Emgality

ELI LILLY DO BRASIL LTDA

Atualizado em 23/11/2021

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Emgality
galcanezumabe
Injetável 100 mg/mL

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO:

Solução injetável
Cada embalagem contém 3 seringas pré-preenchidas, para dose única, com 1 mL de solução

USO SUBCUTÂNEO1
USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada mL de Emgality® contém:

galcanezumabe 100 mg
veículo q.s.p. 1 mL

Veículo: histidina, cloridrato de histidina monoidratado, polissorbato 80, cloreto de sódio em água para injetáveis.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?

Emgality é indicado para a prevenção de crises durante o período de salvas em adultos com cefaleia2 em salvas (é uma doença neurológica caracterizada por períodos de cefaleia2 muito intensa, que acomete apenas um lado da cabeça3, mais na região da fronte e olho4, acompanhada de lacrimejamento, vermelhidão nos olhos5, entupimento nasal, coriza6, suor no rosto e queda da pálpebra, no mesmo lado da dor) episódica.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?

Níveis elevados do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina7 (CGRP) estão associados à cefaleia2 em salvas. Emgality se liga ao CGRP e impede sua atividade biológica, prevenindo crises em salvas em pacientes com cefaleia2 em salvas.

O princípio ativo de Emgality é o galcanezumabe, que é um anticorpo8 monoclonal de IgG (imunoglobulina9 G). Anticorpos10 monoclonais são proteínas11 que possuem a capacidade de reconhecer e se ligar a outras proteínas11 específicas.

QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Emgality não deve ser usado em pacientes alérgicos ao galcanezumabe ou a qualquer um dos componentes da formulação.

O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Advertências e precauções

Reações graves de hipersensibilidade (reação alérgica12 grave generalizada), incluindo casos de anafilaxia13 (reação alérgica12 grave generalizada), angioedema14 (inchaço15 que acomete as camadas mais profundas da pele16 e geralmente região dos olhos5 e boca17) e urticária18 (reação da pele16 caracterizada por vermelhidão e coceira) foram relatados. Se ocorrer uma reação grave de hipersensibilidade, o uso de Emgality deve ser interrompido imediatamente pelo médico e o tratamento apropriado deve ser iniciado. As reações graves de hipersensibilidade podem ocorrer dias após a administração e podem se prolongar.

Como ocorre com todas as proteínas11 terapêuticas, existe o potencial de imunogenicidade (capacidade de desencadear uma resposta imunológica do organismo). A presença de anticorpos10 anti-medicamento não afetou a farmacocinética, eficácia ou segurança de galcanezumabe.
Informe o seu médico se você tem ou teve doença cardiovascular grave (problemas que afetam o coração19 e os vasos sanguíneos20) antes de usar este medicamento, porque Emgality não foi estudado em pacientes com certas doenças cardiovasculares21 graves.

Gravidez22 e Lactação23

Não há dados suficientes em humanos para estabelecer a segurança do uso de galcanezumabe durante a gravidez22 (Categoria B). Estudos de toxicidade24 no desenvolvimento realizados em coelhas e ratas prenhes não revelaram nenhuma evidência de dano ao feto25. Pode ser que galcanezumabe seja transmitido da mãe para o feto25 em desenvolvimento, pois sabe-se que a IgG humana atravessa a barreira placentária. Emgality deve ser utilizado na gestação somente se o benefício potencial justificar o possível risco à mãe ou ao feto25.

Não há dados sobre a presença de galcanezumabe no leite humano, sobre os efeitos no bebê amamentado ou sobre os efeitos na produção de leite. Sabe-se que a IgG humana é excretada no leite materno e, por isso, pode ser que galcanezumabe seja transmitido da mãe para o bebê amamentado. Os benefícios da amamentação26 para o desenvolvimento e a saúde27 devem ser considerados, junto à necessidade clínica do uso de Emgality pela mãe e qualquer potencial efeito adverso no bebê amamentado.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Populações especiais

Pacientes pediátricos: A segurança e a eficácia em pacientes pediátricos (menores de 18 anos de idade) não foi estabelecida.

Pacientes idosos: Os estudos com galcanezumabe não incluíram número suficiente de pacientes com 65 anos ou mais para determinar se eles respondem diferentemente de pacientes mais jovens.

Efeitos na habilidade de dirigir e operar máquinas

Emgality pode ter uma pequena influência sobre a capacidade de conduzir e utilizar máquinas.

Vertigem28 (falsa percepção de movimento de si mesmo ou de objetos a sua volta) pode ocorrer após a administração de Emgality (ver “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”).

Interações medicamentosas

Não foi realizado nenhum estudo de interação medicamentosa. Interações medicamentosas não são esperadas, com base nas características de Emgality.

Nenhum estudo foi conduzido para investigar possível interação entre Emgality e plantas medicinais, álcool, nicotina e exames laboratoriais e não laboratoriais.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Não use este medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde27.

ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?

Cuidados de conservação

Proteger Emgality da luz até a sua utilização. Armazenar refrigerado de 2°C a 8°C. Não congelar. Não agitar.

Emgality pode ser armazenado sem refrigeração por até 7 dias na embalagem original, desde que armazenado em temperaturas de até 30°C. Se estas condições não forem cumpridas, Emgality deve ser descartado.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Características físicas e organolépticas do produto

Emgality é uma solução estéril, livre de conservantes, límpida e incolor a ligeiramente amarela.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?

Posologia

A dose recomendada é de 300 mg (três injeções subcutâneas consecutivas de 100 mg cada), injetada por via subcutânea29 uma vez por mês, durante o período de salvas.

Método de administração: Emgality é para administração subcutânea29 (sob a pele16). O paciente pode se auto-injetar Emgality seguindo as instruções de uso. Os locais para injeção30 incluem abdome31, coxa32, parte posterior do braço e nádegas33.
Inspecione visualmente o produto quanto à presença de material particulado e descoloração antes da aplicação. Não utilize Emgality caso o medicamento esteja turvo ou se houver partículas visíveis.

Leia com atenção as INSTRUÇÕES DE USO que acompanham o produto. Elas possuem informações mais detalhadas sobre a preparação e administração de Emgality. Em caso de problemas de funcionamento do dispositivo injetor de Emgality, consulte o folheto informativo e entre em contato com o Lilly SAC 0800 701 0444.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Instruções de uso de Emgality, solução injetável em seringa34 pré-preenchida

Antes de começar: Retire a seringa34 pré-preenchida da geladeira

  • Retire 3 seringas pré-preenchidas de Emgality da geladeira.
  • Não remova a tampa da agulha até que você esteja pronto para aplicar a injeção30.
  • Não agite.
  • Não levar a seringa34 pré-preenchida ao micro-ondas, não colocar água quente sobre ela ou deixá-la sob a luz solar direta.
  • Para uma injeção30 mais confortável, deixe a seringa34 pré-preenchida à temperatura ambiente por 30 minutos antes de aplicar.

Examine a seringa34 pré-preenchida e o medicamento

  • Certifique-se de que você está com o medicamento correto. O medicamento dentro da seringa34 deve ser claro. Sua cor pode ser incolor a levemente amarela.
  • Não utilize a seringa34 pré-preenchida e descarte-a conforme orientado pelo seu médico ou farmacêutico se:
    • ela parecer danificada
    • o medicamento estiver turvo, descolorido ou apresentar pequenas partículas
    • a data de validade impressa no rótulo já tiver passado
    • o medicamento estiver congelado

Data de validade

Prepare-se para a aplicação

  • Lave as mãos35 com água e sabão antes de injetar Emgality.
  • Certifique-se de que haja por perto um recipiente para descarte de materiais perfurocortantes.

Escolha o local de aplicação

  • Seu médico pode ajudá-lo a escolher o melhor local de aplicação para você.
    • Você pode aplicar Emgality na região do estômago36 (abdome31) ou na coxa32. Não aplique a menos de 5 cm do umbigo37.
    • Outra pessoa pode aplicar a injeção30 na parte de trás do seu braço ou nas nádegas33.
    • Não aplique sempre no mesmo lugar. Por exemplo, se a primeira injeção30 foi no abdome31, a próxima injeção30 pode ser em outra área do abdome31

  • Limpe e seque o local de aplicação antes de injetar.       

1. Destampe

  • Não remova a tampa da agulha até que esteja pronto para aplicar a injeção30.
  • Remova a tampa da agulha e jogue-a no lixo comum.
  • Não coloque a tampa da agulha de volta – você pode danificar a agulha ou espetar-se por acidente.
  • Não toque na agulha.

2. Insira

  • Aperte e segure levemente uma prega da pele16 onde você vai injetar.
  • Insira a agulha em um ângulo de 45 graus.

3. Injete

  • Pressione lentamente o apoio do polegar a fim de empurrar o êmbolo38 totalmente, até injetar todo o medicamento.
  • O êmbolo38 cinza da seringa34 deve ser empurrado totalmente até a extremidade da seringa34.

  • Você deve ver a haste coral do êmbolo38 através do corpo da seringa34 quando a injeção30 estiver completa, conforme mostrado.
  • Retire a agulha da pele16 e solte a pele16 com cuidado.
  • Não coloque a tampa da agulha de volta na seringa34 pré-preenchida.

O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?

Para o melhor benefício da medicação é importante cumprir a prescrição do seu médico. Se você esquecer de aplicar uma dose, administre-a assim que possível. Em seguida, continue com a administração uma vez por mês.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?

Estudos clínicos

Reação muito comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): dor no local da injeção30 e reações no local da injeção30.

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): vertigem28 (falsa percepção de movimento de si mesmo ou de objetos a sua volta), constipação39 (prisão de ventre) e prurido40 (coceira).

Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): urticária18 (reação da pele16 caracterizada por vermelhidão e coceira).

Reações no local da injeção30: dor no local da injeção30 foi o evento mais frequentemente relatado (≥ 10%).

Outras reações adversas no local da injeção30, relatadas em >= 1% dos casos, foram: reação local, eritema41 (vermelhidão), prurido40 (coceira), hematoma42, edema43 (inchaço15) e rigidez. A maioria dos eventos foi de intensidade leve a moderada e não levou à descontinuação de galcanezumabe.

Dados pós-comercialização

Os seguintes efeitos indesejáveis (reações adversas ao medicamento) são baseados em relatos espontâneos pós- comercialização:

Reação comum (ocorre entre 1% e 10% dos pacientes que utilizam este medicamento): rash44 (erupção45 cutânea46 temporária).

Reação rara (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): anafilaxia13 (reação alérgica12 grave generalizada) e angioedema14 (inchaço15 que acomete as camadas mais profundas da pele16 e geralmente região dos olhos5 e boca17).

Atenção: este produto é um medicamento novo e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis, mesmo que indicado e utilizado corretamente, podem ocorrer eventos adversos imprevisíveis ou desconhecidos. Nesse caso, informe seu médico ou cirurgião-dentista.

O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?

Doses de até 600 mg foram administradas pela via subcutânea29 (sob a pele16) em humanos, sem toxicidade24 limitante da dose. No caso de superdosagem, recomenda-se que o paciente seja monitorado quanto a quaisquer sinais47 ou sintomas48 de reações adversas e que o tratamento sintomático49 apropriado seja instituído imediatamente.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

DIZERES LEGAIS


VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
 

Registro MS - 1.1260.0200
Farm. Resp.: Márcia A. Preda - CRF-SP nº 19.189

Fabricado por:
ELI LILLY AND COMPANY – Indianápolis – EUA

Importado por:
ELI LILLY DO BRASIL LTDA.
Av. Morumbi, 8264 - São Paulo, SP - Brasil
CNPJ 43.940.618/0001-44


SAC 0800 701 0444

Antes de consumir qualquer medicamento, consulte seu médico (http://www.catalogo.med.br).

Complementos

1 Subcutâneo: Feito ou situado sob a pele. Hipodérmico.
2 Cefaleia: Sinônimo de dor de cabeça. Este termo engloba todas as dores de cabeça existentes, ou seja, enxaqueca ou migrânea, cefaleia ou dor de cabeça tensional, cefaleia cervicogênica, cefaleia em pontada, cefaleia secundária a sinusite, etc... são tipos dentro do grupo das cefaleias ou dores de cabeça. A cefaleia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca ou migrânea (16% da população).
3 Cabeça:
4 Olho: s. m. (fr. oeil; ing. eye). Órgão da visão, constituído pelo globo ocular (V. este termo) e pelos diversos meios que este encerra. Está situado na órbita e ligado ao cérebro pelo nervo óptico. V. ocular, oftalm-. Sinônimos: Olhos
5 Olhos:
6 Coriza: Inflamação da mucosa das fossas nasais; rinite, defluxo.
7 Calcitonina: Hormônio secretado pela glândula tireoide que inibe a perda de cálcio dos ossos.
8 Anticorpo: Proteína circulante liberada pelos linfócitos em reação à presença no organismo de uma substância estranha (antígeno).
9 Imunoglobulina: Proteína do soro sanguíneo, sintetizada pelos plasmócitos provenientes dos linfócitos B como reação à entrada de uma substância estranha (antígeno) no organismo; anticorpo.
10 Anticorpos: Proteínas produzidas pelo organismo para se proteger de substâncias estranhas como bactérias ou vírus. As pessoas que têm diabetes tipo 1 produzem anticorpos que destroem as células beta produtoras de insulina do próprio organismo.
11 Proteínas: Um dos três principais nutrientes dos alimentos. Alimentos que fornecem proteína incluem carne vermelha, frango, peixe, queijos, leite, derivados do leite, ovos.
12 Reação alérgica: Sensibilidade a uma substância específica, chamada de alérgeno, com a qual se entra em contato por meio da pele, pulmões, deglutição ou injeções.
13 Anafilaxia: É um tipo de reação alérgica sistêmica aguda. Esta reação ocorre quando a pessoa foi sensibilizada (ou seja, quando o sistema imune foi condicionado a reconhecer uma substância como uma ameaça ao organismo). Na segunda exposição ou nas exposições subseqüentes, ocorre uma reação alérgica. Essa reação é repentina, grave e abrange o corpo todo. O sistema imune libera anticorpos. Os tecidos liberam histamina e outras substâncias. Esse mecanismo causa contrações musculares, constrição das vias respiratórias, dificuldade respiratória, dor abdominal, cãimbras, vômitos e diarréia. A histamina leva à dilatação dos vasos sangüíneos (que abaixa a pressão sangüínea) e o vazamento de líquidos da corrente sangüínea para os tecidos (que reduzem o volume de sangue) o que provoca o choque. Ocorrem com freqüência a urticária e o angioedema - este angioedema pode resultar na obstrução das vias respiratórias. Uma anafilaxia prolongada pode causar arritmia cardíaca.
14 Angioedema: Caracteriza-se por áreas circunscritas de edema indolor e não-pruriginoso decorrente de aumento da permeabilidade vascular. Os locais mais acometidos são a cabeça e o pescoço, incluindo os lábios, assoalho da boca, língua e laringe, mas o edema pode acometer qualquer parte do corpo. Nos casos mais avançados, o angioedema pode causar obstrução das vias aéreas. A complicação mais grave é o inchaço na garganta (edema de glote).
15 Inchaço: Inchação, edema.
16 Pele: Camada externa do corpo, que o protege do meio ambiente. Composta por DERME e EPIDERME.
17 Boca: Cavidade oral ovalada (localizada no ápice do trato digestivo) composta de duas partes
18 Urticária: Reação alérgica manifestada na pele como elevações pruriginosas, acompanhadas de vermelhidão da mesma. Pode afetar uma parte ou a totalidade da pele. Em geral é autolimitada e cede em pouco tempo, podendo apresentar períodos de melhora e piora ao longo de vários dias.
19 Coração: Órgão muscular, oco, que mantém a circulação sangüínea.
20 Vasos Sanguíneos: Qualquer vaso tubular que transporta o sangue (artérias, arteríolas, capilares, vênulas e veias).
21 Doenças cardiovasculares: Doença do coração e vasos sangüíneos (artérias, veias e capilares).
22 Gravidez: Condição de ter um embrião ou feto em desenvolvimento no trato reprodutivo feminino após a união de ovo e espermatozóide.
23 Lactação: Fenômeno fisiológico neuro-endócrino (hormonal) de produção de leite materno pela puérpera no pós-parto; independente dela estar ou não amamentando.Toda mulher após o parto tem produção de leite - lactação; mas, infelizmente nem todas amamentam.
24 Toxicidade: Capacidade de uma substância produzir efeitos prejudiciais ao organismo vivo.
25 Feto: Filhote por nascer de um mamífero vivíparo no período pós-embrionário, depois que as principais estruturas foram delineadas. Em humanos, do filhote por nascer vai do final da oitava semana após a CONCEPÇÃO até o NASCIMENTO, diferente do EMBRIÃO DE MAMÍFERO prematuro.
26 Amamentação: Ato da nutriz dar o peito e o lactente mamá-lo diretamente. É um fenômeno psico-sócio-cultural. Dar de mamar a; criar ao peito; aleitar; lactar... A amamentação é uma forma de aleitamento, mas há outras formas.
27 Saúde: 1. Estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e o seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para sua forma de vida e para a sua fase do ciclo vital. 2. Estado de boa disposição física e psíquica; bem-estar. 3. Brinde, saudação que se faz bebendo à saúde de alguém. 4. Força física; robustez, vigor, energia.
28 Vertigem: Alucinação de movimento. Pode ser devido à doença do sistema de equilíbrio, reação a drogas, etc.
29 Subcutânea: Feita ou situada sob a pele; hipodérmica.
30 Injeção: Infiltração de medicação ou nutrientes líquidos no corpo através de uma agulha e seringa.
31 Abdome: Região do corpo que se localiza entre o TÓRAX e a PELVE.
32 Coxa: É a região situada abaixo da virilha e acima do joelho, onde está localizado o maior osso do corpo humano, o fêmur.
33 Nádegas:
34 Seringa: Dispositivo usado para injetar medicações ou outros líquidos nos tecidos do corpo. A seringa de insulina é formada por um tubo plástico com um êmbolo e uma agulha pequena na ponta.
35 Mãos: Articulação entre os ossos do metacarpo e as falanges.
36 Estômago: Órgão da digestão, localizado no quadrante superior esquerdo do abdome, entre o final do ESÔFAGO e o início do DUODENO.
37 Umbigo: Depressão no centro da PAREDE ABDOMINAL, marcando o ponto onde o CORDÃO UMBILICAL entrava no feto. OMPHALO- (navel)
38 Êmbolo: 1. Cilindro ou disco que se move em vaivém no interior de seringas, bombas, etc. 2. Na engenharia mecânica, é um cilindro metálico deslizante que recebe um movimento de vaivém no interior de um cilindro de motor de combustão interna. 3. Em artes gráficas, é uma haste de ferro com um cilindro, articulada para comprimir e lançar o chumbo ao molde. 4. Em patologia, é um coágulo ou outro tampão trazido pela corrente sanguínea a partir de um vaso distante, que obstrui a circulação ao ser forçado contra um vaso menor. 5. Na anatomia zoológica, nas aranhas, é um prolongamento delgado no ápice do aparelho copulador masculino.
39 Constipação: Retardo ou dificuldade nas defecações, suficiente para causar desconforto significativo para a pessoa. Pode significar que as fezes são duras, difíceis de serem expelidas ou infreqüentes (evacuações inferiores a três vezes por semana), ou ainda a sensação de esvaziamento retal incompleto, após as defecações.
40 Prurido: 1.    Na dermatologia, o prurido significa uma sensação incômoda na pele ou nas mucosas que leva a coçar, devido à liberação pelo organismo de substâncias químicas, como a histamina, que irritam algum nervo periférico. 2.    Comichão, coceira. 3.    No sentido figurado, prurido é um estado de hesitação ou dor na consciência; escrúpulo, preocupação, pudor. Também pode significar um forte desejo, impaciência, inquietação.
41 Eritema: Vermelhidão da pele, difusa ou salpicada, que desaparece à pressão.
42 Hematoma: Acúmulo de sangue em um órgão ou tecido após uma hemorragia.
43 Edema: 1. Inchaço causado pelo excesso de fluidos no organismo. 2. Acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo, especialmente no tecido conjuntivo.
44 Rash: Coloração avermelhada da pele como conseqüência de uma reação alérgica ou infecção.
45 Erupção: 1. Ato, processo ou efeito de irromper. 2. Aumento rápido do brilho de uma estrela ou de pequena região da atmosfera solar. 3. Aparecimento de lesões de natureza inflamatória ou infecciosa, geralmente múltiplas, na pele e mucosas, provocadas por vírus, bactérias, intoxicações, etc. 4. Emissão de materiais magmáticos por um vulcão (lava, cinzas etc.).
46 Cutânea: Que diz respeito à pele, à cútis.
47 Sinais: São alterações percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de saúde, sem o relato ou comunicação do paciente. Por exemplo, uma ferida.
48 Sintomas: Alterações da percepção normal que uma pessoa tem de seu próprio corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não ser um indício de doença. Os sintomas são as queixas relatadas pelo paciente mas que só ele consegue perceber. Sintomas são subjetivos, sujeitos à interpretação pessoal. A variabilidade descritiva dos sintomas varia em função da cultura do indivíduo, assim como da valorização que cada pessoa dá às suas próprias percepções.
49 Sintomático: 1. Relativo a ou que constitui sintoma. 2. Que é efeito de alguma doença. 3. Por extensão de sentido, é o que indica um particular estado de coisas, de espírito; revelador, significativo.

Pergunte diretamente a um especialista

Sua pergunta será enviada aos especialistas do CatalogoMed, veja as dúvidas já respondidas.