina D, por pessoas que apresentam deficiência destes componentes no organismo.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Osteofix 200 UI é um medicamento que possui em sua composição o Carbonato de Cálcio e a colecalciferol (Vitamina D). O cálcio é um mineral importante para o funcionamento adequado do sistema nervoso, muscular e esquelético. O esqueleto contém 99% do total de cálcio corporal. O cálcio do esqueleto está em constante troca com o cálcio plasmático. A vitamina D auxilia na absorção do cálcio.

Este medicamento também deve ser utilizado para prevenção e tratamento da osteoporose.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Osteofix 200 UI não deve ser utilizado por pacientes que apresentam excesso dos níveis de vitamina D no sangue, bem como por aqueles que apresentam excesso dos níveis cálcio no sangue (hipercalcemia) e na urina (hipercalciúria grave). Pacientes com reconhecida hipersensibilidade aos componentes da formulação (ver item composição) também devem evitar o uso do produto.

Este medicamento é contraindicado para pacientes com problemas renais graves e sarcoidose.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Pessoas com os seguintes problemas renais devem utilizar o produto sob supervisão médica: hipercalciúria leve, insuficiência renal crônica ou quando existe propensão à formação de pedras nos rins. Em caso de hipersensibilidade ao produto, recomenda-se descontinuar o uso e consultar o médico. A administração concomitante com medicamentos que contenham ferro, etidronato, fenitoína ou tetraciclinas deve ser evitada, pois a absorção dos mesmos é prejudicada.

Nestes casos, os medicamentos devem ser ingeridos obedecendo-se um intervalo de tempo de pelo menos 2–3 horas. A absorção intestinal de cálcio também pode ser reduzida pela ingestão simultânea de certos alimentos (espinafre, ruibarbo, farelo de trigo e outros cereais). O uso excessivo e prolongado de suplementos de cálcio com leite ou derivados deve ser evitado. O consumo excessivo de álcool, cafeína ou tabaco pode reduzir a quantidade de cálcio absorvida.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis. O uso do produto em doses acima da recomendada requer orientação médica.

Não se conhecem interações do produto em exames laboratoriais. Desta forma, sugere- se interromper o uso do produto alguns dias antes de realizar exames.

Recomenda-se a monitorização regular da concentração de cálcio em paciente recebendo doses farmacológicas da vitamina D, especialmente no início do tratamento e caso surjam sintomas sugestivas de toxicidade.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Conservar o produto em temperatura ambiente (15–30°C). Proteger da umidade. Depois de aberto, este medicamento pode ser utilizado em 30 dias.

Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.

Número do lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas do produto

Osteofix é apresentado na forma de comprimido revestido. Trata-se de um comprimido oblongo, cor verde e odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Posologia

Osteofix 500 mg de cálcio: Ingerir 2 a 3 comprimidos ao dia (uso adulto), durante as refeições ou conforme orientação médica.

Osteofix 600 mg de cálcio: Ingerir 2 comprimidos ao dia (uso adulto), durante as refeições ou conforme orientação médica.

Doses maiores devem ser ingeridas de acordo com a prescrição do seu médico.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação médica ou de seu cirurgião-dentista.

Este medicamento não pode ser partido, aberto ou mastigado.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Caso você se esqueça de tomar uma dose de Osteofix 200 UI no horário estabelecido tome-a assim que possível. Entretanto, se já estiver próximo do horário da dose seguinte, ignore a dose esquecida e tome somente a próxima dose no horário habitual, continuando normalmente o esquema de doses.

Nunca tome o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): distúrbios gastrintestinais leves.

O uso prolongado de cálcio em pacientes idosos pode provocar constipação intestinal. Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

A dose segura para o cálcio é 1.500 mg/dia para pacientes adultos e para o cálcio, 800 UI. As doses de cálcio e colecalciferol (vitamina D), indicadas na posologia do Osteofix, estão dentro dos limites considerados seguros.

O consumo de altas doses provoca alguns sintomas: reações gastrintestinais (somente em pacientes que recebem altas doses de colecalciferol (vitamina D),sinais e sintomas de hipercalcemia (excesso dos níveis de cálcio no sangue), como: diminuição do apetite, náusea, vômito, constipação, dor abdominal, fraqueza muscular, poliúria (urinar com frequência), sede, sonolência e confusão. Em casos severos, coma ou arritmias cardíacas.

Tratamento: Interrupção do medicamento e procurar orientação médica. Na hipercalcemia severa, instituir infusão de solução de cloreto de sódio, diurese forçada e fosfato oral.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.
 

MS: 1.3841.0029
Farm. Responsável: Tales Vasconcelos de Cortes - CRF/BA nº3745

NATULAB LABORATÓRIO SA
Rua H, nº2, Galpão 03 - Urbis II
Santo Antônio de Jesus - Bahia – CEP - 44.574-150
CNPJ 02.456.955/0001-83
Indústria brasileira


SAC: (75) 3311 5555

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

Tem alguma dúvida sobre Osteofix 200 UI?

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.